terça-feira, janeiro 17, 2006

Considerações...

Segundo veicula a imprensa desportiva, está por horas a contratação de Adriano (ex Nacional da Madeira) para o ex campeão nacional Porto vindo do Cruzeiro de Belo Horizonte onde não era utilizado com regularidade. Mais uma vez não deixa de estar envolta em alguma “mística” esta transferência, senão vejamos. Há cerca de duas semanas outro emblema português de nomeada esteve interessado nos préstimos do avançado brasileiro, no entanto, a transferência esbarrou na intransigência de emprestar o jogador por parte do Nacional da Madeira que ainda detém 25% do passe. Não deixa de ser estranho que apareça agora este mesmo clube a viabilizar o empréstimo para o Porto. Estranho apenas para os mais desatentos. Já no defeso de 2004 outros dois atletas do emblema madeirense estiveram referenciados por Sporting e Benfica e acabaram desviados para norte quando nem sequer faziam parte das escolhas do treinador de então, o italiano Del Neri. O jogador cobiçado pelo Sporting, Paulo Assunção, foi emprestado ao AEK Atenas então treinado por Fernando Santos, ex treinador do Porto, e retornou ao Porto fazendo agora parte da equipa de Co Adriaanse. Referenciado pelo Benfica estava Rossato que acabou na Real Sociedad vendido pelo Porto com uma clausula que especificava preferência no caso de retorno a Portugal. Este jogador está agora ao serviço do SC Braga tendo sido o habitual suplente de Jorge Luiz, o super defesa esquerdo bracarense.
Será este o futebol que temos em Portugal? Não, é bem pior! A verdade é que se tem notado um engrandecimento repentino dum clube habituado a divisões secundárias, ainda há dois anos este pequeno clube regional se qualificou para disputar a taça UEFA mas ficou claro que a referida competição nada tem que ver com o campeonato português das transferências escuras, das bolas que entram mas não entram e dos apitos mudos. Não será totalmente despropositado comparar a competitividade deste pequeno clube nos últimos anos com a que evidenciou em todo o seu historial.
Merece considerar que com bons amigos se constroem bonitas coisas (não importa a que custo). Mas atenção que esta lição saiu furada para outros, que o diga o histórico Vitória de Setúbal.