segunda-feira, julho 10, 2006

Mundial de Futebol Alemanha 2006 (Prémios)

Bola de Ouro
Zinedine Zidane - a FIFA que tanto apela ao fair-play elegeu Zidane como o melhor jogador do Mundial, quando Cristiano Ronaldo não foi eleito para Melhor Jogador Jovem por falta de fair-play (que não teve). Na minha opinião é uma eleição muito injusta, se Figo (que esteve melhor que Zidane) tem chegado à final não teria sido suficiente para vencer o prémio (pois não ficou sequer entre os 10 nomeados). Que dizer então de Cannavaro ou Pirlo que jogaram sempre bem e não andaram a agredir ninguém! Começou o Mundial de forma algo discreta, mas quando chegaram os jogos decisivos mostrou quem conduz o jogo da França e voltou aos seus bons tempos. Ontem igualou Vavá, Pelé e Paul Breitner marcando em duas finais de Mundiais, igualou também os dois brasileiros e Geoff Hurst com 3 golos em finais de Mundiais. Para além de igualar Rigobert Song também expulso em 2 Mundiais. A FIFA premiou-lhe a carreira, que no entanto já tinha sido suficientemente premiada.

Bola de Prata
Fabio Cannavaro
- foi o melhor jogador do Mundial. Exemplar nada passa por Cannavaro está lá para resolver as situações difíceis. Esteve ao nível dos grandes centrais da História do Futebol italiano. Quando alguém quiser mostrar a exibição perfeita de um defesa central poderá mostrar os jogos que Cannavaro fez neste Mundial e certamente aproximar-se-á bastante do seu objectivo.

Bola de Bronze
Andrea Pirlo
- foi um jogador incansável atacou e defendeu sempre com muito brio e foi o verdadeiro motor da equipa italiana. Muitos treinadores desejariam ter nas suas equipas um jogador doo meio-campo defensivo que soubesse conduzir tão bem o jogo de ataque da equipa. Contudo não é por acaso, pois Pirlo começou por ser um n.º 10 (até chegou a dar a sensação que ia ser um jogador perdido), mas quando recuou no campo tornou-se um jogador muito mais importante, a experiência nesta fase da carreira também foi muito importante para as suas exibições.

Prémio Lev Yashin
Gianluigi Buffon - quase nem são necessários comentários para esta distinção foi de longe o melhor guarda-redes do Mundial e tal já era esperado antes deste começar. Parece que consegue chegar a todo o lado! Ficará recordado como um dos melhores guarda-redes da História do Futebol. Sofreu apenas 2 golos, um de um colega da defesa e um de grande penalidade (neste aspecto não é o melhor:)).

Bota de Ouro
Miroslav Klose (5 golos) - é um jogador que se tem dado muito bem em Mundiais. Joga com grande sentido de baliza e é muito prático (é um jogador com o mesmo estilo de Pauleta). Em 2002 já havia marcado 5 golos e tinha sido Bota de Prata. Desde 1962 (Jerkovic, da Jugoslávia, 5 golos) que o melhor marcador não marcava tão poucos golos.

Bota de Prata
Hernán Crespo (3 golos) - um goleador numa selecção goleadora com muitas soluções de ataque. Junta este golo ao que marcou em 2002. Ganhou o desempate com Ronaldo por ter jogado menos minutos, ambos marcaram 3 golos e fizeram um assistência.

Bota de Bronze
Ronaldo (3 golos) - sai do Mundial, apesar de não ter brilhado, com mais um prémio que junta à Bola de Ouro de 2002 e Bota de Ouro de 1998. Fica ainda na História dos Mundiais por se tornar o melhor marcador de sempre: 4 golos em 1998, 8 em 2002 e 3 em 2006.

Melhor Jogador Jovem
Lukas Podolski
- mereceu a distinção, foi um jogador muito prático e eficaz, jogou bom futebol e foi importante na selecção alemã, mostrando grandes capacidades.

Futebol Mais Atractivo
Portugal - a selecção nacional apesar de não ter chegado ao pódio do Mundial não sai da Alemanha de mãos a abanar. Venceu um prémio que foi atribuído, à selecção que praticou o futebol mais atractivo para os adepotos, pelos leitores do site da FIFA. Premiou-se uma selecção que tentou ganhar todos os jogos e apenas ficou remetida na defesa quando o adversário assim o obrigou. Estavam 6 selecções disponíveis para a votação (Portugal 47%, Itália 41%, Alemanha 4%, Argentina 3%, França 3%, Brasil 2%), mas apenas Portugal e Itália lutaram pelo reconhecimento dos adeptos de todo o mundo como a que praticou o futebol mais bonito.

Prémio Fair-Play
Brasil & Espanha

Desde 1994 (quando comecei a acompanhar o Campeonato Mundial de Futebol) organizo a minha lista das 4 melhores selecções do Mundial e desde 2002 que faço a minha melhor equipa para o Mundial, desta vez vou partilhá-las:

Melhores Selecções:
1 - Itália
2 - Alemanha
3 - Argentina
4 - Portugal (este lugar esteve em discussão com a França e talvez tenha sido o coração a falar mais alto e a escolher Portugal, a fraca prestação da França na fase de grupos também ajudou)

Melhor Equipa:
G-R: Buffon
D: Zambrotta; Ricardo Carvalho; Cannavaro; Philipp Lham
MD: Vieira; Pirlo
MA: Figo; Ballack; Maxi Rodríguez
A: Klose

Para o último Mundial tinha optado por uma tática de 3-5-2, mas desta vez optei pela tática de 4-5-1 (estive indeciso entre esta e 4-4-2 sem nº 10). Quando tinha decidido optar por Zidane, em detrimento de Ballack, este foi expulso devido a uma atitude de muita falta de desportivismo e perdeu o direito de constar na equipa. Zambrotta e Ballack repetem a nomeação de 2002, na altura o italiano foi seleccionado para o meio-campo.

2 Comments:

At 1:18 da tarde, julho 10, 2006, Blogger Martins Pringles said...

O Ballack é talvez uma pequena teimosia minha, pois considero-o o jogador mais completo do mundo, e como tinha que tirar o Zidane, que voltou a ser muito baixo... Quanto ao Grosso estive algo indeciso mas também gostei muito das exibições do Lham e acho que é um jogador com mais técnica e mais poder ofensivo.

Em relação ao fair-play da equipa portuguesa basta ver que tivémos 2 jogadores expulsos mas os nossos adversários, contra nós, tiveram 4. Contudo é verdade que abusámos das simulações.

 
At 1:51 da tarde, julho 10, 2006, Blogger Filipe said...

o postiga e o cristiano ronaldo devia ter formação profiossional em equilibrio vertical!

 

Enviar um comentário

<< Home