domingo, abril 09, 2006

Club Joventut de Badalona de novo na "elite" europeia

Doze anos depois de ter ganho a Taça dos Campões, actual Euroliga em Tel Aviv, o Club Joventut de Badalona regressou às vitórias europeias ao ganhar a FIBA Eurocup, na Final Four jogada em Kiev, na Ucrânia.

Para quem nunca ouviu falar do actual DKV Joventut, é necessário recordar que é uma das equipas com maior tradição no basquetebol espanhol, fundada em em 1930 por um grupo de jovens, chamava-se então Spirit of Badalona, é a terceira equipa com mais títulos do basquetebol do país vizinho, só superada por Barcelona e Real Madrid. Viveram a sua época dourada durante os anos 80 e 90, onde conquistaram praticamente tudo o que havia para conquistar quer em Espanha, quer na Europa, Taça Korac em 1981 e 1990 e a Taça do Campeões Europeus, actual Euroliga em 1994. Na realidade, os seus anos mais gloriosos, foram os do início da década de 90, período áureo do desporto catalão – que viveu o seu momento estrela com os Jogos de Barcelona 92 – foram precisamente os jogos que tornaram ainda mais grande a Penya (nome pelo qual é conhecido o Joventut), com a construção do Palau Olimpic de Badalona, sede única do Basquetebol Olímpico, por onde passou o mítico Dream Team de Jordan e companhia. Com o Palau recém inaugurado, viveram-se anos de sonho, Badalona vibrava com o Joventut, tanto, que atingiram-se os 12 000 sócios, feito único para um club de basket europeu. Em 1991 no Open Macdonald's em Paris ficaram a apenas um ponto de ganhar aos “mágicos” LA Lakers, eram os anos dos manos Jofresa, Tomás e Rafa, de Jordi Villacampa (actual presidente e um dos maiores jogadores espanhóis de todos os tempos) de Ferran Martinez, de Mike Smith, de Corny Thompson ou do mestre Lolo Sainz treinador até 1993, todos queriam fazer parte do sonho verdenegro. Zeljko Obradovic também acreditou nesse sonho e foi com a sua brilhante direcção técnico-táctica que atingiram a glória na Final Four de 1994. Depois de 1994 o sonho pareceu terminar e viveram-se tempos menos bons que agora parecem ser parte do passado.

Mas voltemos à Final Four da FIBA Eurocup disputada em Kiev. O jogo final dos catalães, foi contra o BC Khimki russo – uma espécie de Dínamo de Moscovo, do basquetebol russo, feito à base de muitos rublos – e não começou da melhor maneira para a equipa catalã, que entrou algo nervosa em campo, no entanto apesar do nervosismo dos minutos iniciais depressa assumiu o comando das operações, supremacia que manteve até final impondo-se no final por 88-63.

Rudy Fernandez, uma das maiores promessas do basket vizinho, foi eleito MVP da Final Four, com uma média de 19,5 pontos 6 ressaltos, 2,0 assitencias e 1,5 recuperções nos dois jogos.

Assim depois de terem recentemente celebrado o 76º aniversário e após um ano de 2005 cheio de festejos pelos seus 75 anos, a prenda final não poderia ser melhor. Os nossos parabéns a este grande do Basquetebol Europeu.

Vale a pena recordar o passado


e viver o presente



deste grande do basquetebol europeu,...

Ficha de Jogo:
BC Khimki (12+18+22+11): Booker (20), Gorenc (8), Torres (3), Petrenko (11), Wolkowisky (8) -5 inicial-, Pozzecco (8), Okulaja (-), Fridzon (3), Levter (2), Tsypatchev (-), Krassnikov (-) y Savkov (-)


DKV Joventut
(15+28+26+19): Bennett (6), Rudy (17), Mumbrú (9), Flis (4), Betts (3) -5 inicial-, Barton (18), Archibald (9), Huertas (12), Vázquez (6), Pau Ribas (4) y Norel (-).

Eliminados por cinco faltas Betts (m.28), Archibald (m.36) y Flis (m.36).
Árbitros: Lamonica (ITA), Koromilas (GRE) y Keseratar (TUR).

3 Comments:

At 10:16 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

Grandes recordações da altura em que eu comecei a ver basket na TVE2:
O Joventut Badalona foi uma das equipas que me fez adorar o jogo. Quase ao nivel dos Bulls do Jordan, ou do Benfica de Carlos Lisboa.
Grande Blog para quem como eu gosta de quase todos os desportos, até de Curling gosto, para espanto de muitos.
Força e continuem.

 
At 10:17 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

Do Benfica de Carlos Lisboa lembro-me do ano em que o juventude de badalona foi campeão europeu e perdeu com o benfica em casa na fase de grupos, para não variar Lisboa foi o homem do jogo, estava on-fire... bons tempos, agora aquilo parece um supermercado de jogadores, todas as semanas há reforços :(

 
At 10:17 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

todos o basket russo é feito á custa de muitos russos...é so ver o cska moscoko...de qualquer maneira uma boa perscpectiva..o joventude sempre foi a minha equipa de basket favorita..

 

Enviar um comentário

<< Home