segunda-feira, abril 17, 2006

Tiques e pintas

Recentemente, no último Estrela da Amadora vs SL Benfica, o herói da partida, o pequeno Fabrizio Miccoli que marcou o golo da vitória encarnada, apresentou um novo look, uma espécie de visual “Jeep Grand Cherokee”, em que as sobrancelhas estavam rapadas em tiras a lembrar a grelha do referido veículo. Para muitos pode parecer estranho ou até mesmo digno de alguma incapacidade intelectual ou mental que desportistas de enorme perfil mediático se exponham ao ridículo de certas figuras como é exemplo o pequeno italiano do Benfica. Na verdade o ridículo vende. Estou convencido que o objectivo de muitos dos atletas que mudam o seu visual em vésperas de competições é o de aparecerem referidos em meios de comunicação social para que o seu valor de mercado possa subir e esta linha de pensamento não é totalmente descabida quando vemos atletas como David Beckham (jogador de futebol do Real Madrid) ganhar balúrdios em direitos de imagem e publicidade bem como comissões sobre transferências para clubes que ambicionam esse mediatismo para venderem os seus produtos (no caso do Real Madrid as vendas de camisolas e não só subiram em flecha no mercado asiático após a aquisição do jogador ao Manchester United).
A imagem vende seja bonita, radical, diferente, estranha, inovadora ou até mesmo asquerosa. E a renovação da imagem vende igualmente bem, no entanto, não deixa de ser triste ver ao que se predispõem algumas “pessoas” por mais alguns cobres, senão vejamos:

Stefan Kretzschmar, andebolista alemão com inúmeras tatuagens e piercings que provoca medo às crianças. Apesar de ser um jogador de eleição, é sem duvida o jogador mais mediático do andebol alemão e um dos mais mediáticos da Europa devido à sua aparência.

Dennis Rodman, o mítico basquetebolista americano que coleccionou títulos (5 anéis de campeão) mas que ficou conhecido pelas mudanças na cor do cabelo, as tatuagens e piercings e também por se ter apresentado num casamento vestido de noiva para além de muitas outras acções do género ao longo da sua carreira.

Abel Xavier, o futebolista português apostou no choque através dos penteados inovadores com cores estranhas que alargou à barba, tudo isto para o europeu de 2000. Conseguiu contratos proveitosos com clubes estrangeiros nomeadamente o Liverpool, será que uma coisa tem que ver com a outra ou apenas foi contratado pela sua qualidade técnica?

Fernando Torres, o futebolista espanhol apelidado “el niño” criou mesmo uma moda com o seu penteado em Espanha. Torres usa o cabelo rapado nos lados e comprido atrás, moda copiada do estilo de Beckham no mundial do oriente em 2002 que pegou e até já em Portugal tem seguidores.

Gail Devers, atleta dos 110 metros barreiras americana conhecida pelas suas unhas que além de compridas estão sempre pintadas a preceito mudando de visual constantemente. Apesar de ter sido atleta olímpica as suas unhas valeram-lhe bastante em publicidade ao longo da carreira.
Estes são apenas alguns exemplos da sociedade em que vivemos.

5 Comments:

At 9:15 da tarde, julho 07, 2006, Blogger Martins Pringles said...

O estilo do Abel Xavier é anterior ao Europeu de 2000, em 2000 ele alterou-o para o Europeu (antes era parecido com um bonsai) continuando a ser o gajo com mais estilo do Mundo!... E sim eu acredito que o Abel Xavier construiu a sua carreira na qualidade. Foi certamente o melhor lateral direito que tivémos depois do João Pinto.

 
At 9:15 da tarde, julho 07, 2006, Anonymous Anónimo said...

então e o grandíssimo Veloso???

 
At 9:16 da tarde, julho 07, 2006, Blogger Martins Pringles said...

O Grandíssimo Veloso é da mesma altura do João Pinto, até acabou a carreira primeiro, o Abel Xavier ainda teve uma bela carreira após o João Pinto.

 
At 9:16 da tarde, julho 07, 2006, Blogger Martins Pringles said...

O Stefan Kretzschmar é o mais mediático mas também é o melhor jogador da Europa (que no caso significa ser o melhor do Mundo), não sei até que ponto a sua imagem "radical"... "diferente", interfere neste ponto de vista, mas acho que o facto de ele ostentar tantas tatuagens e piercings não o tornou mais conhecido.

Quanto ao David Beckham acho que deve muito da sua fama ao facto de ser considerado um menino bonito e um "inovador" na imagem, pois se fosse pela qualidade futebolística muitos outros seriam muito mais famosos que ele.

 
At 9:16 da tarde, julho 07, 2006, Anonymous Anónimo said...

o Kretzschmar é um grande jogador mas daí a dizeres que é o melhor do mundo!!!! calma lá. Será sem duvida um dos melhores e mais regulares.
Quando se fala do melhor do mundo nunca se pode esquecer o nome do central croata Ivano Balic, na minha modesta opinião.

 

Enviar um comentário

<< Home