quarta-feira, julho 19, 2006

47º Campeonato Europeu de Hóquei em Patins (2ª Jornada)

No meu último artigo sobre o Europeu de Hóquei em Patins referi que este formato em que está organizado o Europeu de Hóquei em Patins era uma anedota, no entanto ainda eu não estava a par de tudo e faço aqui mea culpa por considerar que apesar de ridículo o formato se iria reger por alguma lógica. Contudo nos quartos-de-final o segundo melhor segundo classificado vai ter que jogar com o pior primeiro classificado, enquanto que o pior segundo classificado vai defrontar o outro segundo classificado... não tem lógica nenhuma! Em qualquer prova a soma deste género o 1º joga com o 8º e todas as somas de classificações entre as equipas que se defrontam deve somar 9. Sendo assim França e Suíça que discutem nos últimos anos com muito mérito o 4º lugar europeu provavelmente não o vão fazer e aquela que melhores resultados obtiver contra outras equipas é que terá acesso às meias-finais. Ora neste modelo equipas do mesmo grupo podem defrontar-se nos quartos-de-final e é o que acontecerá provavelmente entre Portugal e Suíça. Portugal que estava condenado desde o início da competição a ser o pior primeiro classificado devido às equipas que lhe foram "sorteadas".

Portugal defrontou ontem a Suíça e muito surpreendentemente goleou por 7-0, um resultado inesperado perante uma selecção que tem obtido bons resultados nos últimos anos (perdeu 3-2 com Portugal no último Mundial) mas assim poderá ser o pior segundo classificado e assim evitar jogar com um primeiro nos quartos-de-final... contingências deste sistema. Se Portugal tivesse obtido um resultado semelhante perante Andorra talvez não viesse a ser o pior primeiro classificado, mas a equipa andorrenha defendeu muito bem, melhor que a Suíça, e não se esperam facilidades para a Suíça amanhã. O jogo começou com Portugal a entrar fulgurante mas cedo o jogo se tornou monótono, até que Sérgio Silva a meio da primeira parte marcou um golo numa boa jogada individual e a partir dái o jogo ficou mais aberto e interessante. Ao intervalo Portugal vencia por 2-0 e na segunda parte acabou por conseguir dilatar confortavelmente a vantagem devido à Suíça ter priveligiado mais o seu ataque. Marcaram Sérgio Silva (2), Ricardo Barreiros, Vítor Hugo, Jorge Silva (2) e Reinaldo Ventura. Até cerca de 10 minutos do fim do jogo questionava-me porque razão se tinham levado jovens para renovar a selecção se afinal eles não tinham ido para jogar, já contra Andorra o aniversariante Pedro Moreira tinha assistido ao jogo todo no banco, e Sérgio Silva continuava em campo sem ainda ter descansado, ele que é talvez o jogador mais importante da selecção. Se era para irem jovens para ganhar experiência no banco até se podiam ter levado mais e colocavam-se a assistir ao jogo na bancada! Mas Paulo Batista no final do jogo optou por dar oportunidades a todos (menos a João Pereira que já vai na terceira grande competição como guarda-redes suplente).

Calendário
1ª Fase
Dia 17
A Espanha 8-0 Inglaterra
B Itália 7-1 Alemanha
C Portugal 3-0 Andorra

Dia 18
A Inglaterra 0-5 França
B Áustria 3-5 Alemanha
C Portugal 7-0 Suíça

Dia 19
A França - Espanha
B Itália - Áustria
C Suíça - Andorra

Dia 20 (Quartos-de-final)
10: Melhor segundo classificado - Pior segundo classificado
11: Melhor primeiro classificado - Segundo melhor terceiro classificado
12: Segundo melhor primeiro classificado - Melhor terceiro classificado
13: Terceiro melhor primeiro classificado - Segundo melhor classificado
Pior terceiro classificado folga

Dia 21
(Apuramento do 5º ao 9º lugares, se duas equipas se tiverem defrontado na 1ª Fase o resultado desse jogo é o que conta para esta classificação)
Derrotado do jogo 10 - Derrotado do jogo 11
Derrotado do Jogo 13 - Pior terceiro classificado
Derrotado do jogo 12 - Derrotado do jogo 10
Derrotado do jogo 11 - Derrotado do Jogo 13
Pior terceiro classificado - Derrotado do jogo 12

(Meias-finais)
Vencedor do jogo 13 - Vencedor do jogo 11
Vencedor do jogo 12 - Vencedor do jogo 10

Dia 22
Apuramento do 5º ao 9º lugares
Derrotado do jogo 13 - Derrotado do jogo 10
Derrotado do jogo 10 - Pior terceiro classificado
Derrotado do jogo 11 - Derrotado do jogo 12
Pior terceiro classificado - Derrotado do jogo 11
Derrotado do jogo 12 - Derrotado do jogo 13

Apuramento do 3º Lugar
Final

4 Comments:

At 9:54 da tarde, julho 19, 2006, Blogger Paulo said...

Ok. Ao menos não é só futebol!!!

abraço!!

 
At 1:19 da manhã, julho 20, 2006, Anonymous Anónimo said...

Pois é, mas um blog sem bola é chato!

 
At 9:54 da tarde, agosto 12, 2006, Anonymous Anónimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

 
At 1:36 da manhã, agosto 18, 2006, Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

 

Enviar um comentário

<< Home