segunda-feira, outubro 02, 2006

Automobilismo: Rally d'Italia Sardegna

O histórico Rali Sanremo deu lugar ao Rali da Sardenha disputado no norte da ilha que lhe dá o nome. Consequência principal desta alteração, o Rali de Itália passou a ser mais um dos muitos ralis de terra do mundial em vez do tradicional rali de asfalto. Este rali pode então ser caracterizado como muitos outros do mundial, o trajecto é montanhoso, os caminhos são estreitos e a ordem de partida é sempre importante já que o primeiro "limpa" o chão para os seguintes.
Loeb não tem vindo a dar hipóteses à concorrência mas na terra há sempre que contar com Grönholm. Há que contar também com o norueguês Petter Solberg que é sempre um candidato e tem vindo a melhorar durante o ano.
Este rali foi para a estrada de 19 a 21 de Maio.
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Começou o primeiro dia com Grönholm atrás do prejuízo, ganhou as três primeiras especiais deixando o colega Hirvonen e o campeão Loeb a mais de 40 segundos. Loeb, que tinha vindo a subir na classificação durante a manhã, ganhou as duas especiais seguintes aproximando-se do finlandês e chegou ao fim do dia a 35,4 segundos do líder, que acabou por ganhar a última.
O azar bateu à porta de Matthew Wilson que, antes de começar o rali, teve que trocar o motor penalizando 1 minuto. Durante a classificativa da manhã teve problemas com a suspensão que só conseguiu resolver após as primeiras 3 especiais no parque de serviço e na 4ª especial teve que parar para mudar a unidade de controlo electrónico perdendo 4 minutos. Wilson acabou o dia em 75º a quase 50 minutos do líder.
Também para Petter Solberg o dia foi complicado com vários furos que o impediram de se manter nos lugares da frente. À partida para a última especial do dia, Solberg estava em 6º, a cerca de 1 minuto e 40 segundos da liderança, mas no fim do dia acabou em 14º a mais de 6 minutos e 40 segundos de Grönholm.
O 11º lugar de François Duval e o 19º de Harry Rovanperä no fim do primeiro dia foram grandes desilusões para os adeptos, bem como o 12º lugar de Manfred Stohl que ocupa a 4ª posição do mundial de pilotos.

O segundo dia começou como tinha acabado o primeiro, no entanto, não tardaram as desistências. Logo na 2ª especial foi Grönholm que, após o salto Micky, embateu numa pedra fazendo com que o motor do seu Focus viesse a perder óleo. Mais uma vez Grönholm desistiu quando ocupava a liderança de um rali. Com isto Loeb saltou para o comando que não viria a largar até ao final do rali.
Petter Solberg esteve sempre muito rápido neste segundo dia acabando por ganhar uma especial. No fim do dia era já 8º com possibilidades de subir mais 3 lugares na geral. Já o seu irmão Henning foi obrigado a desistir a meio da 9ª especial quando era 3º da geral.
Os dois espanhóis, Sordo e Pons, deram continuidade ao excelente rali que estavam a efectuar com o primeiro a ascender ao 3º lugar e o segundo ao 4º.

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Rally Sardegna 2006 - Video WRC

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Rally Sardegna 2006 - Video Eurosport

À entrada para o terceiro dia já a vitória estava garantida (exceptuando algum acidente ou contratempo mecânico) para a dupla da Kronos-Total, Loeb e Elena.
Apesar deste facto a luta por algumas posições intermédias estava ainda bem acesa. Petter Solberg era um dos que ainda tinha aspirações por algo mais. Começou o dia como tinha acabado o anterior e chegou a estar na luta pelo 6º lugar de Välimäki, no entanto, um problema na direcção na última especial atirou-o de volta para fora dos pontos, acabou o rali em 9º. Välimäki haveria ainda de chegar ao 5º lugar também na última especial já que o outro Subaru, o de Atkinson, saiu de estrada devido à pouca visibilidade e não chegou a acabar a especial sofrendo uma penalização de 5 minutos que o colocou na 10ª posição. Os dois espanhóis seguraram o 3º e 4º lugares da geral e o belga François Duvall acabou por facturar 1 ponto aproveitando os problemas dos Subarus.
Manfred Stohl, que correu um rali discreto, conseguiu, também graças aos problemas dos Subarus, entrar nos pontos que são de enorme importância para a sua classificação no mundial. Este rali entra para a história da modalidade pelas mãos de Daniel Elena, o co-piloto de Sebastien Loeb conseguiu quebrar o recorde de vitórias de um co-piloto em provas do WRC que era pertença de Luis Moya, co-piloto de Carlos Sainz.

Classificação geral do rali
1º - Sebastien Loeb / Daniel Elena (Citroën Xsara WRC) 4:06:51,3
2º - Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Ford Focus RS WRC 06) + 2:41,4
3º - Daniel Sordo / Marc Marti (Citroën Xsara WRC) + 3:27,7
4º - Xavier Pons / Carlos del Barrio (Citroën Xsara WRC) + 5:28,3
5º - Jussi Välimäki / Jarkko Kallioleppo (Mitsubishi Lancer WRC) + 7:08,8
6º - Kristian Sohlberg / Tomi Tuominen (Subaru Impreza WRC) + 7:36,9
7º - Manfred Stohl / Ilka Minor (Peugeot 307 WRC) + 8:18,4
8º - François Duval / Patrick Pivato (Skoda Fabia WRC) +9:45,8

Classificação do mundial de pilotos
1º - Sebastien Loeb (França) 66 pontos
2º - Marcus Grönholm (Finlândia) 35 pontos
3º - Daniel Sordo (Espanha) 30 pontos
4º - Manfred Stohl (Áustria) 20 pontos
5º - Petter Solberg (Noruega) 18 pontos
6º - Mikko Hirvonen (Finlândia) 15 pontos
7º - Gigi Galli (Itália) 11 pontos
8º - Xavier Pons (Espanha) 10 pontos

. Classificação do mundial de marcas
1º - Kronos Total Citroën WRT, 85 pontos
2º - BP-Ford WRT, 64 pontos
3º - Subaru WRT, 58 pontos
4º - OMV Peugeot Norway, 36 pontos
5º - Stobart VK M-Sport Ford, 15 pontos
6º - Red Bull Skoda Team, 14 pontos


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1 Comments:

At 11:21 da tarde, outubro 02, 2006, Blogger de Matos said...

aii um carrinho desses nas minhas maos...

abraço e boa semana para todos :)

 

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