quarta-feira, julho 05, 2006

Futsal - 5 anos de Benfica

O futsal já existe em Portugal há bastantes anos, porém, é com a entrada na modalidade do Benfica na época de 2001/2002 que o futsal explode em Portugal. Até essa época a modalidade era dominada pelo Sporting CP, que conquistou até aí 6 dos seus actuais 8 campeonatos nacionais, 1 taça de Portugal das actuais 2 e 1 Supertaça das actuais 2. Até à entrada do Benfica eram raras as transmissões televisivas de jogos de futsal.

Na época de estreia, o Benfica ficou no 2º lugar do campeonato com 21 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, conquistando assim 69 pontos, a 9 do 1º que foi o Freixieiro. Na Taça de Portugal foi eliminado nos quartos de final pelo Sporting em grandes penalidades.

Na época seguinte o Benfica foi campeão com 27 vitórias e 3 empates obtendo 84 pontos. Foi também vencedor da Taça ganhando 5-4 na final ao Freixieiro.

Em 2003/2004 a época começa bem com a conquista da Supertaça diante do Freixieiro (3-0), na Liga ficou-se pelo 2º lugar atrás do seu grande rival Sporting, com 22 vitórias, 1 empate e 7 derrotas com 67 pontos, a 18 do campeão. Na Taça foi eliminado na 3ª eliminatória pelo Sporting por 3-1. Esta participação menos positiva na Liga e na Taça pode, em parte, ser justificada pela brilhante participação na UEFA Futsal Cup. Na 1ª fase de grupos terminou em 1º à frente de equipas da Bósnia (MNK Kaskada Gracanica), Sérvia e Montenegro (Danilovgrad) e da Grécia (Athina) só com vitórias. Na 2ª fase de grupos, que foi realizada em Lisboa, ficou também em 1º só com vitórias onde estava o Prato de Itália, o Action 21 Charleroi da Bélgica e o MNK Split. Na final com o Boomerang Interviú perdeu em Espanha por 4-1 e em casa venceu por 4-3.

Em 2004/2005 o Benfica voltou aos triunfos em território nacional conquistando a sua 2ª dobradinha em apenas 4 anos de história da modalidade no clube da luz. Com 71 pontos, através de 23 vitórias, 2 empates e 1 derrota, o Benfica assegurou a vantagem casa naquele que era o 1º ano de play-off na modalidade. Afastando Alpendorada (3-4;4-1;8-0) e SL Olivais (5-0;1-2;2-1) até encontrar na final o seu rival Sporting que venceu por 3-2 em Loures e por 7-4 na luz, conquistando assim o seu 2º titulo de campeão nacional. Na Taça de Portugal venceu na final o Boavista FC por 4-1.

Esta época que acabou recentemente, o Benfica perdeu a Supertaça para o Boavista por 4-2 e ficou na fase regular em 2º lugar com 62 pontos (19 vitórias, 5 empates e 2 derrotas). No play-off, afastou Belenenses (6-3;2-1) e Freixieiro (3-1 em grandes penalidades após 4-4 durante o jogo; 3-2), e na final sucumbiu perante o Sporting (1º na fase regular) com 2-3 e 4-5. Na Taça foi finalista vencido contra o Sporting por 5-9.

Como se pode reparar através do que já foi escrito, o Benfica nestes 5 anos de existência da modalidade ganha troféus ano sim, ano não. De forma a encerrar este ciclo de ano sim, ano não, o Benfica decidiu investir na modalidade, visto que ela era autónoma do clube. Com o saneamento efectuado nestes últimos anos nas restantes modalidades do clube, agora o clube pode ajudar financeiramente o futsal do Benfica, que com as contratações efectuadas recentemente podem indiciar isso.

O Benfica contratou para a próxima época 7 reforços de qualidade evidente, todos eles internacionais portugueses.
São eles:



Em cima (Esq. para a dir.): Zé Maria, João Marçal, Estrela, Bebé
Em baixo (Esq. Para a dir.): Jony, Pedro Costa, Gonçalo Alves




Que a juntar aos 5 elementos do actual plantel, que em principio irão ficar na luz:



Com, talvez, o melhor plantel que alguma vez uma equipa portuguesa de futsal já teve, o Benfica pretende deste modo iniciar um ciclo de vitórias contínuas em terreno nacional e conquistar a 1ª UEFA Futsal Cup para Portugal, sentimento revelado por André Lima (estrela e capitão de equipa) após o jogo que atribuiu o título ao Sporting:

"Faltou sorte. Acho que o Sporting mereceu ser campeão pela fase regular que fez, porque no play-off não foi superior a ninguém, nem ao Olivais nem ao Benfica. Mas há que dar-lhes os parabéns. Que aproveitem bem este campeonato porque nos próximos anos quem vai ser campeão é o Benfica."

9 Comments:

At 5:54 da tarde, julho 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

o gonçalo alves fica bem de encarnado :)

 
At 5:54 da tarde, julho 06, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Quase que nem acredito que o Gonçalo Alves vem jogar para o Benfica. Acho que o Pedro Costa também é lagarto.

Só falta vir o Benedito! :)

 
At 5:55 da tarde, julho 06, 2006, Blogger Martins Pringles said...

O plantel para o próximo ano deixa-me mesmo muito esperançado numa grande época. Pelo menos desta vez não andaram a comprar brasileiros de qualidade duvidosa, nem Jardeis e Côcos (que ainda podem ficar). Gostava que o Pica Pau continuasse no Benfica.

Para o ano espero é não ver, como na final deste ano, os inergúmenos do Benfica e do Sporting a pôr em causa a segurança das outras pessoas no pavilhão... como nós que estavamos sossegadinhos a ver o jogo ficámos a um escasso metro das bastonadas da Polícia! Realmente lamentável. Os nossos hooligans não se ficam apenas pelo Futebol (onde também não fazem falta nenhuma).

 
At 5:55 da tarde, julho 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

Mais uma modalidade que ia muito bem enquanto estava autónoma. Depois de ter apoio do clube vai passar daqui a 2 anos a ser deficitária... Daqui a 3 está extinta!

Sporting é um campeão digno!

 
At 5:55 da tarde, julho 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

O meu SCP é o maior!

Com menos orçamento e muito menos condições conseguiu ser campeão!

É o maior!

 
At 5:56 da tarde, julho 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

Com menos orçamento? Quem???? Não estás a falar do campeonato passado pois não Xico? Essas menores condições dizem muito do "clube + eclético"(!!!??)... nem pavilhão arranjaram para as suas modalidades jogarem, andam aí a pedir buraco para jogar!!!!

Só mais uma coisinha:
Aproveitem bem este título porque nos próximos anos não ganham nada, é tudo para o Benfica. 5 anos seguidos a ganhar são as minhas piores previsões.

 
At 6:20 da tarde, julho 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

Mau mau mau !

O SCP fez as contas e achou que um grande centro comercial, uma Clinica CUF e um Ginásio eram mais lucrativos!

O pavilhão aluga-se e fica mais barato!

 
At 10:59 da tarde, julho 07, 2006, Anonymous Anónimo said...

o André Lima é que sabe! ele é como o algodão, não engana!
Tenho de dizer uma coisa, não existe campeões no inicio de época, mas é indesmentivel que nunca existiu um plantel assim!
Para termos de facto a totalidade de jogadores da selecção faltam apenas 2: o Benedito, e o Joel.
e nao sei pq, mas se tudo correr bem este ano, algo me diz que ainda vão parar para os lados do Glorioso!
Viva o BENFICA!!!

 
At 11:00 da tarde, julho 07, 2006, Blogger Martins Pringles said...

O Joel é que era mesmo em grande, mas também falta o regresso do Arnaldo.

 

Enviar um comentário

<< Home