quinta-feira, setembro 28, 2006

Motonáutica: GP do Mar de Powerboats em Cascais

No fim-de-semana que se aproxima, Portugal vai receber a última prova do campeonato Powerboat P1. Autênticos monstros de potência vão invadir a Marina de Cascais e discutir os títulos mundiais que ainda estão em disputa em todas as classes. Esta prova estava inicialmente prevista para Algés mas a possibilidade de ver as cerca de 20 embarcações em mar aberto foi suficiente para a organização alterar o local da prova. Antes de chegarem a Cascais para a derradeira etapa, as equipas já cumpriram cinco provas tendo começado em Malta e prosseguindo por Itália, Alemanha, novamente Itália e Inglaterra. Estes cinco GP’s não foram suficientes para proclamar um vencedor em nenhuma das classes de competição sendo que as equipas italianas KeraKoll e O.S.G Donzi dividem a liderança da classe Evolution com 640 pontos e a equipa chinesa Ocean Dragon lidera com escassa margem a classe SuperSport com 600 pontos.
A classe Evolution é composta por protótipos enquanto a Supersport por barcos de produção ou fábrica. As duas classes competem em simultâneo, a tripulação de cada barco é composta por, no máximo, três elementos e as provas têm sempre duas corridas, a primeira no Sábado designada Rally Race com, pelo menos 50 milhas náuticas, e a segunda no Domingo designada Endurance com, pelo menos, 80 milhas náuticas. Ambas as corridas são pontuáveis para o campeonato.
O mais interessante nesta competição é que as restrições de potência dos barcos são feitas através de um rácio potência/peso. Para a classe SuperSport esse rácio é de 1cv/4,5kg e para a classe Evolution é de 1cv/3,5kg. Para além destas restrições existem também limites de velocidade que para a classe SuperSport são de 80 milhas por hora (mph) em linha recta e 75 mph em média por cada volta e na classe Evolution não se podem ultrapassar as 95 mph em linha recta nem as 87 mph em média por volta.
A organização prevê que estejam cerca de 80.000 pessoas a assistir ao vivo a este evento. Esta é uma oportunidade que não aparece todos os dias aos inúmeros adeptos portugueses da velocidade e que estes não deixarão por certo de aproveitar num fim-de-semana que se prevê óptimo para eventos a céu aberto.
.

Potência dos super barcos na água
.

Acidente sem consequências
.
Artigos relacionados:

quarta-feira, setembro 27, 2006

Futebol: Treinador precisa-se na Luz

Escrevo estas palavras fortemente abalado com o espectáculo que presenciei esta noite. O Benfica (SLB) acabou de perder em casa com o Manchester United (MU) por 0-1 mas não foi o resultado que me chocou. O que verdadeiramente me chocou e continua a chocar é a presença de Fernando Santos (FS) no banco do SLB, senão vejamos:
O SLB fez um início de época miserável para a ambição dos seus adeptos com derrotas indiscutíveis de cada vez que enfrentava uma equipa pouco melhor que amadora. Pode argumentar-se que os jogos de pré-época são para preparar a equipa e não para obter resultados, esses o SLB consegui-os quando eram necessários, com o Áustria de Viena - uma equipa que perdeu dez dos seus melhores jogadores por dificuldades financeiras.
Com o argumento de que a paragem inesperada de várias semanas devido ao caso Gil Vicente foi prejudicial à equipa, FS lá levou o SLB a mais uma humilhação no Bessa (pelo mesmo resultado da derrota com o Sporting 1 mês antes, 3-0). Pelo caminho ainda teve tempo de se desculpar com a indisciplina dos jogadores que orienta!
Após "oferecer" 1 ponto aos dinamarqueses do FC Copenhaga (disse que o resultado lhe agradava!) e de ter "arrancado a ferros" 3 pontos ao Nacional da Madeira na Luz (já com Karagounis e Kikin Fonseca no onze), conseguiu perder mais dois pontos em Paços de Ferreira e mais uma vez se desculpou com a indisciplina, desta feita Léo foi o visado. No seu entender o SLB tinha o jogo controlado (!) e Léo deitou tudo a perder.
.
Chegada mais uma noite europeia eis as decisões de FS que tanto afirmou que a indisciplina ia acabar no SLB:
Nuno Gomes, Léo e Petit foram titulares contra o MU na primeira oportunidade que teve para os colocar a jogar a seguir às expulsões! Não seria esta a hora exacta de mostrar quem manda, que quer que os jogadores joguem os 90 minutos e que as expulsões podem ter influência negativa no resultado?
Katsoranis jogou ao lado de Petit (os 90 minutos!) quando já tinha afirmado que na Luz não jogava com dois trincos! FS jogará sempre com dois trincos porque tem medo de perder, como fez na Dinamarca com a pior equipa da fase de grupos da Champions deste ano.
Nuno Gomes foi titular em detrimento de Miccoli que ficou no banco e Kikin Fonseca que nem convocado foi! Nuno Gomes não ganha um lance disputado, nem no ar nem na relva para não se lesionar, para além de não ter velocidade e não se saber desmarcar mas FS parece gostar mais dele do que de Miccoli que já todos conhecem, rápido, lutador, com um potente remate, enfim.. bom jogador, ou mesmo de Kikin que na única oportunidade que teve (contra o Nacional) se mostrou esforçado e lutador principalmente nas jogadas aéreas!
Quando sofre o 1º golo decide tirar Karagounis por Nuno Assis (!) e mais tarde Paulo Jorge por Miccoli e finalmente Anderson por Mantorras!!! Na prática tirou os dois únicos jogadores que atacavam no SLB e um central! Pelo Karagounis colocou um jogador que apenas sabe jogar para o lado e para trás e gosta de cair no chão para tentar enganar o árbitro. Pelo Anderson colocou um jogador que coxeia e mais não sabe fazer! E ainda teve coragem de deixar em campo Simão e tirar Paulo Jorge que é um exemplo de esforço e dedicação, um exemplo para Simão.
Acabou o jogo com os dois trincos que começaram! Conseguiu manter em campo o Simão que é um jogador a menos neste momento, talvez porque sabe que vai sempre jogar! Conseguiu manter em campo o Nuno Gomes, talvez para divertir os adeptos do MU que se deslocaram à Luz! Continua a jogar com o Quim, que defende para a frente e não sai da baliza a um único cruzamento, quando tem um guarda-redes de enorme categoria na bancada (Moreira)!
.
Quem não se lembra da vitória do Sporting há duas semanas contra o Inter de Milão em Alvalade? Terá sido porque Paulo Bento entrou em campo com três avançados e apenas um trinco e, principalmente, com jogadores motivados e postura de ataque? Sem dúvida foi por isso porque assim é que se ganham jogos.
Falo-vos de um treinador (FS) que conseguiu não ser campeão pelo Porto com Zahovic, Drulovic e Jardel no topo de forma! Que disse que a forma física dos jogadores não lhe interessava, queria era que eles jogassem (talvez por isso terá perdido esse campeonato)!
.
Prevejo que o SLB jogará SEMPRE que for possível com Quim, Petit, Simão, Rui Costa e Nuno Gomes enquanto FS estiver na Luz porque o homem não sabe arriscar, não sabe motivar, não sabe liderar, não sabe treinar. Sabe apenas jogar com os "velhos" portugueses e de preferência defender, defender, defender! Estes jogadores irão jogar cada vez pior e quando quiser "ter mão" neles será tarde de mais.
Espero que o benfiquismo que diz ter seja o suficiente para se demitir rapidamente senão acabaremos o campeonato a lutar arduamente pelo 4º lugar já que Porto, Sporting e Braga são de outro nível.
Os detractores de José Veiga têm aqui a sua primeira oportunidade para criticar com razão a escolha que fez para orientar a equipa. Dizem que este é um treinador mais "barato" e que o SLB não tem dinheiro! Eu digo que o SLB deixou "voar" 300.000 € na Dinamarca e mais 600.000 € hoje, já para não falar das receitas de bilheteira enquanto FS lá estiver. Parece-me que este dinheiro era suficiente para "pagar" um bom treinador e ainda sobrava!
.
Artigos relacionados:
Futebol: Nuno Ribeiro, o quase-jogador

segunda-feira, setembro 25, 2006

Tiro: Portugal campeão mundial em Fosso Universal

Portugal sagrou-se campeão mundial absoluto de Tiro aos Pratos em Fosso Universal. A prova que decorreu em Granada, Espanha, de 14 a 17 de Setembro, consagrou vários atiradores portugueses nos vários escalões existentes bem como nos femininos.
Esta modalidade de Tiro com Armas de Caça caracteriza-se pela diversificação nos esquemas de lançamento dos pratos. Os pratos são lançados dum fosso, oposto ao local dos atiradores, com 5 conjuntos de 5 máquinas em linha. Segundo os regulamentos desta modalidade existem 10 esquemas diferentes de lançamento para permitir a aleatoriedade das trajectórias. Cada esquema varia o ângulo de lançamento, altura máxima e distância de cada prato e cada atirador pode atingir no máximo 25 pratos por ronda num total de 8 rondas.
Nas provas individuais, Susana Pagara de Campos conquistou o Bronze, perdendo o desempate pela Medalha de Prata com a espanhola Fatima Marin, Armando Silva Marques conquistou o título mundial na categoria de Superveteranos, Agostinho Ferreira Couto em Veteranos também conquistou o título mundial e, finalmente, em seniores João Paulo Azevedo conquistou o Ouro e Rodrigo Dourado Fernandes o Bronze.
Nas provas colectivas o já falado título mundial sorriu à equipa portuguesa de seniores. Apesar de Portugal não ter conquistado qualquer outra medalha nas provas por selecções, esta era a prova mais aguardada e a prestação de Luís Pereira, Manuel Lourenço e Rodrigo Dourado Fernandes foi excepcional tendo este último conseguido uma estrondosa marca de 197 pratos em 200 possíveis.
Ainda a juntar a todos estes títulos Rodrigo Dourado Fernandes e Paulo Rosário garantiram a conquista da Taça do Mundo nos seus escalões de sénior e júnior respectivamente.
Portugal tem enorme tradição nas modalidades de Tiro e estes resultados são surpresa apenas para os mais distraídos, no entanto, as prestações em Jogos Olímpicos têm estado aquém do esperado pelos adeptos portugueses. Só nos resta esperar que em Pequim 2008 a preparação dos atiradores portugueses possa gerar os resultados que os portugueses ambicionam, nomeadamente, resultados que passem pela conquista de medalhas.
.
Artigos relacionados:

terça-feira, setembro 19, 2006

Futsal: Benfica conquista Supertaça ao Sporting

O Benfica conquistou no Domingo a sua segunda Supertaça portuguesa de Futsal ao bater o Sporting na marcação de grandes penalidades.
O jogo foi extremamente emocionante, a fazer lembrar o segundo jogo da final do campeonato do ano passado, em que o Sporting bateu o Benfica ao conseguir um golo a dois segundos do apito final, sagrando-se campeão nacional desta forma, depois ter ganho o primeiro jogo na Luz. Digo que foi extremamente emocionante pelos golos, pelo equilíbrio, pelo prolongamento e pelos penáltis. Na verdade, a qualidade técnica dos jogadores e a qualidade colectiva das duas equipas deixava antever um melhor espectáculo na vertente técnica.
Um dos atractivos do jogo era ver como se portavam os reforços do Benfica, nomeadamente aqueles que transitaram do rival Sporting. Outro dos atractivos seria ver como o treinador do Sporting, Paulo Fernandes, teria conseguido encaixar o batalhão de brasileiros contratados na rigidez táctica e excelente prestação defensiva que caracteriza a sua equipa.

A primeira parte deixou a nu a incapacidade da turma da Luz em se bater de igual para igual com o sistema rigoroso montado por Paulo Fernandes. Os jogadores do Benfica não conseguiam ultrapassar a defesa sportinguista e no contra-ataque leonino os golos iam surgindo. O primeiro por Zezito e, logo depois, foi a vez do apagado Gonçalo Alves marcar na própria baliza. Lembro que Gonçalo Alves foi o jogador leonino que no ano passado marcou o golo a dois segundos do fim que deu o campeonato ao Sporting. Por último, o pequeno brasileiro Déo colocou o Sporting a ganhar 3-0, resultado que se manteria até ao intervalo.
Na segunda parte a história mudaria, o Benfica arriscou ao atacar com guarda-redes avançado e chegaria ao empate com um golo de Pedro Costa (Costinha) e duas “pedradas” de Sidnei. Mais tarde Paulo Fernandes viria a admitir que a sua equipa não estava preparada para jogar 4 contra 5.
Chegado o prolongamento, mais uma vez o Sporting se destacou ao marcar o quarto golo novamente através de Déo. André Lima viria a empatar já na segunda parte do prolongamento. Se o jogo estava a ser emotivo até aqui, com golos e sucessivos empates no marcador, o que dizer da ponta final! Davi marcou o golo que daria ao Sporting a Supertaça já que faltavam 18 segundos para acabar o prolongamento, no entanto, no próximo ataque, a 9 segundos do fim, foi a vez de Costinha empatar o jogo pela terceira vez e forçar o desempate por penalidades.
Na marcação dos penáltis que se seguiu as duas equipas começaram por falhar os seus primeiros remates para converterem os três seguintes. No arranque para a última rodada, Ricardinho marcou colocando a pressão no Sporting. Na baliza do Benfica estava Bebé, especialista em penáltis e um dos campeões em título pelo Sporting. Defendeu o último penálti e apesar de não ter jogado no tempo regulamentar nem no prolongamento, tornou-se o herói da tarde.

Com esta vitória o Benfica alcançou o Sporting no número de Supertaças conquistadas, sendo os dois únicos clubes com mais do que uma no palmarés.
O jogo foi disputado no Pavilhão dos Desportos de Torres Novas, perante uma audiência que lotou o pavilhão, fazendo o Benfica reverter a sua parte da receita para a ajuda ao combate à doença do “Magriço” José Torres.
Também na bancada esteve Adil Amarante, treinador brasileiro do Benfica que agrediu o treinador do Boavista Rui Pereira com uma cabeçada no Torneio Ibérico disputado na pré-época. Adil Amarante arrisca uma suspensão que poderá ir até 5 anos. Enquanto nada se resolve, Alípio Matos retoma o lugar de técnico principal enquanto o brasileiro se limita a orientar os treinos.

Histórico de vencedores da Supertaça de Portugal:
1998 – GDC Correio da Manhã
1999 – Inst. D. João V
2000 – Miramar FC
2001 – Sporting CP
2002 – AR Freixieiro
2003 – SL Benfica
2004 – Sporting CP
2005 – Boavista FC
2006 – SL Benfica
.
Artigos relacionados:

quarta-feira, setembro 13, 2006

Andebol: ABC de Braga vs RK Metalurg Skopje

O ABC de Braga perdeu, este fim-de-semana, a pré eliminatória de acesso à Liga dos Campeões de Andebol. A equipa que logrou eliminar o campeão português chama-se RK Metalurg Skopje e é proveniente da Macedónia. O Metalurg não tem grande tradição nas provas europeias e na Liga dos Campeões não tem qualquer registo de presenças, no entanto, esta zona da Europa (Balcãs) é um “viveiro” de bons jogadores e as selecções nacionais são bastantes fortes quando existe algum investimento.

O ABC deslocou-se a Skopje para jogar no dia 2 de Setembro a primeira-mão da eliminatória. Um pavilhão com cerca de mil pessoas, lotado, exerceu uma pressão enorme sobre os jogadores bracarenses e a equipa de arbitragem mas os problemas no seio da equipa do leste europeu permitiram que o ABC conseguisse um resultado que lhes permitia continuar a lutar pelo objectivo. Ao intervalo o ABC ganhava por 13-15 mas alguma desconcentração defensiva na parte final da partida e uma arbitragem “caseira” ditou o resultado final de 30-28. O ABC perdeu mas apenas por dois golos, recuperáveis para a segunda-mão.

No Flávio Sá Leite, a 9 de Setembro, a história era outra. Os sócios do ABC tinham entrada gratuita e os sócios de outros clubes bracarenses tinham descontos nos ingressos, isto permitiu que o pavilhão enchesse no apoio aos “amarelos”. A juntar a esta aparente vantagem, o treinador da equipa macedónia na primeira-mão saiu para orientar a selecção Sérvia tendo um jogador assumido o controle técnico. Tudo parecia bem encaminhado para os de Braga mas faltavam jogar 60 minutos e recuperar uma desvantagem de dois golos.

O jogo até nem começou mal para os academistas que aos 20 minutos já ganhavam 9-7, no entanto, um pouco inexplicavelmente, os bracarenses acumularam erros defensivos sobrando Carlos Ferreira para manter o ABC na corrida. Ao intervalo já perdiam 13-14 e a segunda parte foi a continuação do descalabro. Dos 43 ao 47 minutos os macedónios conseguiram um parcial de 0-6 e nem a desqualificação de um dos laterais e o vermelho directo ao pivot abalaram a consistência defensiva do 6:0 do Metalurg. As mais de 20 defesas de Carlos Ferreira e as constantes mudanças de esquema por parte do técnico Jorge Rito, desde esquemas mistos até homem-a-homem, não foram suficientes para colocar o ABC na Champions.

O resultado final de 27-32 exclui os portugueses de mais uma participação na Liga dos Campeões onde têm tradição. Ao invés, o RK Metalurg Skopje vai, pela primeira vez, disputar esta competição inserido no Grupo D juntamente com o RK Zagreb da Croácia, o Chehovskie Medvedi da Rússia e o SG Flensburg-Handewitt da Alemanha. Ao ABC resta disputar a Taça EHF juntamente com o Madeira Andebol SAD.

Paralelamente ao desaire bracarense, tem surgido uma polémica no andebol nacional que se prende com a nova bola oficial da Liga de Clubes. A marca espanhola Munich passou a fornecer as bolas oficiais mas as queixas já começaram. Segundo alguns jogadores do ABC a bola dura pouco tempo, deteriora-se rapidamente, desfaz-se até, e escorrega muito o que pode vir a causar um decréscimo no nível técnico do jogo. O ABC está mesmo a preparar uma exposição à Liga. Jogadores de outros clubes de topo do Andebol português também já mostraram o seu desagrado. Aguardemos a resposta das entidades responsáveis.
.
Artigos relacionados:

Primeira derrota de Portugal no EuroBasket 2007..



Depois de uma série de 3 vitórias consecutivas , Portugal averbou a sua primeira derrota . Foi no passado dia 9 , contra a Macedónia , em Skopje .

Tendo chegado ao intervalo a perder por apenas 2 pontos ( 34 -32 ) , Portugal perdeu as suas hipóteses no ultimo quarto do jogo , período em que os locais venceram por 29 - 15 . O resultado final foi 83 -63 . A selecção das quinas perdeu a liderança do grupo B de qualificação para o Europeu de Basquetebol de Madrid , já que os macedónios tem agora melhor basket average , tendo anulado os 18 pontos de vantagem decorrentes da vitória da primeira jornada , em Trancoso ( 108 - 90 ) .

Na selecção lusitana de destacar a actuação de Paulo Cunha , que saindo do banco , em apenas 25 minutos , marcou 13 pontos e ganhou 13 ressaltos ( marca excepcional tendo em conta a sua baixa estatura , 1.99 m ) e João Santos com 12 pontos , todos eles marcados para alem da linha de 3 pontos , o que é o mesmo que dizer que marcou 4 triplos .

Do lado da Macedónia , as actuações mais destacadas pertenceram a Todor Gecevski ( 18p /5r) , Dime Tasovski ( 18p / 8r) , Vrbica Stefanov ( 19 p ) e Ryan Stack ( 11 p) .

No outro jogo do grupo , a Bósnia derrotou Israel ( 85 - 63 ) , em jogo disputado em Sarajevo .

Classificação após 4 jornadas do Grupo B de qualificação para o Europeu de 2007:

1. Macedónia - 4 jogos – 2 V /1 D – 7 P
2. Portugal - 4 jogos - 3 V/0 D - 7 P
3. Bósnia - 4 jogos – 1V/3 D - 5 P
4. Israel – 4 jogos - 1 V/3 D - 5 P

Próximos jogos :

5ª Jornada

13 / 09 /2006

Portugal - Bósnia - Paços de Ferreira , Portugal

Israel - Macedónia - Sofia , Bulgária ( terreno neutro )

domingo, setembro 10, 2006

Shumacher comfirma o "adeus"

O grande “kaiser” da F1, anunciou o que todos temiam, o fim da sua carreira. Os três próximos GP’s serão portanto os últimos do heptacampeão alemão na Fórmula 1. Schumi, não podia ter escolhido melhor local, nem melhor momento, para confirmar o que muitos pressentiam. Com a fantástica exibição que fez hoje em “casa”, em Monza, o GP de Itália, e com a desistência de Alonso, o alemão viu a diferença de pontos no Campeonato de pilotos reduzir-se a apenas 2, dependo agora só de si próprio para vencer o seu oitavo título mundial, e aumentar ainda mais o seu mito.


Michael Schumacher
Data nascimento: 3 de Janeiro de 1969
Natural: Hürth-Hermühlheim
Residência: Vufflens (Suiça)
Altura: 1,74 m Peso: 75 kg
Web: www.michael-schumacher.de
Equipa: Ferrari

Dados Carreira
Estreia F1: G.P da Bélgica de 25 de Agosto 1991
G.P. disputados: 247
Vitórias: 90
Pódios: 142
Pole positions: 68
Pontos Mundial: 1.354

Mundial de Pilotos 2006
1.F.Alonso 108
2.M.Schumacher 106
3.F.Massa 62
4.G.Fisichella 57


A ler:

quinta-feira, setembro 07, 2006

Mais um passo de gigante, rumo ao EuroBasket 2007

Como foi dito na altura, o jogo de Portugal contra Israel revestia-se de extrema importância para a equipa das Quinas.

Jogando em terreno neutro (Sófia, Bulgária), por via da delicada situação politico militar que assola o estado de Israel, as dificuldades não foram menores por via desse facto. Os israelitas, sempre muito aguerridos (e "reforçados" com o extremo-poste de origem norte-americana Jamie Arnold - actual Maccabi e ex-Joventut de Badalona), apresentaram-se na sua máxima força.

Quando faltava 1m 28s para terminar o jogo, um lance livre convertido por Dror Hagag colocou os hebraicos na frente (61-60). Mas um triplo marcado por João Santos, dois lances livres marcados por Miguel Minhava e uma "passada" convertida por Miguel Miranda, após um roubo de bola, estabeleceram um parcial de 7-0 favorável a Portugal, decisivo para o resultado final de 61-67, vitória da Selecção das Quinas.

Destaque para Paulo Cunha com 17 pontos e 13 ressaltos, Miguel Minhava com 11 pontos, Élvis Évora com 8 pontos e 11 ressaltos e Miguel Miranda com 11 pontos e sete ressaltos. Pela negativa, Carlos Andrade que apenas jogou 7 m, não tendo marcado qualquer ponto.

Colectivamente, Portugal esteve muito bem, dominando as tabelas, capturando 47 ressaltos.

Ao intervalo, o resultado era de 36 -35, favorável a Portugal.

No outro jogo do Grupo B de qualificação para o EuroBasket 2007, a Macedónia venceu a Bósnia em Skope, por 81-77. Com este resultado e a derrota de Israel, os macedónios escalaram para a segunda posição da Poule. Facto relevante, já que além dos quatro primeiros classificados de cada grupo, apuram-se tambem os dois melhores segundos classificados. A Bósnia, com 3 derrotas, já não tem hipóteses de qualificação.

Classificação após 3 jornadas do Grupo B de qualificação para o Europeu de 2007:

1. Portugal - 3 jogos - 3 V/0 D - 6 P
2. Macedónia -3 jogos – 2 V /1 D – 5 P
3. Israel - 3 jogos – 1V/2 D - 4 P
4. Bósnia – 3 jogos - 0 V/3 D - 3 P

4.ª jornada

9 De Setembro
Bósnia - Herzegovina - Israel (Sarajevo, Bósnia)

Domingo, 10 de Setembro
Macedónia - Portugal (Skopje, Macedónia)

Automobilismo: Mais um recorde para Loeb


O piloto de ralis francês, Sebastien Loeb, continua a acumular recordes e, desta feita, quebrou um recorde de extrema importância no mundo do automobilismo. O francês tornou-se no piloto com mais vitórias em ralis a contar para o mundial da especialidade. A vitória no Rali do Japão, este fim-de-semana, foi a sua 27ª ultrapassando a mítica lenda dos ralis, o espanhol Carlos Sainz com 26. Apesar desta ser uma marca impressionante, era já previsível tendo em conta a evolução do piloto francês ao longo da sua carreira e também a sua idade, com 32 anos tem ainda muitos anos de competição pela frente.
.
Para além deste recorde ficam também algumas das marcas que Loeb deixa no WRC:
- Piloto com mais vitórias em provas do WRC num só ano, 10 em 2005 (poderiam ter sido 11 se não tivesse desistido da vitória no Rali da Grã-Bretanha para não celebrar o título devido à morte de Michael Park).
- Piloto com mais vitórias consecutivas em provas do WRC, 6 desde o Rali da Nova Zelândia ao Rali da Argentina em 2005.
- Único piloto com vitórias em todas as especiais dum rali, venceu as 12 PEC’s do Rali de França em 2005.
- Único piloto não nórdico a ganhar o Rali da Suécia em 56 anos de história deste rali, Loeb ganhou o Uddeholm Rali da Suécia em 2004.
.
Paralelamente a esta notícia surge uma outra que dá conta da continuidade do espanhol Daniel Sordo na equipa Citroën que em 2007 contará com o novo C4 WRC para tentar manter a hegemonia no mundial. Lembro que este ano a equipa oficial da Citroën se tinha retirado do WRC para trabalhar na substituição do Xsara pelo C4, no entanto, o apoio à equipa Kronos Total foi evidente e foi também uma forma de manter a sua jóia mais preciosa, precisamente o “campeoníssimo” Sebastien Loeb.
.
Artigos relacionados:

5 Melhores Pontos do US Open (Ténis)

Uma estação televisiva americana elegeu o que considerou serem os 5 melhores pontos de sempre no US Open em Ténis. Foram eleitos 2 pontos do "rebelde" Jimmy Connors, um do clássico feminino Evert-Navratilova, mas os que realmente me ficaram na retina foram os pontos criativos de Agassi e Noah. Creio ter visto alguns pontos que poderiam entrar na lista, mas numa eleição deste género existe sempre o carácter subjectivo que cada um coloca nas suas preferências. No meu entender os melhores pontos são aqueles em que ambos os jogadores dão espectáculo.

5. Jimmy Connors v. Adriano Panatta, 1978 4ª ronda
Connors conquista um ponto que Panatta parecia dominar após um poderoso serviço, contudo enviou para Connors um vólei pouco convincente que, mais tarde, veio a permitir que este em esforço conseguisse enviar a bola para a linha do campo de Panatta.

4. Andre Agassi v. Alex Corretja, 1995 3ª ronda
Após um lob, de Corretja, Agassi faz um dos mais belos movimentos que vi no Ténis, no fundo do campo de costas para o adversário bate a bola por cima do seu ombro, obtendo um belo winner.

3. Chris Evert v. Martina Navratilova, 1981 meia-final
Um ponto do tempo em que as mulheres ainda jogavam como Jimmy Connors, lançando muitas bolas longas e em arco para o campo adversário, o que permitia longas trocas de bola como esta. Evert acaba por vencer após ter colocado Navratilova várias vezes em dificuldade, junto à rede Navratilova já não teve força para reenviar a bola para o campo de Evert.

2. Yannick Noah v. Aaron Krickstein, 1983 4ª ronda
Uma resposta magnífica de Noah a um lob de Krickstein, do fundo do campo, batendo a bola entre as suas pernas e terminando o ponto com um lob.

1. Jimmy Connors v. Paul Haarhuis, 1991 quartos-de-final
Haarhuis, junto à rede, efectua quatro smashes algo displicentes com os quais pretende ganhar o ponto, mas Connors com bons reflexos devolve com sucesso para terminar com um passing shot.

5 melhores pontos do U.S. Open Ténis


Artigos relacionados:
Boxe: ESPN Top 10 Knockouts
Momentos perfeitos
Top 10 das Brigas da NBA

quarta-feira, setembro 06, 2006

Ronaldo venceu o Golden Foot 2006

Ronaldo foi votado como o futebolista em actividade que mais merece deixar a marca dos seus pés no 'Passeio dos Campeões'. Ronaldo terminou a votação com 20.343 votos contra 17.871 de Luís Figo e 16.011 de Alessandro Del Piero. O sítio do Golden Foot na internet recolheu 103.768 votos, sendo os países de onde provieram a maiora dos votos: Brasil, Itália, China, Estados Unidos, México e Turquia, a média de idades dos votantes foi de 25 anos, a actividade que mais votantes reuniu foi a dos estudantes com 45,3%.

O maior museu de Futebol ao ar livre, que é uma iniciativa do World Champions Club e da Gazzetta dello Sport, contará assim com a marca de um jogador que já influenciou muito a História do Futebol moderno, trata-se do melhor marcador de sempre em fases finais de Campeonatos do Mundo (com 15 golos), representou alguns dos melhores clubes da Europa, vencendo, com excepção da Liga dos Campeões, as principais competições de clubes (nestas apenas não marcou golo na final da Supertaça Europeia), ele e Dean Saunders são os únicos jogadores a ter representado quatro clubes campeões europeus sem nunca terem vencido a competição. No início da carreira mostrou-se como um jogador exuberante que combinava muito bem a sua velocidade com poder físico, mas algumas lesões levaram a que essa velocidade se fosse perdendo, o que fez com que tivesse de encontrar outras formas para utilizar o seu potente remate, posicionando-se em campo de forma a aproveitar melhor os espaços entre as defesas. Os outros candidatos ao Golden Foot 2006 eram: Michael Ballack, David Beckham, Cafú, Hernán Crespo, Alexandro Del Piero, Luís Figo, Paolo Maldini, Raúl González e Zinedine Zidane. A acompanhar Ronaldo estiveram Raymond Kopa, Alcides Ghiggia, Zico, Ferenc Puskás e Giacinto Facchetti que foram escolhidos como as 'estrelas' do passado com direito a estar representados no museu.

Palmarés Individual de Ronaldo:
- 3 Bolas de Ouro FIFA (1996, 1997 e 2002);
- 1 Bola de Prata FIFA (1998);
- 1 Bola de Bronze FIFA (2003);
- 1 Bola de Ouro do Campeonato do Mundo (1998);
- 1 Bola de Prata do Campeonato do Mundo (2002);
- 1 Bota de Ouro do Campeonato do Mundo (2002);
- 1 Bota de Bronze do Campeonato do Mundo (2006);
- 2 Bolas de Ouro do France Football (1997 e 2002);
- 1 Bola de Prata do France Football (1996);
- 1 Bola de Bronze do France Football (1998);
- 1 Bota de Ouro europeia (1997);
- 1 Melhor marcador do campeonato holandês (1995);
- 2 Melhor marcador do campeonato espanhol (1997 e 2004);
- Várias vitórias em votações de órgãos de Comunicação Social para melhor jogador.

Palmarés Colectivo de Ronaldo:
Brasil
- Campeão do Mundo (2002)
- Taça das Confederações (1997)
- Copa América (1997 e 1999)
Cruzeiro EC (1993-94)
- Copa do Brasil
Philips SV (1994-96)
- Taça da Holanda (1996)
FC Barcelona (1996-97)
- Taça das Taças (1997)
- Supercopa España (1996)
FC Internazionale Milano (1997-2002)
- Taça UEFA (1998)
Real Madrid CF (2002-)
- Taça Intercontinental (2002)
- Supertaça Europeia (2002)
- La Liga (2003)
- Supercopa España (2003)

Lendas que deixaram a sua marca no 'The Champions Promenade':
2003 - Roberto Baggio; Diego Maradona; Just Fontaine; Gianni Rivera; Eusébio Ferreira
2004 - Pavel Nedved; Michel Platini; Alfredo Di Stefano; Dino Zoff
2005 - Andryi Schevchenko; George Best; Roberto Rivellino; George Weah; 'Paco' Gento
2006 - Ronaldo Lima; Raymond Kopa; Alcides Ghiggia; Arthur Coimbra 'Zico'; Ferenc Puskás; Giacinto Facchetti


A verdadeira magia de Ronaldo


Final do Mundial 2002 (2 golos de Ronaldo)


Na Golden Foot Newsletter 25/2006 em que se anuncia a vitória de Ronaldo na votação deste ano fazem-se, também, duas referências ao Futebol do SL Benfica:

A MARVELLOUS HOMECOMING FOR RUI COSTA
Maybe he did not even dream about a homecoming like that. Rui Costa topped off an extraordinary performance and his homecoming to play with SL Benfica with a fantastic strike that helped take his club through to the UEFA Champions League. On 22nd August last the Eagles of Lisbon beat FK Austria Wien by 3 to 0 in a home match. Therefore, for the first time in the Lusitanian football history three Portuguese clubs will compete in the group stage of the clubs' continental tournament. Rui Costa shot a fantastic opening goal in the 21st minute of his first official match at home since he left SL Benfica to move on to AC Fiorentina at the end of the Portuguese club's title-winning season in 1993/94 (the last title before the one won in 2005 with Trapattoni at the helm of the team, 11 years later). The 34-year-old player rightfully earned a rapturous applause when substituted midway through the second half, with the sell-out crowd at the Estádio da Luz giving him a wonderful standing ovation.

DID YOU KNOW?
Great SL Benfica squad in the sixties is known as the squad of Eusebio, the champion born in Mozambique, Also the captain and heart of that squad came from the African continent. In fact, José Pinto Carvalho dos Santos Águas was born in Mozambique in 1930. Águas arrived in Portugal in 1950 with that movie actor face of his, and few people imagined that he would become one of the Portuguese strongest forwards ever. An elegant player who had a fine technique and whose headers were unstoppable; Águas represented really something new in Portuguese football, that was used to physically strong forwards who were not very good at playing the ball. Águas was the first Portuguese player who lifted the European Champion Clubs' Cup in 1961, a gesture that he would repeat also the following year. He played at SL Benfica from 1950 to 1963 winning the national title 5 times (1955, 1957, 1960, 1961 and 1963), seven Portugal Cups and five titles as the championship top scorer (in 1952, 1956, 1957, 1959 and 1961). He ended his career playing one season at Austria Memphis Wien (1963/64). He died in 2003.

Artigos relacionados:
Golden Foot 2006
Luís Figo homenageado pela UEFA

terça-feira, setembro 05, 2006

Paulinho venceu na Vuelta a España (Ciclismo)

O português Sérgio Paulinho (Astaná-Wurth) venceu a 10ª etapa da Vuelta Ciclista a España entre Aviles, nas Astúrias, e Santillana del Mar, na Cantábria (190 Kms). Paulinho entrou numa fuga ao quilómetro 43 com outros 15 ciclistas, mas já perto da chegada apenas Davide Rebellin (um dos maiores especialistas neste tipo de etapas) e Xavier Florencio se encontravam na discussão da etapa com o português, que conseguiu surpreender os adversários e chegar com 2 segundos de vantagem ao final da etapa. Desta forma Paulinho subiu ao 10º lugar da classificação geral a 3 minutos e 42 segundos de Alejandro Valverde, já pontuou em todas as classificações (montanha e pontos) e encontra-se também em 9º da classificação combinada com 46 pontos (também liderada por Valverde com 10 pontos). Foi a terceira vitória consecutiva da equipa de Paulinho depois das duas vitórias de Alexandre Vinokourov.

Paulinho tornou-se no sexto ciclista português a vencer uma etapa na Vuelta, depois de João Rebelo (1945), João Lourenço (1946), José Sousa Cardoso (1959), Alves Barbosa (1961) e Joaquim Agostinho, que ganhou 3 etapas (2 em 1974 e 1 em 1976).

10ª etapa, Avilés - Museo de Altamira (Santillana del Mar), 199,3 Kms
1. Sérgio Paulinho (Portugal), Astaná-Wurth Team, 4.33.44 horas
2. Davide Rebellin (Itália), Gerolsteiner, a 2 segundos
3. Xavier Florencio (Espanha), Bouygues Telecom, m.t.
4. Vladimir Karpets (Rússia), Caisse d'Epargne-Illes Balears, a 6
5. Francisco José Ventoso (Espanha), Saunier Duval-Prodir, a 7
6. Vladimir Gusev (Rússia), Discovery Channel, m.t.
7. Sébastien Joly (França), Française des Jeux, m.t.
8. Sébastien Minard (França), Cofidis, m.t.
9. Dmitriy Fofonov (Cazaquistão), Credit Agricole, m.t.
10. Evgeni Petrov (Rússia), Lampre-Fondital, m.t.

Classificação Geral
1. Alejandro Valverde (Espanha), Caisse d'Epargne-Illes Balears, 41.19.09 horas
2. Andrey Kashechkin (Cazaquistão), Astaná-Wurth Team, a 27 segundos
3. Carlos Sastre (Espanha), Team CSC, a 44
4. José Angel Gomez Marchante (Espanha), Saunier Duval-Prodir, a 56
5. Alexandre Vinokourov (Cazaquistão), Astaná-Wurth Team, a 1.38
6. Janez Brajkovic (Eslovénia), Discovery Channel, a 2.05
7. Danilo Di Luca (Itália), Liquigas, a 2.21
8. Manuel Beltran (Espanha), Discovery Channel, a 2.28
9. Vladimir Karpets (Rússia), Caisse d'Epargne-Illes Balears, a 3.02
10. Sérgio Paulinho (Portugal), Astaná-Wurth Team, a 3.42

Artigos relacionados:
Floyd Landis (Phonak) com doping positivo no Tour 2006 (Ciclismo)
Mais um americano em Paris (Ciclismo)
Le Tour 2006

Parabéns Espanha

Glória, s.f. (do lat. gloria). Fama, reputação ilustre; grande nomeada adquirida por pessoa ou coisa Lustro, luzimento; realce. Brilho, magnificência, esplendor. Causa honrosa, motivo de orgulho, de ufania Satisfação, prazer, regalo, felicidade exuberância. (…)


No passado domingo, ao final da manhã um país inteiro festejava enlouquecido com os feitos de um grupo de jovens altos, que no longínquo Japão acabavam de atingir a glória no Mundial de Basquetebol, tornando-se assim os melhores dos melhores da modalidade, e ainda por cima espalhando classe e bom jogo em cada um dos jogos do extremo oriente.
Este grupo de amigos, que agora é o mais adorado em Espanha, entraram motivadíssimos, para o jogo mais importante da história do basket espanhol, não iriam ter a ajuda da “estrela” NBA, Pau Gasol, que tudo teria dado para poder jogar a final. Mas como família que são, a ausência de Pau, não se notou e serviu como factor de motivação para todos, e durante todo o jogo poucos foram os momentos em que se sentiu a falta do jogador de Memphis, em parte pela excelente actuação do seu substituto, o seu irmão mais novo, Marc Gasol, que enquanto esteve em campo foi brilhante a defender e a atacar. Mas se Marc, foi talvez a grande revelação deste grupo, e Pau Gasol, como sempre a grande figura e MVP do Mundial, o grande destaque desta selecção é a união de todos, se os americanos destacam pelo seu individualismo, os espanhóis destacam pelo colectivo, na Selección todos jogam e todos dão o seu melhor em campo e fora dele, pelo bem de todos.

Mas a Espanhola, não ganha só pela união, ganha pelos jogadores que tem, Pau Gasol, Sergio Garbajosa, José Manuel Calderon, Sergio Rodriguez, são jogadores NBA, Juan Carlos “La Bomba” Navarro foi a estrela do Mundial júnior de Lisboa e hoje é a grande referência do FC Barcelona, que não o deixa tentar o “sonho” americano, Carlos Jimenéz é o capitão e um dos melhores defesas do basquetebol mundial, Rudy Fernandez, é a grande estrela do Joventud de Badalona, e em pouco tempo também ele estará na liga americana, Alex Mumbrú também jogou muito este ano no club de Badalona, o que levou o Real Madrid a abrir os cordões a bolsa para o contratar, no Real Filipe Reyes é peça fundamental, e Carlos Cabezas e Berni Rodriguez foram cruciais na vitória na ACB do Unicaja de Málaga, já Marc Gasol, promete seguir o passos do irmão mais velho. Se os jogadores são um conjunto de amigos que tudo dão em campo é também muito graças a um grande grupo de treinadores liderado por “Pepu” Hernandez, a antiga alma do Estudiantes, e a agora actual alma da selecção, e um excelente conhecedor da modalidade que ama desde os anos de infância qundo entrou para o Ramiro de Maeztu, colégio do Estudiantes. Começou a treinar com apenas 15 anos e desde aí nunca parou de aprender, recebe agora o prémio merecido.

Mas mais do que estrelas do basquetebol mundial, este grupo de amigos destaca pela sua humildade, no domingo depois de ganharem o mundial, não voltaram as costas aos inúmeros fãs que por eles gritavam no Hiroshima Green Arena, não se cansaram de responder a tudo o que os jornalistas queriam saber, e a cada entrevista que davam pareciam ainda mais normais. Tinham acabado de ganhar o que poucos podem sequer sonhar e estavam ali a dar autógrafos a dialogar amenamente com todos os que enlouqueciam só de os ver. A vitória na maior das competições da modalidade não os tornou arrogantes, não passaram a usar óculos de sol Armani, ou brincos de diamantes, ou fatos italianos, continuavam a ser os mesmos, e é por isso que tanto merecem esta vitória e é por isso que tão idolatrados são em Espanha! A sua estrela maior, que ganha tanto ou mais que os mais bem pagos do futebol mundial, parecia uma criança tal a felicidade do momento, acabava de cumprir o seu maior sonho e mesmo com o pé partido tinha gestos de carinho para todos. Eles sim, são o exemplo a seguir. Enorabuena campeones!!


Fotos: Agências

segunda-feira, setembro 04, 2006

Portugal no EuroBasket 2007??

Agora que o Mundial de Basquetebol já acabou com a vitória da Espanha (calma, fiéis leitores... o 1001desportos já vai fazer um resumo sobre essa competição), tempo de olhar para a próxima grande competição de selecções. Que é o EuroBasket 2007 a realizar em Espanha.

As qualificações para o Europeu já começaram e Portugal encontra-se neste momento numa boa posição para pela primeira vez na sua história se qualificar para um Europeu de Basquetebol. Portugal encontra-se neste momento a disputar o Pré-Europeu, competição em que 16 equipas se encontram divididas por 4 grupos. Para o Europeu a disputar em Espanha, serão apurados os vencedores de cada grupo e os dois melhores segundos classificados.

O grupo de Portugal é constituído pela Bósnia-Herzegovina, Macedónia (países herdeiros da tradição jusgolava) e Israel (“cliente” habitual do Europeu de Basquetebol).

Neste momento após 2 jornadas, Portugal permanece invicto, depois de uma volumosa vitória sobre a Macedónia, em Trancoso, por 108-90 (jogo em que se destacou Miguel Minhava com 23 pontos, 5 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola), seguido de uma preciosa vitória fora de portas, sobre a Bósnia (destaque para "Chico" Jordão com 16 pontos, 5 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola).

Classificações após 2 jornadas do Grupo B de qualificação para o Europeu de 2007:
1. Portugal - 2 jogos - 2 V/0 D - 4 P
2. Israel -2 jogos – 1 V/ 1 D – 3 P
3. Macedónia -2 jogos – 1V/1 D - 3 P
4. Bósnia – 2 jogos - 0 V/2 D - 2 P

Próximos jogos:

3ª Jornada
Israel – Portugal, dia 6 de Setembro de 2006, em Sófia, Bulgária
Macedónia – Bósnia, dia 6 de Setembro de 2006, em Skope, Bulgária.

O jogo contra Israel em Sófia (terreno neutro, portanto) será o mais importante da fase classificatória. Em caso de vitória Portugal alcançará uma importante vantagem sobre o seu mais poderoso adversário quando ainda tem dois jogos por disputar em casa.

Campeonato do Mundo de Triatlo em Lausanne: Balanço da prestação dos Portugueses

Este fim-de-semana decorreram os campeonatos do mundo de triatlo em Lausanne. Natural expectativa para a prova de Vanessa Fernandes, actual tricampeã europeia, líder do ranking mundial e da Taça do Mundo. Esta era a única prova, a par dos Jogos Olímpicos, em que Vanessa nunca tinha atingido o pódio, sendo o seu melhor resultado a 4.ª posição em 2005. De referir que esta também seria uma das raras vezes em que Vanessa Fernandes iria defrontar a sua grande rival, a australiana Emma Snowsill, campeã mundial em 2005. Snowsill e Vanessa são as duas grandes candidatas ao Ouro em Pequim/2008.

A balança pendeu para o lado da veterana Snowsill, que concluiu a prova em 2.04.03 horas, menos 45 segundos que a "nossa " triatleta. Nunca é de mais recordar que Vanessa tem apenas 20 anos! O pódio foi completado por outra atleta vinda da Austrália, Felicity Abram.

Este não foi o único pódio de Portugal. Na prova de Juniores Masculinos, João Silva na sua primeira participação numa grande prova internacional alcançou a medalha de bronze, atrás do britânico Brownlee (medalha de ouro) e do russo Brukhankov (medalha de prata). Os restantes representantes portugueses, José Estrangeiro e Miguel Arraiolos, terminaram na 31ª e 33ª posição respectivamente.

Alguma desilusão na prova de Juniores Femininos, onde Portugal esteve representado pela Campeã do Mundo em título, a atleta do Belenenses, Anaís Moniz. Anaís, também campeã Europeia, não conseguiu revalidar o título mundial, ao perder terreno na etapa de corrida, tendo terminado a sua prova na 10ª posição, a 1m10s da nova campeã, a Canadiana Kirsten Sweetland.

Na prova de elite masculina, Bruno Pais, oitavo do ranking mundial, quedou-se pela 44ª posição. Duarte Marques, o outro representante português, foi 33º classificado.


Futebol: Nuno Ribeiro, o quase-jogador

Alguns leitores ficarão apreensivos ao lerem “Nuno Ribeiro” no título deste artigo em vez do nome pelo qual é habitualmente conhecido no mundo do futebol – Nuno Gomes. Alcunhar de “Gomes” este jogador é um abuso pecaminoso, na medida em que a diferença de qualidade que distingue o antigo avançado portista Fernando Gomes do espécime benfiquista é abissal.
Não pensem que tenho algum tipo de ódio focalizado neste jogador por algo mais do que o futebol que pratica. Os jeitos e manias com o cabelo algo juvenis e, até mesmo, afeminados, embora ridículos, não me incomodam, o que me incomoda é a sua falta de qualidade para jogar no meu Benfica, já para não falar no vencimento que aufere mensalmente.
Os jogadores de alta competição, e ainda mais os pagos a peso de ouro, devem trabalhar continuamente para estar na melhor condição física possível e, em campo, devem dar tudo o que têm. Devem disputar qualquer jogada como se fosse a última e é isso que não se vê nele! Vê-se um jogador que salta sempre antes de tempo nas jogadas disputadas no ar para não ser tocado, vê-se um jogador que nunca disputa uma bola na relva para não se magoar, enfim... parece mais um manequim do que propriamente um jogador de futebol.
Admito que seja um jogador ligeiramente evoluído tecnicamente para a média do campeonato português mas isso, por si só, é insuficiente para ser titular do Benfica ou da Selecção Nacional.
Para finalizar, quem não se lembra do Belenenses vs. Benfica da época passada em que, depois de se lesionar no joelho, saiu de campo a chorar e manteve-se a chorar no banco de suplentes? Nunca vi o Petit chorar! Nem o Ricardo Rocha! Nem qualquer outro, por sinal!!!
Quando um jogador “dá o litro” só posso ficar contente. Se, apesar disso, jogar mal é porque não tem qualidade e, aí, a culpa recai no treinador que o coloca a jogar ou na direcção que o contrata, mas nunca deverá ser vaiado pelos adeptos. Vaiados deverão ser os que não se esforçam, quer ganhem ou percam, quer joguem bem ou mal.
.
Artigos relacionados:

domingo, setembro 03, 2006

Natação: Desafio no Atlântico – Travessia entre Reservas

Nuno Vicente, do Clube de Natação de Torres Novas, de 27 anos, Miguel Arrobas, da Associação de Nadadores dos Estoris, de 31, e Duarte Mendonça, da Associação de Natação da Madeira são nomes a fixar, para os amantes da natação, já que estes nadadores prometem revolucionar a natação em águas abertas nacional.
No passado dia 29, fizeram a travessia a nado entre a ilha da Madeira e as ilhas Desertas, numa extensão de 25 quilómetros, em apenas 6 horas e 47 minutos, no que foi o maior “desafio” em águas abertas realizado no nosso país.
Esta travessia foi o concretizar de um sonho antigo para Duarte Mendonça (habituado a destacar-se na Clássica Cais do Funchal-Barreirinha), como qualquer madeirense nadador que se preze, Duarte ambicionava fazer a mítica ligação às Desertas e encontrou a companhia ideal, na dupla Nuno Vicente e Miguel Arrobas, que fizeram assim mais um teste às suas reais capacidades em mar aberto, tendo como objectivo a travessia do Canal da Mancha, objectivo da dupla para o verão de 2007. Até à data só, um português, Baptista Pereira na longínqua década de 50 (1954 e 1959) conseguiu atravessar o famoso Canal franco-inglês, apesar de muitos o terem tentado. Comparado com a ligação às Desertas, o Canal, só tem mais 10 km, no entanto as fortes correntes e a temperatura da água, tornam a travessia muito exigente.
Mas quem consegue fazer 25km em mar aberto em apenas 6 horas, um feito incrível para o desporto nacional, conseguirá certamente fazer a ligação por mar Inglaterra - França, elevando uma vez mais o nome da natação lusa.

Artigos relacionados:

sexta-feira, setembro 01, 2006

Automobilismo: Cristiano da Matta recupera

O brasileiro de 32 anos, Cristiano da Matta, sofreu, no início de Agosto, na pista de Elkhart Lake, um grave acidente nos treinos livres ao atropelar um cervo a alta velocidade acabando no hospital a ser operado de urgência. Da Matta sofreu um hematama subdural e a cirurgia serviu, precisamente, para retirar o hematoma, no entanto, o piloto permaneceu em coma induzido durante alguns dias. As mensagens de apoio ao piloto mineiro sucederam-se durante este mês de Agosto para, somente no fim do mês, o brasileiro mostrar sinais de melhoria. Há uns dias já se conseguia manter acordado e ontem começou a falar.
.
Cristiano da Matta teve um percurso sempre ascendente no automobilismo. Filho do lendário Toninho da Matta, 14 vezes campeão brasileiro de Turismo, Cristiano superou o pai, pelo menos em mediatismo.
Aos 24 anos mudou-se para os Estados Unidos, 2 anos depois estava a competir na Fórmula CART. Em apenas 3 anos chegou a campeão e as portas da Fórmula 1 abriram-se-lhe, a Toyota acolheu-o mas os resultados não foram os esperados e da Matta voltou à CART (agora Champ Car) dizendo que a Fórmula 1 é menos competitiva já que a performance dos carros é fundamental.
.
Uma volta a Elkhart Lake onde sofreu grave acidente este ano

.
Cristiano da Matta está actualmente ao serviço da equipa RuSport, competindo no campeonato americano Champ Car.
Os desejos de todos os fans de automobilismo e, em particular, dos pilotos espectaculares como da Matta, é que o brasileiro melhore significativamente e que, em breve, possa voltar às pistas e às vitórias.
Cristiano, a equipa do 1001Desportos apoia-te.