sábado, janeiro 14, 2006

David Meca o "homem peixe" da Catalunha

De Javea a Ibiza em 26 horas
Dia 5 de Janeiro de 2006, pelas 11:35 (CET) chegava a San António, Ibiza, David Meca.
Meca, não optou por ir de avião nem de barco como faria o comum dos turistas. Meca talvez obcecado pelo excesso de poluição que as nossas sociedades enfrentam optou por fazer a viagem a Nado. Uma atitude sensata pensarão vocês! Para aqueles que ainda não deram conta do tamanho da façanha do nadador Espanhol, da Península, á mais noctívaga das baleares são cerca de uma centena de quilómetros.
Para entender melhor o sentido desta viagem é necessário conhecermos melhor o nadador. Meca é um daqueles desportistas, que sabem como poucos o que é o deporto e quão duro pode ser o caminho até ao estrelato, desde cedo se habituou a passar 6 a 8 horas por dia dentro de água. Como o nadador Catalão, há imensos desportistas no nosso país que passam horas e horas a treinar para que a maioria dos portugueses julguem o seu trabalho apenas pelo número de medalhas que conseguem num Campeonato Europeu ou nuns Jogos Olímpicos. Desporto, não são só as grandes competições mas sim a superação diária. Nesse campo temos em Portugal autênticos Heróis. Que treinam sem as condições mínimas e desesperam pelas insuficientes bolsas de alta competição.
Com cerca de 32 anos, Meca tem um currículo impressionante, fosse ele americano e seria um dos que mais ganharia em publicidade, pois o que este senhor faz é digno de filme. Meca foi dos poucos a fugir da Prisão de Alcatraz, atravessando a baía rumo a São Francisco, no entanto como qualquer preso que tentava fugir da Fortaleza ele também fez a travessia com as pernas acorrentadas. Atravessou o Canal da Mancha por mais de uma vez tentando superar o record de Chad Hundeby - feito que ainda não conseguiu, ligou as ilhas Canárias de La Gomera e Tenerife, e claro atravessou o estreito de Gibraltar. Tentou ainda encontrar o monstro do Loch Ness, no entanto as aguas gélidas, cerca de 5º e as péssimas condições meteorológicas revelaram-se um obstáculo demasiado grande, para levar a cabo a travessia com sucesso, depois de cinco horas a nadar começou a sentir os efeitos da hipotermia, e apesar das fortes dores nas mãos e cara, negava-se a abandonar a travessia, teve mesmo que ser enganado pela seu staff para abandonar.
Para ligar Jávea, província de Alicante a San António, Ibiza não foi necessário enganá-lo para desistir, pois fez os 110 kms de ligação – mais de 1 milhão de braçadas – em menos de 26 horas. Pelo caminho ficaram os cerca de 8 quilos que perdeu – quase tantos como os que teve que engordar para ganhar a gordura corporal suficiente para combater o frio e o desgaste físico. Como se advinha a travessia não foi fácil, teve que suportar as fortes correntes, o frio – que lhe provocou sintomas de hipotermia e um princípio de congelamento no ombro esquerdo. E, talvez os seus dois maiores inimigos dentro do mar – as medusas – que não pararam de lhe atacar a cara a única parte que sobressaía do fato, feito especialmente para esta jornada épica – e a escuridão profunda (pois a certa altura da noite os holofotes dos barcos de assistência pareceram coligar-se e falharam em uníssono) em pleno mar, algo que o assusta profundamente. Ao longo do percurso, o único combustível que o tuburão Catalão utilizou, foram as bananas Canárias e cerca de 30 litros de água e bebida isótonica. E assim lá se passou o tempo até chegar a Ibiza…


*Para além deste conjunto de desafios David Meca é o actual campeão mundial dos 25kms natação em águas abertas. Em 2003, em Barcelona, em águas que bem conhece foi 2º nos 25kms e 3º nos 10kms. E participou em mais de 30 eventos internacionais de natação. Em águas abertas nadou nos locais mais extremos, como por exemplo no Amazonas, rodeado de Piranhas.