terça-feira, setembro 19, 2006

Futsal: Benfica conquista Supertaça ao Sporting

O Benfica conquistou no Domingo a sua segunda Supertaça portuguesa de Futsal ao bater o Sporting na marcação de grandes penalidades.
O jogo foi extremamente emocionante, a fazer lembrar o segundo jogo da final do campeonato do ano passado, em que o Sporting bateu o Benfica ao conseguir um golo a dois segundos do apito final, sagrando-se campeão nacional desta forma, depois ter ganho o primeiro jogo na Luz. Digo que foi extremamente emocionante pelos golos, pelo equilíbrio, pelo prolongamento e pelos penáltis. Na verdade, a qualidade técnica dos jogadores e a qualidade colectiva das duas equipas deixava antever um melhor espectáculo na vertente técnica.
Um dos atractivos do jogo era ver como se portavam os reforços do Benfica, nomeadamente aqueles que transitaram do rival Sporting. Outro dos atractivos seria ver como o treinador do Sporting, Paulo Fernandes, teria conseguido encaixar o batalhão de brasileiros contratados na rigidez táctica e excelente prestação defensiva que caracteriza a sua equipa.

A primeira parte deixou a nu a incapacidade da turma da Luz em se bater de igual para igual com o sistema rigoroso montado por Paulo Fernandes. Os jogadores do Benfica não conseguiam ultrapassar a defesa sportinguista e no contra-ataque leonino os golos iam surgindo. O primeiro por Zezito e, logo depois, foi a vez do apagado Gonçalo Alves marcar na própria baliza. Lembro que Gonçalo Alves foi o jogador leonino que no ano passado marcou o golo a dois segundos do fim que deu o campeonato ao Sporting. Por último, o pequeno brasileiro Déo colocou o Sporting a ganhar 3-0, resultado que se manteria até ao intervalo.
Na segunda parte a história mudaria, o Benfica arriscou ao atacar com guarda-redes avançado e chegaria ao empate com um golo de Pedro Costa (Costinha) e duas “pedradas” de Sidnei. Mais tarde Paulo Fernandes viria a admitir que a sua equipa não estava preparada para jogar 4 contra 5.
Chegado o prolongamento, mais uma vez o Sporting se destacou ao marcar o quarto golo novamente através de Déo. André Lima viria a empatar já na segunda parte do prolongamento. Se o jogo estava a ser emotivo até aqui, com golos e sucessivos empates no marcador, o que dizer da ponta final! Davi marcou o golo que daria ao Sporting a Supertaça já que faltavam 18 segundos para acabar o prolongamento, no entanto, no próximo ataque, a 9 segundos do fim, foi a vez de Costinha empatar o jogo pela terceira vez e forçar o desempate por penalidades.
Na marcação dos penáltis que se seguiu as duas equipas começaram por falhar os seus primeiros remates para converterem os três seguintes. No arranque para a última rodada, Ricardinho marcou colocando a pressão no Sporting. Na baliza do Benfica estava Bebé, especialista em penáltis e um dos campeões em título pelo Sporting. Defendeu o último penálti e apesar de não ter jogado no tempo regulamentar nem no prolongamento, tornou-se o herói da tarde.

Com esta vitória o Benfica alcançou o Sporting no número de Supertaças conquistadas, sendo os dois únicos clubes com mais do que uma no palmarés.
O jogo foi disputado no Pavilhão dos Desportos de Torres Novas, perante uma audiência que lotou o pavilhão, fazendo o Benfica reverter a sua parte da receita para a ajuda ao combate à doença do “Magriço” José Torres.
Também na bancada esteve Adil Amarante, treinador brasileiro do Benfica que agrediu o treinador do Boavista Rui Pereira com uma cabeçada no Torneio Ibérico disputado na pré-época. Adil Amarante arrisca uma suspensão que poderá ir até 5 anos. Enquanto nada se resolve, Alípio Matos retoma o lugar de técnico principal enquanto o brasileiro se limita a orientar os treinos.

Histórico de vencedores da Supertaça de Portugal:
1998 – GDC Correio da Manhã
1999 – Inst. D. João V
2000 – Miramar FC
2001 – Sporting CP
2002 – AR Freixieiro
2003 – SL Benfica
2004 – Sporting CP
2005 – Boavista FC
2006 – SL Benfica
.
Artigos relacionados:

6 Comments:

At 8:58 da manhã, setembro 20, 2006, Anonymous Anónimo said...

benfiiiiiiiiiiiica

 
At 2:44 da tarde, setembro 20, 2006, Blogger Pedro Neto said...

Só duas rectificações:

O Gonçalo Alves não era capitão do Sporting, que continua a ser o Zézito - penso que era apenas o 3º capitão, depois do João Benedito.

Em relação ao Adil/Alípio, a suspensão do 1º não está relacionada com o regresso do 2º, já era para ser assim mesmo se não tem acontecido essa situação lamentável. Como há mais disponibilidade profissional do Alípio Matos - ele não é profissional - o regresso é inevitável!

Cumprimentos

 
At 3:24 da tarde, setembro 20, 2006, Blogger Filipe said...

Caro Pedro Neto, admito que assumi que o Gonçalo era capitão pq o vi como capitão num jogo e nada mais, mas as assunções não são factos e não deviam ser escritas.
Quanto ao 2º ponto talvez não me tenha exprimido da melhor forma. Como bem te deves lembrar o Alipio apenas estava presente nos jogos não tendo disponibilidade para orientar os treinos durante a semana. Apesar de passar a ter mais tempo para o Benfica o sistema dos jogos, com os dois presentes, iria manter-se, até porque o Benfica não foi buscar um treinador estrangeiro para o arrumar num canto. O que quis dizer é que Alípio é agora o único presente nos jogos e por isso o principal, no ano passado apenas se deixava ver em segundo plano atrás do brasileiro.
Ainda assim agradeço o comentário e a visita.

 
At 10:58 da tarde, setembro 20, 2006, Blogger Pedro Neto said...

Percebi perfeitamente, caro guefi!
É isso mesmo.

Apesar dos comentários não serem frequentes a visita é regular, já há algum tempo.

PS: O Adil Amarante é português, esteve emigrado no Brasil mas tem nacionalidade portuguesa. Penso que é natural da região-centro, onde treinou o Instituto D. João V, antes de vir apra o Benfica.

Um abraço

 
At 10:07 da manhã, setembro 21, 2006, Blogger Filipe said...

Agora é que me surprendeste!!!
O Adil Amarante é português??? Já ouviste o homem falar? É pior que o Roberto Leal :)

 
At 5:30 da tarde, setembro 29, 2006, Anonymous Anónimo said...

O Prof Adil Amarante tem dupla nacionalidade. Nasceu no Brasil mas é descendente de portugueses emigrantes nesse país e foi por isto que conseguiu a dupla nacionalidade.
Antes de treinar o Benfica tive o prazer de pertencer a primeira equipa sénior que ele treinou em Portugal. Académica de Coimbra durante dois anos, depois Colégio L. Pereira da costa (penso que era um clube satélite do Instituto D. João Quinto, depois Instituto D. João Quinto e Depois Benfica

 

Enviar um comentário

<< Home