sexta-feira, agosto 11, 2006

Obrigado Super-Francis

É algo estranho, na história recente do atletismo nacional, mas ao final do 4º dia de competição nos Europeus de Atletismo de Gotemburgo, Portugal está em 4º lugar no ranking de medalhas, e tudo se deve a um homem, que bastante sofreu para se tornar no verdadeiro líder mundial da velocidade, na Europa Obikwelu não tem rivais, e à falta de americanos “limpos”, só o jamaicano Asafa Powel, lhe pode fazer alguma sombra na liderança da velocidade mundial.

Obikwelu, merece o sucesso que agora tem e muito mais, dada a sua nem sempre fácil trajectória. Com o objectivo de alcançar uma vida melhor, em 1994, quando participava nos Mundiais juniores de Atletismo em Lisboa, onde conseguiu a prata nos 400 metros, abandonou a concentração da Nigéria para por cá ficar em busca do “sonho” europeu, no entanto no inicio os tempos foram difíceis, não encontrou nenhuma equipa de atletismo nacional que o acolhesse e viu-se obrigado mesmo a procurar emprego na construção civil (o mais fácil para quem não fala a língua do país), seria graças ao apoio de uma família algarvia que o acolheu como um filho que os dias de Francis começariam a melhorar, passou a treinar no CF Belenenses e mais tarde chegou o convite do Sporting, e daí para a frente pôde dedicar-se ao atletismo, para o qual tinha nascido.


Continuou a correr pela Nigéria, até conseguir a nacionalidade portuguesa em 2001, mesmo a tempo de participar no Europeu de Munique do ano seguinte. E logo aí Francis aproveitou para retribuir, o apoio que encontrara em Portugal, com duas medalhas de prata, em 100 e 200, sendo que uma delas acabou por converter-se em ouro depois de detectado o doping de Dwain Chambers (medalha que Francis se recusa a receber) algo que deveria acontecer também na prova de 200, onde Francis apenas perdeu para o “fugitivo dopado” o grego Konstantinos Kenteris – autor de uma das maiores farsas do desporto mundial em plenos Jogos Olímpicos de Atenas.

Desde 2002 Francis acabou por se tornar no fiador do nosso atletismo e do nosso desporto nas grandes competições internacionais em que participa, trouxe para Portugal, a prata dos 100 metros (ficando à frente de nomes consagrados como Maurice Greene, Kim Collins, ou do actual detentor do record mundial dos 100 metros Asafa Powell) dos Jogos Olímpicos de Atenas, onde bateu o record europeu de Linford Cristhie de 1993, e onde conseguiu ainda ficar em 5º lugar nos 200 metros apesar de várias limitações físicas. Alem disso Francis conseguiu inúmeras vitórias e lugares de destaque em provas da Golden League, e em outras competições atléticas internacionais.



E chegada a hora de mais uma grande prova, Francis não se escondeu, e mais uma vez assumiu toda a responsabilidade, prometeu que venceria as duas provas rainhas da velocidade, baixando de 10 segundos nos 100 e de 20 nos 200 metros. E foi o que fez, sucedendo assim depois de 28 anos, ao italiano Pietro Menea o último a fazer a dobradinha na velocidade. Em apenas 4 dias, Francis Obikwelu converteu-se na grande figura destes brilhantes Europeus de Atletismo de Gotemburgo, para além de vencer em 100 e 200 estabeleceu um novo record dos campeonatos em 100 metros e ganhou os 200 com o segundo melhor tempo da história dos campeonatos. Para Francis as vitórias conquistam-se na pista, daí a sua relutância em receber o ouro de Munique, só o vai fazer por pressão da FPA, para ele o seu lugar em Munique sempre será o segundo, são atletas com esta mentalidade limpa que fazem falta ao desporto mundial. Francis é um dos melhores exemplos do desportista profissional que tudo dá para alcançar o êxito, sempre dentro das regras do desporto, foi com esse objectivo que em 2003 se mudou para Madrid, qual trotamundos, passou a treinar no CAR de Madrid, sobre as ordens do casal Pascua Piqueras, já que em Portugal ainda não existem infra-estruturas para atletas de elite como ele (e queremos nós organizar os Jogos Olímpicos) e desde essa data tem-se notado uma constante evolução no luso-nigeriano, nomeadamente nos tempos de reacção à partida (embora não se tenha notado nos 100 metros). A sua simpatia depressa conquistou, a por vezes, invejosa elite atlética espanhola, e agora faz parte de duas grandes famílias a portuguesa e a espanhola, que ontem viveu a vitória de Francis como se fosse a de mais um espanhol. Parabéns Francis!

Fotos: Göteborgs-Posten, Göran Lenz

9 Comments:

At 12:37 da tarde, agosto 11, 2006, Blogger Martins Pringles said...

O Francis é muito grande! Seria fã dele fosse de que nacionalidade fosse, excepto se fosse espanhol. É um atleta humilde e realista, merece muito sucesso e admiração por parte do povo português (e não só).

 
At 1:22 da tarde, agosto 11, 2006, Anonymous Anónimo said...

pena é a vergonha de jornais desportivos que temos, que so prestam para dar destaque ao futebol e ao futebol...É uma vegonha...e o resto da imprensa é quase igual... Viva o Francis!

 
At 2:19 da tarde, agosto 11, 2006, Blogger Pedro Neto said...

Excelente post!

O Chico é o orgulho de Portugal!

 
At 3:21 da tarde, agosto 11, 2006, Anonymous Anónimo said...

concordo pleanmente c voces, o Francis e um exemplo a seguir... pena e que o maior atleta portugues da actualidade tenha tao pouca atenaçao por parte da imprensa nacional, sera que os directores dos orgaos de comunicaçao estao todos de ferias ou sao simplesmente analfabetos... os meus parabens tb para o Francis

 
At 3:31 da tarde, agosto 11, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Não posso deixar de felicitar o Rodriguez por mais uma vez ter estado muito bem e ter publicado um excelente artigo. A qualidade continua a imperar nos teus artigos.

 
At 6:51 da tarde, agosto 11, 2006, Blogger de Matos said...

E é mesmo obrigado, muito obrigado por tudo, é a prova que nem so no futebol que se eleva o nome deste país.

abraços

 
At 4:06 da tarde, agosto 13, 2006, Anonymous Anónimo said...

O nigeriano francis é um dopado, só assim é que ele consegue os tempos que consegue. Eu sei porque era eu que lhe dava as injeções, agora que ele foi para espanha tem doping de melhor qualidade.

 
At 3:56 da tarde, agosto 14, 2006, Blogger RD said...

Era interessante que este meio de comunicação livre que são os comments do 1001 não se visse manchado por comentarios menos felizes.
@Moniz Pereira
Os comments do 1001 deverão ser um local de debate livre, mas nunca um local de boatos ou calunias.

 
At 12:44 da manhã, agosto 26, 2006, Blogger Antonio Dias said...

O Francis é um dos grande, mas nestas coisas não há milagres... Estes resultados não são fruto do acaso, ou o seu preparador não fosse o Dr. Pascua Piqueras, grande amigo de outro grande guru da medicina desportiva espanhola... Eufemiano Fuentes...

Parabéns ao Francis na mesma; no fundo eles "andam" todos com o mesmo... É que para ganhar também é preciso valer qualquer coisa ou não?

 

Enviar um comentário

<< Home