terça-feira, agosto 29, 2006

Ticha Penicheiro na Final da WNBA/2006

A "nossa" Ticha Penicheiro está de volta à luta. As Sacramento Monarchs, actuais campeãs da WNBA, alcançaram as WNBA Finals, defrontando as vencedoras do campeonato de 2003, as Detroit Schock.

As duas equipas tiveram percursos muito semelhantes. Ambas terminaram na segunda posição na respectiva Conferência. As Monarchs, no Oeste, com um saldo de 21 vitórias e 13 derrotas e as Schock, no Este, com um balanço de 23 vitórias e 11 derrotas . Por via de terem tido mais vitórias, as Schock irão beneficiar do factor casa.

Nos "Playoffs", de destacar o facto de as Monarchs ainda não terem sofrido qualquer derrota nesta fase. Nas meias-finais, eliminaram as Houston Comets por 2-0, tendo na final de Conferência "aplicado" o mesmo resultado às LA Sparks.

Quanto a Detroit, nas meias-finais, "varreram" as Indiana Fever por 2-0. Na final de Conferência, sofreram a primeira derrota, tendo no entanto ganho a eliminatória por 2-1, contra as Connecticut Sun.

Como já foi referido, as Detroit Schock foram campeãs em 2003. São treinadas por
Bill Lambeer, lendário Bad Boy dos Detroit Pistons que ganharam dois campeonatos da NBA no final da década de 80. Detroit tem um plantel muito profundo e com quatro grandes estrelas:

1. Cheryl Ford, filha de Karl Malone (arqui-inimigo de... Bill Laimbeer) e que é um clone de seu pai na qualidade de jogo.

2. Ruth Riley. Campeã olímpica em Atenas 2004 e MVP das Finals/2003. Este ano tem sido ofuscada por Ford e os seus números ressentiram-se.

3. Swin Cash. Campeã Olímpica em 2004. A jogadora mais versátil e mais completa das Detroit .

4. Katie Smith. Também ela ganhou o ouro em Atenas/2004. Uma das melhores anotadoras de sempre da História da WNBA. Embora na fase descendente da sua carreira, é muito perigosa, disparando de qualquer posição.

Quanto às Monarchs, assentam o seu jogo essencialmente em Yolanda Griffith, uma super-veterana (36 anos) muito sólida. Também ela foi campeã olímpica em Atenas/2004 e em 99 foi eleita MVP da WNBA.
Yolanda tem três fieis escudeiras:

1. A nossa Ticha Penicheiro, que apesar de cada vez menos contribuir com pontos e assistências, ainda tem um papel importante na equipa, nomeadamente pelo ascendente que tem no balneário.

2. Kara Lawson, uma jogadora muito combativa e que durante os playoffs, aumenta a sua média de pontos em cerca de 4 pontos, relativamente à "regular season".

3. Erin Buescher, eleita como a jogadora com maior progressão da WNBA em 2006.

Feita a análise das equipas em contenda, julgo que o favorito é a equipa dos Detroit Schock. Por 3 motivos: maior qualidade do plantel, beneficiarem do factor casa e o facto de as jogadoras de Detroit serem mais jovens, ao passo que as Monarchs já acusam a passagem do tempo.

Por fim, referir ainda que a Final da WNBA é à melhor de 5, ou seja, que será declarada vencedora a equipa que ganhar primeiro 3 jogos.

Eu cá vou apoiar Ticha Penicheiro e torcer pela vitória das Monarchs.

3 Comments:

At 9:47 da manhã, agosto 31, 2006, Anonymous Anónimo said...

Mto bom, e bom saber que as portuguesas continuam a dar liçoes por esse mundo fora... Parabens Ticha e companhia....

 
At 9:59 da manhã, setembro 04, 2006, Anonymous Anónimo said...

apoiar uma gay????uma atleta que esta lá por meio de padrinhos???? não, apoio os verdadeiros atletas que trabalham arduamente

 
At 9:59 da manhã, setembro 04, 2006, Anonymous Anónimo said...

apoiar uma gay????uma atleta que esta lá por meio de padrinhos???? não, apoio os verdadeiros atletas que trabalham arduamente

 

Enviar um comentário

<< Home