segunda-feira, março 20, 2006

Globo de Cristal para Jakub Janda (Saltos de Esqui)



O checo Jakub Janda venceu a Taça do Mundo de Saltos de Esqui e recebeu o correspondente Globo de Cristal, este Domingo em Planica (Eslovénia), ele que não participou nesta última prova por já ter a vitória final da Taça do Mundo assegurada desde Sábado. Apesar da fraca prestação de Janda no Sábado (onde ficou em 29º conquistando 2 pontos) Ahonen não conseguiu manter a luta pela Taça do Mundo acesa até à última prova, pois após os Jogos Olímpicos não voltou a exibir-se no seu melhor. No entanto, apesar de já ter conquistado o tão ambicionado Globo de Cristal, Janda dever-se-ia ter apresentado perante os fãs do Ski Jumping na última prova da época para a sua consagração.

Aos 28 anos, idade que para muitos saltadores significa o início do fim da competição ao mais alto nível, Janda conseguiu atingir o ponto alto da sua carreira, ele que até ao ano passado tinha apresentado apenas resultados modestos, aparecendo em excelente forma nos Campeonatos Mundiais, onde ganhou uma medalha de prata (em trampolim normal) e outra de bronze (em trampolim longo), finalizando a época em boa forma. Iniciou esta época também em boa forma conseguindo uma boa vantagem pontual sobre os seus adversários, antes da recuperação de Ahonen que a partir do Torneio dos 4 Trampolins (onde dividiu a vitória com o checo) e até aos Jogos Olímpicos se superiorizou a Janda, no entanto Janda conseguiu até ao final da época gerir a vantagem que dispunha.

Janda conseguiu impedir com muito mérito, contando com 5 vitórias em 22 provas, a terceira vitória consecutiva de Ahonen na Taça do Mundo, superiorizando-se a um saltador que é uma lenda da modalidade. Ahonen acumulou o seu sétimo pódio na Taça do Mundo desde 1995 [dois 1ºs; dois 2ºs; três 3ºs], destacando-se de Andreas Felder, este foi também o ano em que igualou Jens Weissflog no número de vitórias no Torneio dos 4 Trampolins (4), obteve ainda o incrível número de 99 pódios em provas da Taça do Mundo, na qual participou pela primeira vez em 1993.

A revelação deste ano foi o suíço Andreas Küttel (de 26 anos), que começou a época com vitórias nas duas primeiras provas do calendário, conseguindo ainda uma terceira vitória. O austríaco Thomas Morgenstern confirmou-se como o grande saltador que há muito se adivinhava que viria a ser, terminando a época com 2 medalhas de ouro olímpicas (1 individual e 1 colectiva), medalha de bronze no Campeonato Mundial de Ski Flying e a vitória no Torneio Nórdico. Após 2 anos como 2º classificado da Taça do Mundo, Roar Ljøkelsøy, foi este ano desalojado do pódio no entanto protagonizou uma boa época ao ficar em 3º no Torneio dos 4 Trampolins, ganhando depois o Campeonato Mundial de Ski Flying (individual e colectivamente) e trazendo 2 medalhas de bronze dos Jogos Olímpicos (1 no trampolim normal e outra colectiva), onde ainda conseguiu bater o recorde olímpico. A principal desilusão foi no meu entender Matti Hautamäki, que após o 3º lugar do ano passado na Taça do Mundo este ano não foi além do 11º posto, ele que é sem dúvida um dos melhores saltadores da actualidade e tem capacidade para lutar pela vitória final da Taça do Mundo, ainda assim termina a época com duas medalhas de prata olímpicas (no trampolim normal e colectivo).

Espero que para o ano a época da Taça do Mundo nos traga exibições pelo menos tão espectaculares como as deste ano. Antevejo para a Taça do Mundo 2006/07 a predominância nos lugares de topo de jovens saltadores, talvez a espaços vejamos bons resultados por parte de Janne Ahonen (quase 29 anos), Jakub Janda (quase 28 anos), Roar Ljøkelsøy (quase 30 anos) ou Adam Malysz (28 anos), mas no meu entender o grande favorito para vencer a competição é Thomas Morgenstern (19 anos) tendo como principais adversários se conseguirem encontrar a sua melhor forma Andreas Küttel (quase 27 anos), Matti Hautamäki (24 anos) e talvez de Lars Bystöl (27 anos, 13º este ano, vencedor de 1 medalha de ouro olímpica e de 2 de bronze) por parte dos menos jovens e de Andreas Kofler (quase 22 anos) e Janne Happonen (21 anos, este ano 14º) por parte dos jovens saltadores.

A época terminou é tempo de descansar e recuperar forças, até Novembro!

Classificação Final da Taça do Mundo
1. Jakub Janda (RCh) 1151 pts
2. Janne Ahonen (Fin) 1024 pts
3. Andreas Kuettel (Suí) 980 pts
4. Roar Ljoekelsoey (Nor) 875 pts
5. Thomas Morgenstern (Áus) 846 pts
6. Bjoern Einar Romoeren (Nor) 757 pts
7. Andreas Kofler (Áus) 699 pts
8. Michael Uhrmann (Ale) 681 pts
9. Adam Malysz (Pol) 634 pts
10. Andreas Widhoelzl (Áus) 594 pts
pontuaram 86 saltadores.

Classificação por Equipas
1. Áustria 3611 pts
2. Noruega 3525 pts
3. Finlândia 3456 pts