sexta-feira, maio 19, 2006

Lebron James VS Michael Jordan




Quando Lebron James chegou à NBA , foi o protagonista da capa da prestigiada revista Sports Illustrated , em que o apresentava como o " Chosen One " - o escolhido.
De certeza que muitos sorrisos de desdém assomaram na cara de muitos comentadores. E pessoalmente , confesso que foi um exagero. Razões ? Basicamente porque Lebron ainda não tinha demonstrado nada. De recordar que " aterrou " na NBA directamente do High School ( para os menos familiarizados com os termos , o High School é o equivalente à Escola Secundária..), tinha 18 anos e tinha toda a pressão mediática de ser o Numero 1 do Draft . E existe toda uma história enorme de "falhanços" de números 1 do draft ...
Michael Jordan foi diferente. Quando " chegou ", já tinha toda uma carreira. Jogou na Universidade de North Carolina , ao lado de Sam Perkins e de James Worthy ( o fiel escudeiro de Magic Johnson , conhecido pelos seus óculos esquisitos ) ,tendo marcado o cesto da vitória no campeonato da NCAA de 1982 , contra a Universidade de Georgetown , de Patrick Ewing. E fez parte da equipa que ganhou os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984.Sem duvida uma das grandes equipas que os EUA já apresentaram.Com este curriculum , foi naturalmente escolhido numa posição alta do Draft - Terceira - ,mas fugindo dos holofotes , sendo que a pressão ficou toda sob os ombros de Hakeem Olajuwan ( um dos grande postes da História ) e Sam Bowie ( um dos grandes fiascos da NBA ) , que foram escolhidos nas duas primeiras posições , respectivamente pelos Houston Rockets e pelos Portland Trail Blazers.
Vamos continuar então esta viagem pelo tempo e ver como decorreu a época de Rookie destas duas estrelas. Temos de fazer um ponto de situação aqui. E dizer que a época de Rookie é muito complicada. Porque ...a vida é assim !Não é fácil .E quando um jogador novo chega a uma equipa nova ( qualquer que seja , com que estatuto chega... ) ele tem de mostrar que é bom. Para merecer que lhe passem a bola. Porque quem joga na NBA, facilmente percebe uma coisa : jogador novo na euqipa é para tirar o lugar a alguém. O que implica menos tempo de jogo , menos pontos marcados ...e um contracto com menos dólares. Resultado : os rookies são alvo de "um teste " ao longo de toda a época, com muita "trash talk " para saberem se são confiáveis .Não é por acaso que muitos jogadores, hoje considerados Estrelas quando analisando a sua carreira , reparamos que o primeiro ano se caracteriza por estatísticas modestas.
Lebron tinha um estatuto diferente . E foi muito protegido , tanto pelos Cleveland Cavaliers , como pela própria NBA. Tinha-se de proteger a qualquer custo a galinha dos ovos. Ainda mais numa altura em que as audiências televisivas dos jogos da NBA estavam a cair a pique..
Foi um "Chegar , Ver e Vencer ".Todos lhe passavam a bola e foi eleito o Rookie do Ano da época de 2003/2004.O resultado colectivo não foi brilhante .Não chegaram aos Playoffs. Mas os "Cav's" conquistaram à vontade pelo menos , mais 15 vitórias relativamente à época passada. Verdade seja dita .Na altura os Cav's eram tão mauzinhos , que não havia ninguém que lhe fizesse sombra. Assim era fácil ser rei..e Rookie.
Quanto a Michael Jordan , os Bulls já eram uma equipa mais competitiva. Tinham alguns jogadores e jogavam numa grande cidade , enquanto Cleveland , nos EUA é considerada uma cidade de Província.
A luta para Michael seria mais difícil. Teria de lidar com o facto de ser um Rookie , ter já alguns companheiros consagrados e uma comunicação social forte ,poderosa... e sedenta de sangue.
Tal como Lebron , Rookie do Ano.Com números muito bons!30 pontos de média para um Rookie..é para muito ,muito poucos. E os Bulls de volta aos Playoffs.
Lebron só este ano consegui meter os "Cav's" nos Playoffs. O que é mesmo que dizer que só no terceiro ano é que o sucesso colectivo se casou com o sucesso individual. Que era cada vez mais .Este ano tornou-se o 3º jogador da história da NBA a atingir as médias de pelo menos 30 PPG , 6 Rpg e 6 Apg.Os outros dois ?Oscar Robertson e ...Michael Jordan.
Quanto a Michael o seu inicio de carreira foi um tanto agridoce. Vencedor nato e compulsivo, para ele era uma frustração enorme ser sempre barrado nos Playoffs ou pelos Boston Celtics do grande Larry Bird ou pelos Pistons de Isiah Thomas .Resultado: como tinha muito poder, "despedia" sucessivamente os treinadores .Até que chegaram algumas pessoas. Scottie Pippen ,Horace Grant e principalmente o "Zen Master", Phil Jackson. Estes foram aqueles que lhe permitiram ser conquistar 6 titulos de Campeão da NBA e ser considerado o melhor jogador de sempre da NBA.
Quanto a Lebron..julgo que está no bom caminho para ter uma carreira como a do seu idolo.Sim , Michael Jordan foi o ídolo de Lebron. Não é à toa que Lebron utiliza o "23", que era o numero de Michael .Todo o seu jogo é baseado em Michael. Penetrações , afundanços ,versatilidade, coragem para entrar para o cesto, grande capacidade defensiva. Até os defeitos são iguais. O que é o mesmo que dizer que não é um bom lançador. Michael só começou a ser um bom lançador quando os seus problemas de joelho o forçaram a afastar-se do cesto e a aprimorar os seus lançamentos de longa distância.
Os dados estão lançados. A ver vamos se Lebron consegue levar os Cav's ao titulo.

9 Comments:

At 10:26 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

Excelente Post!!!!!!!!

Continuem!

 
At 10:27 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

fixe. mas maus lançadores???

 
At 10:27 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

Lebron James é muito mais lançador exterior do que Michael Jordan era no início da carreira, no entanto falta saber se Lebron tem a mesma capacidade de Jordan nos chamados "intangíveis", ou seja naquilo que não se pode medir, contar, etc.

Lebron é um excelente jogador, falta saber até onde poderá ir, Michael foi o melhor jogador de todos os tempos....

Poderá vir a ser substituido?

 
At 10:28 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

mais uma vez, excelente artigo.
não esquecer que michael jordan foi consecutivamente durante anos um dos melhores defensores da liga e essa caracteristica (que tambem era muito forte em scottie pippen) deu-lhes não só os aneis como tambem o dominio absoluto. lebron james ainda nao atingiu essa nivel de capacidade defensiva que se possa igualar ao melhor de sempre mas tambem temos que repara que lebron james teve menos 5 anos de experiencia aquando da sia entrada na nba!!!
o meu prognostico é que lebron james vai ser campeao mais novo do que michael jordan foi, aé porque este ano já vão nas meias-finais de conferencia e estao a um jogo de chegar à final de conferencia!

 
At 10:28 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

muito giro mas muito mal escrito

 
At 10:28 da manhã, julho 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

Lebron James é já hoje melhor que Jordan. de facto ainda nao é tao bom defensor... mas nao se esqueçam da idade...e é já hj um grande defensor!

 
At 11:11 da tarde, janeiro 03, 2007, Anonymous Anónimo said...

LeBron sempre foi um eximio lançador... Na Universidade lançava a 1 metro da linha de triplo sem qualquer dificuldades.

 
At 9:01 da tarde, fevereiro 21, 2007, Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work » »

 
At 6:54 da tarde, maio 27, 2011, Anonymous Anónimo said...

Lembron James THE KIIIING!

 

Enviar um comentário

<< Home