quarta-feira, setembro 13, 2006

Andebol: ABC de Braga vs RK Metalurg Skopje

O ABC de Braga perdeu, este fim-de-semana, a pré eliminatória de acesso à Liga dos Campeões de Andebol. A equipa que logrou eliminar o campeão português chama-se RK Metalurg Skopje e é proveniente da Macedónia. O Metalurg não tem grande tradição nas provas europeias e na Liga dos Campeões não tem qualquer registo de presenças, no entanto, esta zona da Europa (Balcãs) é um “viveiro” de bons jogadores e as selecções nacionais são bastantes fortes quando existe algum investimento.

O ABC deslocou-se a Skopje para jogar no dia 2 de Setembro a primeira-mão da eliminatória. Um pavilhão com cerca de mil pessoas, lotado, exerceu uma pressão enorme sobre os jogadores bracarenses e a equipa de arbitragem mas os problemas no seio da equipa do leste europeu permitiram que o ABC conseguisse um resultado que lhes permitia continuar a lutar pelo objectivo. Ao intervalo o ABC ganhava por 13-15 mas alguma desconcentração defensiva na parte final da partida e uma arbitragem “caseira” ditou o resultado final de 30-28. O ABC perdeu mas apenas por dois golos, recuperáveis para a segunda-mão.

No Flávio Sá Leite, a 9 de Setembro, a história era outra. Os sócios do ABC tinham entrada gratuita e os sócios de outros clubes bracarenses tinham descontos nos ingressos, isto permitiu que o pavilhão enchesse no apoio aos “amarelos”. A juntar a esta aparente vantagem, o treinador da equipa macedónia na primeira-mão saiu para orientar a selecção Sérvia tendo um jogador assumido o controle técnico. Tudo parecia bem encaminhado para os de Braga mas faltavam jogar 60 minutos e recuperar uma desvantagem de dois golos.

O jogo até nem começou mal para os academistas que aos 20 minutos já ganhavam 9-7, no entanto, um pouco inexplicavelmente, os bracarenses acumularam erros defensivos sobrando Carlos Ferreira para manter o ABC na corrida. Ao intervalo já perdiam 13-14 e a segunda parte foi a continuação do descalabro. Dos 43 ao 47 minutos os macedónios conseguiram um parcial de 0-6 e nem a desqualificação de um dos laterais e o vermelho directo ao pivot abalaram a consistência defensiva do 6:0 do Metalurg. As mais de 20 defesas de Carlos Ferreira e as constantes mudanças de esquema por parte do técnico Jorge Rito, desde esquemas mistos até homem-a-homem, não foram suficientes para colocar o ABC na Champions.

O resultado final de 27-32 exclui os portugueses de mais uma participação na Liga dos Campeões onde têm tradição. Ao invés, o RK Metalurg Skopje vai, pela primeira vez, disputar esta competição inserido no Grupo D juntamente com o RK Zagreb da Croácia, o Chehovskie Medvedi da Rússia e o SG Flensburg-Handewitt da Alemanha. Ao ABC resta disputar a Taça EHF juntamente com o Madeira Andebol SAD.

Paralelamente ao desaire bracarense, tem surgido uma polémica no andebol nacional que se prende com a nova bola oficial da Liga de Clubes. A marca espanhola Munich passou a fornecer as bolas oficiais mas as queixas já começaram. Segundo alguns jogadores do ABC a bola dura pouco tempo, deteriora-se rapidamente, desfaz-se até, e escorrega muito o que pode vir a causar um decréscimo no nível técnico do jogo. O ABC está mesmo a preparar uma exposição à Liga. Jogadores de outros clubes de topo do Andebol português também já mostraram o seu desagrado. Aguardemos a resposta das entidades responsáveis.
.
Artigos relacionados:

3 Comments:

At 11:56 da manhã, setembro 13, 2006, Blogger João Melo said...

bem estamos com azar com o raio dos macedónios!são chatos como a potassa!

 
At 3:51 da tarde, setembro 13, 2006, Anonymous Anónimo said...

é pena
perdemos a oportunidade de ver algumas boas equipas em portugal

 
At 12:55 da tarde, setembro 15, 2006, Blogger Martins Pringles said...

O Sporting CP está na Taça das Taças. O SL Benfica não está porque foi apenas 4º no Campeonato de Elite e como as competições europeias são para dividir pelos dois campeonatos não havia espaço para o SL Benfica.

O ABC assim vai ter oportunidade numa competição europeia onde terá mais hipóteses de fazer boa figura, o grupo para o qual se poderia qualificar não era propriamente fácil... mas cuidado porque vai jogar contra outra equipa macedónia!

Bom artigo.

 

Enviar um comentário

<< Home