Rally Argentina 2006
Foi para a estrada a 28 de Abril o Rali da Argentina, este ano mais cedo que o habitual tal como outras provas do mundial. Este é um rali disputado inteiramente em terra com caminhos bastante irregulares e pedras soltas. Tal como no México, é uma prova disputada em altitude e disso se ressentem os motores com possibilidade de redução de potência devido ao ar mais rarefeito. Outra das características desta prova é a quantidade de poças de água que provocam grande espectacularidade com a passagem dos carros bem como os saltos que podemos ver em algumas fotos mais em baixo.Loeb tem vindo a dominar o mundial mas na terra tem mais concorrência. Ganhou aqui no ano passado, será que ganhará este ano? A prova começa e acaba no estádio de futebol de Córdoba com duas super-especiais a abrir e mais duas a fechar o rali. Decidem pouco em termos de classificação geral mas oferecem "momentos Kodak" ao público e algum retorno financeiro à organização.
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Começou o primeiro dia e mais uma vez todos os olhos estavam na dupla rival Loeb / Grönholm mas na terra há sempre que contar com o "foguete" Petter Solberg (claramente o meu piloto preferido no mundial). Solberg saltou para o comando da prova logo a seguir às duas primeiras super-especiais de Córdoba e acabou o dia em segundo atrás do inevitável Loeb. Loeb que começou mal a primeira classificativa com um peão na terceira especial que o faria perder mais de 22 segundos para Solberg, no entanto, não parece ter afectado o francês. A surpresa do dia foi a desistência de Grönholm na oitava especial. Já antes, na sexta, o finlandês havia batido numa pedra ao passar numa poça. Grönholm voltaria a competir no Sábado através dos regulamentos Super-Rali, no entanto, o seu companheiro de equipa Hirvonen não resistiu a problemas mecânicos no motor do seu Focus e, apesar de ter acabado a especial, desistiu e não voltaria no dia seguinte.
Atrás, Galli, Stohl e Henning Solberg lutavam ao segundo pelo último lugar do pódio com vantagem para o italiano no fim do primeiro dia. Xavi Pons também foi obrigado a desistir depois de um fogo ter deflagrado no seu Xsara como consequência de um despiste e colisão, haveria de voltar no dia seguinte. Atkinson começou bem o dia mas no fim estava em sétimo e via Sordo distanciar-se. Os dois Focus da equipa Stobart lutavam pelo último dos lugares pontuáveis com vantagem para Wilson sobre Companc no fim do dia, embora a diferença fosse apenas de 37,4 segundos.
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Grönholm arrancou o segundo dia fortemente ao ataque mas a diferença para os primeiros era já enorme. Apesar das excelentes prestações haveria de acabar o dia em 10º, ganhando assim 10 lugares, atrás dos 9 que acabaram o primeiro dia nos 9 primeiros lugares. Este foi, portanto, um dia sem grande história. Loeb ampliou a sua vantagem sobre a concorrência, Galli consolidou o 3º lugar, Henning Solberg capturou o 4º lugar ao seu colega de equipa Stohl, seguindo-se Sordo e Atkinson e Companc tirou o seu companheiro de equipa, Wilson, dos pontos embora ficassem separados por apenas 10,9 segundos.








