quarta-feira, abril 12, 2006

Portugal é o 1º Campeão do Mundo de Horseball!

O Horseball não é um Desporto muito conhecido, nem muito divulgado, em Portugal, mas apesar disso o nosso país é uma das principais potências desta modalidade desde os primeiros tempos da sua internacionalização, apenas sendo superado em importância pela França e talvez a Argentina. Contudo o campeonato nacional é disputado apenas por seis equipas, devido a ser um Desporto elitista, pois é disputado a cavalo (como o nome indica).

O Horseball foi criado em França durante o final da década de 70, tendo derivado do jogo argentino Pato (que era assim chamado por no início ser jogado com um pato em vez de uma bola, é jogado desde o século XVII), que havia sido introduzido em frança nos anos 30 (tendo desaparecido após a segunda Guerra Mundial), mas com regras ligeiramente diferentes e chamado na altura Pato Indoor. Disputa-se num Hipódromo, com dimensões de 20 a 30 metros de largura por 60 a 75 metros de comprimento (sendo as medidas ideais 25 por 65 metros), tem por objectivo introduzir a bola num aro de um metro de diâmetro suspesnso a 4,5 metros do chão, é disputado por equipas de 4 jogadores que só podem marcar golo após fazerem trocas de bola entre três jogadores da equipa, podendo esta tocar no chão mas não entregue em mãos, cada jogador só pode ter a bola em seu poder 10 segundos consecutivos. A bola é da dimensão de uma bola de Futebol, mas rodeada de seis correias para os jogadores a agarrarem. A duração do jogo é de 2 partes de 10 minutos, com intervalo de 3 minutos. Existem 2 árbitros, um a cavalo e outro sentado. Existem 3 tipos de penalidades: faltas inaceitáveis (marcação a 5 metros do aro adversário), faltas graves (marcação a 10 metros do aro adversário) e faltas menores (a equipa que sofre falta recomeça o jogo no local onde a infracção ocorreu). É um Desporto praticado de forma mista (homens e mulheres jogam na mesma equipa), no entanto existem também competições exclusivamente femininas. Alguns jogadores preferem montar cavalos rápidos outros cavalos baixos (para diminuir a dificuldade em apanhar a bola do chão), mas todos escolhem montar cavalos agéis, fortes e obedientes (com capacidades de dressage).

A organização que regula o Horseball a nível internacional é a Federation International de Horse-Ball (FIHB, criada em 1999) e é composta por 11 membros (os 8 que participam no campeonato da Europa, Israel, Brasil e Ilhas Caimão), dos quais a Argentina não faz parte e, até ao momento a prova mais importante que realizava era o Campeonato Europeu (desde 1992 e apenas com interregno em 1997 e 2003). A FIHB e a Federación Argentina de Pato chegaram a acordo para realizar a 1ª edição do Campeonato do Mundo de Pato-Horseball, pois o campeonato fazia todo o sentido ser realizado entre as potências mundiais do Horseball e a Argentina, país onde se joga a versão original que deu origem a este Desporto e naturalmente um dos países com mais potencialidade na sua prática, ficando a organização como responsabilidade das duas entidades e a realização da competição na Argentina em Buenos Aires de 6 a 9 de Abril. As selecções que tomaram parte neste 1º Campeonato do Mundo foram a Argentina (Grupo A, equipa 1), Grã-Bretanha (A2, 4º no último Europeu), Espanha (A3, 3º), Brasil (A4), EUA (A5), França (B1, 1º), Portugal (B2, 5º), Itália (B3, 8º), Áustria (B4, 6º), Alemanha (B5, 7º), o Canadá também compareceu ao certame mas apenas para disputar jogos particulares, de notar a ausência da Bélgica, vice-campeã europeia, da competição.

As selecções principais favoritas eram a grande dominadora do Horseball na Europa, a França (que venceu todos os Campeonatos da Europa) e a selecção anfitriã, seguidas num segundo plano por Portugal, Espanha e Itália. O resultado da selecção nacional é ainda mais surpreendente tendo em conta o facto de no ano passado ter alcançado o seu pior resultado de sempre num Campeonato da Europa (5ª posição), o que podia indiciar uma quebra de competitividade de Portugal em relação às outras boas selecções europeias. No entanto a forma pouco convencional em que foi disputado o Campeonato, onde as equipas do mesmo Grupo não se enfrentavam todas e algumas disputavam jogos contra equipas do outro Grupo, levou a que Portugal acabasse por vencer este 1º Campeonato do Mundo, qualificando-se no mesmo Grupo da França sem que a enfrentasse. A França foi impedida de disputar a final apesar de ter ganho todos os jogos que disputou, sendo apenas eliminada na diferença de golos com Portugal, que no caso não serve totalmente como termo de comparação, pois para além de não se enfrentarem também não defrontaram exactamente as mesmas selecções (Portugal jogou com a Áustria e a França com a Alemanha) e contra aquelas que defrontaram em comum a França conseguiu melhores resultados (mais oito golos de diferença que Portugal). Foi através de um resultado anormal de 17-0 contra a Áustria que Portugal se apurou para a final, depois de saber quantos golos de vantagem necessitaria para se apurar. O outro Grupo foi dominado pela Argentina que venceu as três rivais mais fortes do seu grupo. Os quatro primeiros do Grupo B derrotaram nos jogos finais os quatro primeiros do Grupo A. Se as equipas presentes no pódio não deixam dúvidas quanto ao seu mérito, o terceiro lugar da França é provavelmente um resultado abaixo das suas reais capacidades.

A selecção nacional foi composta pelos jogadores: Joaquim Mota, Frederico Cannas, Rodolfo Caetano, Luís Matias e Frederico Marques; o seleccionador nacional Afonso Luís; e o membro da comitiva Carlos Fernandes. Os nossos parabéns a todos, que conseguiram este grande feito de conquistar para Portugal o 1º campeonato do Mundo de Horseball. Luis Matias foi ainda o melhor marcador da competição com 14 golos.

Os jogos foram disputados em duas partes com a duração de 7 minutos, à excepção da final que foi disputada em duas partes de 10 minutos, com intervalos de 3 minutos. A vitória valia 3 pontos e o empate 1, o desempate era feito pela diferença de golos.

Resultados:
6 de Abril
(A-B) Grã-Bretanha 0-3 Portugal
(A) Argentina 6-4 Espanha
(B) França 9-3 Itália
(A) Brasil 4-6 EUA
(B) Áustria 3-4 Alemanha

7 de Abril
(A) Grã-Bretanha 3-5 Espanha
(B) Portugal 7-6 Itália
(A) Argentina 5-3 EUA
(A-B) Brasil 7-1 Áustria
(B) França 8-2 Alemanha

8 de Abril
(A-B) Grã-Bretanha 3-9 França
(B) Portugal 17-0 Áustria
(A) Espanha 4-7 EUA
(B) Itália 7-2 Alemanha
(A) Argentina 6-2 Brasil

Grupo A
1. Argentina 9 pts (+8)
2. EUA 6 pts (+3)
3. Brasil 3 pts (0)
4. Espanha 3 pts (-3)
5. Grã-Bretanha 0 pts (-11)

Grupo B
1. Portugal 9 pts (+21)
2. França 9 pts (+18)
3. Itália 6 pts (-2)
4. Alemanha 3 pts (-10)
5. Áustria 0 pts (-24)

9 de Abril (Finais)
(7-8) Alemanha 8-7 Espanha
(5-6) Itália 10-3 Brasil
(3-4) França 12-3 EUA
(1-2) Portugal 8-7 Argentina

Classificação:
1. Portugal
2. Argentina
3. França
4. EUA
5. Itália
6. Brasil
7. Alemanha
8. Espanha
9. Grã-Bretanha
10. Áustria

Melhores Marcadores:
Luís Matias (Portugal) 14 golos
Rodolfo Caetano (Portugal) 11 golos
Axel Dumas (EUA), Cristian Goce Alonso (Espanha), Montero Guillermo (Argentina) 10 golos

Este ano vai ser também realizada, em Bruxelas (Bélgica), a 13ª edição do Campeonato da Europa, numa competição com um formato “válido”, e aí veremos se Portugal teria ou não capacidade para derrotar a França e conquistar o título mundial de uma forma justa e, qual a prestação que a Bélgica (terceira potência europeia) poderia ter alcançado na competição. A França tem dominado a modalidade e Portugal tem-se mantido como o seu grande seguidor, mas coube a Portugal vencer mais importante competição da modalidade na sua primeira edição.

Campeonatos da Europa
Local – Ano – 1 – 2 – 3
Paris (FRA) 1992 França – Portugal – Bélgica
Londres (GBR) 1993 França – Portugal – Bélgica
Golegã (POR) 1994 França – Portugal – Bélgica
Malines (BÉL) 1995 França – Bélgica – Portugal
Verona (ITÁ) 1996 França – Portugal
Verona (ITÁ) 1998 França – Portugal – Bélgica
Wells (ÁUS) 1999 França – Portugal – Áustria
Wiesbaden (ALE) 2000 França – Bélgica – Itália
Paris (FRA) 2001 França – Bélgica – Itália
Beja (POR) 2002 França – Bélgica – Portugal
Reguengos de Monsaráz (POR) 2004 França – Portugal – Bélgica
Vermezzo (ITÁ) 2005 França – Bélgica – Espanha

7 Comments:

At 10:12 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

Finalmente vejo um desporto em que os "pequeninos" portugueses são beneficiados por factores extra-desportivos. Para a história fica Portugal como o 1º campeão mundial de Horseball-Pato.
Parabéns bravos lusos e parabéns Paulo pelo excelente artigo.

 
At 10:12 da manhã, julho 08, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Já estava para escrever sobre este torneio antes dele se realizar, depois deixei passar o tempo e quando fui ver os resultados fiquei surpreendidíssimo quando vi que tinhamos ganho. O melhor que esperava era o 3º lugar atrás da Argentina e da França, mas pronto graças aos austríacos fizemos História no Horseball.

De notar que as TVs referiram o assunto!

 
At 6:07 da manhã, março 03, 2007, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it zoloft dosage Mercedes benz 2b e320 2b wagon 2b 1994 105 mg bontril tablets mercedes benz 280g Dvd players hungary http://www.hoistfitnessequipment.info/South_korea_body_building.html p o cruises oriana world cruise mercedes 1929 gazelle kit how does exercise affect your blood pressure history of mercedes bentley arrange seat cover

 
At 7:58 da manhã, abril 24, 2007, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP »

 
At 7:20 da manhã, abril 08, 2013, Anonymous Anónimo said...

Thе pοst ρгοvides еstablіѕhed uѕеful to us.
It’ѕ verу infοгmative and уou aгe obviouѕly rеаlly eԁucаteԁ in this arеа.
Yοu get ρoppeԁ mу ρeгsonal eye to
bе able to vаrious thoughts about this κіnd of tοpіc with intriquing, notаble and
sounԁ content.
Here is my homepage ; Buy Valium

 
At 6:02 da manhã, abril 13, 2013, Anonymous Anónimo said...

Τhe artiсle features verіfied useful to me ρersonally.

ӏt’ѕ veгy helρful and
you are сleаrly veгу еducated in this аreа.
You have got openeԁ up mу eye to diffеrent thoughts аbоut thіs kind
оf ѕubject matter with intrіguing, notable and ѕtrong contеnt.
Here is my page ; buy viagra

 
At 6:52 da tarde, janeiro 23, 2024, Anonymous Anónimo said...

Foi um momento único

 

Enviar um comentário

<< Home