quinta-feira, abril 20, 2006

Tiques e pintas... com mística

No artigo anterior (http://1001desportos.blogspot.com/2006/04/tiques-e-pintas.html) tentei expor o meu ponto de vista acerca das modas de alguns atletas mais mediáticos e como isso pode não ser apenas uma questão de gosto pessoal fazendo a ligação com a componente comercial.
Neste artigo vou tentar debruçar-me sobre o aspecto mais místico das modas, o mais inconsciente que envolve os colectivos. Para isso vou-me apoiar em diversos exemplos para chegar à conclusão que alguns desportistas tomam certas acções rotineiras não apenas por questões financeiras.
Talvez o que atravessa mais transversalmente todas as modalidades seja o uso de chinelos independentemente da situação em que se esteja. É frequente ver-se atletas profissionais passearem em centros comerciais (talvez para comprarem jogos para a PlayStation) calçados com o referido artigo mais usado em praias e piscinas por pessoas normais.
Algo que também é visto em atletas de várias modalidades, embora muito frequente no futebol, é a componente religiosa. Quem ainda não viu a entrada em campo das equipas com os jogadores a benzerem-se? E para além da pura religião ainda existe a superstição, entrar com o pé direito, criar um ritual para diferentes situações do jogo e mantê-lo sempre como por exemplo a celebração dos golos. Para além do futebol é possível ver este tipo de comportamentos noutras modalidades mas não tão usual talvez devido ao estrato social de onde são oriundos os futebolistas – lembro que o futebol é reconhecidamente o jogo do povo a nível mundial.
Como ex praticante de andebol não posso deixar de referir alguns comportamentos mais habituais, o que mais facilmente se repara é que os andebolistas não têm cuidados com a sua imagem aparecendo frequentemente nos jogos com a barba por fazer e o cabelo esguedelhado ao contrário de outros desportistas que entram no jogo como se fossem sair à noite. É também frequente ver estes jogadores com a cabeça rapada mas não posso dizer que seja exclusivo dos andebolistas.
Há ainda os basquetebolistas que usam sempre as roupas, nomeadamente os calções, acima do seu número. É algo que me transtorna visto que pode limitar os movimentos mas a verdade é que quase todos o fazem, até os brancos. Talvez seja uma moda importada do movimento Hip-Hop já que quando vejo vídeos do saudoso Magic Johnson reparo que os equipamentos eram bem justos o que até ficava um pouco abichanado!
Outro comportamento que salta à vista nos jogadores de basquetebol é o contínuo exagero de expressões “americanas” no discurso, mais um comportamento também verificado na moda Hip-Hop.
Vou agora abordar um comportamento que, além de me perturbar, irrita-me profundamente. Refiro-me aos jogadores de críquete que fazem desporto vestidos com pullover’s de malha! Ou, pelo menos, faziam! Ora isto é altamente atrofiante, esta gente não entra em campo a mostrar ao adversário que pretende fazer tudo para ganhar o jogo. Talvez devam observar alguns jogos da selecção neozelandesa de rugby, nomeadamente o Haka, ritual do início dos jogos.
Algo que também atinge a minha sensibilidade é a “impossibilidade” dos jogadores de futsal se tratarem pelo seu nome de nascença. Aranha, Jardel, Bulldog, Júnior, Pica-Pau são só alguns exemplos de alcunhas de jogadores dos quais não conhecemos o verdadeiro nome. Para além desta anormalidade, não deixo de fazer a ligação entre estes jogadores e os carros alterados (Tunning), porque será?
Enfim... exemplos como estes não faltam nas mais diversas modalidades. Desafio os leitores para participarem neste artigo através do comentário para expor exemplos que possam considerar desviantes noutras modalidades.

4 Comments:

At 10:20 da manhã, julho 07, 2006, Blogger Martins Pringles said...

Pois esses jogadores de Críquete para além de jogarem um Desporto aborrecido que demora dias ainda chegam lá como quem diz: "vou estar dias a jogar este Desporto aborrecido, mas estou bem agazalhadinho!"

Já os jogadores de Futsal têm esses nomes porque são brasileiros, só Jardel é que não é... mas queria ser para ver se jogava alguma coisa de jeito.

 
At 10:21 da manhã, julho 07, 2006, Anonymous Anónimo said...

esses gajos do futsal são todos uns abichanados que queriam ser jogadores de futebol a sério mas nunca conseguiram

 
At 9:11 da tarde, julho 07, 2006, Anonymous Anónimo said...

entao e o BIBI??

oh BIBI... faz-me um...

 
At 9:11 da tarde, julho 07, 2006, Anonymous Anónimo said...

Eu coloco em cena a sueca!
Se repararem com atenção vão ver que os jogadores de suéca mais experientes têm a superstição de jogar em locais comerciais onde a higiene é constantemente descorada e onde o cheiro a coiratos e pataniscas abunda. E mais, são tão supersticiosos que no auge das suas carreiras (muitos anos atrás) as moscas abundavam, então ainda hoje sacodem as moscas batendo com a mão no ombro, no nariz e piscando os olhos e batendo com as cartas com força na mesa!

 

Enviar um comentário

<< Home