segunda-feira, setembro 04, 2006

Campeonato do Mundo de Triatlo em Lausanne: Balanço da prestação dos Portugueses

Este fim-de-semana decorreram os campeonatos do mundo de triatlo em Lausanne. Natural expectativa para a prova de Vanessa Fernandes, actual tricampeã europeia, líder do ranking mundial e da Taça do Mundo. Esta era a única prova, a par dos Jogos Olímpicos, em que Vanessa nunca tinha atingido o pódio, sendo o seu melhor resultado a 4.ª posição em 2005. De referir que esta também seria uma das raras vezes em que Vanessa Fernandes iria defrontar a sua grande rival, a australiana Emma Snowsill, campeã mundial em 2005. Snowsill e Vanessa são as duas grandes candidatas ao Ouro em Pequim/2008.

A balança pendeu para o lado da veterana Snowsill, que concluiu a prova em 2.04.03 horas, menos 45 segundos que a "nossa " triatleta. Nunca é de mais recordar que Vanessa tem apenas 20 anos! O pódio foi completado por outra atleta vinda da Austrália, Felicity Abram.

Este não foi o único pódio de Portugal. Na prova de Juniores Masculinos, João Silva na sua primeira participação numa grande prova internacional alcançou a medalha de bronze, atrás do britânico Brownlee (medalha de ouro) e do russo Brukhankov (medalha de prata). Os restantes representantes portugueses, José Estrangeiro e Miguel Arraiolos, terminaram na 31ª e 33ª posição respectivamente.

Alguma desilusão na prova de Juniores Femininos, onde Portugal esteve representado pela Campeã do Mundo em título, a atleta do Belenenses, Anaís Moniz. Anaís, também campeã Europeia, não conseguiu revalidar o título mundial, ao perder terreno na etapa de corrida, tendo terminado a sua prova na 10ª posição, a 1m10s da nova campeã, a Canadiana Kirsten Sweetland.

Na prova de elite masculina, Bruno Pais, oitavo do ranking mundial, quedou-se pela 44ª posição. Duarte Marques, o outro representante português, foi 33º classificado.


2 Comments:

At 12:18 da tarde, setembro 04, 2006, Blogger Martins Pringles said...

A Vanessa em Pequim vai dar um banho nestas velhas todas! Se até lá não se cansar!

 
At 6:06 da tarde, setembro 04, 2006, Blogger de Matos said...

Desportistas portugueses rulam la fora, ah pois é.

abraços

 

Enviar um comentário

<< Home