quinta-feira, junho 22, 2006

Mais uma para Il Dottore

Valentino Rossi conseguiu mais uma vitória no circuito mundial de MotoGP desta feita no traçado de Montmeló, na Catalunha. Rossi já havia dominado os treinos de qualificação tendo conseguido a Pole Position. No Domingo, na corrida principal, Rossi foi surprendido na partida pelo americano Casey Stoner que, do 8º lugar na grelha, toma a liderança na primeira curva deixando Rossi na 2ª posição, no entanto, esta não foi a principal notícia da partida, o aparatoso acidente que envolveu vários pilotos foi o destaque. O aparato foi tal que a corrida foi interrompida (bandeiras vermelhas) e os pilotos regressaram às boxes para lá permanecerem durante os próximos 30 minutos até que pudessem regressar a nova partida. A causa de todo este atraso deveu-se aos cálculos mal efectuados pelo piloto da casa, o catalão Sete Gibernau. Na aproximação à primeira curva, Gibernau deu um toque no seu colega de equipa na Ducati, Loris Capirossi, prendendo o travão da frente perdeu de imediato o controlo da sua moto e despistou-se. Capirossi foi embater em Marco Melandri e também se despistou. Melandri foi embater em Dani Pedrosa e ficou preso na moto deste despistando-se os dois e outros motociclistas que foram arrastados pelo acidente. Consequência imediata: Marco Melandri foi retirado da escapatória de maca sendo posteriormente conduzido ao hospital com lesões no pescoço e clavícula, Gibernau sofreu uma comoção cerebral e foi para o hospital com uma clavícula fracturada e Capirossi também foi para o hospital após ter sofreu contusões abdominais com possíveis hemorragias. Todos os outros pilotos envolvidos no acidente conseguiram retomar a partida embora alguns tenham tido que recorrer à moto de reserva. A Ducati confirmou que Sete Gibernau não vai participar na próxima prova em Assen, na Holanda. Melandri e Capirossi também estão em dúvida. As fotos em baixo ilustram todo o acidente.
.
Quem foi fortemente penalizado com este acidente foi Casey Stoner que, de 8º, saiu para a liderança e agora tinha que retomar a sua posição de qualificação na grelha. Nova partida e novamente o americano da Honda a saltar de 8º para 1º na primeira curva, sem dúvida um especialista de partidas na Catalunha. Desta vez a partida foi ainda pior para Rossi que desceu para 5º atrás de Stoner, Kenny Roberts Jr., Nicky Hayden e John Hopkins mas a corrida correu como já é costume, ou seja, com Rossi a galgar posições até atingir a liderança que manteve até final.
Mais uma para Il Dottore, o fabuloso piloto italiano conquistou a 8ª vitória na Catalunha, será que no próximo ano conquistará a 9ª? É provável já que Rossi confirmou que se manterá nas motos no próximo ano isto porque têm vindo a público os vários testes que tem feito tanto na Fórmula 1 como em carros do mundial de ralis, a sua grande paixão. Segundo Rossi a Fórmula 1 e a Ferrari estão para já adiados do calendário do italiano, no entanto, prevê-se que Rossi faça a sua 3ª aparência em ralis ao volante dum Subaru Impreza WRC no Rali da Nova Zelândia, de 17 a 19 de Novembro, depois de já ter participado no Rali Britânico e no Rali Show de Monza no passado.
Classificação Final (Pos/Nº/Moto/Tempo):
V Rossi 46/Yamaha/0:00,000
N Hayden 69/Honda/0:04,509
K Roberts Jr 10/KR/0:09,174
J Hopkins 21/Suzuki/0:13,465
C Edwards 5/Yamaha/0:22,548
C Vermeulen 71/Suzuki/0:25,198
M Tamada 6/Honda/0:30,622
C Checa 7/Yamaha/0:31,277
J Elisson 77/Yamaha/0:59,203
A Hofmann 66/Ducati/1:14,062
J L Cardoso 30/Ducati/1:46,815
.

1 Comments:

At 8:28 da manhã, março 01, 2007, Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! »

 

Enviar um comentário

<< Home