sexta-feira, julho 21, 2006

Mundial de Basquetebol Japão 2006: Grupo A

Aí está o Mundial de Basquetebol, desta vez no país do sol nascente, o que é o mesmo que dizer no Japão. Sinal de que a FIBA quer expandir-se para novos mercados e que o novo mercado do Basquetebol é a Ásia. Yao Ming oblige...
Vamos então, como é da praxe no 1001, analisar as poules em que está organizado o campeonato.

Comecemos então pelo Grupo A, um dos grupos mais aliciantes, constituído por:
.
Argentina - Os actuais campeões olímpicos continuam tão potentes como sempre. Sem lesões nem renuncias de ultima hora (daquelas inesperadas e convenientes - especialmente para as equipas). Regressam Luis Scola (Tau Ceramica), Andres Nocioni (Chicago Bulls), Manu Ginobili (San Antonio Spurs) e outros 7 campeões de Atenas. A única dúvida prende-se com Pablo Prigioni, que se encontra lesionado. Uma equipa menos forte no jogo interior, com veteranos como Fabricio Oberto e Rubén Wolkowyski, que já se encontram perto do fim da carreira. Ficarem de fora do pódio será uma grande surpresa e uma enorme desilusão para uma das mais brilhantes selecções de Basquetebol dos últimos 20 anos.
.
França - São capazes do melhor e do pior. Têm dois dos jogadores "Não Americanos" da NBA mais talentosos, casos de Boris Diaw (Phoenix) e Tony Parker (San Antonio Spurs). O que significa que têm instruções para não se esforçarem muito de modo a não se lesionarem e arriscarem a próxima época. Além destes dois, de assinalar Mickaël Pietrus e Mickaël Gélabale. Um jogo interior ainda pior que o da argentina e que se limita a defender. Tony Parker jogou a alto nível esta época, tendo atingido o estatuto de All-Star na NBA. Contudo, foi eliminado muito cedo no Playoff pelo que a frustração que acumulou pela saída prematura poderá dar-lhe forças para a França atingir o pódio. As prestações da França sempre uma incógnita.
.
Sérvia e Montenegro - Os campeões de 1998 e 2002 dificilmente vão revalidar o seu título. Diversos factores contribuem para isso e a lista é grande:
1. Lutas interinas na federação com alguns antigos jogadores a tomar o poder e a remover a "velha guarda" que está na federação desde o tempo do Marechal Tito
2. Jogadores muito jovem que foram para a NBA e que não se desenvolveram nem como basquetebolistas nem principalmente como homens. O caso mais flagrante é o de Darko Milic que tendo sido escolhido na segunda posição do draft da NBA, raramente saia do banco dos Detroit Pistons.
3. As diversas convulsões políticas que levaram à divisão entre a Sérvia e o Montenegro.
4. Um campeonato pouco competitivo.
5. Quando os talentos não surgem têm de ser os veteranos a dar o passo em frente mas neste caso eles deram um passo atrás e fugiram. Pedja Stojakovic, Dejan Bodiroga, Zeljko Rebraca, Dejan Tomasevic, Milan Gurovic, Vlado Scepanovic, Vladimir Radmanovic, Marko Jaric e Milos Vujanic, um conjunto de jogadores muito talentosos que não vão ao Japão. E Kristic, que fez uma época muito positiva nos New Jersey Nets, também ameaça não ir. Será pois uma equipa muito jovem, inexperiente e imersa em problemas que desembarca no mundial. Para o 1001desportos a Sérvia não conta para o título.
.
Venezuela - Uma autêntica desconhecida. Já não existe o velho Carl Herrera. No confronto com o Nigéria será decidido quem passa aos oitavos-de-final.
.
Nigéria – Vão tentar, contra a Nigéria, a qualificação para os oitavos-de-final, mais do que isso será inesperado.
.
Líbano - Carne para Canhão . Provavelmente vai averbar 5 derrotas.
.
Previsão do 1001 desportos de classificação do grupo A do mundial do Japão:
1º Argentina
2º França
3º Sérvia e Montenegro
4º Nigéria
5º Venezuela
6º Líbano

5 Comments:

At 4:20 da tarde, julho 22, 2006, Anonymous Anónimo said...

u Zé goista do qui tú isquereve. u basquet é muinto baum disporto mais diviasse pudere jogare tamém cus peis i o guárdarredes divia andare cumas luva.

 
At 5:27 da tarde, julho 22, 2006, Anonymous Anónimo said...

O Carl Herrera também já não existe para a Nigéria?? Morreu?????

 
At 10:28 da tarde, julho 22, 2006, Anonymous Anónimo said...

Dizer que a Argentina não tem jogo interior, parece-me incorrecto, Luis Scola é no mínimo uma garantia de alto nível, quanto ao resto.... de acordo com a quase totalidade.

 
At 4:31 da tarde, julho 24, 2006, Blogger João Melo said...

Rui concedo nisso.e acrescento ainda noccioni.mas falava mais nos "cinco "puros" e duros.edu, se não compreendes o que eu escrevi,é um caso raro de iletracia..

 
At 7:48 da manhã, agosto 18, 2006, Anonymous Anónimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

 

Enviar um comentário

<< Home