terça-feira, agosto 22, 2006

Golden Foot 2006

Desde 2003 que é eleito um jogador de Futebol com pelo menos 29 anos e ainda em actividade para se juntar às estrelas que deixam a marca dos seus pés na "Champions Promenade" (Mónaco), trata-se de um prémio de carreira. A estes juntam-se um conjunto de antigos jogadores que passam a figurar também no passeio, Eusébio foi um dos quatro primeiros jogadores a ter essa honra, juntamente com Just Fontaine (França), Diego Armando Maradona (Argentina) e Gianni Rivera (Itália), num ano em que foi votado Roberto Baggio (Itália) como o primeiro vencedor do Golden Foot. Em 2004 venceu Pavel Nedved (Rep. Checa) e os veteranos que se lhe juntaram foram Alfredo Di Stefano (Argentina), Michel Platini (França) e Dino Zoff (Itália). O ano passado o vencedor foi Andriy Shevchenko (Ucrânia), a quem se juntaram George Best (Irlanda do Norte), Francisco Gento (Espanha), Roberto Rivellino (Brasil), Luigi Riva (Itália) e George Weah (Libéria). O júri de selecção dos nomeados é composto por órgãos de comunicação social desportiva (entre eles o jornal 'A Bola').

Esta sexta-feira termina a votação para o Golden Foot 2006, Luís Figo está novamente entre os nomeados para deixar a sua marca no passeio da fama no Mónaco, tal como tinha acontecido em todas as outras edições. Este ano está em luta directa com Del Piero e Zidane para vencer, como Maldini está mais atrás e dificilmente ganhará ide votar na estrela da nossa selecção. O vencedor será anunciado na Gala de 28 de Agosto e irá deixar a sua peugada na "Champions Promenade". Será também aí que será realizado um leilão para ajudar uma instituição de caridade, a agraciada nesta edição é a 'Fundación Pupi' (criada pelo futebolista Javier Zanetti).

Os nomeados deste ano são: Michael Ballack (Alemanha), David Beckham (Inglaterra), Marcos 'Cafu' (Brasil), Hernán Crespo (Argentina), Alessandro Del Piero (Itália), Luís Figo (Portugal), Paolo Maldini (Itália), Raúl Gonzalez (Espanha), Ronaldo de Lima (Brasil) e Zinedine Zidane (França).

Nesta edição já votei em Luís Figo, vós podeis também fazê-lo em www.goldenfoot.com.

Artigos relacionados:
Prémios Laureus 2006
Luís Figo homenageado pela UEFA