segunda-feira, julho 24, 2006

47º Campeonato Europeu de Hóquei em Patins (Finais)

A Espanha venceu o seu 13º título europeu de Hóquei em Patins, 4º consectivo (igualou a sua melhor série), e finalmente ultrapassou a Inglaterra na lista de vencedores. As meias finais decorreram sem grandes surpresas com a Espanha a vencer naturalmente Portugal por 5-1 (Reinaldo Ventura marcou o golo de Portugal), apesar de ter sido um jogo equilibrado na 1ª parte, mas a superior qualidade e sobretudo experiência da selecção espanhola acabou por prevalecer, a Espanha marcou primeiro e depois "matou" como se esperava o jogo em contra-ataque, este resultado acaba por não ser nem surpreendente nem escandaloso, pois Portugal apresentou uma equipa jovem ainda sem capacidade para poder jogar de igual para igual com esta Espanha. Considero o resultado da final do Europeu de 2000 (3-6) bastante mais escandaloso que este, quando a experiente selecção portuguesa perdeu com a congénere espanhola que estava ainda em formação, numa noite desastrosa de Paulo Alves. Na outra meia-final aconteceu aquilo que teria que acabar por acontecer mais cedo ou mais tarde e a selecção italiana em claro declínio foi eliminada pela Suíça, que já merecia ver o seu esforço recompensado, o jogo terminou empatado 2-2 no final do tempo regulamentar e assim continuou no prolongamento, sendo decidido a favor da Suíça por 3-1 na marcação de grandes penalidades. Não posso dizer que seja uma surpresa completa pois já tinha previsto imensas dificuldades para a Itália neste jogo e como a Suíça é a boa selecção que não quis mostrar contra Portugal acaba por ser um resultado natural.

Na final a Espanha venceu a Suíça por 2-0 e conquistou o Campeonato Europeu tal como era previsível antes da competição iniciar, a Suíça está de parabéns por atingir a sua segunda final ao repetir o feito de 1937, contudo ainda está uns furos abaixo das grandes selecções e para isso contribui o seu fraco campeonato interno. Foi a primeira vez desde 1981 que uma selecção para além dos 'três grandes' atinge o pódio do Europeu, na altura a Holanda ficou em 3º à frente da Itália, e apenas a terceira vez desde a II GM que a final não é disputada por duas destas selecções, as outras "intrometidas" foram Bélgica em 1947 e Inglaterra em 1948. Na luta pelo terceiro lugar Portugal venceu a Itália 5-4 (com golos de Sérgio Silva (2), Ricardo Barreiros e Vítor Hugo (2)), apesar do resultado equilibrado Portugal foi sempre uma equipa superior à Itália. Portugal acabou por ser a segunda melhor equipa do campeonato apesar de se ter classificado atrás da Suíça, equipa a quem ganhou por 7-0. A Itália que não teve vergonha em humilhar-se durante o campeonato acabou por sair justamente ainda mais humilhada deste Europeu que organizou. Apesar de ter poupado os golos contra a Áustria foi um jogador italiano que se sagrou o melhor marcador do campeonato, Francesco Dolce com 12 golos, o único ponto de honra na participação da equipa da casa.

Em relação às outras equipas destaque para a França que como era esperado depois de ter perdido o seu campeonato (com a Suíça e que como se pode ver poderia ter repercussões superiores) garantiu a 5ª posição. Quem surpreendeu realmente foi a selecção inglesa, treinada pelo português Carlos Amaral, ao terminar na 6ª posição quando tinha sido a única equipa a não se qualificar para os quartos-de-final (resultado de ter jogado no grupo de França e Espanha), venceu todos os jogos da poule final (onde venceu a Áustria por 6 golos mais dois que a Itália), esta que é uma selecção muito jovem e não é a principal do país, pois esses estão a "poupar" dinheiro para poder participar no próximo Mundial. A Alemanha apresentou-se mais fraca que há 2 anos atrás e classificou-se em 7º lugar. De Andorra esperava-se o 6º lugar mas terminou em 8º, talvez devido a ter sido a única a ter que realizar 4 jogos nesta fase, venceu a Áustria e perdeu os restantes jogos por um golo de diferença, depois de ter perdido apenas por três contra Portugal e dois contra a Suíça, é uma selecção com algum futuro mas tem que aprender a atacar tão bem como defende. A Áustria como se esperava foi a última classificada perdendo todos os jogos, saí tendo como melhor resultado o jogo contra a Itália (0-4).


Poule de apuramento do 5º lugar ao 9º lugar
21 de Julho
França 2-0 Alemanha
Andorra 9-3 Áustria
Inglaterra 2-1 Alemanha
Andorra 2-3 França
22 de Julho
Inglaterra 3-2 Andorra
Áustria 0-8 França
Alemanha 1-0 Andorra
Áustria 4-10 Inglaterra

Meias-Finais
21 de Julho
Espanha 5-1 Portugal
Suíça 2-2 (3-1) Itália

22 de Julho
Apuramento do 3º lugar
Portugal 5-4 Itália

Final
Espanha 2-0 Suíça

Classificação:
1. Espanha
2. Suíça
3. Portugal
4. Itália
5. França (12 pts)
6. Inglaterra (9 pts)
7. Alemanha (6 pts)
8. Andorra (3 pts)
9. Áustria (0 pts)

7 Comments:

At 3:59 da tarde, julho 25, 2006, Anonymous Anónimo said...

Pena no Brasil esse desporto não estar ainda muito divulgado quando somos uma das melhores selecções do Mundo, só aqui em Portugal é que consigo assistir ao hóquei. pró ano o Benfica vai ter um timão com esses jovens aí: Carlos Silva, Ricardo Barreiros, Valter Neves, Vítor Hugo, Carlitos. Podem dar que falar!

 
At 9:21 da tarde, julho 25, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Não sei se será já no próximo ano que o Benfica vai estar mas está a criar uma boa equipa, no entanto, é cedo para começar a ganhar títulos pois ainda lhe falta alguma experiência.

Tenho pena que o Rui Ribeiro tenha sido emprestado, acho que é melhor jogador que o Pedro Afonso (que é muito mais apreciado pela crítica, mas na minha opinião é um jogador regular que nunca será um grande jogador). Isto apesar de serem jogadores de características opostas.

 
At 2:14 da tarde, julho 26, 2006, Anonymous Anónimo said...

É cara me esqueci do Pedro Afonso, mas eu considero ele bom jogador, é discreto mas muito útil, complementa bem o jogo do Valter Neves. O Rui Ribeiro é bem diferente ele joga mais como o Ricardo Pereira e o Tó Neves, não vejo ele como sendo tão bom como eles, apesar de bom jogador é algo inseguro.

Parabéns pelos seus posts sobre o Hóquei.

 
At 2:42 da tarde, julho 26, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Obrigado!

Foram talvez os artigos que me foram mais fáceis de escrever, foi só chegar e começar a escrever os meus pensamentos, quando ia a ver já tinha um texto enorme, quando pensava que ia escrever um parágrafo.

 
At 11:28 da manhã, agosto 05, 2006, Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

 
At 9:19 da tarde, agosto 09, 2006, Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

 
At 3:14 da tarde, dezembro 24, 2006, Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site...
» »

 

Enviar um comentário

<< Home