Corona Rali do México
Foi de 3 a 5 de Março que esta prova foi para a estrada. O Rali do México, 3ª prova do mundial, é um rali em tudo idêntico ao de Portugal na medida em que é corrido sobre terra com algumas pedras e em etapas bastante acidentadas quanto ao seu desnível, no entanto, devido à elevada altitude onde é disputado o rali, os motores têm dificuldade em ser tão competitivos como noutros países chegando a perder vinte por cento de potência devido à raridade do ar. É apenas a terceira vez que este rali é pontuável para o mundial tendo Markko Martin ganho a prova de 2004 em Ford Focus WRC e Petter Solberg a do ano passado em Subaru Impreza WRX, será que foi desta que Sebastien Loeb conseguiu ganhar onde é especialista, na terra?
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A primeira etapa começou com um renovado Petter Solberg na frente e ao ataque ganhando as 4 primeiras especiais sempre com Hirvonen na sua peugada. Grönholm, que se mantinha na 3ª posição à frente do rival Loeb, saiu de estrada na 4ª especial ficando atolado numa vala capotado. Viria a reentrar na prova no segundo dia através da possibilidade SuperRali tal como Atkinson que saiu de estrada na especial seguinte após embater numa pedra. Loeb começou o ataque na 5º especial ganhando mais de 9 segundos ao líder Solberg e quase 13 na seguinte. À chegada à superespecial de Nextel, Stohl era 4º a 1 minuto e 49 segundos da liderança seguido do espanhol Sordo a fazer um excelente rali a 6,8 segundos do austríaco. A superespecial serviu para o líder perder mais alguns segundos para a concorrência ele que vinha correndo doente com sintomas de febre. Para o resto do rali perfilavam-se os 3 favoritos Solberg em Subaru Impreza, Hirvonen em Ford Focus e Loeb em Citroën Xsara com menos de 10 segundos de diferença entre si.
Na 1ª especial do segundo dia grandes alterações ocorreram na frente da classificação. Loeb pulverizou a concorrência ganhando mais de 10 segundos a Solberg, 2º da especial, e passando para a liderança do rali. O norueguês viria a queixar-se da escolha de pneus tal como tinha feito na tarde do dia anterior. Hirvonen, como que a imitar o colega de equipa no dia anterior, saiu de estrada capotando o seu Focus e não conseguiu voltar, o mesmo aconteceu ao Focus de Matthew Wilson que era 6º quando se despistou. Os dois Focus viriam a reentrar no rali através da regra SuperRali. Daí em diante a prova estava bipolarizada com Solberg a esforçar-se por manter o ritmo do francês mas com muitos azares a atrasarem-no, na 9ª especial atropelou um cão danificando a frente e na 13ª perdeu a direcção assistida ao embater numa pedra. Curiosamente todos os pilotos tiveram que abrandar o ritmo na 13ª especial devido à passagem de vacas pela estrada. O dia viria a acabar com uma nova passagem pela superespecial de Nextel e com Loeb à frente de Solberg por 37,7 segundos. Sordo continuava a disputar o pódio com Stohl a 32,2 segundos deste e Atkinson e Grönholm eram 10º e 11º respectivamente.
Finalmente as últimas 3 especiais no Domingo com Loeb favorito à inédita vitória final. A etapa começou com muito pó na 15ª especial em que vários pilotos tiveram mesmo que parar devido à total perda de visibilidade. Loeb ganhou a especial deixando Solberg a mais de 12 segundos e a mais de 50 na geral. A recuperação de Atkinson e Grönholm permitiu-lhes chegar ao 7º e 8º posto respectivamente e pontuar. O espanhol Dani Sordo, apesar de ter feito um excelente rali, não conseguiu destronar Stohl do pódio (lembro que Sordo ainda disputa o Junior-WRC). Outra excelente prestação foi a do irlandês Gareth MacHale em Ford Focus que obteve a 6ª posição mas, mais que isso, foi o primeiro Focus da classificação.
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A primeira etapa começou com um renovado Petter Solberg na frente e ao ataque ganhando as 4 primeiras especiais sempre com Hirvonen na sua peugada. Grönholm, que se mantinha na 3ª posição à frente do rival Loeb, saiu de estrada na 4ª especial ficando atolado numa vala capotado. Viria a reentrar na prova no segundo dia através da possibilidade SuperRali tal como Atkinson que saiu de estrada na especial seguinte após embater numa pedra. Loeb começou o ataque na 5º especial ganhando mais de 9 segundos ao líder Solberg e quase 13 na seguinte. À chegada à superespecial de Nextel, Stohl era 4º a 1 minuto e 49 segundos da liderança seguido do espanhol Sordo a fazer um excelente rali a 6,8 segundos do austríaco. A superespecial serviu para o líder perder mais alguns segundos para a concorrência ele que vinha correndo doente com sintomas de febre. Para o resto do rali perfilavam-se os 3 favoritos Solberg em Subaru Impreza, Hirvonen em Ford Focus e Loeb em Citroën Xsara com menos de 10 segundos de diferença entre si.
Na 1ª especial do segundo dia grandes alterações ocorreram na frente da classificação. Loeb pulverizou a concorrência ganhando mais de 10 segundos a Solberg, 2º da especial, e passando para a liderança do rali. O norueguês viria a queixar-se da escolha de pneus tal como tinha feito na tarde do dia anterior. Hirvonen, como que a imitar o colega de equipa no dia anterior, saiu de estrada capotando o seu Focus e não conseguiu voltar, o mesmo aconteceu ao Focus de Matthew Wilson que era 6º quando se despistou. Os dois Focus viriam a reentrar no rali através da regra SuperRali. Daí em diante a prova estava bipolarizada com Solberg a esforçar-se por manter o ritmo do francês mas com muitos azares a atrasarem-no, na 9ª especial atropelou um cão danificando a frente e na 13ª perdeu a direcção assistida ao embater numa pedra. Curiosamente todos os pilotos tiveram que abrandar o ritmo na 13ª especial devido à passagem de vacas pela estrada. O dia viria a acabar com uma nova passagem pela superespecial de Nextel e com Loeb à frente de Solberg por 37,7 segundos. Sordo continuava a disputar o pódio com Stohl a 32,2 segundos deste e Atkinson e Grönholm eram 10º e 11º respectivamente.
Finalmente as últimas 3 especiais no Domingo com Loeb favorito à inédita vitória final. A etapa começou com muito pó na 15ª especial em que vários pilotos tiveram mesmo que parar devido à total perda de visibilidade. Loeb ganhou a especial deixando Solberg a mais de 12 segundos e a mais de 50 na geral. A recuperação de Atkinson e Grönholm permitiu-lhes chegar ao 7º e 8º posto respectivamente e pontuar. O espanhol Dani Sordo, apesar de ter feito um excelente rali, não conseguiu destronar Stohl do pódio (lembro que Sordo ainda disputa o Junior-WRC). Outra excelente prestação foi a do irlandês Gareth MacHale em Ford Focus que obteve a 6ª posição mas, mais que isso, foi o primeiro Focus da classificação.
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Classificação geral do rali:
1º - Sebastien Loeb / Daniel Elena (Citroën Xsara WRC) 3:47:08,8
2º - Petter Solberg / Phill Mills (Subaru Impreza WRC 2006) +48,9
3º - Manfred Stohl / Ilka Minor (Peugeot 307 WRC) +4:39,1
4º - Daniel Sordo / Marc Marti (Citroën Xsara WRC) +5:27,7
5º - Henning Solberg / Cato Menkerud (Peugeot 307 WRC) +12:35,4
6º - Gareth MacHale / Paul Nagle (Ford Focus RS WRC 05) +16:02,3
7º - Chris Atkinson / Glenn MacNeall (Subaru Impreza WRC 2006) +20:39,5
8º - Marcus Grönholm / Timo Rautiainen (Ford Focus RS WRC 06) +21:44,2
1º - Sebastien Loeb / Daniel Elena (Citroën Xsara WRC) 3:47:08,8
2º - Petter Solberg / Phill Mills (Subaru Impreza WRC 2006) +48,9
3º - Manfred Stohl / Ilka Minor (Peugeot 307 WRC) +4:39,1
4º - Daniel Sordo / Marc Marti (Citroën Xsara WRC) +5:27,7
5º - Henning Solberg / Cato Menkerud (Peugeot 307 WRC) +12:35,4
6º - Gareth MacHale / Paul Nagle (Ford Focus RS WRC 05) +16:02,3
7º - Chris Atkinson / Glenn MacNeall (Subaru Impreza WRC 2006) +20:39,5
8º - Marcus Grönholm / Timo Rautiainen (Ford Focus RS WRC 06) +21:44,2
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Classificação do mundial de pilotos:
1º - Sebastien Loeb (França) 26 pontos
2º - Marcus Grönholm (Finlândia) 21 pontos
3º - Manfred Stohl (Áustria) 11 pontos
4º - Petter Solberg (Noruega) 10 pontos
5º - Toni Gardmeister (Finlândia) 6 pontos
6º - Daniel Sordo (Espanha) 6 pontos
7º - Daniel Carlsson (Suécia) 6 pontos
8º - Chris Atkinson (Austrália) 5 pontos
9º - Gigi Galli (Itália) 5 pontos
10º - Henning Solberg (Noruega) 5 pontos
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Classificação do mundial de marcas:
1º - Kronos Total Citroën WRT, 34 pontos
2º - BP Ford WRT, 30 pontos
3º - OMV Peugeot Norway, 21 pontos
4º - Subaru WRT, 20 pontos
5º - Stobart VK M-Sport Ford, 9 pontos
6º - Red Bull Skoda Team, 3 pontos
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Parabens pelo artigo. As fotos estão excelentes.
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