quarta-feira, março 29, 2006

RallyRACC Catalunya - Costa Daurada

De volta à Europa e ao asfalto, o rali de Espanha é já uma prova emblemática do WRC tanto pelos anos que tem como pela espetacularidade da competição apoiada por adeptos fervorosos entre os quais se encontram alguns portugueses que, na falta duma prova a contar para o mundial em solo luso nos últimos anos, se deslocam à Catalunha para ver as máquinas de perto.
Este rali, que foi para a estrada de 24 a 26 de Março, caracteriza-se por estradas sinuosas (não tanto como na próxima prova na Córsega) em que a técnica dos pilotos vem ao de cima para conseguirem os melhores tempos numa das provas mais rápidas do mundial tendo sempre em atenção as possíveis armadilhas deixadas na estrada por carros anteriores que cortam as curvas pela gravilha.
No ano passado o dominador do mundial, Sebastien Loeb, venceu também esta prova trazendo muitos franceses à Catalunha, será que vão ter a mesma sorte este ano?



A manhã do 1º dia começou com Grönholm ao ataque ganhando as 3 primeiras especiais sempre seguido de Loeb que superou o finlandês na 4ª, Sordo e Hirvonen protagonizaram também um duelo interessante com vantagem para o espanhol que conduz um Xsara privado, mas a manhã ficou inevitavelmente marcada pela morte do co-piloto dinamarquês Jörg Bastuck quando mudava um pneu do seu Citroën C2 GT e foi abalroado pelo Fiesta do Britânico Clark que se despistou de seguida, logo na 2ª especial da prova. De tarde, na 5ª especial, grande desilusão atingiu a equipa BP - Ford WRT quando Grönholm, líder da geral, e Hirvonen, 4º classificado, tiveram problemas mecânicos relacionados com o turbo e perderam, respectivamente, 1 min 25,9 seg e 3 min 05,7 seg, passando para 5º e 13º da geral. Com isto Loeb ganhou algum fôlego e dois espanhóis ocupavam lugares no pódio, também Solberg, que tinha vindo a fazer uma prova discreta queixando-se do carro, passou para o 4º da geral. Chegou ao fim a 1ª etapa com 3 Xsara's no pódio logo seguidos de Solberg em Impreza, Bengue em 307, Kopecký em Fabia e Sarrazin também em Impreza. Gareth MacHale, que tinha feito um bom rali do México, acabou por desistir após uma saída de estrada.


Mais 6 especiais completavam o 2º dia e, como habitual, Loeb e Grönholm dominam os tempos com Sordo a intrometer-se. O finlandês ganhou as 2 primeiras especiais do dia, depois Loeb e Sordo e, novamente, Grönholm e Loeb nas últimas 2 especiais. Grönholm conseguiu chegar ao fim do 2º dia em 4º a lutar pelo pódio beneficiando do erro de Xavi Pons que saiu de estrada na 10ª especial tendo mesmo sido necessário recorrer aos extintores. Pons não reentrou no rali por opção da equipa para não prejudicar a sua prova francesa visto que teria que usar o mesmo motor. Alex Bengue matinha, surpreendentemente, a última posição do pódio e François Duval em Skoda Fabia WRC, que não competia desde o Mónaco, segurava o 6º à frente dos Impreza de Solberg e Sarrazin que continuavam a ter problemas de competitividade, nomeadamente, ao nível dos Pirelli. Panizzi, Stohl, Hirvonen e Atkinson seguiam-se na geral embora só o francês da Red Bull - Skoda lutasse efectivamente pela pontuação. O checo Kopecký, ao volante dum Fabia WRC, tem vindo a fazer um excelente rali chegando ao fim do 2º dia em 5º.


No último dia de prova Grönholm tentava desesperadamente ultrapassar Bengue para chegar ao pódio e a vitória nas 4 especiais da etapa permitiu-lhe isso mesmo. A excelente prestação de Grönholm nesta parte final do rali não foi suficiente para apagar o erro mecânico da memória do piloto, com este facto, Sordo atingiu pela primeira vez na sua carreira um pódio e logo o 2º lugar atrás do seu colega de equipa, o campeão do mundo Sebastien Loeb. Em relação ao dia anterior, a classificação manteve-se igual, Kopecký conseguiu manter o 5º posto à frente de Solberg e Sarrazin manteve o último lugar pontuável visto que Panizzi teve um descuido que o levou para o 10º posto.

Rali do México: http://1001desportos.blogspot.com/2006/03/corona-rali-do-mxico.html



Classificação geral do rali:
1º - Sebastien Loeb / Daniel Elena (Citroën Xsara WRC) 3:22:01,7
2º - Daniel Sordo / Marc Marti (Citroën Xsara WRC) +48,2
3º - Marcus Grönholm / Timo Rautiainen (Ford Focus RS WRC 06) +1:45,8
4º - Alexandre Bengue / Caroline Escudero (Peugeot 307 WRC) +2:01,9
5º - Jan Kopecký / Filip Schovánek (Skoda Fabia WRC) +2:57,2
6º - François Duval / Patrick Pivato (Skoda Fabia WRC) +3:37,8
7º - Petter Solberg / Phill Mills (Subaru Impreza WRC 2006) +3:48,2
8º - Stéphane Sarrazin / Stéphane Prévot (Subaru Impreza WRC 2006) +4:36,4

Classificação do mundial de pilotos:
1º - Sebastien Loeb (França) 36 pontos
2º - Marcus Grönholm (Finlândia) 27 pontos
3º - Daniel Sordo (Espanha) 14 pontos
4º - Manfred Stohl (Áustria) 11 pontos
5º - Petter Solberg (Noruega) 10 pontos
6º - Toni Gardmeister (Finlândia) 6 pontos
7º - Daniel Carlsson (Suécia) 6 pontos

Classificação do mundial de marcas:
1º - Kronos Total Citroën WRT, 44 pontos
2º - BP Ford WRT, 42 pontos
3º - Subaru WRT, 31 pontos
4º - OMV Peugeot Norway, 21 pontos
5º - Stobart VK M-Sport Ford, 10 pontos
6º - Red Bull Skoda Team, 8 pontos

2 Comments:

At 10:31 da tarde, julho 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

É verdade eu fui desses adeptos fervorosos.
Sentindo na pele a ausência de um Rally pelas terras lusas há já a alguns anos, eu e mais um grupo de amigos lá fomos até aos “nuestros hermanos” ver as melhores máquinas e pilotos.

Só de ver a foto de um Skoda a efectuar o gancho à direita, recordo-me como se fosse hoje. Que saudades!!!!

 
At 10:31 da tarde, julho 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

Por alguma razão meti a foto do Andreas Aigner neste artigo, aquele gancho é verdadeiramente espectacular e quem lá esteve (como nós e o Milheirito) sabe do que eu estou a falar...

 

Enviar um comentário

<< Home