quarta-feira, agosto 16, 2006

Göteborg 2006

Foi com alguma mágoa que vi chegar ao fim os Europeus de Atletismo de Gotemburgo, um dos mais brilhantes de sempre para o atletismo nacional. Começaram da melhor forma com as prestações de Obikwelu, nos 100 metros, e João Vieira, na marcha, e tiveram ainda um melhor epílogo, com a excelente prestação de Naide Gomes, no salto em comprimento, onde até ao último momento foi uma séria candidata ao ouro. Mas não foi a única que esteve em grande nível na derradeira jornada dos Campeonatos, a equipa portuguesa da Maratona, teve um comportamento extraordinário, desde o início da prova estiveram com os melhores, atacando, ripostando aos ataques de espanhóis e italianos e mantiveram vivas até bem próximo do final, as esperanças de medalha. No final não foi possível chegar ás medalhas, mas Portugal trouxe para casa o 2º lugar na Taça da Europa da Maratona. Outro português que esteve em excelente nível nestes Campeonatos, foi o jovem Nélson Évora que participou no salto em comprimento, onde alcançou o 6º lugar e no triplo salto onde ainda esteve mais próximo das medalhas, ficou em 4º lugar a apenas 9 cm da marca de Oprea, medalha de bronze na prova, é sem dúvida um bom augúrio para as futuras competições internacionais que se aproximam.

No entanto, estes Campeonatos não se resumiram apenas à participação portuguesa, são vários os nomes que marcaram estes campeonatos. Se nos homens o "rei" da velocidade foi Francis, nas mulheres o trono foi para a pianista belga, vizinha de Saramago em Lanzarote, Kim Gevaert. A belga de 27 anos conseguiu, finalmente a glória continental nos 100 metros, ela que já por duas vezes se tinha sagrado campeã europeia de 60 metros (pista coberta), e imitou o português Obikwelu ao vencer também os 200 metros, uma distância que nunca foi sua, é um bonito prémio para esta belga que desde muito nova se destacou na velocidade continental e mundial, esperemos que apesar da idade possa ainda progredir e chegar perto das atletas americanas. Enquanto Gevaert se preparava para partir para os 200 metros, outra das grandes figuras destes europeus a sua compatriota, Tia Hellebaut, acabava de vencer o ouro no salto em altura, naquele que foi o minuto dourado belga. Tia uma atleta praticamente desconhecida para o grande público, já com 28 anos salta assim para o estrelato ao vencer um dos mais épicos concursos da história dos europeus, com 2,03 novo record belga e dos campeonatos, relegando para o 3º lugar uma das maiores esperanças suecas de medalha a bela Kajsa Bergqvist, fixando para tal um novo máximo belga no salto em altura.

Se Kajsa falhou, a sueca mais popular do momento, Carolina Kluft não falhou e mais uma vez esteve incansável, nestes campeonatos, Kluft é a rainha do heptatlo, prova que parece ter sido feita á medida das características de Carolina, tal a sua supremacia mundial, mais uma vez conseguiu o ouro, no entanto não se ficou por aqui, participou na final de salto em comprimento, onde acabou em 6º lugar e pelo meio ainda participou na final da estafeta de 100 metros. Enquanto não esteve em competição foi incansável nas bancadas no apoio aos compatriotas.

A Suécia, depois do fracasso, que foram os Mundiais de 1995, disputados também no Ullevi de Gotemburgo, (e onde brilhou Fernanda Ribeiro) em termos desportivos para o país, apostou forte no atletismo e tem agora uma geração de ouro, liderada por Kluft, e onde se incluem também as irmãs Kallur, Susanna Kallur (vencedora dos 100 metros barreiras), e Jenny Kallur (finalista 100 metros barreiras), Linus Thörnblad (4º classificado no salto em altura) e claro Christian Olsson (líder incontestável do triplo salto) entre muitos outros, capaz de dar ainda muitas alegrias, a um povo que tanto ama este desporto.

Por último, não queria terminar sem falar da prestação das mulheres russas neste campeonatos, onde conseguiram 28 medalhas (no total a Rússia conseguiu 34) entre as quais 11 ouros, um número extraordinário que tem levantado muita suspeição pelo mundo do atletismo, levando já vários dirigentes da IAAF a questionarem em público a “pureza” destes resultados, e a questionarem o sistema de controlo anti-doping utilizado nas grandes provas do atletismo mundial. Eu próprio me questiono, ao ver que várias russas, que participaram nestes europeus, apresentaram taxas de hematócrito, bem acima da média, que podem ter origem no próprio treino, nomeadamente se feito em altura, ou então podem ser normais para certas atletas, mas podem também ser sinal de consumo de certas substâncias dopantes, como por exemplo, EPO. Numa altura em que todo o desporto parece atormentado com novos casos de doping, era bom que os controlos anti-doping no atletismo fossem mais rigorosos, para bem de todos.

Foto: Rodriguez

3 Comments:

At 3:14 da tarde, agosto 16, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Rodriguez sempre em cima do acontecimento. Foi publicada neste post a 1ª foto original 1001Desportos/Rodriguez.

Boa, enviado especial à Suécia para os Campeonatos da Europa de Atletismo! Só foi pena teres vindo embora antes de começar. Para a próxima não te pagamos a viagem :)

 
At 5:11 da tarde, agosto 16, 2006, Anonymous Anónimo said...

Eu voto no 1001Desportos MaxMen!

Até podiamos arranjar mais uns trocos e substituíamos a Phonak na ProTour. E eramos a equipa mais limpa do Ciclismo mundial!

 
At 3:07 da tarde, agosto 21, 2006, Blogger Filipe said...

para sermos a mais limpo teríamos que ser 1001Desportos OMO lava mais branco

 

Enviar um comentário

<< Home