segunda-feira, setembro 04, 2006

Portugal no EuroBasket 2007??

Agora que o Mundial de Basquetebol já acabou com a vitória da Espanha (calma, fiéis leitores... o 1001desportos já vai fazer um resumo sobre essa competição), tempo de olhar para a próxima grande competição de selecções. Que é o EuroBasket 2007 a realizar em Espanha.

As qualificações para o Europeu já começaram e Portugal encontra-se neste momento numa boa posição para pela primeira vez na sua história se qualificar para um Europeu de Basquetebol. Portugal encontra-se neste momento a disputar o Pré-Europeu, competição em que 16 equipas se encontram divididas por 4 grupos. Para o Europeu a disputar em Espanha, serão apurados os vencedores de cada grupo e os dois melhores segundos classificados.

O grupo de Portugal é constituído pela Bósnia-Herzegovina, Macedónia (países herdeiros da tradição jusgolava) e Israel (“cliente” habitual do Europeu de Basquetebol).

Neste momento após 2 jornadas, Portugal permanece invicto, depois de uma volumosa vitória sobre a Macedónia, em Trancoso, por 108-90 (jogo em que se destacou Miguel Minhava com 23 pontos, 5 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola), seguido de uma preciosa vitória fora de portas, sobre a Bósnia (destaque para "Chico" Jordão com 16 pontos, 5 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola).

Classificações após 2 jornadas do Grupo B de qualificação para o Europeu de 2007:
1. Portugal - 2 jogos - 2 V/0 D - 4 P
2. Israel -2 jogos – 1 V/ 1 D – 3 P
3. Macedónia -2 jogos – 1V/1 D - 3 P
4. Bósnia – 2 jogos - 0 V/2 D - 2 P

Próximos jogos:

3ª Jornada
Israel – Portugal, dia 6 de Setembro de 2006, em Sófia, Bulgária
Macedónia – Bósnia, dia 6 de Setembro de 2006, em Skope, Bulgária.

O jogo contra Israel em Sófia (terreno neutro, portanto) será o mais importante da fase classificatória. Em caso de vitória Portugal alcançará uma importante vantagem sobre o seu mais poderoso adversário quando ainda tem dois jogos por disputar em casa.

7 Comments:

At 1:01 da manhã, setembro 06, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Parece-me bastante difícil que Portugal se qualifique para o Europeu! Bósnia e Israel estiveram no último Europeu, Israel venceu a Espanha, perdeu por 6 pontos com a Grécia (campeã europeia). Portanto, mesmo jogando em Sófia, não me parece que Portugal tenha muitas hipóteses.

 
At 1:17 da manhã, setembro 06, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Para além de Israel já ter sido vice-campeão europeu e o seu principal clube ter participado nas 3 últimas finais da Euroliga, vencendo 2. Isto demonstra o valor do Basquetebol israelita.

 
At 10:03 da manhã, setembro 06, 2006, Blogger João Melo said...

Paulo :
1. o seu principal clube este em três das ultimas finais da euroliga, vencendo 3 ( e não 2).
2.O Maccabi não expressa o valor da selecção israelita.os melhores jogadores do Maccabi são extrangeiros desempenhando os jogadores israelitas um valor marginal.
3. A selecção israelita não tem grandes jogadores.muito aguerrida e pouco mais..
4.Dito isto , sim julgo que é possivel. a nossa selecção tem BONS jogadores , está motivada e julgo que os passos mais dificeis já foram dados. vamos acreditar

 
At 10:30 da manhã, setembro 06, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Espero que tenhas razão e consigamos vencer os israelitas, nem que seja para irmos ser humilhados ao Europeu, até isso seria importante. Mas com a quantidade de países que existe actualmente na Europa até o 15º lugar de 1951 seria difícil de repetir.

Não me recordo de um país ter uma das melhores equipas de um Desporto sem ter uma equipa razoável. Pelo menos têm os melhores para aprender com eles. Nós temos um campeonato e equipas fracas.

P.S.: Este ano o CSKA venceu a final da Euroliga contra o Maccabi, logo o Maccabi só venceu 2 das 3 últimas finais.

 
At 3:18 da tarde, setembro 06, 2006, Blogger João Melo said...

verdade.quem ganhou este ano foi o cska.
mas israel é uma selecção vulgar .desde o grande mick berkowitz que não tem um grande jogador.e portugal pode ganhar!

 
At 7:45 da tarde, setembro 06, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Boa previsão ;)

Israel 61-67 Portugal

Só falta a deslocação mais fácil, estamos praticamnete lá 56 anos depois. Quem diria Portugal pode ir a um EuroBasket, quando até a Rússia está a ter dificuldades para se qualificar (mas apenas dificuldades).

 
At 8:59 da tarde, setembro 06, 2006, Blogger Pedro Neto said...

Com Minhava e Carlos Andrade torna-se tudo muito mais fácil!

Seria um feito extraordinário!

 

Enviar um comentário

<< Home