Motonáutica: GP do Mar de Powerboats em Cascais
No fim-de-semana que se aproxima, Portugal vai receber a última prova do campeonato Powerboat P1. Autênticos monstros de potência vão invadir a Marina de Cascais e discutir os títulos mundiais que ainda estão em disputa em todas as classes. Esta prova estava inicialmente prevista para Algés mas a possibilidade de ver as cerca de 20 embarcações em mar aberto foi suficiente para a organização alterar o local da prova. Antes de chegarem a Cascais para a derradeira etapa, as equipas já cumpriram cinco provas tendo começado em Malta e prosseguindo por Itália, Alemanha, novamente Itália e Inglaterra. Estes cinco GP’s não foram suficientes para proclamar um vencedor em nenhuma das classes de competição sendo que as equipas italianas KeraKoll e O.S.G Donzi dividem a liderança da classe Evolution com 640 pontos e a equipa chinesa Ocean Dragon lidera com escassa margem a classe SuperSport com 600 pontos.
A classe Evolution é composta por protótipos enquanto a Supersport por barcos de produção ou fábrica. As duas classes competem em simultâneo, a tripulação de cada barco é composta por, no máximo, três elementos e as provas têm sempre duas corridas, a primeira no Sábado designada Rally Race com, pelo menos 50 milhas náuticas, e a segunda no Domingo designada Endurance com, pelo menos, 80 milhas náuticas. Ambas as corridas são pontuáveis para o campeonato.
O mais interessante nesta competição é que as restrições de potência dos barcos são feitas através de um rácio potência/peso. Para a classe SuperSport esse rácio é de 1cv/4,5kg e para a classe Evolution é de 1cv/3,5kg. Para além destas restrições existem também limites de velocidade que para a classe SuperSport são de 80 milhas por hora (mph) em linha recta e 75 mph em média por cada volta e na classe Evolution não se podem ultrapassar as 95 mph em linha recta nem as 87 mph em média por volta.
A classe Evolution é composta por protótipos enquanto a Supersport por barcos de produção ou fábrica. As duas classes competem em simultâneo, a tripulação de cada barco é composta por, no máximo, três elementos e as provas têm sempre duas corridas, a primeira no Sábado designada Rally Race com, pelo menos 50 milhas náuticas, e a segunda no Domingo designada Endurance com, pelo menos, 80 milhas náuticas. Ambas as corridas são pontuáveis para o campeonato.
O mais interessante nesta competição é que as restrições de potência dos barcos são feitas através de um rácio potência/peso. Para a classe SuperSport esse rácio é de 1cv/4,5kg e para a classe Evolution é de 1cv/3,5kg. Para além destas restrições existem também limites de velocidade que para a classe SuperSport são de 80 milhas por hora (mph) em linha recta e 75 mph em média por cada volta e na classe Evolution não se podem ultrapassar as 95 mph em linha recta nem as 87 mph em média por volta.
A organização prevê que estejam cerca de 80.000 pessoas a assistir ao vivo a este evento. Esta é uma oportunidade que não aparece todos os dias aos inúmeros adeptos portugueses da velocidade e que estes não deixarão por certo de aproveitar num fim-de-semana que se prevê óptimo para eventos a céu aberto.
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Potência dos super barcos na água
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Acidente sem consequências
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