Esgrima: Medalha de Prata para Joaquim Videira

Este Campeonato do Mundo foi dominado, mais uma vez, pelos italianos, franceses, húngaros, russos e alemães. Os chineses, americanos e sul-coreanos também estiveram em destaque.
Joaquim Videira foi recebido por amigos e colegas no Aeroporto da Portela em clima de festa e mostrou-se bastante admirado deixando escapar que estava “ainda a viver um sonho”. Disse também que a medalha foi a “recompensa por todos os sacrifícios, é apenas o princípio de um longo percurso para cumprir o objectivo que são os Jogos Olímpicos”.
.

A prestação da comitiva portuguesa nas restantes disciplinas, Sabre e Florete, não teve o mesmo impacto, o que não é de estranhar dada a falta de patrocínios que condicionam a preparação para eventos desta dimensão. Resta esperar que nos Jogos de Pequim em 2008 os resultados sejam ainda melhores, mas se conseguissemos trazer uma medalha na Esgrima já seria um feito, já que a última, e única, medalha portuguesa remonta a 1928 em Amesterdão. Na altura uma medalha de Bronze por equipas, também em Espada, conquistada por Paulo d'Eça Leal, Mário de Noronha, Jorge Paiva, Frederico Paredes, João Sasseti e Henrique da Silveira.
é verdade, é preciso grande espirito de sacrificio sem patrocinios para se poderem entregar por completo à modalidade.
Já agora acrescento que o grande Joaquim Videira perdeu em morte subita, daí a diferença de apenas 1 toque. por pouco a medalha de ouro vinha mesmo para Portugal.
Hi