quarta-feira, junho 21, 2006

Miami Heat : Novo campeão da NBA

Dezoito anos depois do seu aparecimento na NBA , os Miami Heat sagraram-se campeões. Na época 88/89, juntamente com os Orlando Magic , os Charlotte Hornets ( hoje New Orleans Hornets ) e os Minnesota Timberwolves fizeram a sua estreia na Liga. Hoje são campeões, tornando-se a primeira " equipa de expansão " a alcançar tal feito , depois de derrotarem os Dallas Mavericks por 4 - 2 .


O desfecho não deixa de ser surpreendente. Por vários factores. Primeiro, pela maneira como a final se iniciou. Os Mavericks entraram a todo o gás, ganhando os dois primeiros jogos em casa, garantindo uma vantagem ( 2-0 )que se adivinhava dificil de superar. Até ao momento, apenas duas equipas tinham logrado superar uma desvantagem de 2 -0 nas Finais e levar o campeonato para casa : Os Boston Celtics de 69 , liderados no banco por Red Auerbach e no campo por Bill Russel . E os Portland Trail Blazers do Poste Bill Walton, em 1977 , que alcançaram o seu único titulo , ao baterem os Sixers de Philadelphia por 4 - 2. Segundo, a maior regularidade ao longo da época de Dallas , que foram a melhor equipa da Regular Season e eliminaram nos Playoffs equipas poderosas como os anteriores campeões , os San António Spurs.


O grande artífice deste sucesso foi sem duvida o base Dwane Wade , que ao longo das finais alcançou as brilhantes médias de 34.7 PPG , 7.8 RPG e 3.8 APG . " D - Wade " foi naturalmente eleito MVP ( jogador mais valioso ) das Finais. Será sem duvida um dos grandes protagonistas da NBA na próxima década.


Este foi também um momento especial para alguns dos membros dos Heat. Para os veteranos Gary Payton e Alonzo Mourning, dois dos melhores jogadores da década de 90 e que finalmente alcançam o titulo que nunca tinham alcançado. Para Shaquile O' Neal , que assim se vinga de Kobe Bryant , que " correu " com ele dos Lakers e agora está imerso na mediocridade de uma equipa sem talento. Este foi o quarto título da carreira "de Shaq ".

Mas principalmente para Pat Riley , o grande obreiro desta equipa. Tendo chegado à 11 épocas ao sul da Florida para assumir as rédeas dos Heat, transformou uma equipa pouco competitiva em Campeã. Este foi o sétimo titulo de Pat Riley (conhecido por se apresentar impecavelmente em todos os jogos, com os seus fatos Armani de 5000 dólares ) . Os outros seis títulos foram ao serviço dos Lakers. Um como jogador, outro como treinador adjunto e os outros quatro como treinador principal dos Lakers da década de 80 , em que pontificam Magic Johnson e Kareem Abdul Jabar.


Esta vitória não foi recebida com "Fair Play " pelas hostes de Dallas e principalmente por Mark Cuban , o exuberante dono da equipa , que foi multado em 250.000 doláres pela NBA , por "atitude anti desportiva". Desde que em 1999/2000, assumiu a posse da equipa, Cuban já foi multado em mais de um milhão de dólares pela liga.

Os Dallas sentiram demasiado a dependência de Nowitzki. Dirk sentiu claramente a pressão. E durante a série, nunca se encontrou , tendo alcançado médias bem abaixo do seu real - valor : 21,8 PPg e 10 RPG. A defesa que James Posey e Udonis Haslem fizeram sobre ele foi terrível, nunca tendo alcançado as condições ideias para utilizar a sua arma favorita: a longa distância.

Quanto ao futuro destas duas equipas, julgo que o futuro será mais risonho para Dallas. Com jogadores talentosos, jovens e com uma boa margem de progressão (caso de Josh Howard , Devin Harris e Marquis Daniels ) , Dallas certamente voltará a ter uma oportunidade nas Finals. Miami tem uma equipa muito veterana. Muitos dos seus jogadores já tem muitos jogos nas pernas e preparam – se para abandonar a liga, no máximo em 2 anos. Os Heat terão de reconstruir a equipa e preparar-se para um jejum de sucessos.
Fotos: Nba.com