sexta-feira, março 31, 2006

A Nike "Joga Bonito"

No passado dia 12 de Fevereiro, a Nike lançou mais uma campanha publicitaria global, intitulada "Joga Bonito" é inspirada na selecção canarinha e em Ronaldinho Gaúcho, e marca uma nova era da publicidade desportiva mundial, com um evidente acenar para a Internet. O “Joga bonito”, ao contrário de anteriores campanhas da marca de Oregon, tem uma grande focalização na Internet, assim ao tempo que vemos nas televisões de meio mundo os clips “Joga Bonito” podemos também descarregá-los para os nossos computadores directamente do site da marca. A Nike segue assim os passos de grandes ícones mundiais como a BMW - a verdadeira percursora do marketing Internet, a Pirelli ou a Pepsi entre outras que muito apostam na "net" como alavanca do seu marketing global.

Entretanto, o “Joga Bonito” não fica por aqui, irá ser também um reality show (terá 8 capítulos) promovido pela Nike, no Brasil - onde um grupo de especialistas seleccionará um jovem crack que irá depois jogar para um “time” Nike Brasil. (www.jogabonito.com.br) Com o "Joga Bonito", a Nike criou o também o Joga3 - um torneio mundial de futebol 3 contra 3, com jogos de 3 minutos. A apresentação do Torneio português decorreu o passado 14 de Março, no Estádio Universitário de Lisboa e contou com as presenças dos jogadores da Selecção Nacional de Futsal, André Lima, João Benedito e Ricardinho.

A Nike não ficou por aqui, e com base no “Joga Bonito” estabeleceu uma promissora parceria, com o Google, que tem como primeiro fruto o joga.com - pretende ser uma espécie de estádio virtual, direccionado aos amantes de futebol de todo o mundo uma "comunidade online para os fanáticos da bola" ao estilo Hi5, ou Orkut, para os fãs da modalidade rainha poderem estar em contacto, trocarem vídeos, verem as últimas da Nike, etc. Segundo o Google será o espaço ideal para conhecer outros jogadores, fãs de futebol, conversar e ver fotos e vídeos.

Além desta parceria, a marca americana, em colaboração com a Gawker Media, criou o Art of Speed o seu primeiro blog, com o qual pretende chegar aos consumidores mais fiéis e mais interessados na marca. Além de comentários e links, o blog vai ter também uma série de 15 "curtas" sobre o tema “velocidade”.

A marca de Oregon, parece assim não ter rivais numa era em que o mercado de roupa e acessórios desportivos está cada vez mais polarizado entre dois grandes gigantes a Adidas-Reebok e a própria Nike.

"Joga Bonito"