quinta-feira, junho 01, 2006

Porto vence Taça de Portugal de Andebol

O FC Porto venceu, no último Domingo, a Taça de Portugal de Andebol. A final a quatro foi disputada este fim-de-semana entre Sporting CP, CF Os Belenenses, FC Porto e CD São Bernardo no Pavilhão Municipal de Lagoa Jacinto Correia, no Algarve. Curiosamente duas equipas da Liga e duas equipas da Elite que haveriam de jogar umas contra as outras nas meias-finais que se disputaram no Sábado. Sporting vs Belenenses e Porto vs São Bernardo deixavam antever um duelo Liga vs Elite. Só no Domingo as dúvidas seriam desfeitas já que Sporting e Porto representavam respectivamente a Elite e a Liga na final.
.
Eram vários os atractivos para esta final. Para começar a retirada profissional de três participantes, os árbitros António Marreiros e Dário Ramos, dois alentejanos, e o extremo esquerdo e capitão portista e antigo titular da selecção nacional, Rui Rocha. Parabéns para todos, nomeadamente, para o "pequenino" Rocha que durante anos maravilhou o público português com as suas jogadas quase sempre desenvolvidas em alta velocidade e execuções de grande qualidade técnica durante 15 anos ao serviço dos dragões.
Outro atractivo era ver, como já foi dito, se seria o representante da Liga ou o da Elite a levar para casa o troféu. Caso fosse o Sporting seria a sua quarta Taça consecutiva que juntaria ao bicampeonato da Divisão de Elite.
A expectativa era também grande para ver se o Porto iria reagir bem ao desgaste físico e emocional da derrota sofrida a 5 jogos na final do PlayOff da Liga para o ABC Braga, perante um Sporting que nos últimos anos tem dominado todas as competições nacionais em que tem participado.
.
O jogo começou com o Porto a querer rectificar a derrota perante o ABC, nos primeiros minutos distanciou-se no marcador e a meio da 1ª parte já vencia 9-5. O Sporting conseguiu equilibrar mas no fim da 1ª parte, novamente, o Porto consegue um bom parcial de golos sem resposta dos quais Carlos Resende foi responsável por 6. O Porto chegaria ao intervalo a vencer 14-10.
Na 2ª parte o Sporting foi mais acutilante no ataque mas, principalmente, melhorou a concentração defensiva e equilibrou o jogo e o resultado. Apesar disto o Porto manteve-se na frente até ao fim do jogo momento em que Álvaro Martins colocou o Sporting a perder pela margem mínima para, a 10 segundos do fim, o outro extremo, Pedro Jerónimo, empatar a partida e, consequentemente, levá-la a prolongamento. Os 60 minutos acabaram com 24 golos para cada equipa.
A primeira parte do prolongamento acabou com novo empate agora a 26 golos. Nos últimos 5 minutos do jogo o Porto conseguiu marcar mais 1 golo e levou para casa o troféu com o resultado final de 28-27. Parabéns aos vencedores.
.
Ainda falando do desencontro entre Federação de Andebol de Portugal e Liga Portuguesa de Andebol, que têm organizado campeonatos paralelos que muito desprestigiam o Andebol português e a Selecção Nacional, parece que a Liga tem vindo a ganhar terreno já que o SL Benfica e o CD São Bernardo oficializaram a sua candidatura ao campeonato da Liga e espera-se que o Sporting CP e o Sporting Clube da Horta o façam em breve. Lembro que estas quatro equipas são as que acabaram o último campeonato da Divisão de Elite nos quatro primeiros lugares. Parece que caminhamos a passos largos para voltar a ter um campeonato com as melhores equipas em favor da Liga e para bem do Andebol português.