Foi para a estrada a 28 de Abril o Rali da Argentina, este ano mais cedo que o habitual tal como outras provas do mundial. Este é um rali disputado inteiramente em terra com caminhos bastante irregulares e pedras soltas. Tal como no México, é uma prova disputada em altitude e disso se ressentem os motores com possibilidade de redução de potência devido ao ar mais rarefeito. Outra das características desta prova é a quantidade de poças de água que provocam grande espectacularidade com a passagem dos carros bem como os saltos que podemos ver em algumas fotos mais em baixo.
Loeb tem vindo a dominar o mundial mas na terra tem mais concorrência. Ganhou aqui no ano passado, será que ganhará este ano? A prova começa e acaba no estádio de futebol de Córdoba com duas super-especiais a abrir e mais duas a fechar o rali. Decidem pouco em termos de classificação geral mas oferecem "momentos Kodak" ao público e algum retorno financeiro à organização.
. Começou o primeiro dia e mais uma vez todos os olhos estavam na dupla rival Loeb / Grönholm mas na terra há sempre que contar com o "foguete" Petter Solberg (claramente o meu piloto preferido no mundial). Solberg saltou para o comando da prova logo a seguir às duas primeiras super-especiais de Córdoba e acabou o dia em segundo atrás do inevitável Loeb. Loeb que começou mal a primeira classificativa com um peão na terceira especial que o faria perder mais de 22 segundos para Solberg, no entanto, não parece ter afectado o francês. A surpresa do dia foi a desistência de Grönholm na oitava especial. Já antes, na sexta, o finlandês havia batido numa pedra ao passar numa poça. Grönholm voltaria a competir no Sábado através dos regulamentos Super-Rali, no entanto, o seu companheiro de equipa Hirvonen não resistiu a problemas mecânicos no motor do seu Focus e, apesar de ter acabado a especial, desistiu e não voltaria no dia seguinte.
Atrás, Galli, Stohl e Henning Solberg lutavam ao segundo pelo último lugar do pódio com vantagem para o italiano no fim do primeiro dia. Xavi Pons também foi obrigado a desistir depois de um fogo ter deflagrado no seu Xsara como consequência de um despiste e colisão, haveria de voltar no dia seguinte. Atkinson começou bem o dia mas no fim estava em sétimo e via Sordo distanciar-se. Os dois Focus da equipa Stobart lutavam pelo último dos lugares pontuáveis com vantagem para Wilson sobre Companc no fim do dia, embora a diferença fosse apenas de 37,4 segundos.
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Grönholm arrancou o segundo dia fortemente ao ataque mas a diferença para os primeiros era já enorme. Apesar das excelentes prestações haveria de acabar o dia em 10º, ganhando assim 10 lugares, atrás dos 9 que acabaram o primeiro dia nos 9 primeiros lugares. Este foi, portanto, um dia sem grande história. Loeb ampliou a sua vantagem sobre a concorrência, Galli consolidou o 3º lugar, Henning Solberg capturou o 4º lugar ao seu colega de equipa Stohl, seguindo-se Sordo e Atkinson e Companc tirou o seu companheiro de equipa, Wilson, dos pontos embora ficassem separados por apenas 10,9 segundos.
Facto curioso a registar neste segundo dia foi, na 16ª especial, a vitória exaequo dos dois irmãos Solberg. Petter e Henning ganharam em Las Bajadas com 3,7 segundos de diferença sobre Grönholm e foi a primeira vez que dois irmãos ganharam uma especial em simultâneo desde a vitória dos irmãos McRae, Colin e Alister. Importa também referir que esta foi a primeira vez que Henning Solberg conseguiu o tempo mais rápido duma especial no mundial de ralis desde sempre.
. Chegava o Domingo e pouco havia a decidir mas o primeiro lugar não estava ainda garantido, a única coisa que estava garantida era que Solberg não iria deixar Loeb descansar enquanto não cortasse a meta em Córdoba. No entanto, com apenas duas especiais "normais" era difícil a Loeb perder os 43,1 segundos de vantagem que trazia do primeiro desde que mantivesse a concentração e o carro na estrada. E foi o que aconteceu, apesar do forcing de Solberg, Loeb controlou a vantagem e ganhou o rali com 44,6 segundos de vantagem sobre o norueguês (a diferença chegou a ser de 32,9 segundos).
Os 10 primeiros mantiveram as suas posições à excepção de Henning Solberg que perdeu 3 posições, acabando em 7º, devido a problemas mecânicos a meio da última super-especial que o fizeram perder quase 5 minutos para o vencedor da especial, e de Matthew Wilson que recuperou o 8º lugar e último pontuável ao seu companheiro, o argentino Luis Perez Companc, e conseguiu o primeiro ponto da sua carreira. Matthew Wilson é novato no mundial este ano, no entanto, é já uma estrela visto que é filho do lendário ex-campeão do mundo Malcolm Wilson.
Mais uma vitória para Loeb com o extra de Marcus Grönholm ter ficado fora dos pontos, este campeonato parece tomar o mesmo caminho do de 2005!
. Classificação geral do rali
1º - Sebastien Loeb / Daniel Elena (Citroën Xsara WRC) 4:06:51,3
2º - Petter Solberg / Phill Mills (Subaru Impreza WRC 2006) + 44,6
3º - Gigi Galli / Giovanni Bernacchini (Mitsubishi Lancer WR05) + 3:24,3
4º - Manfred Stohl / Ilka Minor (Peugeot 307 WRC) + 3:40,0
5º - Daniel Sordo / Marc Marti (Citroën Xsara WRC) + 5:40,2
6º - Chris Atkinson / Glenn MacNeall (Subaru Impreza WRC 2006) + 5:43,8
7º - Henning Solberg / Cato Menkerud (Peugeot 307 WRC) + 9:28,7
8º - Matthew Wilson / Michael Orr (Ford Focus RS WRC) + 10:34,6
. Classificação do mundial de pilotos
1º - Sebastien Loeb (França) 56 pontos
2º - Marcus Grönholm (Finlândia) 35 pontos
3º - Daniel Sordo (Espanha) 24 pontos
4º - Manfred Stohl (Áustria) 18 pontos
5º - Petter Solberg (Noruega) 18 pontos
6º - Gigi Galli (Itália) 11 pontos
7º - Alexandre Bengue (França) 9 pontos
8º - Chris Atkinson (Austrália) 8 pontos
9º - Henning Solberg (Noruega) 7 pontos
10º - Mikko Hirvonen (Finlandia) 7 pontos
11º - Toni Gardmeister (Finlândia) 6 pontos
12º - Daniel Carlsson (Suécia) 6 pontos
13º - Stéphane Sarrazin (França) 6 pontos
. Classificação do mundial de marcas
1º - Kronos Total Citroën WRT, 69 pontos
2º - BP Ford WRT, 56 pontos
3º - Subaru WRT, 51 pontos
4º - OMV Peugeot Norway, 31 pontos
5º - Stobart VK M-Sport Ford, 15 pontos
6º - Red Bull Skoda Team, 11 pontos
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