quinta-feira, setembro 07, 2006

Mais um passo de gigante, rumo ao EuroBasket 2007

Como foi dito na altura, o jogo de Portugal contra Israel revestia-se de extrema importância para a equipa das Quinas.

Jogando em terreno neutro (Sófia, Bulgária), por via da delicada situação politico militar que assola o estado de Israel, as dificuldades não foram menores por via desse facto. Os israelitas, sempre muito aguerridos (e "reforçados" com o extremo-poste de origem norte-americana Jamie Arnold - actual Maccabi e ex-Joventut de Badalona), apresentaram-se na sua máxima força.

Quando faltava 1m 28s para terminar o jogo, um lance livre convertido por Dror Hagag colocou os hebraicos na frente (61-60). Mas um triplo marcado por João Santos, dois lances livres marcados por Miguel Minhava e uma "passada" convertida por Miguel Miranda, após um roubo de bola, estabeleceram um parcial de 7-0 favorável a Portugal, decisivo para o resultado final de 61-67, vitória da Selecção das Quinas.

Destaque para Paulo Cunha com 17 pontos e 13 ressaltos, Miguel Minhava com 11 pontos, Élvis Évora com 8 pontos e 11 ressaltos e Miguel Miranda com 11 pontos e sete ressaltos. Pela negativa, Carlos Andrade que apenas jogou 7 m, não tendo marcado qualquer ponto.

Colectivamente, Portugal esteve muito bem, dominando as tabelas, capturando 47 ressaltos.

Ao intervalo, o resultado era de 36 -35, favorável a Portugal.

No outro jogo do Grupo B de qualificação para o EuroBasket 2007, a Macedónia venceu a Bósnia em Skope, por 81-77. Com este resultado e a derrota de Israel, os macedónios escalaram para a segunda posição da Poule. Facto relevante, já que além dos quatro primeiros classificados de cada grupo, apuram-se tambem os dois melhores segundos classificados. A Bósnia, com 3 derrotas, já não tem hipóteses de qualificação.

Classificação após 3 jornadas do Grupo B de qualificação para o Europeu de 2007:

1. Portugal - 3 jogos - 3 V/0 D - 6 P
2. Macedónia -3 jogos – 2 V /1 D – 5 P
3. Israel - 3 jogos – 1V/2 D - 4 P
4. Bósnia – 3 jogos - 0 V/3 D - 3 P

4.ª jornada

9 De Setembro
Bósnia - Herzegovina - Israel (Sarajevo, Bósnia)

Domingo, 10 de Setembro
Macedónia - Portugal (Skopje, Macedónia)

6 Comments:

At 6:43 da tarde, setembro 07, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Agora não acredito que Portugal não se qualifique para o EuroBasket, pelo menos devemos ser um dos dois melhores segundos.

Ao contrário do que dizes a Bósnia ainda se pode qualificar, para tal basta que todas as equipas fiquem empatadas com 3 vitórias e a Bósnia seja 1º classificado (possível) ou que mesmo com 3 vitórias ficando em segundo lugar, 2 dos outros segundos teriam que ter os mesmos pontos que a Bósnia (possível) e esta ser um dos 2 melhores segundos. Ou então, como todas as equipas não qualificadas ainda vão disputar uma última vaga de qualificação, a Bósnia ganhar na disputa dessa última vaga. Portanto, não se pode dizer que após esta fase qualquer equipa não tenha hipótese de qualificação, pode é ter hipóteses reduzidas de qualificação directa.

 
At 9:54 da manhã, setembro 08, 2006, Blogger João Melo said...

claro paulo.não estava a falar em termos "estatisticos".tem hipoteses matemáticas.agora a minha convicção é que a Bósnia já não tem hipoteses e era isso que estava exposto

 
At 1:56 da tarde, setembro 08, 2006, Blogger Filipe said...

a prestação de portugal tem fabulosa até ao momento e isso deve-se ao trabalho do melnychuk, agora esperemos para ver se os rapazes se aguentam e lembrem-se que ainda temos que ir à macedónia (que ganhou a israel!!!)

 
At 2:49 da tarde, setembro 08, 2006, Blogger Martins Pringles said...

GueFi, não sei se a parte final do teu comentário vai ser muito bem aceite!!!!

 
At 4:06 da tarde, setembro 08, 2006, Blogger João Melo said...

vamos ganhar guefi :) . força portugal!!

 
At 7:05 da tarde, setembro 08, 2006, Blogger de Matos said...

Somos os maiores, estamos em todas :)

abraços e bom fim de semana a todos

 

Enviar um comentário

<< Home