quinta-feira, março 09, 2006

Vem aí o mundial de Fórmula 1

Começa este fim de semana o circo da F1 no Bahrain, é por isso tempo de recordar uma história interessante e curiosa daquele que foi (na minha modesta opinião) o melhor piloto da história desta competição.

Num grande prémio de Formula 1 (independentemente de ser na corrida ou nos treinos), uma das regras que um piloto é obrigado a seguir é a proibição de parar o carro no circuito e sair do veículo, excepto claro, em caso de avaria e/ou acidente.
Na prática isto obriga a que um piloto não pare para prestar assistência a outro piloto acidentado... e até tem lógica porque existe muita gente para dar apoio nessas situações (comissários de pista, médicos... etc.) e àquelas velocidades alguém parar e sair do carro é sinónimo de colocar em perigo toda a gente (pode ser atropelado ou provocar um outro acidente).
Mas claro, ao longo da história da Formula 1 já aconteceu de tudo...
Em 1992, na Bélgica, o piloto Erik Comas tem um violento acidente durante os treinos de qualificação, quem vem imediatamente a seguir é Ayrton Senna... e o resto ficou na história da formula 1. O Ayrton, com a sua experiência, apercebeu-se da gravidade do acidente e borrifou-se nas regras!! Foi o primeiro a chegar e prestou a primeira assistência ao colega de profissão... claro que levou um valente castigo da FIA mas deve ter ficado com a consciência em paz.
Eric Comas ficou inconsciente mas não teve problemas de maior, recuperou totalmente e participou logo na corrida seguinte.
.
* Este texto foi parcialmente escrito pelo amigo Francisco Vazquez.
.
Calendário para 2006
12 de Março - Manama, Bahrain
19 de Março - Sepang, Malásia
2 de Abril - Albert Park, Austrália
23 de Abril - Ímola, San Marino
7 de Maio - Nurburgring, Alemanha (GP da Europa)
14 de Maio - Catalunha, Espanha
28 de Maio - Monte Carlo, Mónaco
11 de Junho - Silverstone, Grã-Bretanha
25 de Junho - Montreal (Gilles Villeneuve), Canadá
2 de Julho - Indianápolis, EUA
16 de Julho - Magny-Cours, França
30 de Julho - Hockenheim, Alemanha
6 de Agosto - Hungaroring, Hungria
27 de Agosto - Istambul Park, Turquia
10 de Setembro - Monza, Itália
1 de Outubro - Shangai, China
8 de Outubro - Suzuka, Japão
22 de Outubro - Interlagos, Brasil