terça-feira, fevereiro 28, 2006

Volvo Ocean Race 2005-2006

O barco holandês, “ABN Amro 1” continua a liderar a 4ª etapa, da Volvo Ocean Race, que liga Wellington, na Nova Zelândia, ao Rio de Janeiro. Está com um avanço de 10 milhas (18km) sobre o 2º classificado, o barco americano “Pirates of the Caribbean”, e 15 milhas sobre o 3º o barco espanhol “Movistar”.
Os barcos encontram-se a cerca de 1100 milhas (2038km) da próxima meta volante, o Cabo Hornos no Chile.

Os Barcos

ABN Amro One
ABN Amro Two
Brasil 1
Ericsson Racing Team
movistar
Pirates of the Caribbean
Brunel

Etapas da Volvo Ocean Race 2005/2006:

Leg 1: Vigo (Espanha) à Cidade do Cabo (África do Sul);
Leg 2: Cidade do Cabo a Melbourne (Austrália);
Leg 3: Melbourne a Wellington (Nova Zelândia);
Leg 4: Nova Zelândia ao Rio de Janeiro (Brasil);
LEg 5: Riode Janeiro a Baltimore/Anápolis (EUA);
Leg 6: Baltimore/Anápolis a Nova Iorque, (EUA);
Leg 7: Nova Iorque a Portsmouth (Reino Unido);
Leg 8: Portsmouth a Roterdão (Holanda);
Leg 9: Roterdão a Gothenburgo (Suécia).






segunda-feira, fevereiro 27, 2006

SS Lazio - AS Roma

Ontem, também foi dia de dérbi em Itália, jogou-se o dérbi romano Lazio – Roma. A AS Roma, levou a melhor sobre a equipa de Paolo Di Canio e companhia. Venceu o jogo por 2-0.
Com esta vitória, a equipa de Luciano Spalletti, (que depois de um início de época menos bom esteve à beira de ser despedido,) entrou para a história da Séria A ao somar 11 vitórias consecutivas, feito nunca antes alcançado por nenhuma equipa italiana (AC Milan e Juventus tinham como máximo 10 consecutivas).

Em 11 jogos (Chievo, Treviso, Milan, Reggina, Udinese, Livorno, Parma, Cagliari, Siena, Empoli e Lazio) os giallorossi marcaram 28 golos e sofreram apenas 5, números de campeão. Assim, depois da triste época de 2004/2005, os romanistas querem mais, estão em 4º lugar com 16 pontos de avanço sobre os rivais da Lazio (no derby da 1ª volta, a Lazio tinha +3 pontos), e a 16 pontos do líder Juventus, mas apenas a 6 pontos do segundo lugar que dá acesso directo à Liga dos Campeões; é para lá que a Roma pretendem caminhar, já a partir do próximo jogo, contra o Inter de Milão.


Ficha de Jogo:

LAZIO: Peruzzi; Oddo, Siviglia, Cribari, Zauri; Behrami, Dabo, Liverani, Manfredini (30’ 1ªP Bonanni; 38’ 2ªP Tare); Rocchi, Di Canio (23’ 2ªP Pandev). No Banco: Ballotta, Belleri, Stendardo, Mudingayi.

Treinador: Delio Rossi.

ROMA: Doni; Panucci, Chivu, Mexes, Cufrè; De Rossi, Aquilani (35’ 2ªP Dacourt); Taddei (43’ 2ªP Kharja), Perrotta, Mancini; Montella (23’ 2ªP Tommasi). No Banco: Curci, Bovo, Kuffour, Alvarez.


Treinador:Luciano Spalletti.

Marcadores: 31’ 1ªP Taddei, 18’ 2ªP Aquilani.

Árbitro: Trefoloni di Siena.

Info - Amarelos: Montella (R), Behrami (L), Aquilani (R), Mancini (R), Dacourt (R), Doni (R), Pandev (L). Assistência: 78.000 espt. Cantos: 7-4 para a Lazio. Descontos: 2’ 1ªPt e 5’ 2ªP.

domingo, fevereiro 26, 2006

Bravo Giorgio Di Centa

Giorgio Di Centa, ganhou hoje a prova de 50 km de esqui de fundo estilo livre, prova rainha do esqui de fundo, equiparada à maratona dos Jogos de Verão. Disputada num circuito de 10 km muito rigoroso em Pragelato Plan, foi uma prova muito táctica desde o início até à última volta.

A 4 km da chegada, no grupo de eleitos estavam os 4 italianos, demonstrando a superioridade azzurra no esqui de fundo, toda a Itália confiava em conseguir uma nova medalha de ouro e o final não podia ser mais emocionante, nas subidas finais de Pragelato o sueco Anders Soedergren, através de ataques sucessivos impôs um ritmo fortíssimo que poucos conseguiram seguir. O grupo reduziu-se a cerca de uma dezena de atletas entre eles estavam dois italianos Di Centa, e Pietro Piller Cottrer, que já ouviam os gritos dos milhares de tiffosi do estádio – que chamavam por eles.

Em poucos segundos se chegou à última curva antes da recta final, sempre com Di Centa na frente, caminhava para o ouro, atrás dele Pietro Piller Cottrer parecia bem encaminhado para a prata, mas como em todas as provas desta duração, a chegada ao sprint é mesmo uma questão de forças e as de Piller Cottrer, não foram suficientes para fazer face aos ataques de Eugeni Dementiev e de Mijail Botwinov que terminariam em 2º e 3º respectivamente, lembre-se que Botwinov, foi um dos esquiadores da equipa austríaca relacionado em Salt Lake City com o ex- treinador Walter Mayer, que foi banido do Comité Olímpico Austríaco, por manipular o sangue dos atletas.

Entretanto Di Centa, era já o novo herói dos italianos – que bem precisavam de alegrias depois do fiasco de ontem de Giorgio Rocca – este Carabinieri de 33 anos, natural de Tolmezzo, Friuli Venezia Giulia, filho de campeão de esqui de fundo e irmão da grande campeã italiana de esqui de fundo dos anos 90, Manuela Di Centa (a grande rival de Stefania Belmondo) não poderia ter escolhido melhor dia nem forma mais brilhante de ganhar uma prova. Um homem que nunca tinha ganho qualquer prova da Taça do Mundo e que tinha como ponto alto a prata do relevo 4x10 km de Salt Lake City, e o ouro do relevo, destes Jogos, deu o 4º ouro à Itália e a 11ª medalha dos Jogos.
Se em Atenas foi Stefano Baldini (com o ouro na Maratona) que fechou em beleza os jogos para os azzurri agora foi Giorgio Di Centa o responsável pela alegria final dos italianos, no último dia dos melhores Jogos de Inverno de sempre.

sábado, fevereiro 25, 2006

EHF Taça Campeões Europeus Andebol

Hoje também foi dia de quartos de final da Taça dos Campeões Europeus de Andebol.
Disputou-se o jogo mais aguardado da eliminatória, que opôs o Portland San António (do português Ricardo Andorinho) ao FC Barcelona.
Ao intervalo chegou-se com um empate a 11, mas na 2ª parte os actuais campeões da Liga ASOBAL, foram muito superiores aos vigentes campeões europeus, a equipa catalã não teve argumentos para contrariar o poder ofensivo de Ivano Balic e companhia, e com a entrada em jogo do guarda-redes dinamarquês Kasper Hvidt, em tarde de grande inspiração, o ataque do Barcelona tornou-se demasiado ineficaz, e quando tentou reacionar, liderado por Iker Romero, já foi tarde demais, para assegurar um resultado mais favorável. Assim o Portland irá deslocar-se ao Palau Blaugrana com uma vantagem de 4 golos, 25-21.

Os restantes jogos:
(ESP) BM Ciudad Real - (SLO)Celje Pivovarna Lasko, 26/02, 16h
(GER) THW Kiel - (GER) SG Flensburg Handewitt 28/02, 19h
(FRA) Montpellier HB - (HUN) MKB Veszprém KC 26/02, 16h

Michael Greis, o dominador

O alemão Michael Greis, conseguiu hoje a sua 3ª medalha de ouro, nos Jogos Olímpicos de Turim, ao proclamar-se vencedor da última prova de biatlo masculino, os 15 km “mass start”. A prata na prova, foi para o polaco Tomasz Sikora e o bronze para o norueguês Ole Einar Bjørndalen (dominador da prova até à última carreira de tiro). O biatleta germânico, tal como Sikora, apenas falhou um tiro, impondo-se no final por apenas 6s ao polaco.
Assim com esta medalha Michael Greis, de 29 anos, entra para a história destes Jogos, a par do patinador coreano Hyun-Soo Ahn, como o atleta com mais ouros – três no total – foi ouro, logo no primeiro dia, nos 20 km, foi também ouro, como membro da equipa alemã na prova de estafeta 4x7.5 km e na prova de hoje.

Superbikes 2006

James Toseland (Honda) e Troy Corser (Suzuki) foram os vencedores das duas corridas da primeira prova do Mundial de SuperBikes 2006, disputada no Circuito de Losail, Qatar.

Toseland (Campeão de Superbikes 2004), ganhou a primeira prova de forma algo estranha, depois que o japonês Noriyuki Haga (Yamaha), chocasse contra o seu compatriota, Yukio Kagayama (Suzuki), quando ambos lutavam pela vitória, em segundo chegou o australiano Troy Bayliss (Ducati), que regressa às Superbikes depois de três anos em MotoGP, com o intuito de ganhar o campeonato.

A segunda corrida começou com o domínio das Yamaha, de Haga e do australiano Andrew Pitt, a meio da prova o também australiano Troy Corser (Campeão de Superbikes 1996 e 2005) assumiu o comando e conseguiu até final resistir à pressão constante de Bayliss. Em terceiro ficou Haga que ultrapassou Toseland em plena linha de chegada. Assim Troy Bayliss, depois da primeira prova é já líder do Campeonato.

Classificação:

1. Troy Bayliss (Ducati) 40
2. Troy Corser (Suzuki) 38
3. James Toseland (Honda) 38
4. Andrew Pitt (Yamaha) 27
5. Michele Fabrizio (Honda) 19
6. Alex Barros (Honda) 19
7. Noriyuki Haga (Yamaha) 16
8. Roberto Rolfo (Ducati) 12
9. Karl Muggeridge (Honda) 11
10. Lorenzo Lanzi (Ducati) 10

http://www.worldsbk.com/

The Daily Telegraph, um jornal de referência

Também há jornais de referencia em Inglaterra, e sem dúvida o Daily Telegraph é um desses, vale a pena ler o que pensa Patrick Barclay sobre as barbaridades de Mourinho.


"The sanctions UEFA imposed on Jose Mourinho after his false accusations against Barcelona and the ill-fated referee Anders Frisk last season clearly did not work."

"Chelsea's manager was at it again after his team had lost the home leg of their tie with the Catalan club last Wednesday, questioning the ability of any Champions League referee to officiate fairly in matches against Barcelona and, even more scandalously, calling the 18-year-old Lionel Messi a cheat."

"Barcelona as ''a city where they have theatres of high quality'' and saying of Messi: ''The boy has learned very well.'' If you are going to make jokes about the integrity of football, you have to be funnier than that. And Mourinho has not learned at all."

"UEFA should therefore punish him again. Not least because, while we all love a bit of knockabout, all too many members of Mourinho's public take him at face value."

"If Mourinho stated that the moon were made of cheese, there would soon be several thousand Chelsea regulars jumping up at it, trying to hack off chunks - while the others went off in search of biscuits and a jar of pickle. So those who travel to the Camp Nou will no doubt continue their jeering of poor Messi."

"Anyway, Mourinho would be wiser to ask himself why he was not clever enough, given that Messi is, in effect, a left-footed right-winger who almost invariably moves inside, to employ a right-footed left-back. In other words, to have put Paulo Ferreira in that position from the start rather than Del Horno. True, I thought of that only once Del Horno had got into difficulties. But I am not on £5.2 million a year, basic."


*extractos do artigo de Patrick Barclay "No way Jose should get away with 'cheat' claims" The Daily Telegraph (Filed: 26/02/2006)

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Resultados EuroLiga

Final 16 - Jogo 1

Olympiacos 87-84 Unicaja de Málaga
Zalguiris 85-86 Winterthur FC Barcelona
Real Madrid 90-75 Maccabi Elite Tel Aviv
Climamio Bologna 87-69 Ulker
Lietuvos Rytas 48-66 CSKA Moscow
GHP Bamberg 72-77 Tau Vitória
Efes Pilsen 80-68 Benetton Treviso
Cibona Vip 72-70 Panathinaikos

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Parabéns Sr. Mourinho


Desta vez, Mourinho, com o teatro, que já lhe é habitual, depois de cada derrota, tenta perturbar um dos jovens com mais projecção do momento, Lionel Messi - a grande estrela do jogo de Stanford Bridge.
Mourinho justificou a derrota com a expulsão (por vermelho directo) de Del Horno, depois de entrada sobre Messi - que segundo Mourinho simulou tudo. Chamou mesmo farsante ao jovem argentino, que na jogada em questão apenas se tentou proteger de uma entrada mais rispida de Del Horno.
É triste que um treinador (que muitos consideram o melhor do Mundo) utilize este jogo sujo para deturpar a realidade e insultar o adversário. Mas triste é também o papel dos média, que lhe dão cobertura, e dão sentido às barbaridades que este Sr. diz.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Mais um Inglês aviado na LUZ

Mais uma vez o inferno da Luz produziu uma vitória sobre um adversário inglês. Já em Dezembro o United de Manchester veio à Luz com perspectivas de continuar na prova mas esbarrou no querer e na qualidade da turma de Lisboa, então o resultado foi 2-1 para o glorioso com golos de Geovanni e Beto.
Desta feita foi o Liverpool que veio encher a cesta à Luz. O golo de Luisão aos 84 minutos deixou os ingleses entristecidos e calados até ao fim do jogo. Rafa Benitez não teve reacção tal como os seus jogadores que se limitaram a chutar a bola para a frente e confiar na sorte. Foi Petit que cobrou o livre que deu origem ao golaço de Luisão, o livre surgiu a castigar uma falta de Hamann sobre Karagounis. O organizador grego, que entrou aos 58 minutos a substituir o trabalhador Beto, veio revolucionar o futebol ofensivo das águias que na 1ª parte estiveram amorfas no ataque, apesar de certinhas a defender.
Por toda a Europa ecoa a prestação de campeão do glorioso da Luz, o Benfica fez manchetes nos diversos desportivos. Todos são unânimes em conferir a prestação de excelência de Luisão, mas outros jogadores estiveram em grande plano, nomeadamente, o atómico Léo que mostrou porque já foi chamado à selecção canarinha. Esteve incansável a defender e a atacar durante o tempo que esteve em campo tal como o jovem genial Manuel Fernandes e o alto Alcides que arrancaram exibições de luxo. Só Simão e Nuno Gomes tiveram prestações mais empobrecidas, o que vem sendo habitual nos últimos jogos.
A 2ª mão disputa-se a 8 de Março em Anfield Road, Liverpool. Mais uma noite europeia gloriosa em perspectiva para encher o vasto palmarés do Sport Lisboa e Benfica.

A última estratégia de Mourinho

Mourinho é daqueles predestinados, que tudo faz para tentar ganhar jogos. Desta vez para combater o poderio ofensivo do Barcelona lembrou-se que com um campo em mau estado, cheio de areia e lama, a tarefa seria mais fácil. Assim, nos últimos meses tudo fez para que o campo se mantivesse em péssimas condições, condições a que os seus jogadores se foram habituando nos últimos jogos, para que no jogo de Stamford Bridge o Barcelona tenha mais um adversário.

A estratégia não ficou por aqui. Ontem apesar de ter granizado durante o dia em Londres, o relvado ainda foi regado durante cerca de 1 hora ao final da tarde, praticamente antes da equipa catalã fazer o treino de adaptação ao terreno de jogo, e como certas zonas do relvado estavam de tal maneira encharcadas, os jogadores do Barcelona só treinaram em metade do campo. É este o fair-play made by Mourinho, um gentleman tão grande que até ofereceu o campo de treinos para o Barça poder fazer aí a sua adaptação ao terreno de jogo!

Como seria, a reacção de Mourinho, se fosse o relvado de Camp Nou a estar em tais condições, e como seria se o Barcelona inundasse o terreno de jogo antes do treino de adaptação do Chelsea? Lembremo-nos que o ano passado, o "gentleman" português já "terminou" com a carreira de um dos melhores árbitros europeus, o sueco, Anders Frisk. Daqui a 15 dias, a poucos metros de Stamford Bridge, vamos ver como estará o terreno de jogo de Highbury Park? (Mourinho alegou que o relvado estava nesse estado devido ao Inverno rigoroso de Londres. Ou será que um clube que gasta centenas de milhões de euros em jogadores não tem dinheiro para substituir um relvado? ) São estas decisões que fazem dele um exemplo de Gestão, a nível global? Qual será a estratégia de Mourinho para hoje, encharcar mais uma vez o terreno de jogo?

Medalheiro Olímpico Colectivo

Confesso que acima de tudo sou desportivamente adepto de modalidades colectivas e nunca vi uma tabela dos países mais medalhados em Jogos Olímpicos nas modalidades colectivas ou em que o país é directamente representado. Quando vejo uma prova desportiva em que um desportista compete sozinho não consigo ver o país a que esse desportista pertence completamente representado no seu esforço individual, por vezes existe um grande compromisso de certos países para criar condições de trabalho para os desportista que os representam, mas o talento individual é que prevalece na vitória. Decidi então ser eu a fazer a tabela que desejo ver construída, com as medalhas efectivamente ganhas por selecções dos países nos Jogos Olímpicos (de Verão e Inverno, sem separação).

Decidi criar duas tabelas uma para modalidades colectivas, outra para modalidades em que os atletas apesar do esforço ser individual competem ao mesmo tempo (ex. perseguição no Ciclismo de Pista) e outra para modalidades em que a soma do esforço individual é que representa o país (ex. estafetas), não considerarei as equipas de 2 desportistas, pois nessas competições normalmente são admitidas mais que uma equipa por país, também rejeitarei outras modalidades em que mais que uma equipa por país sejam admitidas. Não colocarei nas tabelas modalidades de exibição. As modalidades a considerar são:

Categoria A - Andebol, Basquetebol, Beisebol, Criquete, Curling, Futebol, Hóquei em Campo, Hóquei no Gelo, Lacrosse, Pólo, Pólo Aquático, Râguebi, Softbol, Voleibol.

Categoria B - Atletismo (3 milhas, 5000 metros, corta-mato), Canoagem (K4), Ciclismo de Estrada (contra relógio, prova em linha), Ciclismo de Pista (perseguição, perseguição de 1810 metros, sprint), Ginástica Rítmica, Natação Sincronizada, Patinagem de Velocidade (sprint), Remo (embarcações de 4 e 8), Tracção à Corda.

Categoria C - Atletismo (4x100 metros, 4x400 metros), Biatlo (estafetas), Combinado Nórdico (estafeta), Equitação (dressage, evento de 3 dias, saltos, vara), Esgrima (espada, florete, sabre), Esqui de Fundo (estafetas, sprint), Ginástica (aparato, barrras horizontais, barras paralelas, equipas, sistema livre, sistema sueco), Natação (estafetas), Pentatlo Moderno, Saltos de Esqui, Tiro, Tiro com Arco.

A publicar no final dos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Canadá de ouro no hóquei no gelo feminino

A equipa feminina de hóquei no gelo do Canadá venceu ontem o torneio olímpico e arrebatou mais uma medalha de ouro que junta à, também de ouro, ganha em Salt Lake City em 2002 e à de prata ganha em Nagano em 1998. Esta é apenas a terceira vez que se disputa o torneio feminino nos Jogos Olímpicos e, até aqui, Canadá e EUA sempre atingiram a final com uma medalha de ouro e uma de prata para cada país. Desta feita a equipa sueca surpreendeu as americanas na meia-final e ganhou o privilégio de disputar a final com as favoritas canadianas. A meia-final foi mesmo desesperante para as americanas que, depois de estarem a ganhar 2-0, viram a selecção sueca empatar ainda no 2º período. A guarda-redes sueca, Kim Martin, segurou o empate até ao fim com 37 defesas, o jogo foi para penalidades e aí a vitória por 1-0 surgiu às escandinavas.
Na final as canadianas não se deixaram surpreender e conquistaram o ouro. As suecas juntam esta medalha de prata à de bronze ganha em 2002.
.
17 Fevereiro
Rússia 6-2 Suíça
Alemanha 5-2 Itália
EUA 2-2 (0-1 pen) Suécia (1ª meia-final)
Canadá 6-0 Finlândia (2ª meia-final)
.
20 Fevereiro
Atribuição dos 7º e 8º - Suíça 11-0 Itália
Atribuição dos 5º e 6º - Alemaha 0-0 (1-0 pen) Rússia
Atribuição da medalha de bronze: Finlândia 0-4 EUA
Final: Canadá 4-1 Suécia
.
Ouro: Canadá
Prata: Suécia
Bronze: EUA
.

Áustria Campeã Olímpica de Saltos de Esqui

A Áustria venceu ontem, pela primeira vez na sua história, a competição colectiva de Saltos de Esqui. A prova olímpica colectiva realiza-se no trampolim grande. Nesta competição repetiu-se a classificação dos últimos Campeonatos do Mundiais, disputados na Alemanha o ano passado, com a Áustria a vencer, a Finlândia em 2º e a Noruega em 3º. Não é de estranhar que os anteriores campeões olímpicos, a Alemanha, tenham ficado de fora do pódio (em 4º), pois a sua selecção precisa de novos valores que tardam em aparecer, apenas Georg Spaeth parece em condições de disputar as provas com os melhores do mundo. Da Noruega esperava-se um pouco mais, pois os seus melhores mostraram-se em forma nestes Jogos Olímpicos (sendo o país que mais medalhas ganhou nos Saltos de Esqui, 1 medalha de ouro e 3 de bronze, 3 delas ganhas por Kofler, o mais medalhado desta modalidade), mas falta-lhe um quarto saltador que acompanhe os bons resultados dos companheiros, pois nem Tommy Ingebrigtsen nem Sigurd Pettersen, que já obtiveram bons resultados, podem competir mais com as figuras de topo dos Saltos de Esqui. Quem voltou a brilhar foram os jovens austríacos, que acompanhados pelo veterano Andreas Widhoelzl, conseguiram superiorizar-se à Finlândia de Janne Ahonen (que acaba a carreira olímpica, apenas com duas medalhas de prata colectivas) e Matti Hautamaeki.

1 ÁUSTRIA 984.0 pontos
Andreas Widhoelzl 122.0 129.0
Andreas Kofler 133.5 130.0
Martin Koch 122.0 128.5
Thomas Morgenstern 129.5 140.5

2 FINLÂNDIA 976.6 pontos
Tami Kiuru 124.5 131.5
Janne Happonen 122.5 124.0
Janne Ahonen 129.0 132.0
Matti Hautamaeki 128.0 138.0

3 NORUEGA 950.1 pontos
Lars Bystoel 126.0 135.5
Bjoern Einar Romoeren 124.5 126.0
Tommy Ingebrigtsen 116.5 116.5
Roar Ljoekelsoey 128.5 141.0

Quadro de Medalhas de Saltos de Esqui por Equipas (desde 1988):
1. Finlândia 2 2 -
2. Alemanha 2 1 -
3. Áustria 1 1 2
4. Japão 1 1 -
5. Jugoslávia - 1 -
6. Noruega - - 2
7. Checoslováquia - - 1
Eslovénia - - 1

Roar Ljøkelsøy Bate Recorde Olímpico

Também nestes Jogos Olímpicos o grande saltador norueguês, Roar Ljoekelsoey, conseguiu bater o recorde olímpico do trampolim grande ao fazer um segundo salto de 141 metros na competição colectiva, levando também para casa duas medalhas de bronze.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

John McEnroe de volta ao ATP Tour

McEnroe regressou em grande estilo ao circuito ATP, com a vitória no Torneio de Pares de San José, onde fez par com o sueco Jonas Bjorkman. O "Big Mac" já não se deixava ver pelo circuito desde 1994, e já não ganhava um Torneio do circuito desde Paris Bercy 92, onde com o seu irmão Patrick, conseguiu a vitória. Com esta vitória McEnroe situa-se em 2º lugar empatado com Tom Okker, como o tenista com mais vitórias em pares.

Dürkheimer HC vence Taça dos Campeões Europeus pela 3ª vez (Hóquei em Sala, Masculino)

O Dürkheimer HC venceu em casa (Bad Dürkheim, Alemanha) a 17ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Hóquei em Sala (a variante de pavilhão do Hóquei em Campo), ao derrotar na final os polacos do KC Pocztowiec por 5-0, numa repetição da final do ano passado, na altura vencida pelos alemães por 5-3. A competição decorreu de 17 a 19 de Fevereiro, ao mesmo tempo realizaram-se o Champions Trophy, Champions Challenge (Séries I e II), divisões secundárias da competição, no Champions Trophy, disputado em Eindhoven (Holanda), o OranjeZwart (HOL) e o Club de Campo (ESP) conseguiram a promoção dos campeões dos seus países à competição principal do próximo ano, enquanto o AD Lousada conseguiu a manutenção de Portugal nesta divisão com o 6º lugar, depois de no ano passado ter sido despromovido da competição principal.

Resultados:
17 Fev
KC Pocztowiec 7-2 UHC Adige
Lille MHC 3-1 HC Rotweiss Wettingen

HK Orient Lyngby 0-2 SV Arminen (Wien)
Dürkheimer HC 7-3 Menzieshill HC

KC Pocztowiec 13-1 HC Rotweiss Wettingen
Lille MHC 8-3 UHC Adige

HK Orient Lyngby 8-3 Menzieshill HC
Dürkheimer HC 8-5 SV Arminen (Wien)

18 Fev
KC Pocztowiec 14-3 Lille MHC
HC Rotweiss Wettingen 5-5 UHC Adige

SV Arminen (Wien) 4-2 Menzieshill HC
Dürkheimer HC 9-3 HK Orient Lyngby

Classificação da 1ª Fase:
Grupo A
1. Dürkheimer HC (9pts)
2. SV Arminen (Wien) (6pts)
3. HK Orient Lyngby (3pts)
4. Menzieshill HC (0pts)

Grupo B
1. KC Pocztowiec (9pts)
2. Lille MHC (6pts)
3. UHC Adige (1pt)
4. HC Rotweiss Wettingen (1pt)


Fase Final:
18 Fev
HK Orient Lyngby 7-2 HC Rotweiss Wettingen (despromoção)
Dürkheimer HC 7-0 Lille MHC (meia-final)
UHC Adige 3-5 Menzieshill HC (despromoção)
KC Pocztowiec 11-3 SV Arminen (Wien) (meia-final)

19 Fev
Menzieshill HC 6-3 HC Rotweiss Wettingen (despromoção)
HK Orient Lyngby 7-1 UHC Adige (despromoção)
Lille MHC 3-4 SV Arminen (Wien) (atribuição do 3º lugar)
Dürkheimer HC 5-0 KC Pocztowiec (Final)

Classificação Final:
1. Dürkheimer HC (ALE) Campeões
2. KC Pocztowiec (POL)
3. SV Arminen (Wien) (ÁUS)
4. Lille MHC (FRA)
5. HK Orient Lyngby (DIN)
6. Menzieshill HC (ESC)
7. HC Rotweiss Wettingen (SUI) (despromovido)
8. UHC Adige (ITÁ) (despromovido)

Historial
1990 KTHC Stadion Rot-Weiss (Köln) (ALE)
1991 KTHC Stadion Rot-Weiss (Köln) (ALE)
1992 Limburger HC (ALE)
1993 KTHC Stadion Rot-Weiss (Köln) (ALE)
1994 KTHC Stadion Rot-Weiss (Köln) (ALE)
1995 KTHC Stadion Rot-Weiss (Köln) (ALE)
1996 KTHC Stadion Rot-Weiss (Köln) (ALE)
1997 Harvestehüder THC (Hamburg) (ALE)
1998 Harvestehüder THC (Hamburg) (ALE)
1999 Atlético Terrassa (ESP)
2000 Dürkheimer HC (ALE)
2001 Dürkheimer HC (ALE)
2002 HC RotWeiss Wettingen (SUI)
2003 KC Pocztowiec (POL)
2004 Münchner SC (ALE)
2005 Der Club an der Alster (HOL)
2006 Dürkheimer HC (ALE)

NBA All-Star Weekend

Os homens de Este, ganharam o All-Star Game, algo que já não acontecia desde o ano passado! Depois de terem terminado a 1ª parte a perder por 18 pontos, conseguiram fazer, na 2ª uma recuperação fantástica graças à grande exibição de LeBron James e Dwyane Wade e à grande eficácia defensiva dos jogadores dos Pistons de Detroit.

Lebron, com 29 pontos, foi mesmo eleito MVP. Em Oeste “T-MAC” (Tracy McGrady) foi a grande estrela com 36 pontos, caso não falhasse os últimos cestos finais e a sua equipa tivesse ganho seria ele o MVP.

120 - Oeste (22+42+27+23): McGrady (36), Duncan (15), Ming (5), Nash (2), Bryant (8) -cinco inicial-, Garnett (2), Marion (14), Parker (8), Gasol (0), Nowitzki (10), Brand (12), Allen (8).

122 - Este (21+25+41+28): Carter (5), James (29), O'Neal (17), Wade (20), Iverson (12) -cinco inicial-, Bosh (8), Billups (15), Hamilton (6), B. Wallace (-), R. Wallace (2), Pierce (7), Arenas (1).

Do Fim-de-Semana, temos ainda que sublinhar os nomes de: Dirk Nowitzki (18p.) de Dallas- que ganhou o Concurso de Triplos, suplanto-se na final a Gilbert Arenas (16p.) e a Ray Allen (15p.) - de, Nate Robinson, dos Knicks, que com apenas 1,80m ganhou o Concurso de Afundanços e de Dwyane Wade que ganhou o Concurso de Destreza.

Campeonato Nacional de Atletismo em Pista Coberta 2006

O Sporting CP ganhou os títulos nacionais de atletismo em pista coberta nos sectores masculino e feminino, na 20ª edição da competição. Foi a 11ª vitória consecutiva em masculinos e a 12ª em femininos. No sector masculino foi a competição que o Sporting CP ganhou com menos vantagem, desde o início da sua hegemonia, devido ao reforço da equipa do SL Benfica.

Classificações da I Divisão:
Masculinos
1. Sporting CP - 71 pontos
2. SL Benfica - 67 pontos
3. JOMA - 44 pontos
4. CS Marítimo - 34 pontos
5. FC Porto - 31 pontos
6. GD Estreito - 24 pontos

Femininos
1. Sporting CP - 67 pontos
2. JOMA - 52 pontos
3. Centro Atletismo Madeira - 47 pontos
4. Boavista FC - 39 pontos
5. Juventude Vidigalense - 36 pontos
6. FC Porto - 28 pontos

domingo, fevereiro 19, 2006

Suécia repete vitória no Campeonato do Mundo de Bandy Feminino

A Suécia dominou completamente a 2ª edição do Campeonato Mundial de Bandy Feminino e voltou a vencer a competição, outra vez contra a Rússia na final. A Suécia ganhou os 7 jogos que disputou, consentindo apenas 3 golos, resultados a juntar às 6 vitórias com que ganhou a competição à 2 anos (não sofrendo qualquer golo na altura). Nesta edição registou-se mais uma presença que na edição anterior, a do Canadá que quase ia conseguindo evitar a última posição da competição, vencendo os EUA (equipa da casa) na 1ª Fase, mas sendo derrotada no dia seguinte na atribuição do 5º lugar. Depois de ter sido 2 vezes goleada pela Finlândia à 2 anos (12-1 e 8-1, tendo inclusivamente sofrido a maior derrota da prova com a Suécia nas meias-finais, 17-0, sendo ainda a única equipa a sofrer mais de 10 golos num jogo) este ano conseguiu vencer os dois jogos que disputaram, conquistando a 3ª posição do Campeonato do Mundo. Na luta pela vitória final nada de novo, a Rússia continua a ser a equipa "menos longe" do nível da Suécia, conseguindo melhores resultados que na edição anterior.

Resultados:
1ª Fase

14 Fev
Finlândia 0-8 Rússia
Suécia 7-0 EUA
Canadá 0-4 Noruega
Rússia 1-7 Suécia
Finlândia 2-0 EUA

15 Fev
Suécia 8-1 Noruega
Finlândia 3-1 Canadá
EUA 0-7 Rússia
Noruega 4-2 Finlândia
Canadá 0-7 Rússia

16 Fev
Suécia 5-0 Canadá
Noruega 1-1 EUA
Finlândia 0-5 Suécia
Rússia 1-1 Noruega
EUA 0-1 Canadá

Classificação da 1ª Fase:
1. Suécia 5 v (32-2) 10 pts
2. Rússia 3 v 1 e 1 d (24-8) 7 pts
3. Noruega 2 v 2 e 1 d (11-12) 6 pts
4. Finlândia 2 v 3 d (7-18) 4 pts
5. Canadá 1 v 4 d (2-19) 2 pts
6. EUA 5 d (1-18) 0 pts

2ª Fase
17 Fev
5º - 6º Canadá 0-2 EUA
2º - 3º Rússia 2-0 Noruega
1º - 4º Suécia 4-0 Finlândia

18 Fev
Finlândia 1-2 Noruega (atribuição do 3º lugar)
Suécia 3-1 Rússia (Final)

Morgenstern voa para o ouro (Saltos de Esqui)

Thomas Morgenstern, a grande esperança dos Saltos de Esqui na Áustria, conseguiu traduzir num grande resultado o potencial que se lhe adivinhava vencendo a prova de Saltos de Esqui em Trampolim Grande nos Jogos Olímpicos, superando o seu compatriota Andreas Kofler por 0.1 pontos, depois de ambos terem feito também bons saltos na qualificação.

As grandes desilusões do dia voltaram a ser os dois primeiros da classificação da Taça do Mundo, Jakub Janda e Janne Ahonen, que hipotecaram as hipóteses de um bom resultado logo no primeiro salto, tendo o último já afirmado que estes seriam os seus últimos Jogos Olímpicos, contando apenas com uma medalha de prata colectiva no seu currículo, ele que tem um palmarés vastíssimo com medalhas em todas as competições individuais fora dos Jogos Olímpicos. Quem também podia ter alcançado algo mais foram Matti Hautamäki, com um primeiro salto um pouco aquém do desejado (quando nos treinos tinha alcançado o melhor salto, 136 metros, mas como caiu pode ter ficado algo receoso) e, Roar Ljøkelsøy, depois de um primeiro salto que o colocava entre os favoritos às medalhas não conseguiu manter a boa prestação no segundo salto perdendo a medalha de bronze para o seu compatriota Lars Bystøl (o campeão do trampolim normal). O anterior campeão olímpico, Simon Ammann, também não teve prestação brilhante ficando apenas no 15º lugar (uma posição acima da sua classificação na Taça do Mundo).

Mas na história desta competição vão ficar os nomes dos jovens austríacos Thomas Morgenstern, de 19 anos e, Andreas Kofler, de 21 anos, que estiveram a um nível muito superior a qualquer outro competidor. Se Kofler venceu na distância (mais meio metro no total) Morgenstern venceu na pontuação de estilo. Depois de Kofler liderar no final da 1ª mão, Morgenstern fez um segundo salto espetacular em distância e estilo, saltando 140 metros e somando 58.5 pontos (20, 19.5, 19.5, 19.5, 19, o pior e o melhor resultado não são considerados) algo muito difícil num salto com tanta distância, no primeiro salto Kofler também tinha somado 59.5 pontos dos 60 possíveis, mas a distância era menor. Kofler foi o último a saltar mas não sentiu a pressão da pontuação do compatriota apesar de não o ter conseguido superar. Se nada de anormal acontecer estes dois desportistas terão ainda um grande futuro pela frente, Morgenstern nos próximos Jogos Olímpicos terá 23 anos e nos seguintes 27 anos , sendo entre estas idades que um desportista desta modalidade está no pico da carreira.

É de esperar depois dos resultados desta prova que a prova colectiva de amanhã seja uma disputa bastante interessante entre a Áustria e a Noruega, com a Finlândia a tentar intrometer-se entre os favoritos.

Classificação Final:
1 Thomas Morgenstern AUT 133.0 m 140.0 m 276.9 pts
2 Andreas Kofler AUT 134.0 m 139.5 m 276.8 pts
3 Lars Bystøl NOR 127.5 m 131.5 m 250.7 pts
4 Roar Ljøkelsøy NOR 131.0 m 125.0 m 242.8 pts
5 Matti Hautamäki FIN 126.0 m 129.5 m 242.4 pts
6 Andreas Küttel SUI 127.5 m 127.0 m 239.1 pts
7 Bjoern Einar Romøren NOR 128.5 m 125.5 m 238.2 pts
8 Takanobu Okabe JPN 125.0 m 128.5 m 236.8 pts
9 Janne Ahonen FIN 123.5 m 128.5 m 234.1 pts
10 Jakub Janda CZE 122.0 m 128.0 m 230.5 pts

1ª vitória do Liverpool em 85 anos

A equipa de Benitez conseguiu quebrar o enguiço que persistia desde 1921 quando ganhou pela última vez aos históricos rivais Manchester United para a Taça de Inglaterra.
A 12 de Janeiro de 1921 os Reds visitavam o terreno do United depois de, quatro dias antes, terem empatado a 1 golo em Liverpool, perante 36.000 espectadores, o jogo da 1ª eliminatória da FA Cup. O jogo de desempate em Manchester ditou uma vitória dos Reds por 2-1 que viriam a perder a 2ª eliminatória da prova para o Newcastle United.
Desde esse dia o Liverpool já conquistou 6 Taças de Inglaterra mas em 9 encontros que teve com os rivais de Manchester perdeu todos, incluindo a final de 1996 em que, perante 79.000 espectadores, Eric Cantona marcou o golo da vitória para os Red Devils, bem como a longínqua final de 1977.
Um remate de cabeça colocado do alto avançado Peter Crouch, que não marcava há 9 jogos, ao 19º minuto foi o suficiente para se quebrar um record quase centenário. O Liverpool qualificou-se assim para os quartos-de-final, feito que não conseguia desde 2001 quando venceu a taça pela última vez.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Um português nos Jogos Olímpicos de Inverno

Foi hoje de manhã que o único representante da comitiva portuguesa para os jogos de Inverno de Turim, Danny Silva, entrou em competição na prova de 15 km de esqui de fundo (cross-country). A participação, por si só, era já uma vitória para o atleta de Almeirim que treina em estradas de alcatrão com pequenas rodas montadas nos seus skis (rollerskis) e, por vezes, com temperaturas superiores a 30ºC. Danny Silva conseguiu o 94º tempo da prova com 54min34,1seg logo atrás do brasileiro Hélio Freitas e a 16min32,8seg do medalha de ouro, o estónio Andrus Veerpalu, que defendeu o título olímpico conquistado em Salt Lake City em 2002.
Alinharam 99 atletas à partida dos quais 97 atingiram a meta. O tempo de Danny Silva permitiu-lhe qualificar-se imediatamente para os mundiais de 2007 no Japão.
.
Ouro: Andrus Veerpalu (Estónia) - 38min01,3seg
Prata: Lukas Bauer (República Checa) - 38min15,8seg
Bronze: Tobias Angerer (Alemanha) - 38min20,5seg

Duplo ouro para Kristina Smigun

A estónia Kristina Smigun logrou ser a primeira atleta destes jogos a conseguir duas medalhas de ouro. Depois de ter conseguido o 1º lugar na prova de 15 km de perseguição individual logo no dia 12, conseguiu agora outro 1º lugar na prova de 10 km clássica, tudo em esqui de fundo (cross-country). Relembramos que a Estónia tem, até ao momento, 3 medalhas de ouro, ou seja, Smigun representa 2 terços das vitórias do seu país. Smigun vai ainda participar na prova de estafeta 4x5 km, será que vem a caminho a terceira de ouro?
.
15 km perseguição:
Ouro: Kristina Smigun (Estónia) - 42min48,7seg
Prata: Katerina Neumannova (República Checa) - 42min49,6seg
Bronze: Evgenia Medvedeva-Abruzova (Rússia) - 43min03,2seg
.
10 km clássica:
Ouro: Kristina Smigun (Estónia) - 27min51,4seg
Prata: Marit Bjoergen (Noruega) - 28min12,7seg
Bronze: Pedersen Hilde (Noruega) - 28min14,0seg

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Samuel Eto'o Bola de Ouro pela terceira vez

Eto’o recebeu hoje a Bola de Ouro Africana. O prémio foi entregue na Gala do Futebol Africano, que este ano decorreu na Nigéria. Esta foi a terceira vez que Samuel foi eleito o melhor jogador Africano do ano. Os principais rivais, foram os jogadores do Chelsea FC, Didier Drogba e Michael Essien, que ficaram em 2º e 3º lugar respectivamente, na votação.

Super 14 (Râguebi)

O Super 14 é o campeonato de selecções regionais de Râguebi dos 3 países mais fortes na prática desta modalidade no Hemisfério Sul, veio substituir o Super 12 com a inclusão de mais uma equipa sul-africana e outra australiana. A competição é organizada pela SANZAR (South African, New Zealand and Australian Rugby), que foi formada após o Campeonato Mundial de 1995 (na África do Sul). Os nomes oficiais da competição para este ano são Vodacom Super 14 (na África do Sul), Tooheys New Super 14 (na Austrália) e Rebel Sport Super 14 (na Nova Zelândia). As equipas que competem desde o início da competição em 1996 são: ACT Brumbies, New South Wales Waratahs, Queensland Reds, da Austrália; Blues (Auckland Blues até 2000), Chiefs (Waikato Chiefs até 2000), Crusaders (Canterbury Crusaders até 2000), Highlanders (Otago Highlanders até 2000), Hurricanes (Wellington Hurricanes até 2000), da Nova Zelândia; The Bulls (Blue Bulls até 1997), The Cats (Transvaal Cats até 1997), The Sharks (Natal Sharks até 1997), The Stormers (Western Province Stormers até 1997), da África do Sul. As novas equipas são a australiana Western Force e a sul-africana Central Cheetahs.

Existe ainda outra nova equipa sul-africana os Southern Spears que entrarão no Super 14 em 2007, substituindo a equipa sul-africana pior classificada este ano, estando também já garantida a sua participação em 2008, a equipa relegada terá no ano seguinte oportunidade de disputar um jogo contra o pior classificado sul-africano desse ano (que não podem ser os Spears), continuando daí em frente o sistema de relegação entre equipas sul-africanas, a equipa relegada tem também assegurada competição contra outras 5 equipas sul-africanas. A entrada de uma equipa da Argentina e das Ilhas do Pacífico (Pacific Islanders, de Fiji, Tonga e Samoa) não foi aprovada.

A 1ª Fase da competição decorre de 10 de Fevereiro a 13 de Maio, em 14 Jornadas onde todas as equipas se defrontam uma vez, folgam duas equipas por Jornada (para existirem 14 Jornadas), as 4 primeiras classificadas qualificam-se para as meias-finais, onde o 1º recebe o 4º e o 2º recebe o 3º no dia 19 ou 20 de Maio, a equipa melhor classificada da 1ª Fase e apurada para a Final receberá o seu adversário a 27 de Maio. O sistema de pontuação da 1ª Fase é o que está actualmente em vigor nas provas oficiais de Râguebi, 4 pontos por vitória, 2 pontos por empate, 1 ponto por derrota por menos de 7 pontos, 1 ponto por marcar pelo menos 4 ensaios num jogo.

Historial dos Campeonatos SANZAR e predecessores
Campeonato das Províncias
1986 Canterbury
1987 Canterbury
1989 Auckland
1990 Auckland

Super 6
1992 Queensland

Super 10
1993 Transvaal
1994 Queensland
1995 Queensland

Super 12
1996 Auckland Blues 45-21 Natal Sharks
1997 Auckland Blues 23-7 ACT Brumbies
1998 Canterbury Crusaders 20-13 Auckland Blues
1999 Canterbury Crusaders 24-19 Otago Highlanders
2000 Canterbury Crusaders 20-19 ACT Brumbies
2001 ACT Brumbies 36-6 Sharks
2002 Crusaders 31-13 ACT Brumbies
2003 Blues 21-17 Crusaders
2004 ACT Brumbies 47-38 Crusaders
2005 Crusaders 35-25 New South Wales Waratahs

Campeonato Mundial de Bandy Feminino 2006

Está a decorrer desde dia 14, em Roseville (Minnesota, EUA), o 2º Campeonato do Mundo de Bandy feminino. As equipas participantes são o Canadá, os EUA, a Finlândia, a Noruega, a Rússia e a Suécia. A competição, tal como no sector masculino, é composta por uma 1ª Fase em que todas as equipas jogam entre si, qualificando-se para as meias-finais as 4 melhores. A principal favorita à vitória final é a equipa da Suécia, seguida da Rússia, foram também estas as equipas finalistas da primeira edição da prova e nesta edição estão já apuradas para as meias-finais, onde se espera que sejam acompanhadas pelas outras duas selecções europeias. Este Desporto, que é por vezes descrito como Hóquei no Gelo com uma bola, irá provavelmente tornar-se a segunda modalidade por equipas (com bola ou puck) nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver'2010, diversificando mais o curto programa olímpico de Inverno (em comparação com os Jogos de Verão e os Jogos Paralímpicos).

Calendário
1ª Fase

14 Fev
Finlândia 0-8 Rússia
Suécia 7-0 EUA
Canadá 0-4 Noruega
Rússia 1-7 Suécia
Finlândia 2-0 EUA

15 Fev
Suécia 8-1 Noruega
Finlândia 3-1 Canadá
EUA 0-7 Rússia
Noruega 4-2 Finlândia
Canadá 0-7 Rússia

16 Fev
Suécia - Canadá (9:30)
Noruega - EUA (11:15)
Finlândia - Suécia (13:00)
Rússia - Noruega (18:00)
EUA - Canadá (19:45)

2ª Fase

17 Fev
5º - 6º (9:00)
2º - 3º (17:30)
1º - 4º (20:00)

18 Fev
Bronze (12:00)
Final (15:00)

Historial
Finlândia 2004
Suécia 7-0 Rússia
3. Finlândia

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Jogos Olímpicos - Hóquei no gelo

Começou hoje a prova masculina de hóquei no gelo. A qualidade das selecções presentes deixa antever desafios de grande espectacularidade e os espectadores italianos poderão assistir, logo a abrir, a um Itália vs Canadá que, embora seja improvável que a vitória saia à casa, apresenta no gelo uma das favoritas à vitória final e actual detentora do título olímpico. A selecção canadiana é mesmo a mais vitoriosa em jogos olímpicos (se excluirmos a extinta União Soviética com 8 medalhas de ouro) com 7 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 de bronze em 20 edições.
Depois dos 5 jogos da fase de grupos, as 4 primeiras equipas de cada grupo irão disputar os quartos-de-final no dia 22, seguido das meias-finais no dia 24 e final no último dia dos jogos, dia 26. O jogo de atribuição da medalha de bronze será jogado no dia 25. Os jogos disputam-se no Palasport Olímpico com capacidade para 11.450 espectadores (imagem da esquerda) e no Esposizioni com capacidade para 5.800 espectadores (imagem da direita).
.
Grupos para a prova masculina:
.
Grupo A
.
Itália
Suiça
Canadá
Finlândia
Alemanha
República Checa
.
Grupo B
.
EUA
Rússia
Suécia
Letónia
Eslováquia
Cazaquistão
.
A prova feminina começou no dia 11 e está já a ser dominada, como era previsível, pelas duas selecções que atingiram a final em Salt Lake City, Canadá e EUA. Em relação à prova masculina, as senhoras têm menos 4 equipas, ou seja, apenas 4 por grupo. Os jogos da 2ª fase estão já definidos sendo que nas meias-finais a grande favorita selecção canadiana vai defrontar a finlandesa enquanto que a “Team USA” mede forças com a Suécia. Nos jogos de atribuição da 5ª à 8ª posição a Rússia joga com a Suiça e a Alemanha com a Itália. Os vencedores destes 2 encontros jogarão para a atribuição da 5ª e 6ª posição enquanto os derrotados jogarão para fugir ao último lugar do torneio. Tal como na prova masculina, as senhoras jogam no Palasport Olímpico e no Esposizioni.
.
Resultados:
..
11/02
Finlândia 3-0 Alemanha
EUA 6-0 Suíça
Suécia 3-0 Rússia
Canadá 16-0 Itália
.
12/02
Alemanha 0-5 EUA
Rússia 0-12 Canadá
..
13/02
Finlândia 4-0 Suíça
Suécia 11-0 Itália
.
14/02
Suíça 1-2 Alemanha
EUA 7-3 Finlândia
Itália 1-5 Rússia
Canadá 8-1 Suécia
.
Classificação intermédia da prova feminina (class/equipa/pont/gm/gs):
.
Grupo A
.
1ª Canadá 9 36 1
2ª Suécia 6 15 9
3ª Rússia 3 6 16
4ª Itália 0 1 32
.
Grupo B
.
1ª EUA 9 18 3
2ª Finlândia 6 10 7
3ª Alemanha 3 2 9
4ª Suíça 0 1 12

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Calendário Ciclismo Nacional 2006


Calendário Nacional de Ciclismo de Estrada da UVP-FPC para a época de 2006:

Fevereiro
05-Fev Troféu RTP Algarve-Duja 1.12 (vencedor: Bruno Neves (Por) Madeinox-Bric-A.R. Canelas / equipa vencedora: Imolding-Loulé Jardim Hotel)
09-Fev 12-Fev Grande Prémio Internacional da Costa Azul 1 2.1 (vencedor: Robbie McEwen (Aus) Davitamon-Lotto / equipa vencedora: Rabobank Continental Team)
15-Fev 19-Fev 32ª Volta ao Algarve 2.1
18-Fev Prova ACM 1.13
19-Fev Prova ACM 1.13
26-Fev Prova PAD 1.12

Março
04-Mar 2ª Clássica de Tavira 1.12
05-Mar 2ª Clássica de Loulé 1.12
09-Mar 12-Mar GP Internacional PAD 2 2.1
19-Mar Troféu Sérgio Paulinho 1.12
24-Mar 26-Mar Volta às Terras de Sta. Maria da Feira 2.12

Abril
02-Abr Clássica da Primavera 1.12
09-Abr Prova 1.12
15-Abr Prova 1.12
23-Abr 25-Abr Prémio PAD 2.12
26-Abr 30-Abr Volta a Porto Santo 2.14
30-Abr Prova 1.12 1.12
30-Abr Troféu RTP 1.13

Maio
06-Mai 16º Circuito do Alpendre 1.12
07-Mai 4º Troféu Reis Eusébio 1.12
10-Mai 14-Mai 27º Grande Prémio do Minho 2.12
20-Mai Troféu RTP 1.13
24-Mai 28-Mai 24.ª Volta ao Alentejo 2.1

Junho
01-Jun 04-Jun 28º GP Abimota 2.12
08-Jun 11-Jun GP CTT Correios de Portugal 2.1
10-Jun Troféu RTP 1.13
11-Jun Troféu RTP 1.13
15-Jun 18-Jun 20ª Volta a Trás-os-Montes e Alto Douro/Casa Dolores 2.12
16-Jun 18-Jun Trofeu ACM Cadetes 2.17
22-Jun 25-Jun Campeonatos Nacionais de Estrada CN

Julho
01-Jul Troféu RTP 1.13
05-Jul 09-Jul 29.º GPIC Torres Vedras - Trofeu Joaquim Agostinho 2.1
07-Jul 09-Jul 12ª Volta ao Município de Loulé 2.14
15-Jul Troféu RTP 1.13
16-Jul Prova ACM 1.12
21-Jul 23-Jul Prémio Alves Barbosa 2.17
23-Jul Prova ACM 1.12
25-Jul 30-Jul Volta a Portugal do Futuro 2.13

Agosto
05-Ago 15-Ago 68.ª Volta a Portugal em Bicicleta 2.HC
19-Ago Circuito de Alcobaça Critério
20-Ago Troféu RTP 1.13
20-Ago Circuito da Malveira Critério
21-Ago Circuito da Moita (Marinha Grande) Critério
24-Ago Grande Prémio Barbot 2.12
27-Ago Circuito Voltas à Gafa Critério
28-Ago Circuito de Nafarros Critério

Setembro
02-Set Prémio Valpaços 1.12
03-Set Troféu RTP 1.13
07-Set 10-Set Prémio PAD 2.12
14-Set 17-Set Prémio ACM Sub23-3º Troféu PEC 2.13
16-Set 17-Set Prémio Festas do Concelho de Gondomar 2.12
20-Set 24-Set Campeonato do Mundo de Elites e Sub23 CM UCI
26-Set 30-Set Volta à Madeira 2.13

Equipas Continentais 2006:
Maia-Milaneza
LA Alumínios-Liberty Seguros
Paredes Rota dos Móveis
Barbot-Halcon
DUJA-Tavira
Carvalhelhos-Boavista
Riberalves-Alcobaça
Madeinox-Bric-A.R. Canelas
Imoholding-Loulé
Vitória-ASC

Recordes Mundiais de Atletismo em Pista Coberta

19º Recorde de Yelena Isinbayeva

Yelena Isinbayeva bateu, no domingo, pela 19ª vez o recorde mundial do salto à vara feminino, desta vez em Donetsk (Ucrânia) a terra natal do mítico Sergei Bubka que no salto à vara masculino bateu o record mundial por 35 vezes. A nova marca é de 4,91 metros (menos 10 centímetros que ao ar livre), acrescentando 1 cm à sua anterior marca. Ao ritmo com que bate recordes do mundo cm após cm (que é a forma mais lucrativa de o fazer) não é de estranhar que mais cedo ou mais tarde ultrapasse o número de recordes de Bubka, como tem apenas 23 anos pode até aumentar as suas marcas para alturas inimagináveis à uns anos atrás.

Estafeta de 4x400 Metros, Novo Recorde para os EUA

Em Fayetteville (EUA), também em pista coberta, Kerron Clement (46,10), Wallace Spearmon (45,94), Darold Williamson (45,18) e o campeão olímpico e mundial de 400 metros Jeremy Wariner (44,74) bateram o recorde mundial com o tempo de 3.01,96 minutos. O recorde já pertencia a uma selecção dos EUA desde 7 de Março de 1997, com o tempo de 3.02,83 minutos.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

WRC Portugal 2007

A informação escasseia nos sítios dedicados, no entanto, acreditando na afirmação do presidente do ACP aquando da apresentação do rali de Portugal deste ano, Portugal tornará a receber o espectáculo do mundial de ralis. Segundo Carlos Barbosa, o rali de Portugal irá pontuar para o mundial da especialidade já em 2007 e, desta forma, trazer para perto do público português as grandes marcas, os melhores carros e os melhores pilotos como Sébastien Loeb, Marcus Gronholm, Petter Solberg entre outros.
A edição deste ano conta com o reforço da observação da FIA, 2 pré-observadores e 2 comissários desportivos com experiência nos mundiais. Ainda na edição deste ano está confirmada a presença do sueco Daniel Carlsson, 3º classificado do rali da Suécia, ao volante dum Subaru Impresa WRX e de Daniel Sordo como piloto do “carro zero”, um Citroën Xsara WRC.
Não é de excluir que Portugal venha a organizar uma prova a contar para o mundial de ralis ainda este ano visto que somos o 1º país na lista de reservas e tendo em conta que a prova nipónica se debate com problemas de ordem financeira. Lembro que o rali do Japão está marcado para os dias 1,2 e 3 de Setembro.
Assim, o mais tardar em 2007, teremos de novo o melhor rali do mundo, o português, com os melhores pilotos do mundo e o melhor público do mundo a acelerar nas piores estradas da Europa, poupando o trabalho da deslocação dos mais acérrimos adeptos à Catalunha para um “cheirinho” a adrenalina.

A "avó" abandona os Jogos

Anne Abernathy, de 52 anos e porta-estandarte das Ilhas Virgens, lesionou-se enquanto treinava na pista de Cesana Pariol, para a prova de Luge feminino de hoje.
Para Anne, estes eram os seus 6º Jogos (Calgary'88, Lillehammer'92, Albertville'94, Nagano'98 e Salt Lake City'02).
Apesar dos seus 52 anos, não era no entanto o participante mais velho, essa honra pertence ao americano Scott Baird, que participa no Curling e que tem 54 anos.

Voleibol Nacional Masculino

Campeonato da divisão A1

Classificação da 1ª Fase:
1. SpC Espinho (19 vitórias)
2. Vitória SC (Guimarães) (18 vitórias)
3. SL Benfica (17 vitórias)
4. Esmoriz GC (16 vitórias)
5. AJ Fonte Bastardo (13 vitórias)
6. Castêlo da Maia GC (12 vitórias)
7. Leixões SC (11 vitórias)
8. CS Marítimo (9 vitórias)
9. GC Vilacondense (6 vitórias)
10. AAc Espinho (5 vitórias)
11. A Académica de Coimbra (4 vitórias)
12. AA Antigos Alunos (2 vitórias)

2ª Fase
Série dos primeiros (1ª mão, 25 de Fevereiro):
SpC Espinho - CS Marítimo
Vitória SC (Guimarães) - Leixões SC
SL Benfica - Castêlo da Maia GC
Esmoriz GC - AJ Fonte Bastardo

Os vencedores das eliminatórias, à melhor de 3 jogos, qualificam-se para as meias finais.

Série dos últimos:
GC Vilacondense - AA Antigos Alunos
AAc Espinho - A Académica de Coimbra

Os vencedores da eliminatória, à melhor de 3 jogos, evitam a descida de divisão, os derrotados vão disputar entre si uma eliminatória para decidir quem desce directamente de divisão, o vencedor disputará a descida com o segundo classificado da divisão A2.

Taça de Portugal

Meias-finais (18 de Fevereiro de 2006, 16h00)
GC Vilacondense - Vencedor do jogo SpC Espinho - AD Machico
SL Benfica - AJ Fonte do Bastardo

Final (28 de Fevereiro de 2006, 18h00, no Complexo dos Desportos “Cidade de Almada”, directo na Sport TV)

Os 16 finalistas da Euroliga

Group D
Unicaja
Zalgiris
Winterthur FC Barcelona
Olympiacos

Group E
Maccabi Elite
Climamio
Real Madrid CF
Ulker


Group F
Tau Ceramica
CSKA Moscow
Lietuvos Rytas
Bamberg

Group G
Panathinaikos
Efes Pilsen
Benetton
Cibona

A Final 4 da Euroliga irá ter lugar no Sazka Arena, de Praga ( Rep. Checa) entre 28 e 30 de Abril.
Para os interessados: Euroleague Final Four

Turim'2006: Lars Bystøl surpreende favoritos (Saltos de Esqui, Trampolim Normal)

Mais uma vez não foi um dos favoritos a vencer a prova de Saltos de Esqui em Trampolim Normal nos Jogos Olímpicos, depois do jovem suíço Simon Ammann ter surpreendido há 4 anos vencendo as duas provas individuais desta modalidade, ontem foi a vez do norueguês Lars Bystøl surpreender em Pragelato e levar para casa o ouro.

Foi uma prova algo atípica em que o campeão olímpico de 2002, Simon Ammann, não se conseguiu qualificar para o segundo salto (qualificam-se os 30 melhores do primeiro salto), o actual líder da Taça do Mundo, o checo Jakub Janda, ficou apenas na 13º posição e o sempre favorito Janne Ahonen (vencedor das duas últimas Taças do Mundo) depois de ter sido o 2º no primeiro salto e, ser conhecido pela sua melhoria nos segundos saltos, obteve apenas o 6º lugar final, a juntar aos seus dois 4ºs lugares em edições anteriores. O russo Dimitri Vassiliev (sem grande currículo nas provas da Taça do Mundo) surpreendeu ao conseguir o melhor salto da 1ª mão, mas se a sua queda na classificação era esperada já os maus saltos de Janne Ahonen (devido às más condições de vento, disse o seu treinador Tommy Nikunen), Thomas Morgenstern (2ºs ex-aequo) e Andreas Küttel (4º) não eram fáceis de prever. O pódio final foi composto pelo 5º e os dois 6ºs da primeira mão.

A vitória de Bystøl, de 27 anos e com a primeira vitória em provas da Taça do Mundo este ano, constitui a maior surpresa dos medalhados. O finlandês Matti Hautamäki, de 24 anos, conseguiu mais um pódio para o seu palmarés (depois de já o ter feito na Taça do Mundo, Campeonato do Mundo de Trampolim Longo, Campeonato do Mundo de Ski Flying, Jogos Olímpicos Trampolim Longo e Torneio dos 4 Trampolins) sem contudo atingir a tão almejada vitória. O veterano norueguês Roar Ljøkelsøy, de 29 anos, conseguiu finalmente o tão desejado pódio olímpico, depois de um início de época pouco espetacular já este ano tinha conseguido revalidar o título mundial de Ski Flying (disciplina não olímpica) e voltar às boas prestações na Taça do Mundo.

Classificação Final:
1 Lars Bystøl NOR 101.5 m 103.5 m 266.5 pts
2 Matti Hautamäki FIN 102.0 m 103.5 m 265.5 pts
3 Roar Ljøkelsøy NOR 102.5 m 102.5 m 264.5 pts
4 Michael Urhmann GER 101.0 m 104.5 m 264.0 pts
5 Andreas Küttel SUI 103.0 m 101.0 m 262.5 pts
6 Janne Ahonen FIN 103.5 m 100.0 m 261.5 pts
7 Adam Malysz POL 101.5 m 102.5 m 261.0 pts
8 Michael Neumayer GER 103.5 m 103.0 m 260.5 pts
9 Thomas Morgenstern AUT 103.5 m 99.5 m 259.5 pts
10 Dimitri Vassiliev RUS 104.5 m 100.5 m 258.5 pts

domingo, fevereiro 12, 2006

CF Os Belenenses Vence 3ª Taça da Liga de Andebol

Realizou-se esta tarde um jogo inédito. Inédito porque pela 1ª vez tanto o Belenenses como o Águas Santas disputaram a final da Taça da Liga mas também porque pela 1ª vez em 3 edições o Porto não atingiu a final, derrotado pelo Águas Santas na meia-final.
O jogo foi marcado pelo equilíbrio, a 1ª parte chegou ao fim com a equipa da Maia na frente 12-10 muito graças ao parcial 6-1 que conseguiu nos últimos minutos. Na 2ª parte mantêve-se o equilíbrio, a diferença nunca foi superior a 3 golos. Chegou-se ao fim dos 60 minutos regulamentares com um empate a 22 golos. Na 1ª parte do prolongamento o Águas Santas ainda conseguiu marcar mais golos mas nos segundos 5 minutos o Belenenses marcou 2 golos sem resposta acabando por ganhar 25-24.
O Belenenses, que é o actual líder da liga de andebol, consegue assim ganhar o seu primeiro título desde a vitória no campeonato há 12 anos, então a ganhar o jogo decisivo ao Benfica no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo.
O lateral direito do Belenenses João Pinto, com 8 golos, foi considerado o melhor jogador da final enquanto que o guarda-redes maiato, Sérgio Morgado, o melhor na sua posição.

.
Formações:
.
Belenenses: Humberto Gomes, Diogo Pinheiro (2), Bruno Moreira (2), Vladimiro Pinto (3), Pedro Matias (2), Tiago Silva (2), João Pinto (8), José Costa (3), Nuno Roque, Pedro Spínola, Nelson Pina (2), Tiago Fonseca (1), Francisco Bacalhau e Tiago Moreira
.
Águas Santas: Sérgio Morgado, Armando Pinto (5), Eduardo Ferreira (1), Jorge Carvalho (3), Miguel Solha (2), Pedro Cruz (5), Pedro Solha (6), Joel Rodrigues (1), Hugo Rocha, André Pires, Vasco Nogueira, Juan Couto (1), Manuel Guedes e Hugo Reis.
.

Resultados da Final-Four:

CF Os Belenenses 25 24 Águas Santas

CF Os Belenenses 19 18 ABC Braga.
Águas Santas 28 26 FC Porto (após marcação de 7m)

Historial da competição:
.
2006 - Idanha-a-Nova
CF Os Belenenses
2005 - Grijó
FC Porto
2004 - Gaia
FC Porto



Mais um recorde para Steve Fosset

Passados 42.458 km feitos em 76 horas e 45 minutos de voo, sem escalas, Steve Fosset é já detentor de mais 1 record mundial.
© Fotografia AP
Aterrou em Bournemouth, no Reino Unido e tinha à espera dele Richard Branson, o patrão da Virgin.

Os Pensamentos de Fabio Capello

Numa entrevista concedida a semana passada, ao jornal “La Repubblica”, Capello teceu elogios à nossa vizinha Espanha, definiu-a mesmo como “…o calor e criatividade latina regulados por uma ordem rigorosa…”, até aqui tudo bem. Nada que os nossos políticos não façam no seu dia a dia. O problema surge quando segundo Fabio, o responsável de tal ordem, que tudo faz funcionar é o legado do Generalíssimo Franco, Capello prossegue, “…deixou uma herança de ordem, em Espanha tudo funciona bem: há educação, limpeza, respeito e pouca burocracia. Deveríamos seguir o exemplo…”.
Será que os treinadores de Futebol pensam o que dizem?

Estas declarações, "correram" a Europa, provocando grande indignação, no país vizinho, e chegaram mesmo a ser discutidas no Parlamento Europeu, onde os deputados espanhóis se indignaram por este claro apoio da ideologia fascista.

sábado, fevereiro 11, 2006

O 1º Pódio dos Jogos Olímpicos

Pódio 20 km Biatlo
1. Michael Greis - Ouro (ALE) 54:23.0 (penalização: 1 minuto) (10:49.7 + 22:32.5 + 33:33.4 + 44:33.9)
2. Ole Einar Bjørndalen - Prata (NOR) 54:39.0 (p. 2)(11:37.4 + 23:11.8 + 33:56.4 + 44:56.6)
3. Halvard Hanevold - Bronze (NOR) 55:31.9 (p. 2) (11:50.7 + 23:44.9 + 34:40.7 + 45:40.5)

Michael Greis, é o primeiro vencedor deste Jogos. Conseguiu a primeira medalha de ouro no Biatlo - prova que combina esqui de fundo com tiro - derrotando o grande favorito à partida, o norueguês Ole Einar Bjørndalen - que em Salt Lake City, ganhou as quatro provas em que participou.

World Press Photo 2006

Sports Action
Singles

1º Prémio:
John G. Mabanglo USA, European Pressphoto Agency
2º Prémio:
Sydney Seshibedi South Africa, Sunday Times
3º Premio:
Ryan Pierse Australia, Getty Images

Stories
1º Prémio:
Donald Miralle, Jr.USA, Getty Images
2º Prémio:
Adam Pretty Australia, Getty Images
3º Prémio:
Benito Pajares Spain, El Mundo/SaharaMarathon


Sports Features
Singles
1º Prémio:
Henry Agudelo Colombia, El Colombiano
2º Prémio:
David GuttenfelderUSA, The Associated Press e
3º Prémio:
Ezra ShawUSA, Getty Images

Stories
1º Prémio:
Mark & Jenny Evans Australia
2º Prémio:
David MaialettiUSA, Philadelphia Daily News
3º Prémio:
Tomasz Gudzowaty & Judit Berekai Poland, Yours Photography/Focus

World Press Photo 2006 Sports Winners

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

A última aventura de Fossett

O milionário Steve Fossett de 61 anos descolou, dia 8 de Fevereiro as 7:22 (12:22 em Portugal) do Centro Espacial Kenedy da Nasa em Cabo Canaveral, para o maior voo da história da aviação.

A bordo do Virgin Atlantic Global Flyer, desenhado por Burt Rutan, tentará chegar ao aeroporto de Kent no Reino Unido, atravessando o Atlântico, o norte de África, o Médio Oriente, o Sudeste Asiático, China, Japão, Pacifico, Canada e uma segunda vez o Atlântico, num total de 42000km de viagem sem escalas.
O actual recorde, pertence a Dick Rutan e Jeana Yeager, que em 1986, percorreram a bordo do Voyager, também desenhado por Burt Rutan (irmão de Dick Rutan) 40 211 km.

Se conseguir, mais este recorde mundial, será o seu 110º. O último conseguiu o ano passado também a bordo do VA Global Flyer – 1º homem a dar a volta ao mundo em solitário sem pausas para reabastecimento, neste caso em apenas 67 horas e 1 minuto.


Links:

Os eleitos para o All-Star Game da NBA


All-Star Game 2006*

Conferencia Este:
5 inicial: Dwyane Wade (Miami) Allen Iverson (Philadelphia) LeBron James (Cleveland) Jermaine O'Neal (Indiana) Shaquille O'Neal (Miami)
Suplentes: Chauncey Billups (Detroit) Chris Bosh (Toronto) Vince Carter (New Jersey) Richard Hamilton (Detroit) Paul Pierce (Boston) Ben Wallace (Detroit) Rasheed Wallace (Detroit)


Conferencia Oeste:
5 inicial: Steve Nash (Phoenix) Kobe Bryant (L.A. Lakers) Tracy McGrady (Houston) Tim Duncan (San Antonio) Yao Ming (Houston)
Suplentes: Pau Gasol (Memphis) Ray Allen (Seattle) Elton Brand (L.A. Clippers) Kevin Garnett (Minnesota) Shawn Marion (Phoenix) Dirk Nowitzki (Dallas) Tony Parker (San Antonio)

O All-Star Game, joga-se na madrugada de Domingo 19 de Fevereiro, é o culminar de um fim-de-semana espectáculo que este ano tem como sede o Toyota Center em Houston, Texas.

Egipto vence a Taça das Nações Africanas

Após 120 minutos, o jogo foi decidido na marcação de grandes penalidades. Antes, a Costa do Marfim esteve sempre superior em todos os aspectos do jogo, criou mais ocasiões de golo, rematou mais, teve mais posse de bola, foi a equipa mais ofensiva, teve mais dominio do meio-campo, etc., no entanto, não chegou ao golo. Talvez sentindo a falta de Mido, o seu jogador mais cotado, o Egipto teve sempre dificuldades em criar perigo e, consequentemente, marcar. No início do prolongamento, o Egipto dispôs de um penalti, bastante duvidoso (se não mesmo inexistente), para se adiantar no marcador mas a bola embateu no poste. Passados os 120 minutos com 0-0 no marcador passou-se à lotaria dos penaltis e aí a selecção egípcia teve mais sorte ao ganhar 4-2, com o penalti decisivo a ser marcado por Mohammed Aboutrika, o que levou ao delírio os milhares de egípcios presentes no Estádio Internacional do Cairo (com um relvado em péssimas condições).
Assim, o Egipto destaca-se nesta competição ao ser a única nação que detém 5 taças.
Ainda de referir que o guarda-redes egípcio Essam Al Hadary foi considerado o melhor do torneio e, o também egípcio, Ahmed Hassan o melhor jogador.
No jogo de atribuição do 3º lugar a Nigéria venceu o Senegal 1-0.

3ª Taça da Liga de Andebol

Começou ontem a 3ª edição da Taça da Liga de Andebol, com o SpC Espinho e o Vitória FC (Setúbal) a vencerem, respectivamente, o Ginásio do Sul e o ISAVE (Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, que substituiu na Liga o Manabola Lusitano CD) . A competição deste ano realiza-se em Idanha-a-Nova, devido à intenção da Liga promover o Andebol em "zonas mais esquecidas do país". O modelo de competição deste é organizada num modelo diferente dos anos anteriores, com as equipas melhor classificadas na Liga a estarem apuradas para fases mais adiantadas, estando assim o CF "os Belenenses" já apurado para a Final Four. O FC Porto foi o vencedor das duas edições já disputadas desta competição.

Calendário:
Fase 1 (9-2-2006)
Sporting C Espinho 27-23 Ginásio C Sul
Vitória FC (Setúbal) 26-25 ISAVE

Fase 2 (10-2-2006)
AA Águas Santas - AM Madeira Andebol SAD (15h:30m)
Sporting C Espinho - FC Porto (17h:15m)
Vitória FC (Setúbal) - ABC (18h:45m)

Final Four ( 11 e 12-2-2006)
Meia Final 1 (11h, na SportTv)
Meia Final 2 (16h)
Final (17h:45m, na SportTv)

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Leones del Caracas vencem Caribbean World Series (Beisebol)

A equipa venezuelana Leones del Caracas venceu a 48ª edição do Caribbean World Series of Professional Baseball ou Serie del Caribe del Béisbol Profesional. A edição deste ano foi disputada em Maracay e Valencia, na Venezuela. Trata-se de uma competição anual que reúne os campeões do México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela, por razões diferentes Cuba e Panamá deixaram de disputar a competição, que actualmente está afiliada com os programas de Winter League da Major League Baseball, jogando na competição jogadores da MLB e esperanças das Ligas profissionais dos países participantes. Disputado pela primeira vez em 1949 o campeonato não foi disputado de 1961 a 1969 e em 1981. Nas últimas edições a competição tem sido organizada alternadamente por México, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana, portanto é de esperar que no próximo ano a organização fique a cargo de Porto Rico. Foi a sexta vitória de uma equipa venezuelana na Serie del Caribe, contra 15 da República Dominicana, 14 de Porto Rico, 7 de Cuba, 5 do México e 1 do Panamá. De referir ainda que o campeão do ano passado terminou a competição deste ano só com derrotas.

Classificação Final:
1. Leones del Caracas (VEN) 6-0
2. Tigres del Licey (RDO) 4-2
3. Gigantes de Carolina (PRI) 2-4
4. Venados de Mazatlán (MEX) 0-6

Calendário dos Jogos Olímpicos de Inverno

Para consultar o calendário dos Jogos Olímpicos de Inverno pode consultar os seguintes sites:

Site Oficial de Torino'2006

Eurosport

Heras cede Vuelta 2005 a Menchov

O ciclista espanhol Roberto Heras, foi sancionado pela RFEC (Real Federação Espanhola de Ciclismo) com dois anos de suspensão de actividade desportiva, pelo positivo por EPO durante a última Volta à Espanha.
Assim a RFEC, dá como provado o doping de um dos mais carismáticos ciclistas espanhóis, retirando-lhe as duas vitórias em etapas na Volta, bem como a vitória final, neste caso em favor do russo Denis Menchov. Este não é caso único na história da Volta à Espanha. Em 1982, a Angel Arroyo, (corredor da Reynolds) foi-lhe também retirada a vitória na Vuelta, pelo positivo por "Metilfenidarofacetoperano" (um anti depressivo e anti-anoréxico) neste caso o beneficiado foi Marino Lejarreta.

Turim'2006

Iniciam-se amanhã em Turim os XX Jogos Olímpicos de Inverno, apenas com a Cerimónia de Abertura. A Itália receberá os Jogos Olímpicos de Inverno pela segunda vez depois de também ter organizado os Cortina d'Ampezzo'1956. Das vinte edições duas não se realizaram devido à Segunda Guerra Mundial, tendo a segunda sido agendada para Cortina d'Ampezzo'1944. A candidatura de Turim venceu a sua rival de Sion, a 19 de Junho de 1999 no 109ª Sessão do COI, em Seul (Coreia do Sul).

A competição decorrerá de 10 a 26 de Fevereiro. Cerca de 2600 atletas, de 80 comités olímpicos nacionais, competirão em 15 disciplinas Olímpicas, tentando ganhar uma das 84 medalhas de ouro ou apenas dando o seu melhor. Estes vão ser os Jogos Olímpicos onde a Etiópia e Madagáscar se vão estrear na vertente de Inverno. Portugal está representado por Danny Silva, que disputará as provas de Esqui de Fundo 15 Km e Sprint. Desejamos-lhe boa sorte, não lhe exigimos nada, pois a sua presença já é salutar.

Desportos do Programa Olímpico de Inverno:
Biatlo - incluído em 1960, com apenas um evento masculino, mas ao longo dos anos foram acrescentados eventos, a competição feminina iniciou-se em 1992 - actualmente o programa inclui 10 eventos - sprint [10 km (masculino)/7.5 km (feminino)], individual [20 km (masculino)/15 km (feminino)], perseguição [12.5 km (masculino)/10 km (feminino)] e estafeta (4 x 7.5 km, homens e mulheres), nesta edição será incluído outro evento [15 km (masculino)/12.5 km (feminino)];

Bobsleig - incluído em 1924, não foi disputado em 1960 - o evento de 4 homens é disputado desde 1924, o evento de 2 homens é disputado desde 1932 e o evento de 2 mulheres é disputado desde 2002;

Combinado Nórdico - está incluído desde 1924, em 1988 foi acrescentada uma competição por equipas e em 2002 uma competição de sprint, este desporto é apenas disputado por homens;

Curling - esteve no programa de 1924, foi demonstração em 1932, 1988 e 1992, sendo oficialmente incluído em 1998 - é disputada uma competição masculina e outra feminina;

Esqui Alpino - incluído em 1936 - actualmente o programa inclui 10 eventos - downhill, super g, slalom gigante, slalom e o combinado dos eventos (masculinos e femininos);

Esqui de Fundo (Cross Country) - está no programa olímpico desde 1924 - o número de eventos tem aumentado ao longo dos anos, actualmente disputam-se 12 eventos - sprint (1.5 km, masculino e feminino), perseguição [10 km (masculino)/5 km (feminino)], mass start [30 km (masculino)/15 km (feminino)], 10 km (mulheres), 15 km (masculino), 30 km (feminino), 50 km (masculino), estafeta [4 x 10 km (masculino)/4 x 5 km (feminino)];

Esqui Livre (Freestyle Skiing) - teve 3 disciplinas como demonstração em 1988, entrando no programa olímpico em 1992 - o evento de bossas (moguls) entrou em 1992, enquanto o ballet e o aerials permaneceram como modalidades de demonstração, o aerials também recebeu estatuto oficial em 1994, ambos os eventos são disputados na vertente masculina e feminina.

Hóquei no Gelo - já era desporto olímpico nos Jogos Olímpicos de Verão em 1920, fez parte do programa olímpico de Inverno desde o seu início em 1924, o evento feminino foi incluído em 1998;

Patinagem Artística - foi o primeiro desporto de Inverno a ser disputado nos Jogos Olímpicos, estando incluído no programa de Verão em 1908 e 1920 - os eventos individuais masculino e feminino, tal como o de pares são disputados desde 1908, a dança no gelo foi incluída em 1976;

Patinagem de Velocidade - está no programa olímpico desde 1924, os eventos femininos foram incluídos em 1960, tendo sido demonstração em 1932 - actualmente há competições de 500 m, 1000 m, 1500 m, 3000 m (apenas feminino), 5000 m and 10000 m (apenas masculino), em 2006 vai se disputar pela primeira vez a prova de perseguição colectiva;

Patinagem de Velocidade em Pista Curta - foi desporto de demonstração em 1988 e foi incluído definitivamente em 1992 - os eventos masculinos e femininos são disputados nas mesmas distâncias, 500 m, 1000 m, 1500 m e estafeta (5000 m (masculino)/3000 m (feminino));

Saltos de Esqui - é desporto olímpico desde 1924, com o evento de trampolim normal, o trampolim grande foi inserido em 1964 e a competição por equipas em 1988 - este desporto é apenas disputado por homens;

Snowboarding - é disputado desde 1998, com o slalom gigante os eventos de halfpipe para ambos os sexos, o slalom gigante foi substituído por um slalom gigante paralelo em 2002 e em 2006 o evento de snowboard cross será acrescentado;

Tobogã (Skeleton) - foi incluído nos dois Jogos Olímpicos disputados em Sankt Moritz em 1928 e 1948, o local de nascimento deste desporto, só voltou a ser incluído em 2002 - com eventos individuais em masculinos e femininos;

Trenó (Luge) - foi incluído em 1964 - os três eventos disputados são os mesmos desde a sua inclusão, individuais masculino e feminino e, pares, este último é aberto a homens e mulheres mas quase só homens participam.

As Mascotes:

As Mascotes Olímpicas de Turim'2006 são a Neve (floco de neve, feminina) e o Gliz (cubo de gelo, masculino). Foram desenhadas pelo português Pedro Albuquerque.

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Póquer ao Real

Diego Milito tornou-se apenas no terceiro jogador na história das competições espanholas de futebol a marcar 4 golos ao Real Madrid CF, reservando assim o seu lugar na história do Futebol na primeira vez que conseguiu marcar 4 golos num jogo. Os outros dois jogadores que haviam conseguido atingir tal feito jogavam ambos do FC Barcelona, Vantolrà (1935, 5-0 na Liga espanhola) e Eulogio Martínez (1957, 6-0 na Copa Generalíssimo, actual Copa del Rey).

6-1 Real humilhado em Zaragoza

Hoje também foi dia de Taça em Espanha, no país vizinho o Real foi a Saragoça, jogar a 1ª volta das meias-finais, contra o clube local. Num jogou em que muitos esperavam que o Real pudesse garantir já a passagem à final da Taça, que era o grande objectivo para esta temporada, já que o Campeonato está quase entregue ao Barcelona, e na Liga de Campeões as esperanças também não são muitas. A humilhação, não podia ser maior. O Saragoça, fez um dos melhores jogos da temporada, foi exemplar do primeiro ao último minuto, e demorou pouco a por em evidencia a fragilidade da defesa branca e durante 90 minutos vulgarizou por completo os outrora “galácticos”. Ao intervalo já ganhava 3-1 e na segunda parte fechou o set com mais 3 golos sem resposta.

Diego Milito, irmão do central Gabriel Milito que o Real Madrid rejeitou por problemas físicos à não muito tempo, aproveitou o jogou para vingar o irmão (também jogador do Zaragoza) e foi mesmo a grande estrela do jogo, marcou os 4 primeiros golos e podia ter marcado vários mais, Cani foi também dos mais destacados, esteve brilhante na gestão do ataque, deixando claro que para ele a Selecção Espanhola deve ser uma realidade de curto prazo, esteve em quase todos os golos assistindo na perfeição quer Milito quer Ewerthon (no último verão esteve para ingressar no Benfica) que marcou os 2 últimos golos.

O Zaragoza que tinha eliminado o Barcelona na última eliminatória, é assim um dos maiores “desmancha-prazeres” do Real, que já privou de ganhar a tão desejada Taça de 2004 (3-2, Final no Estádio Olímpico de Barcelona) e que recentemente goleou em casa por 1-5.

Refira-se que o Real já não sofria 6 golos num jogo desde as também meias-finais da Taça de 1999, quando comandado por John Toshack perdeu 6-0 em Mestalla contra o Valência.

De Copenhaga rumo a Lisboa!

Ficou hoje a saber-se em Turim, que será em Copenhaga - onde se celebrarão em 2009 a 121ª Sessão do COI e o XIII Congresso Olímpico - que se decidirá a Sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Assim se houver candidatura portuguesa, será de Copenhaga que "virá" a nossa vitória!

Sorteio do Euro'2006 de Futebol Sub-21

Foi hoje realizado no Porto o sorteio da fase final do Europeu de sub-21 que Portugal vai organizar este ano e se realiza de 23 de Maio a 4 de Junho. Portugal terá como adversários no Grupo A a Alemanha, a França e a Sérvia e Montenegro. A actual campeã Itália (e vencedora da competição por 5 vezes) ficou agrupada com a Dinamarca, a Ucrânia e a Holanda.

Grupo A
Portugal
França
Sérvia e Montenegro
Alemanha

Grupo B
Itália
Dinamarca
Ucrânia
Holanda

CALENDÁRIO:
GRUPO A
23 Maio
Sérvia e Montenegro - Alemanha (Estádio Cidade de Barcelos)
Portugal - França (Estádio Municipal de Braga)

25 Maio
França - Alemanha (Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães)
Portugal - Sérvia e Montenegro (Estádio Cidade de Barcelos)

28 Maio
Alemanha - Portugal (Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães)
França - Sérvia e Montenegro (Estádio Municipal de Braga)

GRUPO B
24 Maio
Ucrânia - Holanda (Estádio Municipal de Águeda)
Itália - Dinamarca (Estádio Municipal de Aveiro)

26 Maio
Dinamarca - Holanda (Estádio Municipal de Aveiro)
Itália - Ucrânia (Estádio Municipal de Águeda)

29 Maio
Holanda - Itália (Estádio Municipal de Aveiro)
Dinamarca - Ucrânia (Estádio Municipal de Águeda)

Meias-finais:
1 Junho
Vencedor do grupo A - Segundo do grupo B (Estádio Municipal de Braga)
Vencedor do grupo B - Segundo do grupo A (Estádio Municipal de Aveiro)

Final:
4 Junho (Estádio do Bessa, Porto)

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Uddeholm Rali da Suécia

Correu-se, de 3 a 5 de Fevereiro, o Rali da Suécia, 2ª prova a contar para o mundial da especialidade.
Este rali é único relativamente às suas características e, poderá mesmo chamar-se elitista, na medida em que é conhecido por ser ganho apenas por pilotos escandinavos (tradição quebrada pelo francês Sebastien Loeb em Citroën Xsara em 2004). O rali da Suécia é o único corrido apenas sobre neve e para isso os pilotos utilizam pneus mais finos (deslizam menos) e com pequenos “pregos” para melhor tracção. Apesar destas técnicas os carros deslizam bastante e é preciso ter talento pare se ganhar aqui.
O campeão, Loeb, é sempre favorito em todas as provas que compete, no entanto, na Suécia tem que se contar com todos os escandinavos com Grönholm à cabeça.
.
A prova começou com Grönholm ao ataque vencendo as 2 primeiras especiais sempre com Loeb a segui-lo e à terceira foi a vez de Gigi Galli vencer a especial surpreendentemente. Apesar de Loeb ganhar as últimas 3 especiais do dia seria Grönholm a acabar a primeira etapa na frente com 10,2 segundos de avanço sobre o francês e 57,5 sobre o italiano Galli da Mitsubishi. Os problemas mecânicos dos 2 Subarus atiraram com Petter Solberg e Chris Atkinson para o fundo da classificação a 5 minutos e 55 segundos e a 7 minutos e 43 segundos do líder respectivamente.
O segundo dia foi de domínio quase absoluto de Grönholm que venceu as primeiras 5 especiais e secundou Loeb nas 2 últimas. Os dois OMV-Peugeot de Henning Solberg e Manfred Stohl despistaram-se nesta etapa com sortes diferentes, Solberg desceu de 6º para 9º e Stohl abandonou por ter o carro preso numa vala, viria a reintegrar o rali na terceira etapa através da possibilidade "super-rali". Petter Solberg continuou a ter problemas mecânicos que o atrasaram, desta vez foi a caixa de velocidades que cedeu. O segundo dia chega ao fim com Grönholm à frente de Loeb por 25,1 segundos e Daniel Carlsson, a mais de 2 minutos do finlandês, em 3º à frente de Gigi Galli por 0,3 segundos. Atrás Ekström, Tuohino, K. Sohlberg, Râdström, H. Solberg, Katajamäki, Pons e Joge lutam pelas últimas 4 posições pontuáveis.
Na última etapa deste rali Loeb entrou ao ataque ganhando as 3 primeiras especiais e foi, precisamente, na terceira classificativa do dia que Grönholm perdeu 9 segundos para o francês devido a problemas mecânicos. Parte do óleo hidráulico perdeu-se pelo pára-brisas diminuindo a visibilidade, o finlandês perdeu o diferencial activo central para o resto da especial bem como teve que continuar com a caixa de velocidades manual. Após a assistência o finlandês ganhou as últimas 3 especiais garantindo a vitória final. À entrada para a 19ª especial, Malta2, o sueco Carlsson tinha 0,2 segundos de avanço para o italiano Galli que consolidou garantindo a última posição do pódio. Petter Solberg foi excluído do rali por não ter iniciado a 18ª especial no tempo permitido. Matias Ekström abandonou com problemas eléctricos quando ocupava o 5º lugar.
.

Classificação do rali:
1º - Marcus Grönholm / Timo Rautiainen (Ford Focus RS WRC 06) 3:09:01,9
2º - Sebastien Loeb / Daniel Elena (Citroën Xsara WRC) +30,9
3º - Daniel Carlsson / Bo Holmstrand (Mitsubishi Lancer WR05) +2:56,8
4º - Gigi Galli / Giovanni Bernacchini (Mitsubishi Lancer WR05) +3:03,8
5º - Thomas Râdström / Jörgen Skallman (Subaru S10 WRC) +5:53,3
6º - Kosti Katajamäki / Timo Alanne (Ford Focus RS WRC 04) +7:34,8
7º - Xavier Pons / Carlos del Barrio (Citroën Xsara WRC) +8:35,6
8º - Henning Solberg / Cato Menkerud (Peugeot 307 WRC) +9:01,5
.
Classificação geral de pilotos:
1º - Marcus Grönholm (Finlândia) 20 pontos
2º - Sebastien Loeb (França) 16 pontos
3º - Toni Gardmeister (Finlândia) 6 pontos
3º - Daniel Carlsson (Suécia) 6 pontos
5º - Manfred Stohl (Áustria) 5 pontos
5º - Gigi Galli (Itália) 5 pontos
7º - Stéphane Sarrazin (França) 4 pontos
7º - Thomas Râdström (Suécia) 4 pontos
9º - Chris Atkinson (Austrália) 3 pontos
9º - Kosti Katajamäki (Finlândia) 3 pontos
11º - Mikko Hirvonen (Finlândia) 2 pontos
11º - Xavier Pons (Espanha) 2 pontos
13º - Daniel Sordo (Espanha) 1 ponto
13º - Henning Solberg (Noruega) 1 ponto
.
.