PT Rali de Portugal
Disputou-se no passado fim de semana o PT Rali de Portugal, prova candidata ao mundial WRC, como referido em artigo anterior. Ao contrário das anteriores edições pontuáveis para o mundial, esta correu-se no Algarve com sede no Estádio do Algarve. Apesar de ter mudado de cenário não mudou de características continuando a ser uma prova em terra mas que este ano teve a companhia da chuva dificultando o trabalho aos pilotos.
Para além do campeão português de ralis, Armindo Araújo, a prova deste ano contava com a presença do campeão do ano passado e terceiro classificado no Rali da Suécia deste ano, Daniel Carlsson, bem como com o regresso de Markko Martin após o acidente que sofreu no ano passado no Rali da Grã-Bretanha que viria a vitimar fatalmente o seu co-piloto Michael Park.
Para além do campeão português de ralis, Armindo Araújo, a prova deste ano contava com a presença do campeão do ano passado e terceiro classificado no Rali da Suécia deste ano, Daniel Carlsson, bem como com o regresso de Markko Martin após o acidente que sofreu no ano passado no Rali da Grã-Bretanha que viria a vitimar fatalmente o seu co-piloto Michael Park.
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Araújo começou a prova ao ataque ganhando as três especiais da manhã de 6ª feira à frente de Martin e Carlsson. A tarde começou com nova vitória de Araújo mas que não teria seguimento nas duas últimas especiais onde ficou em segundo. No fim da primeira etapa os cinco favoritos ocupavam os primeiros 5 lugares da classificação sendo apenas surpreendente o avanço que Araújo já levava sobre a concorrência, 1 minuto e 30,6 segundos sobre Markko Martin, depois Carlsson, Tuohino e Campos.
No Sábado a história não se repetiu mas Araújo controlou a sua vantagem e foi Janne Tuohino quem mais atacou. Logo na primeira especial Martin furou os dois pneus do lado esquerdo tendo perdido mais de 8 minutos para o líder e Carlsson, com problemas de motor, chegaria ao final da manhã a mais de 5 minutos de Araújo. O ritmo fortíssimo do sueco nas três últimas classificativas não chegaram para o levar ao pódio e Armindo Araújo viria a conquistar a vitória, apesar dos ajustes na suspensão feitos ao longo da segunda etapa, à frente do finlandês Janne Tuohino.
Araújo começou a prova ao ataque ganhando as três especiais da manhã de 6ª feira à frente de Martin e Carlsson. A tarde começou com nova vitória de Araújo mas que não teria seguimento nas duas últimas especiais onde ficou em segundo. No fim da primeira etapa os cinco favoritos ocupavam os primeiros 5 lugares da classificação sendo apenas surpreendente o avanço que Araújo já levava sobre a concorrência, 1 minuto e 30,6 segundos sobre Markko Martin, depois Carlsson, Tuohino e Campos.
No Sábado a história não se repetiu mas Araújo controlou a sua vantagem e foi Janne Tuohino quem mais atacou. Logo na primeira especial Martin furou os dois pneus do lado esquerdo tendo perdido mais de 8 minutos para o líder e Carlsson, com problemas de motor, chegaria ao final da manhã a mais de 5 minutos de Araújo. O ritmo fortíssimo do sueco nas três últimas classificativas não chegaram para o levar ao pódio e Armindo Araújo viria a conquistar a vitória, apesar dos ajustes na suspensão feitos ao longo da segunda etapa, à frente do finlandês Janne Tuohino.
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A crítica classificou a organização da prova como excelente, talvez fosse este o salto necessário para que possamos organizar uma prova a contar para o mundial já no próximo ano visto que estará já fora de questão substituir o Rali do Japão no início de Setembro deste ano. Os adeptos desta modalidade anseiam por ver ao vivo em Portugal as grandes máquinas e os melhores pilotos.
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Classificação:
1º - Armindo Araújo / Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer EVO 8) 3:6:14,0
2º - Janne Tuohino / Mikko Markkula (Subaru Impreza WRX) + 1:17,0
3º - Patrik Flodin / Maria Anderson (Subaru Impreza WRX) + 1:35,6
4º - Daniel Carlsson / Jonas Andersson (Subaru Impreza WRX) + 3:23,7
5º - Miguel Campos / Carlos Magalhães (Subaru Impreza WRX) + 4:01,0
.A crítica classificou a organização da prova como excelente, talvez fosse este o salto necessário para que possamos organizar uma prova a contar para o mundial já no próximo ano visto que estará já fora de questão substituir o Rali do Japão no início de Setembro deste ano. Os adeptos desta modalidade anseiam por ver ao vivo em Portugal as grandes máquinas e os melhores pilotos.
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Classificação:
1º - Armindo Araújo / Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer EVO 8) 3:6:14,0
2º - Janne Tuohino / Mikko Markkula (Subaru Impreza WRX) + 1:17,0
3º - Patrik Flodin / Maria Anderson (Subaru Impreza WRX) + 1:35,6
4º - Daniel Carlsson / Jonas Andersson (Subaru Impreza WRX) + 3:23,7
5º - Miguel Campos / Carlos Magalhães (Subaru Impreza WRX) + 4:01,0
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