terça-feira, janeiro 24, 2006

I Campeonato do Mundo de Clubes (Hóquei em Patins)

As entidades responsáveis pelo hóquei em patins internacional mostraram desejo de evolução na modalidade e empenharam-se na criação de um Campeonato do Mundo de Clubes. Esta prova será organizada pela empresa portuguesa produtora de eventos Wall Street – Publicidade Comunicação e Imagem, Lda (que também vai organizar a Final-Four da Liga Europeia de Clubes em Torres Novas) e decorrrerá de 24 a 30 de Setembro de 2006 no Pavilhão da Cidadela, em Luanda. A prova é reconhecida pelo Comité Internacional de Hóquei em Patins (CIRH) e nela será decidido de forma oficial qual o melhor clube do mundo na prática de hóquei em patins.

A ideia da criação deste Campeonato surgiu após o sucesso do Torneio de San Juan de 2004 que foi disputado pelo SL Benfica, AS Bassano Hockey 54, Réus D, Hockey Novara, selecção argentina de sub-20 e selecção de San Juan. O presidente do CIRH, Harro Strucksberg, lançou então uma circular onde manifestava a vontade de criar uma competição entre os melhores clubes do mundo, a organizar de 2 em 2 anos.

Durante o último Congresso da Federação Internacional de Desportos Patinados (FIRS) a Federação Angolana de Patinagem avançou com uma proposta para a organização da 1ª edição do evento e recepção favorável. Esta opção foi tomada tendo em conta o desejo de expandir a modalidade em África, sendo que levar lá os melhores clubes do planeta é visto como o melhor "motor" de desenvolvimento. Angola é o país onde o hóquei em patins está mais desenvolvido em África e tem excelentes condições para a prática da modalidade, foi portanto considerada o melhor palco para a realização do evento.

A prova será disputada no polémico piso utilizado no Campeonato Mundial de 2005 nos Estados Unidos que será instalado no pavilhão central do complexo desportivo da Cidadela. O recinto tem capacidade para cerca de oito mil espectadores, tendo sido melhorado para os V Jogos da CPLP disputados em 2005.

Os clubes que vão disputar pela primeira vez o título de campeão do mundo são:
SL Benfica (Portugal) - vice-campeão nacional e finalista da taça de Portugal 2005 (também é o clube a nível mundial com mais anos de prática da modalidade);
FC Porto (Portugal) - campeão nacional e vencedor da taça de Portugal 2005;
FC Barcelona (Espanha) - campeão nacional, vencedor da taça de Espanha e campeão europeu 2005;
Réus Deportiu (Espanha) - vice-campeão nacional 2005;
AP Follonica Hockey (Itália) - campeão nacional e vencedor da taça de Itália 2005;
AS Bassano Hockey'54 (Itália) - vice-campeão nacional e finalista da taça de Itália 2005;
Atlético Petróleos de Luanda (Petro de Luanda, Angola) - campeão nacional 2005;
GD Juventude de Viana (ex- GD ENAMA de Viana, Angola) - representante indicado pela federação;
Olimpia PC Trinidad (Argentina) - campeão nacional e sul-americano 2005;
Representante do Brasil;
Representante de Moçambique;
Representante de Alemanha, França ou Suíça.

As 12 equipas serão dividas numa primeira fase em 3 grupos de 4 equipas, apurando-se para a fase final as melhores equipas de cada grupo, onde disputarão o título num sistema de todos contra todos.

O campeonato do mundo será transmitido pela Televisão Pública de Angola (TPA).

Estão agendadas duas apresentações da competição, a primeira no Palau Blaugrana, em Barcelona (Espanha) e a segunda em Lisboa. As despesas da competição, das viagens e estadias das equipas serão sustentadas por investimento privado que distribuirá também prémios monetários aos quatro primeiros classificados.

Esperemos agora que este seja um passo firme no desenvolvimento e divulgação da modalidade. É desejável que no futuro todos os continentes possam ter o seu representante na competição sem que isso impeça a continuidade das melhores equipas dos países mais representativos do hóquei em patins.

Resta-me desejar boa sorte para as entidades que promovem o hóquei em patins e que a competição tenha a continuidade desejada.