terça-feira, abril 11, 2006

Rallye de France - Tour de Corse

Continuando na Europa e no asfalto, chegamos à Córsega e ao rali das 10.000 curvas. Esta é, na minha opinião, a prova rainha do asfalto no mundial. Etapas de montanha com curvas a sucederem-se e, agora que é disputado na Primavera, com temperaturas amenas e sem chuva. O asfalto abrasivo é muito penalizador para os pneus obrigando os pilotos a optarem por misturas mais duras, no entanto, a sujidade no percurso permite algum deslize sempre perigoso para os mais inexperientes. Foi para a estrada de 7 a 9 de Abril o "rali dos franceses", isto porque nas últimas vinte edições apenas por quatro vezes não ganharam franceses o que prova que é um rali muito técnico só ao alcance dos melhores. Sebastien Loeb é, sem qualquer dúvida, o grande favorito para a revalidação da vitória na Córsega, conseguida em 2005 com vitórias em todas as especiais.


A 1ª etapa começou como seria de esperar, ou seja, com Loeb e Grönholm a dominarem por completo as 4 especiais. Loeb acabaria por vencer 3 com o finlandês a secundá-lo, a outra seria ganha por Grönholm com o francês a secundá-lo. A 1ª especial foi bastante dura para a generalidade dos pilotos com muitos quilómetros a serem percorridos com muitas curvas, a consequência não se fez tardar na classificação com pilotos como Atkinson, Sarrazin, Kopecký, Sordo (problemas mecânicos - turbo, diferenciais e travões), Galli, Rovamperä, Aigner, Wilson e Solberg a perderem muito tempo logo no inicio do rali. Atkinson, após um pião, viria a danificar o escape do seu Impreza, os fumos "saíram" para dentro o que provocou a perda de cerca de 8 minutos na 3ª especial. Solberg também danificou o escape mas na 1ª especial, além disso teve problemas de caixa e queixou-se de falta de potência do seu Impreza durante o 1º dia. Curiosamente viria a ser multado pela polícia francesa por não respeitar um STOP! Este foi um dia bastante atribulado para muitos pilotos mas não para os dois magníficos que chegariam ao final do dia com um bom avanço sobre a concorrência de Bengue, Hirvonen, Sordo e Pons.


O 2º dia viu os jovens Hirvonen e Sordo intrometerem-se na luta dos primeiros, respectivamente, Loeb e Grönholm. Loeb aproveitou o 2º dia para ganhar mais 20 segundos ao finlandês e assim cimentar a liderança em 39,7 segundos para a última etapa, mas a luta mais intensa é a que se verifica pelo último lugar do pódio entre Hirvonen e Sordo. Na última especial do dia, Sordo conseguiu ultrapassar o finlandês na geral após ter ganho a especial com 7,9 segundos de diferença para Hirvonen que ficou em 3º. Bengue, o jovem promissor francês que conduz um 307 privado, partiu para a 2ª etapa em 3º mas não resistiu ao forte andamento de Sordo e Hirvonen e acabou o dia em 5º a defender-se de Xavi Pons. Dificilmente irá manter esta classificação se o espanhol mantiver o ritmo das últimas especiais. O desastroso rali da equipa Subaru WRT é notório, mais ainda quando se fala da 11ª posição de Petter Solberg na geral no fim do 2º dia. Sarrazin, que luta com Galli e Kopecký pelo último lugar pontuável, é o primeiro dos Subaru enquanto Atkinson se queda por um vulgar 13º lugar. Qualquer um dos 3 pilotos se queixou de algum problema mecânico ao longo da prova o que não explica a crónica falta de competitividade do construtor japonês nos últimos tempos. O francês Vouilloz ao volante dum 307, o belga Duval ao volante dum Fabia e o finlandês Latvala ao volante dum Focus despistaram-se ao longo deste 2º dia. O francês e o finlandês seguiam nos pontos quando saíram de estrada. O belga vinha-se queixando de travões o que acabou por ser fatal.


O 3º dia não veio trazer nada de novo à classificação geral, todos mantiveram as suas posições até ao 13º de Chris Atkinson. Loeb acabaria por dizer que nunca sentiu necessidade de forçar o andamento durante toda a prova. Hirvonen ainda tentou atacar o pódio e chegou a estar a apenas 0,4 segundos de Sordo mas o espanhol esteve sempre muito firme atingindo o 2º pódio da sua carreira depois do 2º lugar na Catalunha. Solberg manteve as prestações desapontantes raramente entrando nos 10 primeiros em cada especial. Os fãs da Subaru e do norueguês esperam por um aumento de produtividade já na Argentina, próxima prova do mundial disputada em gravilha.
Mais uma vez o actual campeão do mundo e melhor piloto da actualidade, Sebastien Loeb, não dá quaisquer hipóteses à concorrência e facilmente vence o rali do seu país natal, pela segunda vez consecutiva.


Rali da Catalunha: http://1001desportos.blogspot.com/2006/03/rallyracc-catalunya-costa-daurada.html


Classificação geral do rali:
1º - Sebastien Loeb / Daniel Elena (Citroën Xsara WRC) 3.43.05,4
2º - Marcus Grönholm / Timo Rautiainen (Ford Focus RS WRC 06) +29
3º - Daniel Sordo / Marc Marti (Citroën Xsara WRC) +1.48,7
4º - Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Ford Focus RS WRC 06) +1.59,2
5º - Alexandre Bengue / Caroline Escudero (Peugeot 307 WRC) +2.47,7
6º - Xavier Pons / Carlos del Barrio (Citroën Xsara WRC) +3.10,2
7º - Manfred Stohl / Ilka Minor (Peugeot 307 WRC) +5.01,3
8º - Stéphane Sarrazin / Stéphane Prévot (Subaru Impreza WRC 2006) +5.21,9



Classificação do mundial de pilotos:
1º - Sebastien Loeb (França) 46 pontos
2º - Marcus Grönholm (Finlândia) 35 pontos
3º - Daniel Sordo (Espanha) 20 pontos
4º - Manfred Stohl (Áustria) 13 pontos
5º - Petter Solberg (Noruega) 10 pontos
6º - Alexandre Bengue (França) 9 pontos
7º - Mikko Hirvonen (Finlandia) 7 pontos
8º - Toni Gardmeister (Finlândia) 6 pontos
9º - Daniel Carlsson (Suécia) 6 pontos
10º - Stéphane Sarrazin (França) 6 pontos

Classificação do mundial de marcas:
1º - Kronos Total Citroën WRT, 59 pontos
2º - BP Ford WRT, 56 pontos
3º - Subaru WRT, 38 pontos
4º - OMV Peugeot Norway, 21 pontos
5º - Red Bull Skoda Team, 11 pontos
6º - Stobart VK M-Sport Ford, 10 pontos

2 Comments:

At 10:13 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

Gostei deste Post.

Para quando o Rally de Portugal?
Para quando um português a concorrer na alta roda?

 
At 10:13 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

Segundo informações que tenho, o rali de portugal irá fazer parte do mundial já em 2007, será na 1ª semana de Setembro, no entanto, a confirmação oficial só sairá com a publicação do calendário de 2007.

Se estiveres interessado em saber o que se passou no rali de Portugal deste ano vê a nossa cobertura em http://1001desportos.blogspot.co...e- portugal.html

Portugueses no mundial de ralis seria fantástico. Tanto quanto sei, nunca tivemos nenhum português a disputar o mundial na sua totalidade mas já tivemos portugueses que fizeram algumas provas como o Armindo Araújo há poucos anos atrás. Tivemos também alguns pilotos que fizeram o mundial mas do grupo N, que é o agrupamento de produção. Aqui o Rui Madeira chegou a ser campeão do mundo nos anos 90.

 

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