quarta-feira, maio 31, 2006

Jogo Histórico (Futebol)

31 de Maio de 1961, Estádio Wankdorf em Berna (Suíça)
SL Benfica 3-2 CF Barcelona

Árbitro: Dienst (Suíça)
SL Benfica: Costa Pereira; Mário João e Ângelo; Neto, Germano e Cruz; José Augusto, Santana, Águas (cap.), Coluna e Cávem. Treinador: Bela Guttmann
Barcelona CF: Ramallets; Foncho e Gracia; Vergés, Gensana e Garay; Kubala, Kocsis, Evaristo, Suarez e Czibor. Treinador: Orizaola
Golos: 0-1 Kocsis (20’), 1-1 Águas (30’), 2-1 Vergés (pb, 32’), 3-1 Coluna (55’), Czibor (75’).

Faz hoje 45 anos que o Sport Lisboa e Benfica venceu a sua primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus e assim se tornou um dos primeiros clubes a inscrever o seu nome entre os grandes clubes mundiais. É com o jogo final desta brilhante campanha europeia que início a rúbrica do 1001Desportos sobre jogos históricos.

O Barcelona CF apresentava-se na final como claro favorito depois de ter eliminado a grande equipa do Real Madrid CF, que tinha vencido as 5 edições anteriores da Taça, numa eliminatória muito polémica, o Barcelona CF tinha vencido também as duas edições já realizadas da Taça das Cidades com Feira. A equipa espanhola contava com um ataque dos mais fortes da história do futebol, contando com os geniais húngaros Kubala, Kocsis e Czibor, o brasileiro Evaristo e o espanhol Luiz Suarez. Do lado do SL Benfica a peça mais importante era o seu carismático treinador, o húngaro Bela Guttmann, ele estruturou uma equipa muito organizada em que o colectivo é que vencia os jogos, incutiu uma mentalidade vencedora nos jogadores que fez com que jogassem com muita “garra” e nunca desistissem do jogo, na história do futebol europeu (UEFA) ainda não se tinha visto uma equipa onde o treinador fosse tão importante para a equipa e talvez só voltasse a acontecer de forma tão explícita cerca de 60 anos depois. Cabia ao SL Benfica tentar contrariar o favoritismo do adversário que representava o domínio do futebol espanhol de clubes na Europa, o Barcelona CF sentia que a vitória já era sua depois de ter eliminado o poderosíssimo Real Madrid CF e até ofereceu ao SL Benfica, antes do jogo, uma Taça que seviria de prémio de consolação para a equipa portuguesa.

LER MAIS...

Jogos Históricos

Pretendo iniciar uma rúbrica que espero singre na comunidade do 1001Desportos, trata-se da rúbrica de Jogos Históricos, onde pretendo descrever um jogo que tenha ficado para a História de um determinado Desporto. Espero que os meus companheiros de equipa no 1001Desportos me acompanhem e escrevam sobre grandes jogos históricos. Podemos seleccionar os jogos pela sua qualidade pelo seu significado ou uma razão especial que queiramos assinalar. É natural que surjam mais histórias de jogos de Futebol que das outras modalidades, pois esses são os que melhor estão guardados nas nossas mentes, no entanto espero que se escreva sobre grandes jogos de outros Desportos.

O mote está dado!

terça-feira, maio 30, 2006

Ticha Penicheiro no All - Star


Vamos ser patriotas! Vamos levar Ticha Penicheiro ao All Star! Como?

É só ir aqui e votar TODOS OS DIAS na grande Campeã que é Ticha Penicheiro. Toca a votar!

segunda-feira, maio 29, 2006

Basso passeia pelo Giro (Ciclismo)

Ivan Basso terminou ontem o Giro de Itália 2006 com uma vitória folgadíssima, venceu três etapas e quando surgiram as primeiras etapas importantes da corrida não deixou grandes dúvidas sobre quem iria vencer a 89ª edição do Giro d'Italia, manteve-se sempre no topo nas etapas importantes, sendo inclusive o único a fazê-lo, foi até uma vitória que tirou alguma emoção à prova, pois terminou com mais de 9 minutos de avanço sobre o segundo classificado. Foi ainda acusado por Gigi Simoni de ter tentado vender-lhe a vitória na penúltima etapa, quando ambos seguiam isolados na frente da corrida, outra versão da história relata que Basso sugeriu que seguissem juntos mas acabou por atacar e chegar isolado à meta, como é óbvio Basso desmente a primeira versão. Quem acabou por ser a surpresa da competição, mas não muito, foi José Enrique Gutierrez que terminou a prova em segundo lugar devido às boas prestações nas etapas de montanha, não fosse contudo o seu perseguidor não ter também um bom desempenho em contra-relógios e talvez tivesse descido uma posição. No Giro a normalidade também não é que sejam os grandes contra-relogistas a brilhar, salvo contudo algumas excepções. A seguir Gutierrez estiveram os vencedores das últimas cinco edições da competição, Simoni (2001 e 2003), Cunego (2004) e Savoldelli (2002 e 2005), destes apesar de não se poder dizer que tenham defraudado as expectativas nunca pareceram incomodar a superioridade de Basso e foram surpreendidos pela boa forma do espanhol.

Jan Ullrich que também participou nesta edição do Giro e de quem se espera que seja o principal rival de Basso no Tour disse não acreditar que Basso também vencesse o Tour e que estava satisfeito por se ter mantido sempre na cauda da corrida, Ullrich não terminou (desistiu na 19ª etapa) mas apesar de tudo ainda deixou alguns bons registos nas etapas de montanha e venceu um contra-relógio, algo que ele classificou de surpreendente. Ullrich também referiu a sua insatisfação por ter visto o seu nome envolvido num escândalo de dopagem duma rede de Espanha. Esperemos que para bem do Ciclismo Ullrich tenha o seu nome limpo em questões de doping e se encontre em grande forma durante o Tour, pois agora que Lance Armstrong já não mora cá é de esperar um grande duelo entre Basso e Ullrich, com muitos candidatos a tentar surpreendê-los.

O domínio de Basso foi de tal modo evidente que ficou no pódio de todas as classificações individuais importantes, inclusive no Prémio da Combatividade, a diferença de tempo que alcançou sobre os principais rivais parece obra de outros tempos de modo que até já lhe chamam o novo "Canibal" (alcunha de Eddy Merckx). Esperemos para ver se Ivan Basso mantém a excelente forma que apresentou neste Giro e também nas duas últimas edições do Tour e consegue ser o primeiro a vencer o Giro e o Tour desde Marco "Pirata" Pantani em 1998. A camisola Rosa acentou-lhe bem será que a Amarela também espera por ele?


Classificação Geral Final:
1. Ivan Basso (Itá) Team CSC - 91h33m36s
2. José E. Gutierrez Cataluna (Esp) Phonak Hearing Systems - a 9m18s
3. Gilberto Simoni (Itá) Saunier Duval-Prodir - a 11m59s
4. Damiano Cunego (Itá) Lampre-Fondital - a 18m16s
5. Paolo Savoldelli (Itá) Discovery Channel Pro Cycling Team - a 19m22s
6. Sandy Casar (Fra) Française des Jeux - a 23m53s
7. Juan Manuel Garate (Esp) Quick Step-Innergetic - a 24m26s
8. Franco Pellizotti (Itá) Liquigas - a 25m57s
9. Victor Hugo Pena Grisales (Col) Phonak Hearing Systems - a 26m27s
10. Francisco J. Vila Errandonea (Esp) Lampre-Fondital - a 27m34s

Classificação por Pontos:
1. Paolo Bettini (Itá) Quick Step-Innergetic - 169 pts
2. Ivan Basso (Itá) Team CSC - 158
3. José E. Gutierrez Cataluna (Esp) Phonak Hearing Systems - 132

Classificação da Montanha:
1. Juan Manuel Garate (Esp) Quick Step-Innergetic - 64pts
2. Ivan Basso (Itá) Team CSC - 56
3. Fortunato Baliani (Itá) Ceramica Panaria-Navigare - 52

Troféu Intergiro:
1. Paolo Savoldelli (Ita) Discovery Channel Pro Cycling Team - 775 pts
2. José E. Gutierrez Cataluna (Esp) Phonak Hearing Systems - 651
3. Ivan Basso (Ita) Team CSC - 595

Classificação por Equipas:
1. Phonak Hearing Systems (Suí) - 274h21m31s
2. Lampre-Fondital (Itá) - a 7m36s
3. Discovery Channel Pro Cycling Team (EUA) - a 16m05s

Troféu Super Team:
1. Phonak Hearing Systems (Suí) - 323 pts
2. Saunier Duval-Prodir (Esp) - 298
3. Ceramica Panaria-Navigare (Itá) - 270

Prémio da Combatividade:
1. Paolo Bettini (Itá) Quick Step-Innergetic - 49 pts
2. Ivan Basso (Itá) Team CSC - 42
3. José E. Gutierrez Cataluna (Esp) Phonak Hearing Systems - 35

Prémio Fair-Play:
1. Ceramica Panaria-Navigare (Itá) - 0 pts

Internationaux de France Roland Garros 2006

Já começou Roland Garros, aquele que é talvez o mais mítico Torneio de Ténis do mundo e um dos principais acontecimentos desportivos anuais, tem este ano um aliciante especial, o mais que provável duelo pelo qual os adeptos do ténis espectáculo esperam, Federer – Nadal. Pela primeira vez em muitos anos, os Internacionais de França começaram num domingo para evitar o congestionamento de jogos. Sem dúvida uma boa ideia se tivermos em conta a afluência que ontem se viu por Porte d'Auteuil, a grande maioria estava por aquelas bandas para ver o Roger mais conhecido do ténis, Federer que começou ontem a caminhada para a final, contra o estreante argentino Diego Hartfield que foi um rival digno para uma primeira ronda, apesar de ter ganho em três sets (7-5,7-6, 6-2) Federer passou por momentos de alguma aflição. A jornada de hoje continuou em bom ritmo com um duelo mítico entre José Acasuso e Fabrice Santoro (6-3,6-1,3-6,1-6,11-9) com muita pena minha o incansável Santoro não conseguiu eliminar o argentino Acasuso depois de um último set grandioso. Na jornada de hoje entraram ainda em acção nomes bem conhecidos para os portugueses como Nalbandian, que este ano venceu no Estoril, Davydenko – que foi o finalista vencido, Moyà, Robredo, Ferrero, Gaudio, todos eles passaram de ronda com menor ou maior dificuldade. Mas a jornada de hoje, entrará para a história do ténis mundial, graças a um jovem de Manacor, Maiorca, que com apenas 19 anos conseguiu superar o record do mítico Guillermo Vilas de vitórias seguidas em terra batida, que datava de 1977. Rafael Nadal que há já muito entrou para a história do ténis aumentou hoje a sua lenda, ao alcançar a 54ª vitória consecutiva em terra batida, num jogo contra o sueco Robin Soderling (6-2,7-5,6-1). E pelas minhas contas esta séria ainda vai continuar por muito e muito tempo.
Foto: EFE

Gatlin vs Powell o Duelo do Ano

O duelo que todo o mundo do atletismo aguarda, ainda não aconteceu se bem que no Meeting de Eugene, EUA, vivemos uma aproximação desse duelo pelo record mundial do hectómetro entre o americano Justin Gatlin (actual Campeão do Mundo, e Olímpico) e o jamaicano Asafa Powell, ambos detentores da melhor marca mundial de todos os tempos, 9.77. Neste caso quem não quis correr na mesma série de Powell foi Gatlin, que prefere evitar por enquanto o duelo com a maior promessa do atletismo jamaicano. Apesar deste constante jogo do gato e do rato, em Eugene, Justin Gatlin foi o vencedor do duelo, correu os 100 metros em 9.88 segundos, estabelecendo assim a 4ª melhor marca mundial do ano, enquanto Powell ficou-se apenas pelos 9.93. Para referência convém salientar que o actual record nacional da distância é de 9,86 marca feita por Francis Obikwelu na final dos Jogos de Atenas. Já estamos ansiosos em ver o 2º assalto deste duelo que promete animar o mundo do atletismo nos próximos meses.

Foto: AFP

Telma Monteiro, campeã europeia de -52 kgs

Telma Monteiro , uma das mais consistentes hipóteses portuguesas de medalha para Pequim 2008 , sagrou-se campeã Europeia de -52 kgs no campeonato realizado em Tampere, Finlândia, de 26 a 28 de Maio.
.

Combates Classificatórios
Telma Monteiro Vs Mareen Kraeh (Alemanha) - Vitória por Ippon
Telma Monteiro Vs Monika Cabaj (Polónia) - Vitória por Yuko
.
Meia Final
Telma Monteiro Vs Petra Nareks (Eslovénia) - Vitória por Ippon

Final
Telma Monteiro Vs Ioana Aluas (Roménia) - Vitória por Ippon

Palmarés de Telma Monteiro

Participações Olimpicas
Atenas 2004 - 9º Lugar

Participações em Campeonatos do Mundo ou da Europa
Campeonato da Europa de Juniores / Sarajevo 2003 - Medalha de Bronze
Campeonato da Europa / Bucareste 2004 - Medalha de Bronze
Campeonato da Europa de Juniores / Sofia 2004 - Medalha de Ouro
Campeonato da Europa / Roterdão 2005 - Medalha de Ouro
Campeonato do Mundo / Cairo 2005 - Medalha de Bronze

sábado, maio 27, 2006

Desporto solidário

A equipa profissional de Futsal do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se, na semana passada, ao Estabelecimento Prisional do Linhó para disputar um jogo contra a equipa local de reclusos. Este jogo fez parte do dia do Benfica da Prisão e fez as delícias de muitas pessoas que, apesar de presos, tentam manter a sua ligação com a sociedade, o desporto e, em particular, o seu clube, o Benfica. Escusado será dizer que a disputa pelos equipamentos encarnados fez com que os jogadores benfiquistas recolhessem aos balneários quase nus.
Este tipo de acções são de louvar de um clube com a projecção mediática do Benfica. Há, na sociedade portuguesa e não só, muito espaço para que clubes e jogadores mediáticos possam dar a sua ajuda que não passa apenas pelo apoio financeiro.

quinta-feira, maio 25, 2006

Os melhores lançadores da NBA

A NBA está em mudança. Antes os Postes ("posição 5 ") dominavam. Eram eles que marcavam a parte de leão dos pontos. Hoje em dia, os postes estão em crise. Postes puros e duros, dominadores, já não existem.

Face a isto, os jogadores mais predominantes são os das posições exteriores, nomeadamente da "posição 3". Contudo, a NBA é cada vez mais um jogo atlético em que o músculo e o bicep mandam. Assim, os " afundanços " são cada vez mais o "Pão - Nosso" de cada dia em detrimento dos lançamentos exteriores. Conclusão : os lançadores puros, como em tempo foram Larry Bird, Joe Dumars, World Be Free, Rick Barry são cada vez mais raros.

Mas ainda existem alguns destes "espécimes raros". E com este postal, vamos dar a descobrir os melhores.

5. Richard Hamilton - 2.01 m, 27 anos - Extremo - Detroit Pistons - Uma das bases do sucesso dos Pistons. Começou a sua carreira nos Washtingon Wizards, onde coincidiu com Michael Jordan, sendo o jogador preferido deste, tendo "explodido" sob a sua alçada. Quando os Wizzards já estavam a "implodir", depois do fracasso que foi a sua não qualificação para os Playoffs, deu o salto e transferiu - se para os Pistons, onde atingiu este ano o estatuto de All–Star. Tem um lançamento muito rápido e "dispara" de qualquer ponto do campo. Percentagens de Lançamento. Carreira: 3 P % - 32.6; LL% - 85.4 %; 2005-2006 - 3P % - 45.8 %; LL % - 84.5%.

4. Peja Stojakovic - 2.08 m, 29 anos - Extremo - Indiana Pacers - Um digno representante da Escola Jugoslava. Passou pela Grécia, onde foi treinado pelo actual treinador dos Bulls, Scott Skilles. Deu os primeiros passos na NBA ao serviço dos Sacramento Kings, onde sob a protecção do grande Vlade Divac, rapidamente se impôs e foi 3 vezes All-Star. Tanto lança com "arco", como em suspensão. Percentagens de Lançamento. Carreira: 3 P % - 39.9; LL% - 89.4 %; 2005-2006 - 3P % - 43.7 %; LL % - 91.5%.

3. Michael Reed - 1.99 m, 26 Anos - Extremo - Milwauke Bucks - Hoje em dia a grande estrela do Bucks. Mas os seus primeiros passos não pressagiavam que atingisse tal sucesso. Com uma carreira universitária irregular, apenas foi eleito na segunda ronda do Draft onde geralmente está a " carne para canhão ". Tapado por Ray Allen, no seu ano de Rookie, apenas jogou seis jogos em 82 possíveis! Geralmente quando isso sucede, estes jogadores são dispensados. Mas não foi isso que aconteceu com Michael Reed. Alguém do staff técnico dos Bucks estava atento e segurou-o. E este explodiu, sendo sucessivamente o melhor marcador dos Bucks. Tem um tipo de lançamento muito europeu, fazendo um "arco" tremendo. Percentagens de Lançamento. Carreira: 3 P % - 39.3; LL% - 85.5 %; 2005-2006 - 3P % - 35.5 %; LL % - 87.7%.

2. Ray Allen - 1.96 m, 31 Anos - Extremo - Seatlle Supersonics - Um dos jogadores mais elegantes da NBA. Muito versátil. Começou a sua carreira nos Milwauke Bucks, tendo-se depois incompatibilizado com George Karl e sido transferido para os Sonics de Seatlle, onde continua a brilhar a grande altura, apesar da mediocridade da equipa e dos problemas financeiros que assolam a equipa. Lançamento preferencialmente em suspensão. Percentagens de Lançamento. Carreira: 3 P % - 39.9; LL% - 88.6 %; 2005-2006 - 3P % - 41.2 %; LL % - 90.3%.

1. Dirk Nowitzki – 2 . 13 m , 27 anos - Extremo Poste - Dallas Mavericks - Quando chegou à NBA, foi olhado com estranheza. Depois passou a ser olhado com temor. Afinal, um jogador de 2,13 que jogava a “3“ e lançava triplos com tremenda eficácia, causava muitas dificuldades às defesas adversárias. Este ano parece decidido a ganhar o título. Lançamento tanto em "arco", como em suspensão. Percentagens de Lançamento. Carreira: 3 P % - 37.9; LL% - 86.3 %; 2005-2006 - 3P % - 40.6 %; LL % - 90.1%.

Legendagem - 3P % - percentagem de acerto nos lançamentos de três pontos.
LL % - percentagem de acerto nos lançamentos livres.

quarta-feira, maio 24, 2006

ABC e Sporting campeões nacionais de Andebol

Devido ao estado do Andebol em Portugal, em que existem duas competições paralelas, o campeonato da Liga de Clubes organizado pela Liga Portuguesa de Andebol (LPA) e a Divisão de Elite organizada pela Federação de Andebol de Portugal (FPA), caímos no ridículo de ter dois campeões nacionais de Andebol sem que se possa dizer que um é mais campeão do que o outro. Há quem diga que na Liga estão as melhores equipas (argumento que eu suporto) mas a verdade é que os campeonatos são verdadeiramente paralelos e, como tal, vou falar dos dois.

ABC campeão nacional da Liga de Clubes

O ABC Braga sagrou-se, neste fim de semana, campeão nacional ao vencer na final o FC Porto por 3 jogos a 2. À partida para esta final o ABC tinha vantagem adquirida durante a fase regular por ter sido 1º classificado e que, na prática, dava direito a desempatar qualquer eliminatória em casa, o que aconteceu em todas.
No primeiro jogo da final, no Pavilhão Flávio Sá Leite em Braga, o ABC superiorizou-se ao Porto apenas depois de prolongamento. Seguiram-se 2 jogos no Pavilhão Municipal de Santo Tirso em que o ABC conseguiu vencer o segundo, com uma exibição fabulosa de Luís Bogas que marcou 14 golos, obrigando o Porto a vencer os 2 próximos jogos em Braga se quisesse ser campeão. Depois de obrigar o ABC a disputar um prolongamento no quarto jogo haveria de ganhar e o campeão nacional haveria de ser encontrado na "negra". No último jogo os bracarenses foram demasiado fortes e ao intervalo já venciam por 14-8. No início da 2ª parte o ABC dilatou a vantagem e a réplica que os portistas tinham dado nos dois primeiros jogos em Braga não se verificou neste.
O ABC de Braga conquista o campeonato após 5 anos de jejum e depois da era Donner.

Resultados do PlayOff

Quartos de Final
ABC 2-1 Ginásio do Sul (33-31;36-29;27-23)
Madeira SAD 2-0 Águas Santas (27-25;32-28)
Porto 2-0 Sp. Espinho (27-20;24-22)
Belenenses 2-0 Vit. Setúbal (32-22;25-24)

Meias Finais
ABC 2-1 Madeira SAD (25-31;29-28;24-22)
Porto 2-0 Belenenses (28-27(ap);24-23)

Atribuição do 7º classificado
Sp. Espinho 2-1 Ginásio do Sul (26-27;31-29;29-23)

Atribuição do 5º classificado
Águas Santas 2-0 Vit. Setúbal (30-29;27-22)

Atribuição do 3º classificado
Belenenses 2-0 Madeira SAD (25-24;30-28)

Final
ABC 3-2 Porto (26-25(ap);18-28;27-23;24-25(ap);26-18)

Sporting campeão nacional da Divisão de Elite
.
O Sporting CP sagrou-se campeão nacional de andebol, tal como o ABC, no passado dia 21 deste mês, ante os seus congéneres açorianos do Sporting da Horta. Esta competição, organizada pela Federação, é diferente da da Liga num pormenor relevante, nesta competição a diferença de golos durante o PlayOff é um factor de desempate o que permitiu ao Sporting CP ser campeão com uma vitória e uma derrota na final. Antes, durante a fase regular, estas foram as duas equipas que dominaram por completo o campeonato acabando o Horta em primeiro com 2 empates e 1 derrota e o Sporting em segundo com 1 empate e 2 derrotas. Nos quartos de final o Marítimo esteve perto de protagonizar uma surpresa ao empatar em casa com o Horta mas nos Açores a equipa da casa facilmente resolveu a eliminatória. Nas meias finais tanto o Benfica como o São Bernardo foram facilmente afastados com duas derrotas cada um (o São Bernardo venceu a Elite em 2003 e em 2004). Chegados à final, e na ressaca da final perdida da Taça Challenge para o Steaua Bucareste, o Horta perdeu a vantagem do 2º jogo em casa quando, em Lisboa, à imagem do que fez na Roménia, entrou a medo, em baixo de forma, sem qualidade e chegou a estar a perder por mais de 14 golos de diferença. O jogo acabou com 10 golos de vantagem para o Sporting e um passeio agradável aos Açores para festejarem a revalidação do título nacional da Divisão de Elite.
O Sporting é o clube português com mais títulos, 17, à frente do Porto com 14, o ABC com 11, Benfica com 6, Belenenses com 5 e Salgueiros e Madeira SAD com 1 cada.
.
Resultados do PlayOff
.
Quartos de Final (1ª volta)
Marítimo 23-23 Sp. Horta
Ac. Leiria 21-36 Sporting
Módicus 23-30 São Bernardo
Fr. Holanda 25-25 Benfica
.
Quartos de Final (2ª volta)
Sp. Horta 32-20 Marítimo
Sporting 44-25 Ac. Leiria
São Bernardo 32-34 Módicus
Benfica 24-22 Fr. Holanda
.
Meia Final (1ª volta)
Benfica 21-30 Sp. Horta
São Bernardo 22-26 Sporting
.
Meia final (2ª volta)
Sp. Horta 30-23 Benfica
Sporting 30-27 São Bernardo
.
Final
Sporting 32-22 Sp. Horta
Sp. Horta 29-24 Sporting

Parabéns João Garcia

O nosso maior alpinista João Garcia alcançou ontem o cume da terceira montanha mais alta do Mundo, o Kangchenjunga, no Nepal. É o sétimo cume de oito mil metros no currículo do português que pretende no espaço de 5/6 anos entrar na mais restrita elite do mundo - os conquistadores dos 14 "oitomil", apenas 11 até à data. O primeiro e único português a atingir o cume do monte Everest sem o recurso a oxigénio, em 1999, conta para este desafio "À Conquista dos Picos do Mundo", com o apoio do banco Millennium bcp.

terça-feira, maio 23, 2006

Letónia 2006 - Suécia campeã mundial

A Suécia sagrou-se, no último fim de semana, campeã mundial de Hóquei no Gelo, título que junta ao olímpico conquistado no início do ano em Turim. O facto da Suécia ser a detentora destes que são os dois mais importantes troféus mundiais de selecções é inédito, nunca antes da Suécia uma selecção manteve em simultâneo estes dois títulos.
A Suécia entrou nesta competição como uma das favoritas à vitória final juntamente com o Canadá, a Rússia, a República Checa, os EUA e a Finlândia. A fase preliminar do torneio correu sem surpresas, as selecções mais cotadas passaram à fase de qualificação. Nesta, as 12 primeiras iriam disputar a fase final pelo que, novamente sem surpresas, as mais cotadas passaram para os quartos de final. A partir daqui chegaram os embates de gigantes em jogos a eliminar, que o digam os russos que perderam 3-4 com os checos e voltaram para casa mais cedo. Nas meias, o Suécia vs Canadá dominava as atenções e, que jogo! Só no primeiro período 5 golos e, no início do segundo período, 2 golos dos suecos colocaram o marcador em 5-2 a seu favor. Os 2 golos que os canadianos ainda marcaram não chegaram para lhes dar acesso à final. Na outra meia final os checos desenvencilharam-se dos finlandeses para tentarem revalidar o seu título mundial.
Esta final reeditava a meia final de 2005, na Áustria, que permitiu aos checos chegarem à final com uma vitória por 3-2. Os suecos queriam vingar a derrota do ano passado, os checos queriam revalidar o título. O jogo foi tudo menos equilibrado, os suecos dominaram o controlo do puck e a zona neutra e no fim do primeiro período já ganhavam 2-0. O 3º golo apareceu no período seguinte e os checos deixaram de acreditar na vitória até porque, no gelo, os suecos eram bem superiores. O resultado final acabou por ser 4-0 o que fez com que os escandinavos se mantivessem no topo do ranking mundial. Este título põe fim a 8 anos de jejum de campeonatos do mundo para a Suécia, o último que haviam conquistado tinha sido em 1998 na Suiça.
No jogo de atribuição da medalha de prata os finlandeses venceram os canadianos por concludentes 5-0.
O defesa sueco Niklas Kronwall foi eleito o MVP do torneio, o também sueco Johan Holmqvist foi eleito o melhor guarda-redes e o jovem canadiano de 18 anos Sidney Crosby, o melhor avançado tendo liderado a tabela de marcadores.
.
.
Resultados do torneio:
.
Ronda preliminar (clas/país/pon/gm/gs)
Grupo A
1º - Finlândia 5/13/6
2º - Rep. Checa 4/9/8
3º - Letónia 3/6/7
4º - Eslovénia 0/8/15
Grupo B
1º - Suécia 5/12/6
2º - Suiça 5/9/6
3º - Ucrânia 2/7/8
4º - Itália 0/3/11
Grupo C
1º - Rússia 6/17/6
2º - Bielo-Rússia 4/11/5
3º - Eslováquia 2/10/6
4º - Cazaquistão 0/6/14
Grupo D
1º - Canada 6/14/5
2º - EUA 4/7/3
3º - Noruega 2/8/13
4º - Dinamarca 0/6/14
.
Ronda de qualificação
Grupo E
1º - Canadá 8/28/10
2º - Finlândia 7/17/7
3º - EUA 6/11/10
4º - Rep. Checa 6/14/12
5º - Letónia 3/7/23
6º - Noruega 0/5/20
Grupo F
1º - Rússia 9/22/11
2º - Suécia 6/17/15
3º - Bielo-Rússia 6/16/10
4º - Eslováquia 5/19/10
5º - Suiça 4/12/15
6º - Ucrânia 0/4/29
.
Ronda de desqualificação
Grupo G
1º - Dinamarca 5/11/5
2º - Itália 3/6/10
3º - Cazaquistão 2/7/6
4º - Eslovénia 2/6/11
.
Fase final
.
1/4 de final
Canadá 4-1 Eslováquia
Suécia 6-0 EUA
Rep. Checa 4-3 Rússia
Finlândia 3-0 Bielo-Rússia
.
Meias-finais
Suécia 5-4 Canadá
Rep. Checa 3-1 Finlândia
.
Jogo de atribuição da medalha de bronze
Finlândia 5-0 Canadá
.
Final
Suécia 4-0 Rep. Checa

Prémios Laureus 2006

Este ano, a Gala de entrega dos Prémios Laureus, mudou-se para Barcelona, talvez para o ano volte a Portugal, mas enquanto esperamos por ela aqui ficam alguns dos vencedores da noite de ontem:

Laureus 2006:

Melhor desportista masculino: Roger Federer (Ténis)
Melhor desportista feminina: Janica Kostelic (Esqui Alpino)
Revelação: Rafael Nadal (Ténis)
Melhor equipa: Renault (Fórmula 1)
Melhor regresso: Martina Hingis (Ténis)
Melhor trajectória profissional: Johan Cruyff (Futebol)
Espírito desportivo: Valentino Rosi (Motociclismo)
Melhor desportista alternativo: Angelo d'Arrigo (Asa Delta)
Melhor desportista incapacitado: Ernst van Dyk (Atletismo)
Fundação Sport for Good: Jurgen Griesbeck (Futebol)

Playoffs NBA 2006: Resultados Finais

Resultados das semi-finais:

Conferência Oeste :

Dallas Mavericks 4 - San Antonio Spurs 3

Phoenix Suns 4 - Los Angeles Clippers 3

Conferência Este :

Miami Heat 4 - New Jersey Nets 1

Detroit Pistons 4 - Cleveland Cavaliers 3

Final da Conferência Oeste : Dallas Mavericks Vs Phoenix Suns

Final da Conferência Este : Detroit Pistons Vs Miami Heat

segunda-feira, maio 22, 2006

Club América no Campeonato do Mundo (Futebol)

O Club F América (México) conquistou o seu 5º título de campeão da CONCACAF, desta forma igualou o CDSC Cruz Azul como líder de títulos da Confederação. O América já era o principal clube da História do Futebol mexicano e desta forma reforçou a sua posição a nível internacional, eles que já tinham vencido 2 Taças Interamericanas (prova descontínua entre os campeões das Américas) apenas superados pelo CA Independiente e a única Giants Cup em 2001 (prova disputada por clubes da CONCACAF e seleccionados pela assistência nos campeonatos nacionais).

Na final derrotou os compatriotas do Deportivo Toluca FC, depois de dois empates a zero durante o tempo regulamentar o Club América derrotou o adversário no prolongamento da segunda mão em casa por 2-1. Deste modo tornou-se o primeiro clube a qualificar-se para o campeonato de Clubes deste ano.

Final (12 e 19 de Abril)
D Toluca FC - CF América (Cd. de México) 0-0 1-2 ap
(Kleber Boas 105, Duilio Davino 113; Paulo da Silva 93)

Ovarense campeã nacional de Basquetebol

A Ovarense Aerosoles sagrou-se campeã nacional de Basquetebol ao derrotar a equipa do Casino Figueira Ginásio na final por 3 jogos a 0. A equipa de Ovar havia ganho os dois primeiros jogos em casa e foi fazer a festa à Figueira da Foz para desalento das gentes locais que lotaram os cerca de 1.600 lugares do Pavilhão Galamba Marques.
Esta foi uma final imprevisível se olharmos à classificação final da fase regular da Liga. A Ovarense foi a vencedora da fase regular, no entanto, não seria de esperar que o Ginásio atingisse a final após o 7º posto da fase regular, para isso eliminou tanto o FC Porto Ferpinta nos quartos-de-final como o SL Benfica na meia-final.
O 3º título nacional da história da equipa vareira é também o primeiro do seu treinador, Henrique Vieira, que por várias vezes tinha atingido a final mas nunca tinha ganho (ao serviço da Oliveirense atingiu 3 finais e no ano passado perdeu a final já com a Ovarense ante o Queluz).
.
Os resultados dos PlayOff deste ano:
.
1/4 de final
Ovarense(1) 3-2 CAB(8)
(101-80;84-79;82-87;78-83;66-64)
Belenenses(4) 1-3 Queluz(5)
(80-89;85-88;71-67;81-93)
Porto(2) 2-3 Ginásio(7)
(81-75;75-72;65-66;64-72;60-62)
Oliveirense(3) 1-3 Benfica(6)
(78-91;68-67;81-99;88-90)
.
Meias-Finais
Ovarense 3-0 Queluz
(85-79;82-55;88-79)
Benfica 2-3 Ginásio
(106-69;84-76;72-82;73-77;81-85)
.
Final
Ovarense 3-0 Ginásio
(72-61;59-53;79-75)

domingo, maio 21, 2006

Justin Gatlin, o mais rápido do mundo... ou não

O velocista americano Justin Gatlin esteve presente no meeting de Doha, no Qatar, onde, na prova de 100 metros, conquistou o 1º lugar com a impressionante marca de 9,76 segundos. Para os menos familiarizados com esta especialidade do atletismo, este tempo é suficiente para quebrar o anterior recorde mundial da distância fixado em 9,77 segundos em 2005. Como podemos ver na foto, Gatlin ficou radiante dizendo mesmo que se sente "o melhor dos melhores", no entanto, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) viria a ajustar o tempo de Gatlin para 9,77. Na verdade, Gatlin correu os 100 metros de Doha em 9,766 segundos, tempo que deveria ter sido imediatamente arredondado para 9,77 igualando o recorde de Asafa Powell mas IAAF não deixou passar este erro em claro e prontamente o corrigiu.
Justin Gatlin, actual campeão olímpico dos 100 metros (deixou o português Francis Obikwelu com a medalha de prata), foi apelidado de cobarde pelo jamaicano Asafa Powell, ainda detentor do recorde mundial, por não querer defrontá-lo em pista. Os dados estão lançados, dois velocistas com capacidade de quebrar o recorde mundial estão "picados" e motivados, os adeptos, como eu, agradecem.
.

Dee Caffari, a primeira mulher em "wrong way"

A inglesa Dee Caffari, professora de educação física de Hampshire, converteu-se na passada quinta-feira, na primeira mulher a dar a volta ao mundo em vela, sem escalas e com ventos e correntes contrários (“wrong way trip”), seguindo os passos do seu mentor Sir Chay Blyth, que em 1971 foi o primeiro velejador a conseguir tal proeza. Dee Caffari terminou a sua viagem épica a bordo do veleiro Aviva, em Lizard, na Cornualha inglesa, ou melhor na linha imaginária que liga o Cabo Lizard e Ushant na França, depois de ter percorrido cerca de 54 000 km, em 178 dias de navegação solitária.

A viagem em “wrong way” de Caffari teve inicio a 20 de Novembro de 2005, com a saída dada à passagem da linha imaginária entre Lizard e Ushant, depois de atravessar as águas sempre congestionadas do Canal da Mancha, Dee rumou a sul em direcção ao Cabo Horn, ao 17º dia de navegação atravessava, a também imaginária linha do Equador e passado 44 dias de viagem já se encontrava a contornar a América do Sul rumo a oeste, uma das zonas mais perigosas para a navegação. Rumou a oeste serpenteando pelas águas geladas da Antártida em direcção ao continente Austral, contornou o australiano Cabo Leeuviw, em direcção ao tão antigo Cabo das Tormentas, agora Cape of Good Hope para os ingleses que como Caffari procuram no mar os seus maiores desafios. Ao 133º dia, Dee passava o Cabo da Boa Esperança, com a sensação de que a sua pátria natal estava ao virar da esquina, sensação que materializou dia 18 de Maio, quando chegou a solo inglês, depois de uma viagem de 178 dias, 3 horas, 6 minutos e 15 segundos.

Dee Caffari, é assim a primeira mulher a conseguir concluir este desafio, que teve a sua génese na volta ao mundo que Sir Chay Blyth idealizou e concluiu em 1971, na altura Blyth demorou 292 dias para completar a sua viagem sem escalas em “wrong way”. O seu record duraria durante 21 anos, até Mike Golding fazer a sua “wrong way” em apenas 161 dias. Em 2000 o francês Philippe Monnet melhorou o record de Golding em 10 dias, e em 2004 na sua 4ª tentativa para bater o record de Monnet, Jean Luc Van Den Heede estabeleceu um novo máximo de 122 dias, 14 horas, 3 minutos e 49 segundos, a bordo do veleiro Adrien.





http://www.avivachallenge.com/

Fotos (avivachallenge.com): Dee Caffari e Sir Chay Blyth; Saída Canal da Mancha; Dia a dia de Dee Caffari; Dee Caffari Nova Zelândia; Veleiro Aviva .

sexta-feira, maio 19, 2006

22ª Rampa Internacional Serra da Estrela

Este fim-de-semana, disputa-se na Serra da Estrela a 22ª edição da Rampa Internacional ACP Serra da Estrela – Cidade da Covilhã, trata-se da mais importante competição de montanha disputada no nosso país, que conta mais uma vez para o Campeonato da Europa de Montanha e claro para o Nacional da especialidade. A prova que liga a cidade da Covilhã ao antigo Sanatório da Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde, conta este ano com a estreia dos fórmulas 3000, que serão certamente garantia de espectáculo. Com o preenchimento total das inscrições, virão à Estrela, os mais importantes pilotos da especialidade, divididos por 9 fórmulas diferentes, onde se destacam nomes como Giulio Regoz, vencedor Rechberg na Áustria, Fausto Bormolini, Lazlo Szasz, Renzo Napione, ou Iñigo Martinez, vencedor da etapa espanhola disputada no Alto del Fito, na "armada lusa" destaque para Carlos Rodrigues, Pedro Salvador e Pedro Carvalho. Para além de pilotos conceituados, estarão na Serra também máquinas valiosas, como o Reynard F3000, os Lola's, ou os Dallara's para não falar nos BMW's M3, Subaru's Impreza ou os Lancer's Evolution. O espetáculo está portanto garantido.

Calendário do Europeu de Montanha 2006
29 - 30/04/2006 - Großer Bergpreis v. Österreich, Rechberg Stmk (Austria)
12 - 14/05/2006 - Subida Internacional al Fito (Espanha)
19 - 21/05/2006 - Rampa Internacional Serra Da Estrela - Cidade Da Covilhã (Portugal)
03 - 04/06/2006 - Ecce Homo Sternberk (Rep. Checa)
09 - 11/06/2006 - ADAC Trierer Bergrennen (Alemanha)
01 - 02/07/2006 - Trento Bondone (Itália)
08 - 09/07/2006 - 41° Coppa Bruno Carotti (Itália)
22 - 23/07/2006 - Slovakia Matador 2006 (Eslováquia)
12 - 13/08/2006 - Course de Côte du Mont Dore (França)
19 - 20/08/2006 - Course de côte international St- Ursanne - Les Rangiers (Suiça)
16 - 17/09/2006 - Buzetski Dani 2006 (Croacia)

Lebron James VS Michael Jordan




Quando Lebron James chegou à NBA , foi o protagonista da capa da prestigiada revista Sports Illustrated , em que o apresentava como o " Chosen One " - o escolhido.
De certeza que muitos sorrisos de desdém assomaram na cara de muitos comentadores. E pessoalmente , confesso que foi um exagero. Razões ? Basicamente porque Lebron ainda não tinha demonstrado nada. De recordar que " aterrou " na NBA directamente do High School ( para os menos familiarizados com os termos , o High School é o equivalente à Escola Secundária..), tinha 18 anos e tinha toda a pressão mediática de ser o Numero 1 do Draft . E existe toda uma história enorme de "falhanços" de números 1 do draft ...
Michael Jordan foi diferente. Quando " chegou ", já tinha toda uma carreira. Jogou na Universidade de North Carolina , ao lado de Sam Perkins e de James Worthy ( o fiel escudeiro de Magic Johnson , conhecido pelos seus óculos esquisitos ) ,tendo marcado o cesto da vitória no campeonato da NCAA de 1982 , contra a Universidade de Georgetown , de Patrick Ewing. E fez parte da equipa que ganhou os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984.Sem duvida uma das grandes equipas que os EUA já apresentaram.Com este curriculum , foi naturalmente escolhido numa posição alta do Draft - Terceira - ,mas fugindo dos holofotes , sendo que a pressão ficou toda sob os ombros de Hakeem Olajuwan ( um dos grande postes da História ) e Sam Bowie ( um dos grandes fiascos da NBA ) , que foram escolhidos nas duas primeiras posições , respectivamente pelos Houston Rockets e pelos Portland Trail Blazers.
Vamos continuar então esta viagem pelo tempo e ver como decorreu a época de Rookie destas duas estrelas. Temos de fazer um ponto de situação aqui. E dizer que a época de Rookie é muito complicada. Porque ...a vida é assim !Não é fácil .E quando um jogador novo chega a uma equipa nova ( qualquer que seja , com que estatuto chega... ) ele tem de mostrar que é bom. Para merecer que lhe passem a bola. Porque quem joga na NBA, facilmente percebe uma coisa : jogador novo na euqipa é para tirar o lugar a alguém. O que implica menos tempo de jogo , menos pontos marcados ...e um contracto com menos dólares. Resultado : os rookies são alvo de "um teste " ao longo de toda a época, com muita "trash talk " para saberem se são confiáveis .Não é por acaso que muitos jogadores, hoje considerados Estrelas quando analisando a sua carreira , reparamos que o primeiro ano se caracteriza por estatísticas modestas.
Lebron tinha um estatuto diferente . E foi muito protegido , tanto pelos Cleveland Cavaliers , como pela própria NBA. Tinha-se de proteger a qualquer custo a galinha dos ovos. Ainda mais numa altura em que as audiências televisivas dos jogos da NBA estavam a cair a pique..
Foi um "Chegar , Ver e Vencer ".Todos lhe passavam a bola e foi eleito o Rookie do Ano da época de 2003/2004.O resultado colectivo não foi brilhante .Não chegaram aos Playoffs. Mas os "Cav's" conquistaram à vontade pelo menos , mais 15 vitórias relativamente à época passada. Verdade seja dita .Na altura os Cav's eram tão mauzinhos , que não havia ninguém que lhe fizesse sombra. Assim era fácil ser rei..e Rookie.
Quanto a Michael Jordan , os Bulls já eram uma equipa mais competitiva. Tinham alguns jogadores e jogavam numa grande cidade , enquanto Cleveland , nos EUA é considerada uma cidade de Província.
A luta para Michael seria mais difícil. Teria de lidar com o facto de ser um Rookie , ter já alguns companheiros consagrados e uma comunicação social forte ,poderosa... e sedenta de sangue.
Tal como Lebron , Rookie do Ano.Com números muito bons!30 pontos de média para um Rookie..é para muito ,muito poucos. E os Bulls de volta aos Playoffs.
Lebron só este ano consegui meter os "Cav's" nos Playoffs. O que é mesmo que dizer que só no terceiro ano é que o sucesso colectivo se casou com o sucesso individual. Que era cada vez mais .Este ano tornou-se o 3º jogador da história da NBA a atingir as médias de pelo menos 30 PPG , 6 Rpg e 6 Apg.Os outros dois ?Oscar Robertson e ...Michael Jordan.
Quanto a Michael o seu inicio de carreira foi um tanto agridoce. Vencedor nato e compulsivo, para ele era uma frustração enorme ser sempre barrado nos Playoffs ou pelos Boston Celtics do grande Larry Bird ou pelos Pistons de Isiah Thomas .Resultado: como tinha muito poder, "despedia" sucessivamente os treinadores .Até que chegaram algumas pessoas. Scottie Pippen ,Horace Grant e principalmente o "Zen Master", Phil Jackson. Estes foram aqueles que lhe permitiram ser conquistar 6 titulos de Campeão da NBA e ser considerado o melhor jogador de sempre da NBA.
Quanto a Lebron..julgo que está no bom caminho para ter uma carreira como a do seu idolo.Sim , Michael Jordan foi o ídolo de Lebron. Não é à toa que Lebron utiliza o "23", que era o numero de Michael .Todo o seu jogo é baseado em Michael. Penetrações , afundanços ,versatilidade, coragem para entrar para o cesto, grande capacidade defensiva. Até os defeitos são iguais. O que é o mesmo que dizer que não é um bom lançador. Michael só começou a ser um bom lançador quando os seus problemas de joelho o forçaram a afastar-se do cesto e a aprimorar os seus lançamentos de longa distância.
Os dados estão lançados. A ver vamos se Lebron consegue levar os Cav's ao titulo.

quinta-feira, maio 18, 2006

Gràcies FC Barcelona

O Barcelona, já tem a sua segunda Liga dos Campeões, depois de vencer o Arsenal, em Paris num jogo vibrante. Finalmente os blaugrana já não se lembrarão só de Wembley, agora os culés como eu podemos juntar ao 20 de Maio de 1992 o 17 de Maio de 2006, em Paris, um dia épico para todo o barcelonismo.

O jogo não foi o brilhante que se esperava em parte porque este 11, era a primeira vez que jogava este ano, e em parte porque os jogadores entraram algo nervosos em campo, lembrando-se certamente dos fantasmas de Berna (contra o SL Benfica), Sevilha e Atenas. O Arsenal aproveitou, e com um Henry a jogar em casa e bastante motivado criou muito perigo nos instantes iniciais, o Barça demorou a entrar em jogo e demorou mais ainda depois da expulsão de Jens Lehmann, e quando começou a criar algum perigo sofreu o golo, que voltou a descontrolar toda a equipa, seria só na segunda parte com a entrada em jogo de Iniesta, talvez o jogador mais em forma deste Barça nos últimos dois meses, que a equipa começou a expôr o seu jogo, o domínio foi sendo cada vez maior ao longo da 2ª parte, apesar disso Henry e companhia continuavam a criar muito perigo valeu um brilhante Victor Valdés que salvou por duas vezes o Barcelona do 2-0, as suas defesas garantiram "metade" da Taça.

O tempo voava e o Barça não conseguia marcar, os fantasmas entravam na cabeça de todos os culés, no entanto todos acreditavam na vitória incluíndo o Presidente José Luís Rodriguez Zapatero que no palco vibrava com o seu Barça como o mais fanático dos culés. Etoo como sempre incansável também acreditava e com a entrada de Larsson, o melhor suplente do mundo, o Barcelona ganhou novo alento e a loucura chegou pelas pés do camerunês de ouro Samuel Etoo. Era o golo que o Barcelona precisava para ser campeão, a partir daí o caminho seria fácil, e passados apenas 5 minutos, depois de mais uma brilhante assitência de Larsson, surgia o “novo Koeman”, Juliano Haus Belletti, um jogador que muitos viam fora de Camp Barça na próxima época e a quem Ronnie disse que marcaria, fez o 2-1 e o barcelonismo podia por fim descansar de mais um dia épico. La segona ja era nostra.

No final quando todos tinham já abandonado Saint Denis, Belletti o novo herói culé, voltou ao relvado para tentar sentir o que tinha acabado de fazer, perdeu o olhar na baliza de Almunia onde 1 hora antes tinha enlouquecido todos os blaugranas, continuava incrédulo, pensativo. Não era para menos tinha acabado de marcar o primeiro golo com o Barcelona e o mais importante da sua carreira, e com ele tinha dado a 2ª Liga dos Campeões ao Barcelona, a primeira deste novo e mágico "Dream Team". Depois do jogo de ontem fará parte das páginas de ouro do culto blaugrana, obrigado Juliano. Gràcies Belletti e gràcies Victor Valdés, Gio, Marquez, Puyol, Oleguer, Van Bommel, Edmilson, Deco, Giuly, Ronaldinho Etoo, Iniesta e Larsson. Gràcies Barcelona! Som els Campions de Europa. Visca el Barça!!

Top 10 dos Estrangeiros da NBA

Este oportuno Post do companheiro Rodriguez lembrou-nos a todos que o conceito de globalização chegou à NBA. Ainda me lembro que os estrangeiros que chegavam à NBA eram claramente a elite ou então eram estrangeiros que tinham ido jogar para Universidades dos EUA. Nomes? Divac, Petrovic, Sabonis, Kukoc, Fernando Martin, Marculinios... e o seu sucesso era muito difícil. Hoje em dia, o cenário é completamente diferente. As portas estão completamente abertas (demasiado abertas, até...) e o casos de sucesso sucedem-se! Mas... quais são esses casos? E quais os melhores? Este é a minha opinião. Sei que este ranking não vai ser unânime... mas é sempre assim.

10. Boris Diaw - França, 2.03 m, Phoenix Suns, 24 Anos - Extremo - Poste - Chegou há 3 anos à NBA, rumo aos Atlanta Hawks, uma das piores equipas da NBA. Com pouco tempo de jogo e sem vitórias lá ía mostrando alguns "flashs" de brilhantismo. Destacava-se sobretudo na defesa. A lesão de Amare Stoudemarie e a partida de Joe Jonhson levaram a que os Suns tivessem de reconstruir o seu plantel e assim chegou Diaw, este ano ao estado do Arizona onde se destacou como o jogador revelação com umas estatísticas fenomenais durante os 82 jogos da "regular season" de 2005/2006: 13,8 PPG, 6,9 RPG e 6,2 APG. Um jogador muito versátil, portanto, sendo que este feito será ainda mais espantoso se se tiver em conta que face à lesão de Stoudemarie, Diaw com os 2.03 m, jogou a Poste esta época contra adversários muito mais altos e pesados. Um dos jogadores mais talentosos desta nova geração da NBA.

9. Jamaal Magloire - Canadá, 2.11 m, 28 Anos - Poste - Milwakee Bucks - Formado na prestigiada Universidade de Kentucky, em 1998 conquistou o campeonato da NCAA o que lhe augurava bons voos. Escolhido pelos Hornets (na altura sediados em Charlotte), Jamaal rapidamente ganhou a titularidade. Jogador muito respeitado pela sua educação e pela sua "work -ethic", tendo em 2003/2004 sido All-Star.

8. Zydrunas Ilgauskas - Lituânia, 2.21 m, 30 Anos - Poste - Cleveland Cavaliers - Dele se dizia que seria o sucessor de Sabonis. O que é certo é que a sua carreira foi parecida desde logo a lesão gravíssima que teve. Também Sabonis teve uma lesão gravíssima. De facto, "Z", após uma óptima época de rookie, partiu o seu pé esquerdo - consequência: nas duas épocas seguintes, em 164 jogos possíveis, apenas jogou 29. Já se vaticinava o pior, mas como o seu ídolo recuperou para se tornar um dos melhores Postes da NBA, sendo hoje o fiel escudeiro de LeBron James nos Cleveland Cavaliers.

7. Andrei Kirilenko - Rússia, 2.06 m, 25 Anos - Extremo - Utah Jazz - Um dos meus jogadores favoritos. Chegou aos Jazz quando os míticos Karl Malone e John Stockton estavam nas "lonas" e jogavam as suas últimas partidas pela equipa dos Mormons. Com a qualidade destes professores a sua entrada no ninho de cobras que é a NBA foi tranquila. Desde os primeiros jogos que as suas qualidades chamaram a atenção da tribo da NBA. Um dos melhores defensores da NBA e um jogador muito versátil. Quando os Jazz ficaram "orfãos" de Stockton e de Malone Kirilenko de imediato tomou as rédeas e assumiu a liderança. Muito fustigado pelas lesões e com uma equipa medíocre e fora dos grandes palcos mediáticos, a grande frustracção de Kirilenko tem sido a de não levar os Jazz de volta aos Playoffs.

6.Tony Parker - França, 1.88 m , 24 Anos - Base - San Antonio Spurs - Nos últimos tempos o seu nome tem aparecido nas capas de jornais e revistas pela ligação com Eva Longoria, uma das protagonistas de "Donas de Casa Desesperadas". Tony desde o berço que tomou contacto com o basquetebol. O seu pai foi um jogador profissional americano, que fez a sua carreira na Bélgica e em França. Com apenas 19 anos " aterrou" na NBA e com a saida de Avery Johnson dos Spurs rapidamente ganhou a titularidade tendo guiado estes ao seu segundo título da NBA. Bom defensor (como todos os jogadores dos Spurs) e com um excelente critério de lançamento, peca por não ser um jogador muito criativo, como aliás se vê pela sua baixa média de assistências ao longo da carreira, apenas 5,4. Este ano atingiu o estatuto de "All-Star".

5. "Manu" Ginobili - Argentina, 1.98 m, 29 Anos - Extremo - San Antonio Spurs - Quando chegou à NBA já era uma estrela tendo sido o principal artífice da vitória da Argentina no Mundial de 2002 de Indianapolis e da vitória do Virtus Bologna na Euroliga de 2001 (o MVP da competição). Na sua primeira época, apesar do estatuto que possuia, começava os jogos no banco. Popovich queria deste modo proteger "Manu" de uma nação - EUA - ferida no seu orgulho por ter perdido em casa o estatuto que possuia no seu desporto - o basquetebol. Sábia decisão. Assim que saltava do banco, "El narigon" (outro cognome de Ginobili), contaminava a equipa com a sua energia e criatividade tendo contribuido de forma decisiva para o título dos Spurs de 2002/2003. Desde essa altura o seu espaço na equipa foi crescendo sendo hoje um jogador decisivo nos Spurs e o mais amado pelos fãs.

4. Yao Ming - China, 2.23 m, 25 Anos - Poste - Houston Rockets - Eleito na primeira posição do draft de 2002, a pressão sobre Ming, desde que aterrou na NBA, foi tremenda. Pressão de todos os lados. De uma nação de um bilião de pessoas. Da própria equipa, onde o irascível Steve Francis não queria perder o estatuto de líder e que raramente lhe passava a bola. E do facto de ser o "número 1" do draft. O primeiro ano não foi famoso, com números abaixos das expectativas, mas os progressos têm sido evidentes. Este ano quando Tracy Macgrady esteve lesionado e com uma equipa velha e sem talento, Yao levou a equipa às costas. Parece que Yao está finalmente a explodir.

3. Pau Gasol - Espanha, 2.13 m, 25 Anos - Poste - Memphis Grizilies - Percurso idêntico ao de Ginobili. O que é mesmo que dizer que quando chegou à NBA já era uma estrela após o seu percurso no F.C. Barcelona. O líder da geração de Lisboa (geração que nasceu da equipa que disputou e ganhou o Campeonato do Mundo de Juniores disputado em Lisboa) chegou à NBA e aos Grizilies,uma das piores equipas da Liga, eleito na 3ª posição do Draft. O seu sucesso foi imediato, tendo conquistado o troféu de Rookie do ano na época de 2001/2002 e finalmente levado os Grizilies aos Playoffs em 2003/2004. Este ano, finalmente, conquistou o estatuto de "All-Star", tendo sido eleito como suplente da conferência Oeste.

2. Dirk Nowitzki - Alemanha , 2.13 m , 27 Anos - Extremo Poste - Dallas Mavericks - Chegou à NBA pela mão de Donnie Nelson (o filho de Don Nelson, na altura treinador dos Mavericks), uma das pessoas da NBA que melhor domina o mercado internacional. Na altura esta escolha foi olhada com desconfiança apesar de todos os créditos de Donnie. Com alguma razão, diga-se. Afinal a Alemanha não é uma potência do basquetebol e Dirk, na altura, jogava numa obscura equipa da 2ª divisão alemã! Mas Dirk tem qualidades que valem ouro. Afinal um jogador com 2,13 metros que corre o campo como uma gazela, ganha ressaltos e atira "triplos" do meio da rua... bem, não se encontra todos os dias! Quando Dirk chegou aos Dallas, estes eram uma equipa em reconstrução que é o mesmo que dizer que "paletes" de jogadores chegavam e saíam todos as épocas, mas algumas dessas escolhas foram acertadas. Dirk, Steve Nash e Michael Finley, entre outros. Dallas rapidamente se tornou uma equipa de topo, lutando todos os anos pelo título, e Dirk é o seu líder tendo já sido 5 vezes "All-Star".

1. Steve Nash - Canadá, 1.91 m, 32 Anos - Base - Phoenix Suns - Chegou aos Phoenix Suns em 96/97 vindo da desconhecida Universidade de Santa Clara. Tapado por Kevin Johnson, o menino bonito dos adeptos de Phoenix. Em 98/99 rumou a Dallas, envolvido na transferência que trouxe Jason Kidd para Dallas. Também aqui os seus primeiros tempos não foram fáceis e só quando lhe foi dada completa liberdade é que se tornou uma grande estrela. Jogador muito criativo e que gosta de jogar em alta velocidade, Dallas era o sítio ideial para desenvolver a sua carreira, afinal o treinador era Donn Nelson (treinador muito ofensivo e cuja filosofia é basicamente "O que interessa é que marquemos mais um ponto do que eles para ganhar!") e os seus companheiros (e grande amigos) eram Dirk Nowitzki e Michael Finley, autênticas "metrelhadoras", que disparavam de qualquer sítio. Rapidamente ascendeu ao topo das listas dos melhores bases, liderando a NBA na categoria estatística de "Assistências". Há 2 anos saiu de Dallas, frustrado por não atingir o título, apesar dos volumosos investimentos do dono Mark Cuban no reforço da equipa. E foi assim que os trintões Finley e Steve Nash foram para outras bandas. Steve voltou a Phoenix, desta vez com outro estatuto de Super-Estrela, mas esta transferência, na altura, foi muito criticada pelos comentadores que diziam que Steve Nash estava velho. Steve "calou a boca" deles todos. Phoenix tornou-se uma das melhores equipas da NBA tendo alcançado em 2004/2005 a bela marca de 60 vitórias. Com companheiros como os jovens e atléticos Amare Stoudmaire e Shawn Marion, Steve estava como peixe na água tendo feito uma fantástica temporada que culminou na sua eleição como Most Valuable Player -MVP - ( jogador mais valioso) de 2004/2005, galardão que repetiu este ano, na época de 2005/2006.

quarta-feira, maio 17, 2006

Os nossos prognósticos para o jogo do ano

O jogo mais importante do futebol europeu, e mundial, é hoje, daqui a poucas horas, aqui ficam as nossas apostas, previsões, prognósticos, quais “gurus” de futebol:

Foto: GettyImages

Os nossos prognósticos:

Rodriguez: Hoje o Barcelona é claro favorito, foi de longe a equipa que melhor futebol jogou durante toda a temporada na Europa, tem os melhores jogadores do mundo, e como tal o meu prognóstico só poderia ser um, o de vitória para o Barca, 4-1 (FC Barcelona 4-1 Arsenal FC), com golos do Rei, de Eto'o e Larsson, para o Arsenal talvez Gilberto.

gueFi: FC Barcelona 1-3 Arsenal FC, o Barcelona tem vindo a praticar um bom futebol mas demonstrou dificuldades para ultrapassar o pouco cotado Sport Lisboa e Benfica e apenas ganhou a meia-final ante o AC Milan com a ajuda dos amigos de preto (nem sempre equipam de preto mas têm sido muito amigos dos catalães este ano). Ronaldinho vai, mais uma vez, desiludir e Eto'o será o melhor culé, vai marcar. O Arsenal fez um campeonato discreto devido à aposta europeia e eis os resultados. O estratega Arsène Wenger não vai perder esta oportunidade e Thierry Henry vai mostrar que é, ele sim, o melhor do mundo, o avançado francês vai completar um hattrick qual seta apontada ao coração de Frank Rijkaard.

Paulo Jorge: FC Barcelona 3-1 Arsenal FC, com muita pena minha mas com esta grande equipa o título não vai fugir ao Barcelona, o Ronaldinho vai dar espectáculo esta noite. O que eu preferia e era a minha segunda aposta era FCB 1-4 AFC.

Menino Mau: FC Barcelona 0-2 Arsenal FC, golos de Cesc Fabregas e Henry. Em Atenas, Barcelona contra Milan, o Dream Team de Cruyff contra o pouco espectacular e contido Milan o Barcelona era claramente favorito mas foi dizimado, 4-0. Hoje o cenário é parecido, um defensivo Arsenal contra um super-favorito Barcelona. Todos estão a subestimar o Arsenal, pouca pressão, um super-jogador (Henry) e uma muralha de aço. Resultado final 0-2.

terça-feira, maio 16, 2006

FC Barcelona - Arsenal FC

Com esta “estória” das listas de convocados para o Mundial, que dependendo de seleccionador para seleccionador, mais parecem autênticos certificados de loucura, os amantes do futebol por momentos esqueceram-se da grande final da Champions 2006, que para gáudio dos amantes do futebol espectáculo é já amanhã. Enquanto nós em Portugal – discutimos se Ricardo Costa é a escolha certa, para substituir Jorge Andrade, se Portugal leva poucos centrais, porque é que Ricardo Quaresma não vai ao mundial, o que fazem na lista nomes como Costinha ou Maniche – na Catalunha uma nação inteira suspira, contando os segundos que faltam até ao início da final de Paris, enquanto que na capital do império britânico, já todos esqueceram as vitórias do Chelsea, e sonham agora com os golos de Thierry Henry e em imitar os Reds de Liverpool. Na realidade os ingleses, chegam a esta final como os seus compatriotas chegaram a Istambul o ano passado, reconhecem que todo o favoritismo está do lado blaugrana, mas estão em Paris para vencer. Do lado do Barcelona, este parece ser o guião de todos os jogos desta época, entrar em campo como favoritos é algo que aconteceu em todos os jogos em que o catalães jogaram, em certos casos, como no jogo contra o Benfica, parecia que do outro lado estavam mesmo vislumbrados por finalmente poderem jogar como os "magos" do futebol, a reencarnação do Dream Team de Johan Cruyff, que apenas deu uma Champions, agora os culés querem mais, ninguém pensa em perder este jogo, o objectivo agora é vencer este ano, no próximo e no seguinte, por algo a Catalunha faz parte de Espanha!
Todos esperam por um grande espectáculo em Paris - a nível televisivo segundo a televisão francesa este será o maior dispositivo instalado até hoje num estádio francês, com 26 câmaras TV, destaca uma câmara panorâmica instalada no centro do estádio ao estilo Super Bowl, o som será Dolby Surround como nos melhores filmes de cinema - os jogadores de parte a parte são garantia segura de espectáculo, no entanto como diz hoje Koeman ao Sport, se os golos demorarem a chegar poderá ver-se um jogo muito táctico com um Arsenal a tentar travar as estrelas do Barça, e a apostar tudo na velocidade de Henry e Ljungberg. Nós não acreditamos nisso, nós acreditamos nos golos, na magia de Ronaldinho, Henry, Cesc, Etoo, Ljungberg, Iniesta, Pires, Deco, os golos irão certamente vencer a táctica, para bem do futebol.

sábado, maio 13, 2006

Proposta a Luíz Felipe Scolari

A equipa do 1001Desportos deixa aqui uma proposta ao Seleccionador Nacional sobre os jogadores que deverá levar para a Alemanha para participar no Campeonato do Mundo de Futebol. Esta é apenas uma proposta e não uma aposta dos jogadores que irão ao Mundial, no entanto, seria engraçado se acertássemos em cheio, será?

Guarda-Redes
Ricardo
Paulo Santos
Moreira

Defesas
Miguel
Paulo Ferreira
Ricardo Carvalho
Fernando Meira
Marco Caneira
Tonel
Ricardo Rocha

Médios
Costinha
Petit
Luís Figo
Simão Sabrosa
Ricardo Quaresma
Cristiano Ronaldo
João Moutinho
Deco
Tiago

Avançados
Pedro Pauleta
Nuno Gomes
Hugo Almeida
João Tomas

sexta-feira, maio 12, 2006

Durão Barroso "Joga Bonito"

Durão Barroso, aproveitou o jogo solidário a favor das crianças Romenas, que antecedeu a Cimeira UE-America Latina em Viena, para demonstrar os seus grandes dotes futebolísticos, qual Eusébio entrou em campo em máximo nível, iniciou o jogo na defesa e começou logo a dar nas vistas com assistências milimétricas para os avançados da equipa rival. Depois de dar conta que a baliza para a qual deveria atacar ficava no lado oposto, converteu-se num verdadeiro “10” – quem sabe não seja o jogador que o SL Benfica precisa – e a partir desse momento pautou o jogo da equipa da Comissão, passando mesmo a fazer boas assistências para os avançados da sua equipa, sempre que tinha espaço rematava à baliza rival e o golo em certos momentos do jogo esteve mesmo muito perto, contudo acabaria por não conseguir marcar. Quiçá num próximo jogo.

quarta-feira, maio 10, 2006

America's Cup 2006

Começa esta 5ª feira em Valência, a competição de 2006 da America’s Cup, com o Act 10 e 11. BMW Oracle Racing, + 39 Challenge, Team Shosholoza, Emirates Team NZ, Areva Challenge, Luna Rossa Challenge, Desafío Español, Victory Challenge, Mascalzone Latino-Capitalia Team, United Internet Team Germany e China Team, são os onze eleitos que tentarão em 2007 na Louis Vuitton Cup ser suficientemente fortes para defrontar o actual detentor do troféu Team Alinghi, na America’s Cup 2007. Esta época de regatas 2006 é portanto muito importante para a evolução dos barcos e das equipas que pretendem “dar alguma luta” ao Team Alinghi, que em 2005 se mostrou intratável nos campos de regatas onde passeou a sua classe.

terça-feira, maio 09, 2006

Giro di Italia 2006

Começou no passado sábado na Bélgica, o Giro de Itália 2006. A edição deste ano é uma das mais fortes dos últimos anos, são vários os candidatos à sucessão de Armstrong no Tour, a marcar presença na prova deste ano como Ivan Basso (talvez o mais forte candidato à vitória na próxima Volta à França) e Jan Ullrich o eterno 2º do Tour, mas nomes como o jovem Damiano Cunego, Danilo Di Luca, ou então Gilberto Simoni ou ainda o incansável Paolo Bettini, são garantia de espetáculo. Paolo Salvodelli, numa volta que este ano está cheia de etapas de montanha, irá certamente ter a vida difícil para conseguir o seu 3º Giro.

segunda-feira, maio 08, 2006

Consorzio Etruria Follonica vence Final Four

O Follonica não desiludiu todos aqueles, que o apontavam como claro favorito à vitória final da Liga dos Campeões de hóquei em patins. Em Torres Novas, o espectáculo foi servido do primeiro ao último instante pelos italianos -apesar do péssimo formato de competição inventado este ano - contra o FC Porto fizeram um jogo memorável, eu diria mesmo que foi um dos melhores jogos de hóquei dos últimos tempos, dominaram de principio a fim, apesar das constantes tentativas dos jogadores portistas em equilibrar a contenda. O jogo contra o Reus, já não foi tão espectacular, no entanto o domínio dos italianos também foi claro, com um Sérgio Silva extraordinário na defesa e ainda mais brilhante no ataque (autor dos 2 golos finais) só a vitória era possível, no jogo final contra o Noia demonstraram mais uma vez que são a equipa que pratica melhor hóquei na Europa.

O Follonica consegue assim em apenas dois anos com um projecto bem estruturado, os dois principais títulos do Hóquei europeu (Taça CERS e Liga do Campeões), tornando-se deste modo a primeira equipa de hóquei italiana a conquistar o maior dos troféus europeus da modalidade, para a conquista deste último, a equipa toscana muito deve aos Silvas portugueses (Guilherme e Sérgio) ao “grande” Sérgio Silva aos dias de hoje o melhor jogador português da actualidade e certamente um dos 5 melhores do mundo, e a Guilherme Silva um dos melhores guarda-redes do hóquei mundial, e ambos demonstraram uma vez mais em Torres Novas, a importância que têm nesta equipa, cheia de “estrelas”. Parabéns ao Follonica e a eles por esta grande vitória.

Jogos:
1ª Jornada 05.05.2006

FC Porto 4-9 Follonica
Reus Deportiu 3-0 CE Noia


2ª Jornada 06.05.2006

Follonica 3-2 Reus Deportiu
CE Noia 1-4 FC Porto


3ª Jornada 07.05.2006

FC Porto 4-3 Reus Deportiu
Follonica 4-3 CE Noia



Classificação Final

Equipas Pts
1 Follonica 9
2 FC Porto 6
3 Reus Deportiu 3
4 CE Noia 0

"Le grande imprese sembrano impossible solo per coloro che sono incapaci de ralizzarle" Follonica, 7 de Maio 2006

Playoffs NBA 2006

Conferência Oeste
San Antonio Spurs (1) - Dallas Mavericks (4)
Phoenix Suns (2) - LA Clippers (6)

Conferência Este
Detroit Pistons (1) - Cleveland Cavaliers (4)
Miami Heat (2) - New Jersey Nets (3)


domingo, maio 07, 2006

Amsterdamsche Football Club Ajax na Champions

O histórico clube holandês AFC Ajax garantiu a última vaga do seu país para disputar a Liga dos Campeões 2006/07. Não seria noticia não fosse o AFC Ajax ter-se quedado pela 4ª posição do campeonato enquanto o também histórico Feyenoord, que acabou o campeonato em 3º, e o AZ Alkmaar, treinado pelo conhecido Louis Van Gaal, que acabou em 2º, vão disputar a Taça UEFA, bem como o FC Groningen. Pode parecer injusto à primeira vista mas este sistema tem uma razão de ser, na Holanda o campeão fica automaticamente apurado para a Liga dos Campeões enquanto o lugar de acesso à pré-eliminatória é disputado num sistema de playoff entre os quatros clubes imediatamente seguintes no campeonato, neste caso AZ Alkmaar , Feyenoord, AFC Ajax e FC Groningen. Esta é uma forma de apuramento bem mais aleatória e injusta do que através da posição final na liga, no entanto, um pouco à maneira americana, muitos mais espectacular e atractiva para o público que pode ver as melhores equipas em disputa directa depois do fim do campeonato.
É importante referir que a Holanda tem apenas direito a um apurado directamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões e um para a terceira pré-eliminatória este ano devido à sua posição no ranking da UEFA, o que poderá vir a mudar nos próximos anos mudando também as equipas que disputam o playoff.
.
Meias-finais:
Amesterdão AFC Ajax 3-0 Feyenoord
Groningen FC Groningen 3-1 AZ Alkmaar
.
Roterdão Feyenoord 4-2 AFCAjax
Alkmaar AZ Alkmaar 2-1 FC Groningen
.
Final:
Groningen FC Groningen 0-2 AFC Ajax
Amesterdão AFC Ajax 1-2 FC Groningen

sexta-feira, maio 05, 2006

Final Four Europeia de Hóquei em Patins

Disputa-se este fim de semana em Torres Novas, a Final Four de Hóquei em Patins da Liga dos Campeões Europeus. A organização da prova está a cargo da empresa portuguesa Wall Street, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Novas. A prova decorrerá no Palácio dos Desportos de Torres Novas, um moderno Pavilhão Multiusos inaugurado em Setembro de 2005.

Na edição deste ano participam as seguintes equipas: Futebol Clube do Porto, Reus e o Noia de Espanha e o Follonica de Itália.

O Futebol Clube do Porto, tetracampeão nacional, irá tentar voltar às vitórias europeias, desta vez jogam em casa e certamente não querem deixar fugir a oportunidade de conquistar mais uma Taça dos Campeões.

O Reus, por sua vez, é um dos mais importantes e históricos clubes de hóquei em patins espanhol, vencedores da Taça CERS em 2002/03 e 2003/04, vão tentar levar para a Catalunha um troféu que muito tempo tem passado em Barcelona.

O CE Noia é outro dos grandes clubes, do hóquei catalão, também já venceu provas europeias, sendo que a sua época áurea a nível europeu foram os finais dos anos 80 (Campeão da Europa em 1989).

O Follonica, o representante italiano em prova, vencedores em 2005 do Campeonato de Itália conta 2 portugueses: Guilherme Silva e Sérgio Silva, e ainda com os eternos manos Bertolluci. Venceu no ano passado diversos troféus: a Taça de Itália, a Taça CERS (onde eliminou o SL Benfica) e a Supertaça Europeia. Este ano eliminaram o principal favorito ao triunfo o FC Barcelona e são portanto um dos principais candidatos à vitória final.

Jogos:
1ª Jornada 05.05.2006

FC Porto - Follonica
Reus - CE Noia


2ª Jornada 06.05.2006

Follonica - Reus
CE Noia - FC Porto


3ª Jornada 07.05.2006

FC Porto - Reus
Follonica - CE Noia

Simão no 11 de "Mister" Lampard

Frank Lampard, a estrela inglesa que lidera em campo, os "blues" de Mourinho, já escolheu o seu 11 ideal para o Mundial da Alemanha. Num 11 cheio de estrelas, destaque para o benfiquista Simão, Lampard é que sabe...

O 11 de "Mister" Frank Lampard

GR
Gianluigi Buffon
Defesa
Roberto Carlos
John Terry
Alessandro Nesta
Carles Puyol
Meio-Campo
Juan Roman Riquelme
Pavel Nedved
Frank Lampard
Simão
Ataque
Ronaldinho
Thierry Henry

Tim Montgomery preso

O americano Tim Montgomery, ex recordista mundial dos 100 metros (9.78 segundos em 2002) e medalha de ouro na estafeta 4x100 metros com a equipa americana nos Jogos Olímpicos de Sidnei em 2000, foi detido em Nova Iorque por envolvimento num caso de lavagem de dinheiro e fraude bancário. O grupo, no qual Montgomery está incluído, foi acusado de depositar quatro milhões de Euros através de cheques roubados e contrafeitos.
Este é mais um momento infeliz da vida pública de Montgomery já que, recentemente, tinha anunciado a sua retirada da alta competição depois de ter sofrido uma pena de dois anos de suspensão da Federação Internacional de Atletismo por, alegadamente, ter consumido substâncias dopantes.

quarta-feira, maio 03, 2006

Aquest any també

O Futbol Club Barcelona sagrou-se hoje no Estádio Balaidos, a 2 jornadas do fim do Campeonato (mais o jogo adiado de Sevilha) Campeão de Espanha. É o seu 18ª Campeonato Espanhol, 2º consecutivo, e agora toda a atenção culé, vira-se para a grande final de dia 17 de Maio em Paris, que pode tornar esta época ainda mais brilhante, para os catalães. Felicitats!

terça-feira, maio 02, 2006

Sporting da Horta morre na praia

A equipa de andebol açoriana do Sporting da Horta perdeu a final da Taça Challenge contra os romenos do Steaua Bucaresti. Foi a primeira vez que esta equipa atingiu uma fase tão avançada duma competição europeia e apenas a terceira vez que uma equipa portuguesa jogou uma final europeia depois da final da Liga dos Campeões disputada pelo ABC de Braga em 1994 e da final da Taça Challenge disputada também pelo ABC no ano passado. O ABC perdeu as duas finais com o Teka Santander de Espanha e Wacker Thun da Suiça, respectivamente.
Os açorianos tinham ganho o primeiro jogo no Faial por 26-21 a 22 de Abril, vantagem que, apesar de não ser decisiva, dava algumas esperanças à equipa portuguesa para o jogo da 2ª mão. O extremo esquerdo e capitão de equipa, Pedro Graça, foi o melhor em campo com 8 golos. O guarda-redes Telmo Correia esteve também em destaque com muitas defesas na 2ª parte que permitiram o adiantamento no marcador.
Em Bucareste, no último Domingo, perante mais de seis mil pessoas, a atitude dos portugueses não foi a melhor e a consequência disso foi o resultado final. O Horta perdeu por 34-27 e o resultado foi mesmo muito justo já que a equipa açoriana entrou em campo medrosa e lenta parecendo estar intimidada e a fazer de tudo para que o tempo passasse sem se jogar. Pouco antes do intervalo já perdia por 15-10 e não dava mostras de querer inverter o rumo do resultado. Com a forte contribuição do lateral esquerdo Alin Florin Sania os romenos reconquistaram a glória europeia.
Apesar da derrota é de destacar a carreira do Sporting da Horta que este ano venceu a fase regular da Divisão de Elite e está já nas meias-finais do campeonato e também a carreira europeia que, concerteza, ficará na história.
.
Carreira do Sporting da Horta na Taça Challenge:
Grupo C
Sporting Clube da Horta 34-21 HC Dobrudja - Dobrich (Bulgária)
KH Trepca Mitrovice (Kosovo/Sérvia) 0-10 Sporting Clube da Horta
Sporting Clube da Horta 26-26 SKIF-Krasnodar (Rússia)
1/16 de final
Sporting Clube da Horta 26-26 A.A. Águas Santas (Portugal)
A.A. Águas Santas 28-28 Sporting Clube da Horta
1/8 de final
RK Konjuh Namjestaj Zivinice (Bósnia Hrz.) 24-21 Sporting Clube da Horta
Sporting Clube da Horta 27-17 RK Konjuh Namjestaj Zivinice
1/4 de final
Sporting Clube da Horta 30-25 NIT-HAK Nittedal (Noruega)
NIT-HAK Nittedal 28-26 Sporting Clube da Horta
Meias-finais
Sporting Clube da Horta 32-25 BSV Bern Muri (Suiça)
BSV Bern Muri 28-28 Sporting Clube da Horta
Final
Sporting Clube da Horta 26-21 Steaua Bucuresti (Roménia)
Steaua Bucuresti 34-27 Sporting Clube da Horta
.
As finais das outras competições europeias de clubes também se disputaram neste último fim de semana. Destaque para a presença de dois portugueses que tiveram a mesma sorte que os açorianos, o pivot Rui Silva pelo CBM Valladolid e o extremo esquerdo Ricardo Andorinho pelo Portland San Antonio.
.
Taça EHF:
Frisch Auf Göppingen (Alemanha) 29-30 TBV Lemgo
TBV Lemgo (Alemanha) 25-22 Frisch Auf Göppingen
.
Taça dos Vencedores das Taças:
CBM Valladolid (Espanha) 36-29 Chehovski Medvedi, Chekhov
Chehovski Medvedi, Chekhov (Rússia) 32-24 CBM Valladolid
.
Liga dos Campeões:
Portland San Antonio (Espanha) 19-25 BM Ciudad Real
BM Ciudad Real (Espanha) 37-28 Portland San Antonio