domingo, maio 21, 2006

Dee Caffari, a primeira mulher em "wrong way"

A inglesa Dee Caffari, professora de educação física de Hampshire, converteu-se na passada quinta-feira, na primeira mulher a dar a volta ao mundo em vela, sem escalas e com ventos e correntes contrários (“wrong way trip”), seguindo os passos do seu mentor Sir Chay Blyth, que em 1971 foi o primeiro velejador a conseguir tal proeza. Dee Caffari terminou a sua viagem épica a bordo do veleiro Aviva, em Lizard, na Cornualha inglesa, ou melhor na linha imaginária que liga o Cabo Lizard e Ushant na França, depois de ter percorrido cerca de 54 000 km, em 178 dias de navegação solitária.

A viagem em “wrong way” de Caffari teve inicio a 20 de Novembro de 2005, com a saída dada à passagem da linha imaginária entre Lizard e Ushant, depois de atravessar as águas sempre congestionadas do Canal da Mancha, Dee rumou a sul em direcção ao Cabo Horn, ao 17º dia de navegação atravessava, a também imaginária linha do Equador e passado 44 dias de viagem já se encontrava a contornar a América do Sul rumo a oeste, uma das zonas mais perigosas para a navegação. Rumou a oeste serpenteando pelas águas geladas da Antártida em direcção ao continente Austral, contornou o australiano Cabo Leeuviw, em direcção ao tão antigo Cabo das Tormentas, agora Cape of Good Hope para os ingleses que como Caffari procuram no mar os seus maiores desafios. Ao 133º dia, Dee passava o Cabo da Boa Esperança, com a sensação de que a sua pátria natal estava ao virar da esquina, sensação que materializou dia 18 de Maio, quando chegou a solo inglês, depois de uma viagem de 178 dias, 3 horas, 6 minutos e 15 segundos.

Dee Caffari, é assim a primeira mulher a conseguir concluir este desafio, que teve a sua génese na volta ao mundo que Sir Chay Blyth idealizou e concluiu em 1971, na altura Blyth demorou 292 dias para completar a sua viagem sem escalas em “wrong way”. O seu record duraria durante 21 anos, até Mike Golding fazer a sua “wrong way” em apenas 161 dias. Em 2000 o francês Philippe Monnet melhorou o record de Golding em 10 dias, e em 2004 na sua 4ª tentativa para bater o record de Monnet, Jean Luc Van Den Heede estabeleceu um novo máximo de 122 dias, 14 horas, 3 minutos e 49 segundos, a bordo do veleiro Adrien.





http://www.avivachallenge.com/

Fotos (avivachallenge.com): Dee Caffari e Sir Chay Blyth; Saída Canal da Mancha; Dia a dia de Dee Caffari; Dee Caffari Nova Zelândia; Veleiro Aviva .

4 Comments:

At 10:22 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

Bravo per la Caffari! ha stato molto brava!

 
At 10:23 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

é caso pa dizer, granda mulher ;)
abraço

 
At 10:23 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

E ainda por cima a Sra. é toda giraça, n tem mais fotografias?!

 
At 10:33 da manhã, abril 26, 2007, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! toys

 

Enviar um comentário

<< Home