Volvo Ocean Race 2005-2006
Chegou ao fim no último sábado mais uma edição da mítica Volvo Ocean Race, (outrora Whitbread Round the World Race) a volta ao mundo por etapas realizada de 4 em 4 anos é a par da America’s Cup uma das principais competições de vela mundial, os barcos utilizados nas sucessivas edições foram e são, o supra sumo da tecnologia de construção naval, comunicação e navegação, prova disso são os barcos da edição 2005/2006 que agora finaliza, os veleiros da classe VO70, que não se cansaram de bater records de “singradura” (milhas náuticas percorridas em 24 horas), mesmo ainda na fase de testes, o novo máximo acabaria por ser fixado nas 563 milhas (1.042 km), a 12 de Janeiro de 2006, pela tripulação ABN Amro 2.
A edição, que agora termina teve o seu início a 5 de Novembro de 2005, no porto galego de Sanxenxo, os 7 veleiros desta edição, seguiram depois para a África do Sul, daí para a Austrália, depois para a Nova Zelândia e daí para o Brasil, tomaram depois rumo aos Estados Unidos, para de seguida voltarem a Europa e terminarem a prova em águas suecas. No que respeita à competição a prova deste ano, teve um denominador claro no ABN Amro 1, capitaneado por Mike Sanderson, que desde os primeiros momentos em terras espanholas até ao final teve apenas o mar como grande rival, embora em certos momento tivesse existido uma réplica do Pirates of the Caribbean, no entanto, ao longa da prova não conseguiu ser suficientemente constante para se tornar numa ameaça clara ao barco holandês, assim o barco do “cinema” acabaria por ficar em segundo, fechou o pódio o Brasil 1, depois de uma boa prova, que teve também marcada pela irregularidade das sua prestações em alto mar, os brasileiros terminam num lugar extremamente honroso, face à concorrência.
No entanto a VOR, deste ano foi uma prova terrível, que deixou muitas vezes em evidencia os barcos da classe VO70, que nas condições bastante adversas do Indico e do Pacifico sul bem como do Atlântico norte, não se manifestaram minimamente seguros, face às grandes ondas e aos ventos fortes que se registavam à passagem da regata, vários barcos viram a sua estrutura severamente danificada, passando por diversas ocasiões pelo risco do abandono, no entanto, sem problemas de maior conseguiram sempre recuperar em terra firme para as etapas seguintes. Mas esta VOR, viria a ficar marcada pela tragédia, a 18 de Maio, quando os barcos se dirigiam para Portsmouth, Hans Horrevoets, tripulante do ABN Amro 2 caiu ao mar depois de uma mudança repentina das condições do tempo, e acabou por falecer, deixando assim uma mancha negra nesta edição que agora terminou. Na mesma etapa o barco espanhol Movistar, partiu a quilha e a tripulação viu-se obrigada a deixar um barco - que tem um valor estimado de cerca de 40 milhões de euros - à deriva em pleno Atlântico.
Para a próxima edição prevêem-se já reajustamentos estratégicos, quer em termos de segurança quer em termo de estrutura da própria prova. Prova que passará a realizar-se de 3 em e anos, já a partir de 2008, e que depois de muito se falar numa já hipotética saída por terras asiáticas para aproveitar o “boom” dos Jogos Olímpicos, acabará por sair de novo de terras espanholas, desta vez de Alicante, prova do grande domínio do país vizinho na organização das maiores competições de vela. De Portugal, que deveria competir na organização com Espanha, depois da frustrada candidatura a Sede da America’s Cup pouco se sabe, quiçá no futuro as atenções se voltem para (uma possível saída da) VOR que seria sem dúvida uma grande promoção para o país, numa altura em que se fala na possível participação de um barco português na edição de 2008, eu nestas situações sou um céptico realista e relembro que o investimento necessário para uma participação condigna numa prova deste calibre ultrapassará sempre os 50-60 milhões de euros, não parece portanto que haja investidores privados em Portugal à altura do desafio, mas até 2008 muita água correrá.
A edição, que agora termina teve o seu início a 5 de Novembro de 2005, no porto galego de Sanxenxo, os 7 veleiros desta edição, seguiram depois para a África do Sul, daí para a Austrália, depois para a Nova Zelândia e daí para o Brasil, tomaram depois rumo aos Estados Unidos, para de seguida voltarem a Europa e terminarem a prova em águas suecas. No que respeita à competição a prova deste ano, teve um denominador claro no ABN Amro 1, capitaneado por Mike Sanderson, que desde os primeiros momentos em terras espanholas até ao final teve apenas o mar como grande rival, embora em certos momento tivesse existido uma réplica do Pirates of the Caribbean, no entanto, ao longa da prova não conseguiu ser suficientemente constante para se tornar numa ameaça clara ao barco holandês, assim o barco do “cinema” acabaria por ficar em segundo, fechou o pódio o Brasil 1, depois de uma boa prova, que teve também marcada pela irregularidade das sua prestações em alto mar, os brasileiros terminam num lugar extremamente honroso, face à concorrência.
No entanto a VOR, deste ano foi uma prova terrível, que deixou muitas vezes em evidencia os barcos da classe VO70, que nas condições bastante adversas do Indico e do Pacifico sul bem como do Atlântico norte, não se manifestaram minimamente seguros, face às grandes ondas e aos ventos fortes que se registavam à passagem da regata, vários barcos viram a sua estrutura severamente danificada, passando por diversas ocasiões pelo risco do abandono, no entanto, sem problemas de maior conseguiram sempre recuperar em terra firme para as etapas seguintes. Mas esta VOR, viria a ficar marcada pela tragédia, a 18 de Maio, quando os barcos se dirigiam para Portsmouth, Hans Horrevoets, tripulante do ABN Amro 2 caiu ao mar depois de uma mudança repentina das condições do tempo, e acabou por falecer, deixando assim uma mancha negra nesta edição que agora terminou. Na mesma etapa o barco espanhol Movistar, partiu a quilha e a tripulação viu-se obrigada a deixar um barco - que tem um valor estimado de cerca de 40 milhões de euros - à deriva em pleno Atlântico.
Para a próxima edição prevêem-se já reajustamentos estratégicos, quer em termos de segurança quer em termo de estrutura da própria prova. Prova que passará a realizar-se de 3 em e anos, já a partir de 2008, e que depois de muito se falar numa já hipotética saída por terras asiáticas para aproveitar o “boom” dos Jogos Olímpicos, acabará por sair de novo de terras espanholas, desta vez de Alicante, prova do grande domínio do país vizinho na organização das maiores competições de vela. De Portugal, que deveria competir na organização com Espanha, depois da frustrada candidatura a Sede da America’s Cup pouco se sabe, quiçá no futuro as atenções se voltem para (uma possível saída da) VOR que seria sem dúvida uma grande promoção para o país, numa altura em que se fala na possível participação de um barco português na edição de 2008, eu nestas situações sou um céptico realista e relembro que o investimento necessário para uma participação condigna numa prova deste calibre ultrapassará sempre os 50-60 milhões de euros, não parece portanto que haja investidores privados em Portugal à altura do desafio, mas até 2008 muita água correrá.
Etapas da Volvo Ocean Race 2005/2006:
Leg 1: Vigo (Espanha) à Cidade do Cabo (África do Sul)
Leg 2: Cidade do Cabo a Melbourne (Austrália)
Leg 3: Melbourne a Wellington (Nova Zelândia)
Leg 4: Nova Zelândia ao Rio de Janeiro (Brasil)
Leg 5: Riode Janeiro a Baltimore/Anápolis (EUA)
Leg 6: Baltimore/Anápolis a Nova Iorque, (EUA)
Leg 7: Nova Iorque a Portsmouth (Reino Unido)
Leg 8: Portsmouth a Roterdão (Holanda)
Leg 9: Roterdão a Gothenburgo (Suécia)
Pontuação Final:
Pos Barco Pts
1 ABN AMRO ONE 96,0
2 Pirates of the Caribbean 73,0
3 Brasil 1 (um) 67,0
4 ABN AMRO TWO 58,5
5 Ericsson Racing Team 55,0
6 movistar 48,0
7 Brunel 15,5
Fotos: Chegada a Gotemburgo, Festa Abn Amro 1, Volvooceanrace.org
Looking for information and found it at this great site... » » »
Where did you find it? Interesting read Famous canadian eye surgeons http://www.ambien-sale.info Free catologs for sex lingerie guide loss product weight xenical pain ultram surveillance equipment Lessons taught through video conferencing Business health insurance colorado small Menstrual side affects of wellbutrin Uneven tires for honda 2004 crv car rental Affordable health in insurance ohio liposuction cost tenuate low blood pressure video cards How to remove ink from furniture Bosch dishwasher sgv53e03gb Chevrolet equinoxsaturn vuereview
網頁設計 水果禮盒 酒店經紀 小琉球民宿 台北家具 台中搬家 伴手禮 酒店經紀公司 減肥瘦身 兩岸海空運快遞 台南房屋買賣 瑟芬 GUCCI,LV批發 實木地板 高雄當舖 air soft 植牙 雷射打標機 國際標準舞 酒店經紀 活動佈置 減肥瘦身 國中作文 台北酒店經紀 抓漏防水 優良徵信 廣告招牌 靈骨塔 婚姻危機 酒店打工 高雄85大樓民宿 賀寶芙 二手車 雲城清潔環保 酒店打工 成長書桌椅 外籍新娘 賀寶芙 高雄住宿 化粧品代工 氣球批發 雪花冰刨冰機 室內設計 水鑽 台南當舖 大尺碼女鞋 賀寶芙 英翻中 英文翻譯 台中黎明駕訓班