segunda-feira, outubro 09, 2006

Automobilismo: Alonso vence GP do Japão

Já há muito que a Fórmula 1 não vivia a incerteza do campeão até ao último GP. Apesar da vantagem do asturiano Alonso ser enorme, o GP de Interlagos, no Brasil, vai captar a atenção de todos os que gostam de velocidade.
Depois de um início de temporada menos conseguido por parte do alemão Michael Schumacher, ganhou cinco dos últimos sete GP’s antes de Suzuka e igualou o espanhol na liderança do mundial, no entanto, com vantagem por ter mais uma vitória do que Alonso. A confiança era tanta que anunciou a retirada do “circo” este ano. Tudo estava encaminhado para conseguir dilatar o seu próprio recorde para oito títulos mundiais. Alonso, que está de saída da Renault a caminho da McLaren, veio a público afirmar que se sentia sozinho. Muito provavelmente estava a referir-se ao facto de ter sido impedido de participar na evolução do monolugar da Renault para 2007, o que é perfeitamente compreensível!
A corrida começou com o brasileiro da Ferrari, Felipe Massa, na Pole Position mas, logo na 3ª volta, Schumacher assumiu a liderança para não mais a largar até ao momento em que, na 36ª volta, a 17 do fim, o motor do seu Ferrari cedeu e o alemão viu passar por si Fernando Alonso e as esperanças de voltar a conquistar o mundial. O espanhol partiu da 5ª posição da grelha e, rapidamente, chegou à vice-liderança mas passar o experiente Schumacher não se adivinhava tarefa fácil. O fumo branco saído da traseira do Ferrari nº 5 foi, portanto, o melhor momento para Alonso este ano!
.
Assim, o título ficou quase entregue mas ainda falta Interlagos e o espanhol tem que pontuar senão arrisca-se a ver Schumacher ganhar o GP e o mundial.
Fernando Alonso é, novamente, o líder do mundial de Fórmula 1 com 126 pontos, mais 10 que Schumacher.
Os oito pontos que a Renault ganhou à Ferrari no Japão foram como pão para a boca de Flavio Briatore que passa a contar com 9 de vantagem para o Brasil. Mas, na classificação de construtores, tudo está ainda em aberto apesar da vantagem da escuderia francesa. Falta uma prova e estão 18 pontos em disputa, basta um erro para tudo se alterar rapidamente.


GP do Japão - Suzuka 2006
.
Quanto ao nosso Tiago Monteiro, teve uma corrida sem problemas de maior mas não conseguiu melhor do que a 16ª e penúltima posição apenas à frente do Super Aguri de Yamamoto e a mais de duas voltas do vencedor. Talvez tivesse conseguido melhor posição se o segundo conjunto de pneus tivesse em melhores condições de forma a não ter que parar 2 vezes como estava planeado.
Apesar do MF1 Toyota ser um monolugar pouco competitivo, esta temporada não tem corrido como seria de esperar ao piloto português tendo em conta que no ano passado conseguiu grande mediatismo ao acabar no pódio nos EUA, apesar da especificidade dessa corrida, e, principalmente, ao acabar as primeiras 16 corridas da sua época de rookie batendo assim o recorde de Jackie Stewart e inscrevendo o seu nome na história da Fórmula 1.
A Midland já anunciou a renovação de contrato com o seu companheiro de equipa, o holandês Christijan Albers, mas ainda não tomou nenhuma decisão quanto ao outro lugar que está ainda vago, o de Tiago Monteiro. Tudo dependerá de patrocínios. Embora pertença quase sempre ao fim do pelotão, é com redobrado interesse que os portugueses vêm a Fórmula 1 quando um português participa e, por isso, força Tiago.
.

.
Classificação do GP de Suzuka, Japão:
1º Fernando Alonso (Renault) 1:23:53.413 – 10 pontos
2º Felipe Massa (Ferrari) +16.1 segs – 8 pontos
3º Giancarlo Fisichella (Renault) +23.9 segs – 6 pontos
4º Jenson Button (Honda) +34.1 segs – 5 pontos
5º Kimi Räikkönen (McLaren-Mercedes) +43.5 segs – 4 pontos
6º Jarno Trulli (Toyota) +46.7 segs – 3 pontos
7º Ralf Schumacher (Toyota) +48.8 segs – 2 pontos
8º Nick Heidfeld (Sauber-BMW) +76.0 segs – 1 ponto
9º Robert Kubica (Sauber-BMW) +76.9 segs
10º Nico Rosberg (Williams-Cosworth) +1 volta
11º Pedro de la Rosa (McLaren-Mercedes) +1 volta
12º Rubens Barrichello (Honda) +1 volta
13º Robert Doornbos (RBR-Ferrari) +1 volta
14º Vitantonio Liuzzi (STR-Cosworth) +1 volta
15º Takuma Sato (Super Aguri-Honda) +1 volta
16º Tiago Monteiro (MF1-Toyota) +2 voltas
17º Sakon Yamamoto (Super Aguri-Honda) +3 voltas
18º Scott Speed (STR-Cosworth) volta 48 direcção
Des Mark Webber (Williams-Cosworth) volta 39 acidente
Des Michael Schumacher (Ferrari) volta 36 motor
Des David Coulthard (RBR-Ferrari) volta 35 caixa de velocidades
Des Christijan Albers (MF1-Toyota) volta 20 mecânica
.
Volta mais rápida: Fernando Alonso 1:32.676

Artigos relacionados:
Automobilismo: Cristiano da Matta recupera
Audi em Le Mans, a diesel
Nico Rosberg, sinais de génio
Vem aí o mundial de Fórmula 1

Shumacher comfirma o "adeus"

3 Comments:

At 4:25 da tarde, outubro 10, 2006, Blogger Alexandre said...

Sim senhor, grande BLOGUE! Parabéns! Algo está a mudar na informação e comunicação em Portugal, e não só! Um dia dispensaremos as TVs caducas que só falam no que lhes interessa sob orientação dos lobbies!!!

 
At 7:30 da tarde, outubro 10, 2006, Anonymous Anónimo said...

apesar de eu achar o alonso 1 mediocre imitador da minha pessoa, nn posso deixar de parabenizar o vosso blog, gostei especialmente das fotos e do video deste blog! parabens + 1a vez!!

 
At 4:09 da tarde, dezembro 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

pessoal do 1001desportos então e natação não há?

HB

 

Enviar um comentário

<< Home