quarta-feira, outubro 11, 2006

Esgrima: Medalha de Prata para Joaquim Videira

Portugal alcançou um feito inédito no Campeonato do Mundo de Esgrima que decorreu em Turim no início deste mês. Pela primeira vez na história da Esgrima nacional um português ganhou uma medalha, neste caso a de prata. Joaquim Videira, atirador com 22 anos, chegou à final de Espada sendo superado pelo chinês vice campeão olímpico, Lei Wang, apenas por um toque. Conseguiu assim chegar ao segundo lugar mais alto do pódio e, mais importante que isso, trazer para Portugal uma Medalha de Prata.
Este Campeonato do Mundo foi dominado, mais uma vez, pelos italianos, franceses, húngaros, russos e alemães. Os chineses, americanos e sul-coreanos também estiveram em destaque.
Joaquim Videira foi recebido por amigos e colegas no Aeroporto da Portela em clima de festa e mostrou-se bastante admirado deixando escapar que estava “ainda a viver um sonho”. Disse também que a medalha foi a “recompensa por todos os sacrifícios, é apenas o princípio de um longo percurso para cumprir o objectivo que são os Jogos Olímpicos”.

.

A prestação da comitiva portuguesa nas restantes disciplinas, Sabre e Florete, não teve o mesmo impacto, o que não é de estranhar dada a falta de patrocínios que condicionam a preparação para eventos desta dimensão. Resta esperar que nos Jogos de Pequim em 2008 os resultados sejam ainda melhores, mas se conseguissemos trazer uma medalha na Esgrima já seria um feito, já que a última, e única, medalha portuguesa remonta a 1928 em Amesterdão. Na altura uma medalha de Bronze por equipas, também em Espada, conquistada por Paulo d'Eça Leal, Mário de Noronha, Jorge Paiva, Frederico Paredes, João Sasseti e Henrique da Silveira.

2 Comments:

At 8:56 da manhã, outubro 13, 2006, Blogger Filipe said...

é verdade, é preciso grande espirito de sacrificio sem patrocinios para se poderem entregar por completo à modalidade.
Já agora acrescento que o grande Joaquim Videira perdeu em morte subita, daí a diferença de apenas 1 toque. por pouco a medalha de ouro vinha mesmo para Portugal.

 
At 9:06 da tarde, janeiro 30, 2009, Anonymous Anónimo said...

Hi

 

Enviar um comentário

<< Home