Uddeholm Rali da Suécia
Correu-se, de 3 a 5 de Fevereiro, o Rali da Suécia, 2ª prova a contar para o mundial da especialidade.
Este rali é único relativamente às suas características e, poderá mesmo chamar-se elitista, na medida em que é conhecido por ser ganho apenas por pilotos escandinavos (tradição quebrada pelo francês Sebastien Loeb em Citroën Xsara em 2004). O rali da Suécia é o único corrido apenas sobre neve e para isso os pilotos utilizam pneus mais finos (deslizam menos) e com pequenos “pregos” para melhor tracção. Apesar destas técnicas os carros deslizam bastante e é preciso ter talento pare se ganhar aqui.
O campeão, Loeb, é sempre favorito em todas as provas que compete, no entanto, na Suécia tem que se contar com todos os escandinavos com Grönholm à cabeça.
Este rali é único relativamente às suas características e, poderá mesmo chamar-se elitista, na medida em que é conhecido por ser ganho apenas por pilotos escandinavos (tradição quebrada pelo francês Sebastien Loeb em Citroën Xsara em 2004). O rali da Suécia é o único corrido apenas sobre neve e para isso os pilotos utilizam pneus mais finos (deslizam menos) e com pequenos “pregos” para melhor tracção. Apesar destas técnicas os carros deslizam bastante e é preciso ter talento pare se ganhar aqui.
O campeão, Loeb, é sempre favorito em todas as provas que compete, no entanto, na Suécia tem que se contar com todos os escandinavos com Grönholm à cabeça.
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A prova começou com Grönholm ao ataque vencendo as 2 primeiras especiais sempre com Loeb a segui-lo e à terceira foi a vez de Gigi Galli vencer a especial surpreendentemente. Apesar de Loeb ganhar as últimas 3 especiais do dia seria Grönholm a acabar a primeira etapa na frente com 10,2 segundos de avanço sobre o francês e 57,5 sobre o italiano Galli da Mitsubishi. Os problemas mecânicos dos 2 Subarus atiraram com Petter Solberg e Chris Atkinson para o fundo da classificação a 5 minutos e 55 segundos e a 7 minutos e 43 segundos do líder respectivamente.
O segundo dia foi de domínio quase absoluto de Grönholm que venceu as primeiras 5 especiais e secundou Loeb nas 2 últimas. Os dois OMV-Peugeot de Henning Solberg e Manfred Stohl despistaram-se nesta etapa com sortes diferentes, Solberg desceu de 6º para 9º e Stohl abandonou por ter o carro preso numa vala, viria a reintegrar o rali na terceira etapa através da possibilidade "super-rali". Petter Solberg continuou a ter problemas mecânicos que o atrasaram, desta vez foi a caixa de velocidades que cedeu. O segundo dia chega ao fim com Grönholm à frente de Loeb por 25,1 segundos e Daniel Carlsson, a mais de 2 minutos do finlandês, em 3º à frente de Gigi Galli por 0,3 segundos. Atrás Ekström, Tuohino, K. Sohlberg, Râdström, H. Solberg, Katajamäki, Pons e Joge lutam pelas últimas 4 posições pontuáveis.
Na última etapa deste rali Loeb entrou ao ataque ganhando as 3 primeiras especiais e foi, precisamente, na terceira classificativa do dia que Grönholm perdeu 9 segundos para o francês devido a problemas mecânicos. Parte do óleo hidráulico perdeu-se pelo pára-brisas diminuindo a visibilidade, o finlandês perdeu o diferencial activo central para o resto da especial bem como teve que continuar com a caixa de velocidades manual. Após a assistência o finlandês ganhou as últimas 3 especiais garantindo a vitória final. À entrada para a 19ª especial, Malta2, o sueco Carlsson tinha 0,2 segundos de avanço para o italiano Galli que consolidou garantindo a última posição do pódio. Petter Solberg foi excluído do rali por não ter iniciado a 18ª especial no tempo permitido. Matias Ekström abandonou com problemas eléctricos quando ocupava o 5º lugar.
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A prova começou com Grönholm ao ataque vencendo as 2 primeiras especiais sempre com Loeb a segui-lo e à terceira foi a vez de Gigi Galli vencer a especial surpreendentemente. Apesar de Loeb ganhar as últimas 3 especiais do dia seria Grönholm a acabar a primeira etapa na frente com 10,2 segundos de avanço sobre o francês e 57,5 sobre o italiano Galli da Mitsubishi. Os problemas mecânicos dos 2 Subarus atiraram com Petter Solberg e Chris Atkinson para o fundo da classificação a 5 minutos e 55 segundos e a 7 minutos e 43 segundos do líder respectivamente.
O segundo dia foi de domínio quase absoluto de Grönholm que venceu as primeiras 5 especiais e secundou Loeb nas 2 últimas. Os dois OMV-Peugeot de Henning Solberg e Manfred Stohl despistaram-se nesta etapa com sortes diferentes, Solberg desceu de 6º para 9º e Stohl abandonou por ter o carro preso numa vala, viria a reintegrar o rali na terceira etapa através da possibilidade "super-rali". Petter Solberg continuou a ter problemas mecânicos que o atrasaram, desta vez foi a caixa de velocidades que cedeu. O segundo dia chega ao fim com Grönholm à frente de Loeb por 25,1 segundos e Daniel Carlsson, a mais de 2 minutos do finlandês, em 3º à frente de Gigi Galli por 0,3 segundos. Atrás Ekström, Tuohino, K. Sohlberg, Râdström, H. Solberg, Katajamäki, Pons e Joge lutam pelas últimas 4 posições pontuáveis.
Na última etapa deste rali Loeb entrou ao ataque ganhando as 3 primeiras especiais e foi, precisamente, na terceira classificativa do dia que Grönholm perdeu 9 segundos para o francês devido a problemas mecânicos. Parte do óleo hidráulico perdeu-se pelo pára-brisas diminuindo a visibilidade, o finlandês perdeu o diferencial activo central para o resto da especial bem como teve que continuar com a caixa de velocidades manual. Após a assistência o finlandês ganhou as últimas 3 especiais garantindo a vitória final. À entrada para a 19ª especial, Malta2, o sueco Carlsson tinha 0,2 segundos de avanço para o italiano Galli que consolidou garantindo a última posição do pódio. Petter Solberg foi excluído do rali por não ter iniciado a 18ª especial no tempo permitido. Matias Ekström abandonou com problemas eléctricos quando ocupava o 5º lugar.
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Classificação do rali:
1º - Marcus Grönholm / Timo Rautiainen (Ford Focus RS WRC 06) 3:09:01,9
2º - Sebastien Loeb / Daniel Elena (Citroën Xsara WRC) +30,9
3º - Daniel Carlsson / Bo Holmstrand (Mitsubishi Lancer WR05) +2:56,8
4º - Gigi Galli / Giovanni Bernacchini (Mitsubishi Lancer WR05) +3:03,8
5º - Thomas Râdström / Jörgen Skallman (Subaru S10 WRC) +5:53,3
6º - Kosti Katajamäki / Timo Alanne (Ford Focus RS WRC 04) +7:34,8
7º - Xavier Pons / Carlos del Barrio (Citroën Xsara WRC) +8:35,6
8º - Henning Solberg / Cato Menkerud (Peugeot 307 WRC) +9:01,5
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Classificação geral de pilotos:
1º - Marcus Grönholm (Finlândia) 20 pontos
2º - Sebastien Loeb (França) 16 pontos
3º - Toni Gardmeister (Finlândia) 6 pontos
3º - Daniel Carlsson (Suécia) 6 pontos
5º - Manfred Stohl (Áustria) 5 pontos
5º - Gigi Galli (Itália) 5 pontos
7º - Stéphane Sarrazin (França) 4 pontos
7º - Thomas Râdström (Suécia) 4 pontos
9º - Chris Atkinson (Austrália) 3 pontos
9º - Kosti Katajamäki (Finlândia) 3 pontos
11º - Mikko Hirvonen (Finlândia) 2 pontos
11º - Xavier Pons (Espanha) 2 pontos
13º - Daniel Sordo (Espanha) 1 ponto
13º - Henning Solberg (Noruega) 1 ponto
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