quinta-feira, julho 13, 2006

SL Benfica vence a Liga Nacional de Futebol de Praia

Este fim-de-semana disputou-se, com a etapa Norte, o final da 2ª edição da Liga Nacional de Futebol de Praia. Depois de 4 edições da Taça Nacional de Clubes de Futebol de Praia o ano passado as Associações de Futebol do Algarve, Leiria e Setúbal organizaram a Liga Nacional de Futebol de Praia, a competição foi ganha pelo FC Porto, este ano juntaram-se as Associações de Lisboa, Porto e Santarém.

Esta etapa foi disputada na praia do Castelo do Queijo (Porto). As outras tinham sido disputadas em Albufeira (etapa Sul) e em Pombal (etapa Centro) e sido ganhas por Sporting CP e SL Benfica respectivamente. FC Porto, SL Benfica e Sporting CP pertencem à Série A e disputam todas as etapas da Liga depois existem os clubes das Série B e Série C, os da Série B disputam a etapa da sua região Vitória FC (Setúbal, etapa Sul), União D Leiria (etapa Centro) e Boavista FC (etapa Norte) podendo ainda ser convidados para outras etapas, os da Série C são clubes locais convidados que apenas participam na etapa da sua região (como Imortal ou Rio Ave FC).

À final da etapa Norte chegaram SL Benfica e Sporting CP, FC Porto e Vitória FC disputaram o terceiro lugar. No jogo para a disputa do lugar mais baixo do pódio o FC Porto, que conta com Alan como maior estrela, derrotou o Vitória FC, onde pontifica Loja, por 5-4, isto apesar de não ter sido melhor equipa e ter visto o Vitória enviar 4 bolas ao ferro, Alan não esteve particularmente inspirado mas o FC Porto com melhores valores individuais conseguiu superiorizar-se.

A equipa do Sporting CP, treinada por Carlos Xavier, é composta maioritariamente por jogadores da selecção nacional (Madjer, Belchior, Pedro Jorge e Jonas) e ex-jogadores da selecção (Carlos Xavier e José Passos) enquanto que a do SL Benfica, treinado por José Rachão (vencedor da Taça de Portugal de Futebol 2005 com o Vitória FC), é composta maioritariamente por antigos jogadores dos seus jogadores dos escalões de formação (Bernardo Vasconcelos, Cláudio Oeiras, Nuno Abreu, Bruno Costa).

O Sporting CP apesar de ter melhores individualidades e jogar naturalmente melhor nunca se conseguiu superiorizar ao SL Benfica que jogava mais directo para a baliza. Como é uma equipa mais tecnicista o Sporting CP jogava a bola mais pelo ar e tentava passá-la mais pelos seus jogadores, enquanto que o SL Benfica jogava numa defesa de 2+1 muito fechada e lançava a bola para Bernardo Vasconcelos que apesar de parecer muito lento e sempre cansado conseguia criar quase sempre perigo quando tinha a bola ao seu alcance, quando o SL Benfica tinha um canto a seu favor era sempre uma aflição para a defesa adversária que não conseguia acertar com as marcações, por seu lado Madjer, a estrela do Sporting CP, estava muito desinspirado e só através de livres ia criando perigo, tentando várias vezes iludir o árbitro para conseguir esses lances. O Sporting ia conseguindo desenvolver o seu jogo sobretudo pela criatividade dos seus jovens jogadores Belchior e Jonas. No final do tempo regulamentar o jogo estava empatado 4-4, pelo Sporting tinham marcado Madjer 2 e Belchior 2, os 4 golos do SL Benfica foram apontados por Bernardo Vasconcelos. Belchior marcou um espetacular golo de pontapé de bicicleta, Bernardo Vasconcelos marcou também um belo golo em que a bola é lançada da defesa e este amortece no peito e remata de moinho.

Como o jogo não ficou decidido o jogo seguiu para prolongamento e no pontapé de saída Bernardo Vasconcelos marca o seu 5º golo a pouco mais de um minuto para o final da primeira parte do prolongamento Madjer empata novamente (foi esta a toada do encontro), desta feita o guarda-redes Rodrigues, que até estava a realizar uma boa exibição, não fica isento de culpas, pois o remate foi efectuado junto da bandeirola de área e sem muita força. A cerca de 30 segundos do final da primeira parte do prolongamento, quando se pensava que este teria mais uma parte Bernardo Vasconcelos recebe novo lançamento longo da defesa e no meio de dois defesas recebe no peito e faz um grande golo de pontapé de bicicleta. No tempo que faltava jogar o Sporting CP já não conseguiu reagir.

O SL Benfica ganhou com 6 golos de Bernardo Vasconcelos, baseando o seu jogo numa defesa aguerrida e lançando um ataque directo à baliza adversária, o Sporting CP não soube aproveitar devidamente quando a defesa do SL Benfica cometeu erros. Registam-se as boas exibições de Chico (guarda-redes do Sporting CP) e de Bernardo Vasconcelos que foi o homem do jogo e também da Liga, depois deste jogo tornou-se o melhor marcador da Liga Nacional de Futebol de Praia e foi naturalmente eleito o melhor jogador da mesma.