terça-feira, maio 02, 2006

Sporting da Horta morre na praia

A equipa de andebol açoriana do Sporting da Horta perdeu a final da Taça Challenge contra os romenos do Steaua Bucaresti. Foi a primeira vez que esta equipa atingiu uma fase tão avançada duma competição europeia e apenas a terceira vez que uma equipa portuguesa jogou uma final europeia depois da final da Liga dos Campeões disputada pelo ABC de Braga em 1994 e da final da Taça Challenge disputada também pelo ABC no ano passado. O ABC perdeu as duas finais com o Teka Santander de Espanha e Wacker Thun da Suiça, respectivamente.
Os açorianos tinham ganho o primeiro jogo no Faial por 26-21 a 22 de Abril, vantagem que, apesar de não ser decisiva, dava algumas esperanças à equipa portuguesa para o jogo da 2ª mão. O extremo esquerdo e capitão de equipa, Pedro Graça, foi o melhor em campo com 8 golos. O guarda-redes Telmo Correia esteve também em destaque com muitas defesas na 2ª parte que permitiram o adiantamento no marcador.
Em Bucareste, no último Domingo, perante mais de seis mil pessoas, a atitude dos portugueses não foi a melhor e a consequência disso foi o resultado final. O Horta perdeu por 34-27 e o resultado foi mesmo muito justo já que a equipa açoriana entrou em campo medrosa e lenta parecendo estar intimidada e a fazer de tudo para que o tempo passasse sem se jogar. Pouco antes do intervalo já perdia por 15-10 e não dava mostras de querer inverter o rumo do resultado. Com a forte contribuição do lateral esquerdo Alin Florin Sania os romenos reconquistaram a glória europeia.
Apesar da derrota é de destacar a carreira do Sporting da Horta que este ano venceu a fase regular da Divisão de Elite e está já nas meias-finais do campeonato e também a carreira europeia que, concerteza, ficará na história.
.
Carreira do Sporting da Horta na Taça Challenge:
Grupo C
Sporting Clube da Horta 34-21 HC Dobrudja - Dobrich (Bulgária)
KH Trepca Mitrovice (Kosovo/Sérvia) 0-10 Sporting Clube da Horta
Sporting Clube da Horta 26-26 SKIF-Krasnodar (Rússia)
1/16 de final
Sporting Clube da Horta 26-26 A.A. Águas Santas (Portugal)
A.A. Águas Santas 28-28 Sporting Clube da Horta
1/8 de final
RK Konjuh Namjestaj Zivinice (Bósnia Hrz.) 24-21 Sporting Clube da Horta
Sporting Clube da Horta 27-17 RK Konjuh Namjestaj Zivinice
1/4 de final
Sporting Clube da Horta 30-25 NIT-HAK Nittedal (Noruega)
NIT-HAK Nittedal 28-26 Sporting Clube da Horta
Meias-finais
Sporting Clube da Horta 32-25 BSV Bern Muri (Suiça)
BSV Bern Muri 28-28 Sporting Clube da Horta
Final
Sporting Clube da Horta 26-21 Steaua Bucuresti (Roménia)
Steaua Bucuresti 34-27 Sporting Clube da Horta
.
As finais das outras competições europeias de clubes também se disputaram neste último fim de semana. Destaque para a presença de dois portugueses que tiveram a mesma sorte que os açorianos, o pivot Rui Silva pelo CBM Valladolid e o extremo esquerdo Ricardo Andorinho pelo Portland San Antonio.
.
Taça EHF:
Frisch Auf Göppingen (Alemanha) 29-30 TBV Lemgo
TBV Lemgo (Alemanha) 25-22 Frisch Auf Göppingen
.
Taça dos Vencedores das Taças:
CBM Valladolid (Espanha) 36-29 Chehovski Medvedi, Chekhov
Chehovski Medvedi, Chekhov (Rússia) 32-24 CBM Valladolid
.
Liga dos Campeões:
Portland San Antonio (Espanha) 19-25 BM Ciudad Real
BM Ciudad Real (Espanha) 37-28 Portland San Antonio